Busque no Blog - Esporte Olímpico Brasileiro

quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

RETROSPECTIVA- PARTE 3

RETROSPECTIVA - PARTE 3
Segue minha análise sobre os esportes olímpicos do Brasil em 2009
--------------------------------------------------------------------
GINÁSTICA- EVOLUÇÃO DOS HOMENS

NOTA 7
COMENTÁRIO- Uma modalidade que apresentou, ao contrário dos últimos anos, mais evolução no masculino do que no feminino. Foi mais um esporte em que não conseguimos medalhas no mundial, mas revelamos 3 novos talentos: Arthur Zanetti, 4˚ nas argolas, Sérgio Sezaki e Bruna Leal, finalistas no individual. Já Diego Hypólito, sem condições físicas totais, sequer chegou a final do solo neste mundial. A volta por cima veio com o quarto título da Copa do Mundo, após vencer várias etapas durante o ano. O fim de 2009 teve ainda a volta de Jade Barbosa, recuperada de contusão, as competições. No mundial de rítmica péssimo desempenho: nenhuma atleta entre as 60 melhores e no conjunto, que já esteve em final olímpica, ficamos entre os últimos. No mundial de trampolim a mesma situação: Joana Perez foi a melhor em 45˚

DESTAQUE- DIEGO HYPÓLITO- apesar do fracasso no mundial, em boas condições físicas e psicológicas continua como o melhor do mundo na prova de solo

DECEPÇÃO- DAIANE DOS SANTOS- mesmo involuntário, o doping da nossa mais famosa atleta chocou o país.

EXPECTATIVA PARA 2010- Vamos ver como Jade Barbosa se comporta em competições internacionais e a evolução de Bruna Leal. No trampolim e na rítmica é necessário um trabalho urgente de busca por novos talentos.



-------------------------------------------
HANDEBOL- AINDA SOFRENDO CONTRA EUROPEUS

NOTA 5

COMENTÁRIO- Ano de mundiais masculino e feminino. O Brasil jogou de igual para igual em vários jogos contra europeus, mas terminou derrotado na maioria das vezes. Assim ficou em 15˚ no feminino e 21˚ no masculino. O feminino deu muito azar no sorteio das chaves, tendo que enfrentar 4 adversários europeus. E ainda vencemos a França, que depois seria vice-campeã mundial. Mas ficamos em quarto na chave e fomos para o Torneio de Consolação, onde fizemos um bom papel. O masculino também bateu na trave. Após surpreender e vencer a Sérvia, acabou perdendo para o Egito, além das derrotas previsíveis para Noruega e Dinamarca. No Torneio de Consolação o time entrou desmotivado, foi muito mal e perdeu para Argélia e Tunísia

DESTAQUE- FELIPE BORGES- Terminou como o terceiro artilheiro do mundial

DECEPÇÃO- Desorganização da Confederação Brasileira para o mundial masculino. O evento aconteceu em janeiro e o Brasil ainda não tinha técnico estrangeiro definido. Washington Nunes foi contratado as pressas e o time entrou no mundial com pouco treinamento.

EXPECTATIVA PARA 2010- O ano não terá grandes eventos. Espero que os atletas que atuam na Europa possam se juntar a seleção para treinos em mais períodos. Assim como no futebol a seleção brasileira depende dos "europeus".



-----------------------------------------------
HIPISMO- RODRIGO VOLTA A FICAR ENTRE OS MELHORES

NOTA 6
COMENTÁRIO - Nos saltos, o Brasil continua sendo bem representados nas principais competições internacionais por 3 velhos conhecidos: Rodrigo Pessoa, Bernardo Alves e Doda Miranda. Eles se destacaram em diversas competições. Rodrigo terminou o ano como o 6˚ do ranking mundial. Bernardo venceu uma e ficou entre os melhores em diversas etapas do Global Champions Tour. Doda também terminou o ano entre os 50 do mundo. No adestramento, conseguimos classificar um time completo para o mundial 2010, com destaque para Luiza Tavares e Rogério Clementino. Já o CCE não teve o mesmo rendimento e ainda não está confirmado no mundial

DESTAQUE- RODRIGO PESSOA
Depois do doping do cavalo em 2008, disputou provas pelo mundo todo e terminou em 6˚ no ranking mundial

DECEPÇÃO- No CCE, Conjunto Completo de Equitação, o melhor brasileiro no ranking é Jefferson Sgnoalin, em 61˚.

EXPECTATIVA PARA 2010- Entre agosto e setembro acontece nos EUA o mundial de hipismo, reunindo todas as modalidades. Este evento acontece a cada 4 anos.


------------------------------------------------------------------------------

HÓQUEI NA GRAMA- AINDA ENGATINHAMOS

COMENTÁRIO- O esporte ainda engatinha no Brasil. Em termos mundiais somos um saco de pancadas. Nem no continente conseguimos bons resultados. Na Copa América masculina fomos 7˚. No feminino não ocorreram competições internacionais. A esperança é a escolha do Rio como sede da Olimpíada 2016. Novos jogadores passaram a procurar as categorias de base e o Brasil tem um bom campo para treinamentos em Deodoro.

EXPECTATIVA PARA 2010- Em abril, o Brasil será sede tanto no masculino como no feminino do Sul-Americano, no Rio de Janeiro.

Um comentário:

Anônimo disse...

Forçou um pouco quando deu 7 pra ginástica até o hóquei na grama teve um ano melhor saímos de saco de pancadas no pan pra sermos 3º tanto no feminino quanto no masculino a nivel sulamericano. Já que Argentina e Chile lideram e o Brasil já vem ganhando constantemente do Uruguai. Sair de humilhação no Pan para candidato a pódio isso sim é evolução. A Bruna Leal ainda está sendo muito indicada como promessa, mas nessa idade a Jade já se destacava bem mais q ela.