Busque no Blog - Esporte Olímpico Brasileiro
segunda-feira, 30 de março de 2009
COMENTÁRIOS E INFORMAÇÕES 30/03
JUDÔ- TRÊS OUROS E TÍTULO POR EQUIPES NO PAN DE BUENOS AIRES
Depois de um primeiro dia sem ouro, o judô brasileiro desencantou e conquistou 3, no segundo dia de disputas individuais do Pan da Argentina. Nossos três principais judocas na disputa foram os responsáveis pelos ouros: o medalhista olímpico Leandro Guilheiro ( -73kg), e os campeões mundiais João Derly ( -66kg) e Luciano Correa ( absoluto). Leandro conquistou seu primeiro título pan-americano. No feminino individual nenhum ouro. Quem chegou mais perto foi Danielle Zangrando, que só perdeu na final para a cubana campeã mundial Yurisleidy Lupetey. Mais dois ouros surgiram no sábado, com as disputas por equipes. Vitórias brasileiras no masculino ( na final, vitória sobre a Argentina por 3 a 1) e no feminino ( vitória sobre a Colômbia por 4 a 1). Além disso, o Brasil levou ainda 7 medalhas de prata e 14 de bronze. O grande objetivo do ano para o nosso judô, será o mundial da Holanda. Confira todos os medalhistas individuais:
Ouro: João Derly, Leandro Guilheiro e Luciano Correa
Prata: Danielle Zangrando, Flávio Canto, Danielle Yuri, Eduardo Santos, Maria Portela, Claudirene César e João Gabriel Schlittler
Bronze: Sarah Menezes, Luciano Correa, Deborah Souza e Claudirene César
RESULTADO DA ENQUETE:
Qual esporte você gostaria que fosse aprovado pelo COI em outubro, para entrar na Olimpíada de 2016?
Patinação 46%, Caratê 26%, Beisebol 15%, Rugby 13%, Squash 5%, Golfe 2%
PENTATLO- YANE MARQUES NA COPA DO MUNDO DO MÉXICO
A pernambucana Yane Marques terminou a primeira etapa da Copa do Mundo de Pentatlo Moderno, disputada no México, na décima sétima colocação, com 3040 pontos. O título ficou com a francesa Amelie Case, com 3356 pontos. A outra brasileira, Larissa Lelys, não conseguiu se classificar entre as 36 melhores.
GINÁSTICA RITMICA- SELEÇÃO DEFINIDA
A Confederação Brasileira de Ginástica selecionou as novas atletas que farão parte da seleção permanente de ginástica ritmica para o ciclo 2009/2012. Na disputa individual sete ginastas foram escolhidas: Angélica Kvieczynski ( Sadia), Natália Gaudio ( Clube dos Oficiais da PM), Ana Paula Scheffer ( Sadia), Rafaela Costa ( Arquidiocesano), Eliane Sampaio ( Grêmio Naútico União), Gabriela Moura ( Gorba) e Maria Caroline ( AGINARC). Já para o conjunto foram selecionadas: Natália Peixinho, Jéssica Oliveira, Ana Paula Ribeiro, Ana Paula Alencar, Natane Garcia e Laís Pascolino.
ATLETISMO- MEDALHAS NA ARGENTINA
No meeting realizado em Rosário, Argentina, mais medalhas de ouro para atletas brasileiros. Nos 100 metros, vitória de José Carlos Moreira, o Codó, com 10s26. No salto em altura, vitória de Jessé Lima, com 2m20. Entre as mulheres vitória de Elisângela Adriano no lançamento de disco, com 54m14.
LUTA- RESULTADOS DO CAMPEONATO BRASILEIRO
Foi disputado no Guarujá, São Paulo, o Campeonato Brasileiro Sênior de Luta Olímpica. Antoine Jaoude obteve em sua categoria, o décimo quarto título nacional. O irmão dele, Adrian Jaoude também foi campeão, na categoria 84kg. Outros campeões foram: Rodrigo Artilheiro, Raoni Barcellos e Daniel Malvino, o "Pirata", que foi campeão sem tomar um ponto sequer. Entre as mulheres, destaque para nossa única representante na última Olimpíada, Rosângela Conceição que levou o ouro na categoria até 72kg.
sexta-feira, 27 de março de 2009
COMENTÁRIOS E INFORMAÇÕES 27/03
TÊNIS DE MESA- MAIS DOIS TÍTULOS PARA O BRASIL
No encerramento do campeonato Latino-Americano, em El Salvador, mais dois ouros para o Brasil, nos torneios individuais. Cazuo Matsumoto venceu no masculino, vencendo na final a Hugo Hoyama por 4 sets a 2. Já no feminino, Lígia Silva ( foto) ficou com o título, batendo Mariany Nonaka por 4 sets a 0. O Brasil só não venceu no torneio por equipes feminino. Nas outras 5 disputas ( equipes, duplas e individual), ficamos com o título. Cazuo venceu tudo que disputou. Vale lembrar que muitos atletas que atuam em equipes européias, não foram liberados para a disputa.
JUDÔ- NENHUM OURO NO PRIMEIRO DIA DO PAN
Decepcionante a participação do judô brasileiro no primeiro dia de finais do Campeonato Pan-Americano, em Buenos Aires. Seis atletas conseguiram chegar a decisão, mas TODOS perderam e tiveram que se contentar com medalhas de prata. Se levarmos em consideração que o continente tem apenas Cuba, como potência mundial da modalidade, ao menos um ou dois ouros podíamos ter conquistado. Foram \ prata: Danielli Yuri (-63kg), Flávio Canto (-81kg), Maria Portela (-70kg), Eduardo Santos (-90kg), Claudirene César (+78kg) e João Gabriel Schlittler (+100kg). Cuba levou dois ouros, Canadá um, Colômbia um, Estados Unidos um e Argentina um. Tivemos ainda dois bronzes: com o campeão mundial Luciano Correa (-100kg) e Deborah Souza (-78kg). O Pan termina nesta sexta-feira. Entram no tatame pelo Brasil : Sarah Menezes (-48kg), Felipe Kitadai (-60kg), Erika Miranda (-52kg), João Derly (-66kg), Danielle Zangrando (-57kg) e Leandro Guilheiro (-73kg). As maiores esperanças de ouro concentram-se em João Derly e Leandro Guilheiro. Nosso principal judoca, Tiago Camilo, não está na disputa.
VELA- BRUNO FONTES EMBARCA PARA TEMPORADA NA EUROPA
O velejador Bruno Fontes, da classe Laser embarcou ontem para a Europa, onde irá realizar treinamentos e competir no Troféu Princesa Sofia em Palma de Maiorca, a partir de 4 de abril e na Semana Olímpica da França, em Hyeres,a partir de 19 de abril. Os dois eventos estão entre os principais do calendário do iatismo mundial e reúnem os principais velejadores do mundo. Só na classe Laser são esperados 200 atletas. Cada evento tem programado 13 regatas, onde as classificatórias acontecem até a sexta regata. Dai em diante, só os 10 primeiros colocados competem.
PENTATLO- BRASILEIROS NA COPA DO MUNDO
Neste final de semana acontece no México a abertura da Copa do Mundo de Pentatlo Moderno já com a nova regra em que a prova de tiro é a última, integrada a corrida, a cada mil metros. Agora, o pentatlo começa com a esgrima, tendo na sequência a natação e o hipismo. Depois corrida e tiro . O Brasil terá na competição Yane Marques, Larissa Lelys, Michael Cunningham e Rafael Marzullo.
TÊNIS- APENAS UM JOGO
Durou apenas uma rodada, a participação dos brasileiros Thomaz Bellucci e Ricardo Melo, no Masters 1000 em Miami. Bellucci perdeu para Fabrice Santoro por 2 sets a 1 e Mello para Taylor Dent por 2 sets a 0.
quarta-feira, 25 de março de 2009
COMENTÁRIOS E INFORMAÇÕES 25/03
TÊNIS DE MESA- TÍTULOS PARA O BRASIL EM EL SALVADOR
Com a ausência dos principais jogadores do continente, incluindo os brasileiros Thiago Monteiro e Gustavo Tsubói, que estão disputando a temporada européia por seus clubes, está em andamento, em El Salvador, o Campeonato Latino-Americano de Tênis de Mesa. No torneio por equipes, o Brasil ficou com o título no masculino ao derrotar a Argentina por 3 jogos a 1 na decisão. Hugo Hoyama e Cazuo Matsumoto foram os destaques na campanha. Já no feminino uma decepção. O Brasil perdeu da Colombia por 3 sets a 2 e ficou fora da final. No torneio de duplas mais dois títulos para o Brasil. No masculino com Hugo e Cazuo e no feminino com Ligia Silva e Mariany Nonaka. Nos dois próximos dias acontecem as disputas no individual.
JUDÔ- PAN COMEÇA NESTA QUINTA-FEIRA
A seleção brasileira de judô inicia amanhã, a disputa do Pan-Americano, em Buenos Aires. Representam o Brasil: Felipe Kitadai (-60kg), João Derly (-66kg), Leandro Guilheiro (-73kg), Flávio Canto (-81kg), Eduardo Santos (-90kg), Luciano Correa (-100kg), João Gabriel Schlittler (+100kg), Sarah Menezes (-48kg), Érika Miranda (-52kg), Danielle Zangrando (-57g), Danielli Yuri (-63kg), Maria Portela (-70kg), Deborah Souza (-78kg) e Claudirene César (+78kg). O Pan conta pontos para o ranking mundial. As ausências brasileiras são os medalhistas olímpicos Thiago Camilo ( que hoje é reserva porque mudou de categoria) e Ketlyn Quadros ( substituída por Danielle Zangrando por não ter ido bem em competições na Europa). Além do Brasil, 21 países estão inscritos.
MARATONA AQUÁTICA- MAIS UM TÍTULO DE ANA MARCELA
Se com 17 anos, Ana Marcela Cunha, já está entre as melhores do mundo na categoria adulta, o que podíamos esperar quando ela disputou o Sul-Americano Júnior, na Argentina? Lógico: o título, conquistado na prova olímpica de 10 quilometros. Ela também venceu a prova de 5 quilometros.
TÊNIS- DOIS BRASILEIROS NO MASTERS DE MIAMI
Thomaz Belluci, número 65 do mundo e Ricardo Melo, 160, passaram pelo duríssimo qualifying e estão classificados para a chave principal do Masters 1000 de Miami ( antigo Masters Series) . Será a primeira vez que Bellucci disputa este torneio, enquanto que Ricardo esteve em 3 oportunidades.
BADMINTON- PRIMEIRO TORNEIO NACIONAL DE 2009
Foi realizado domingo passado em Curitiba, o Torneio Nacional, que marcou a abertura da temporada. No masculino uma surpresa: vitória de Luis Cereda, superando Guilherme Kumasaka por 2 sets a 1. No feminino, vitória de Fabiana Silva.
segunda-feira, 23 de março de 2009
COMENTÁRIOS E INFORMAÇÕES 23/03
GINÁSTICA ARTÍSTICA- DUAS PRATAS PARA DIEGO HYPÓLITO
Na primeira etapa da Copa do Mundo 2009, Diego ficou com duas pratas. Uma já esperada na prova de solo, vencida pelo japones Kohei Uchimura. A segunda foi surpreendente, na prova de salto sobre o cavalo, vencida por Jeffrey Wammes, da Holanda. Outra medalha brasileira veio com Ethiene Franco, bronze nas barras paralelas. O ouro ficou com a alemã Anja Brinker Ethiene tem apenas 16 anos e competiu pela primeira vez na Copa do Mundo. A brasileira ainda ficou em quarto na final do solo e sétimo na trave de equilibrio.
VOLEI DE PRAIA- RENATA E VAL VENCEM EM CURITIBA
Desta vez Renata e Val ficaram com o título da etapa do Circuito Banco do Brasil, vencendo na final por 2 sets a 1, a Talita e Maria Elisa , para quem tinham perdido em Santa Catarina há 15 dias. Além disso, quebraram uma invencibilidade de 14 jogos das adversárias. Juliana e Larissa, que voltaram a competir juntas depois da contusão de Juliana, ficaram em quarto lugar. No masculino, o título foi para os vice-campeões olímpicos Márcio e Fábio Luiz que na final superaram Harley e Alison por 2 sets a 0. O terceiro lugar ficou para Ricardo e Emanuel
CANOAGEM- DEFINIDOS OS CLASSIFICADOS PARA SUL-AMERICANO
Foi disputada neste fim de semana na raia olímpica da USP, a seletiva brasileira de canoagem velocidade, com a presença de 21 clubes. Destaques para o atleta olímpico Nivalter Santos nas provas de canoa e para Ana Paula Vergutz, que superou Naiane Pereira nas provas de caiaque. Confira os campeões das provas, lembrando que C é a legenda para Canoa e K, caiaque:
k1 feminino 500 metros- Ana Paula Vergutz
C1 masculino 500 metros- Nivalter Santos
k 1 masculino 500 metros- Gilvan Ribeiro
C1 masculino 1000 metros- Nivalter Santos
C2 masculino 1000 metros- Wladimir Moreno/ Vilson Conceição
k1 feminino 1000 metros- Ana Paula Vergutz
k1 masculino 1000 metros- Gilvan Ribeiro
De 3 a 5 de abril acontece o Campeonato Sul-Americano, na Argentina
ESPORTE BRASILEIRO- GASTOS DO COB
Saiu no Jornal O Globo: do dinheiro que recebe da Lei Piva, o COB, Comite Olímpico Brasileiro destinou para as atividades esportivas das Confederações apenas 17,31% dos quase R$ 93,5 milhões em recursos federais. Já as despesas com administração consumiram 18,44% do dinheiro da lei. A Lei Piva foi criada para ajudar a desenvolver os esportes olímpicos no país e garante 2% da receita das loterias federais para o COB. Porém, a maior parte desse dinheiro não está chegando aos atletas. Porque?
ATLETISMO- SUL-AMERICANO DO CHILE
No inicio da temporada ao ar livre, vitórias brasileiras no Grand Prix Sul-Americano no Chile. Nos 100 metros rasos vitória de José Carlos Moreira, o Codó. Nos 100 feminino a vencedora foi Ana Claudia Lemos. Nos 200 metros deu Vanda Gomes e nos 400 metros com barreiras, de Lucimar Teodoro. Nos 400 com barreiras para homens , o vencedor foi Diego Venâncio e nos 400 metros, Rodrigo Bargas. No continente sul-americano, os brasileiros não tem adversários.
sexta-feira, 20 de março de 2009
COMENTÁRIOS E INFORMAÇÕES 20/03
CANOAGEM- SELETIVA BRASILEIRA DE CANOAGEM
Neste fim de semana na raia olímpica da USP, em São Paulo, acontece a seletiva brasileira de canoagem velocidade, que definirá os atletas da seleção para os eventos internacionais, neste ano. Quarenta atletas disputam as vagas para caiaque e canoa, tanto no masculino, como no feminino. A primeira competição internacional de 2009 será o sul-americano entre 3 e 5 de abril, na Argentina.
REMO- EM BUSCA DE RENOVAÇÃO
Se tem um esporte em que o Brasil precisa urgente de novos valores para sonhar com resultados olímpicos melhores é o remo. O primeiro passo está sendo dado. Trinta e dois remadores sub-23 ( 21 homens e 11 mulheres) foram selecionados e passaram por treinamentos em dois turnos, orientados pelo técnico francês José Oyarzabal, contratado pela Confederação Brasileira de Remo para dar uma nova cara à equipe nacional. O objetivo é tornar essa nova geração capaz de conseguir resultados que o remo brasileiro até hoje não conseguiu alcançar. A França é um país tradicionalmente forte no remo. Segundo o técnico, na França todo mundo rema de um único jeito e no Brasil, cada estado tem sua forma própria de remar. O objetivo do treinador é implantar uma metodologia única de treinamento, para uniformizar a remada. O primeiro desafio acontecerá na Regata Copa Windermere, de 26 de abril a 2 de maio, em Seattle (EUA). Pela primeira vez um país sul-americano é convidado para a competição. O Brasil será representado por duas guarnições de oito (masculino e feminino) e os remadores disputam vagas na equipe.
GINÁSTICA- DIEGO HYPÓLITO COMPETE NESTE FIM DE SEMANA
O nosso principal ginasta será um dos destaques na etapa de Cottbus, na Alemanha, da Copa do Mundo de Ginástica. O objetivo é o primeiro título do ano. Nesta sexta acontecem as eliminatórias e se classificado, Diego volta ao tablado no sábado ou domingo, conforme os aparelhos em que se classificar. Com as mudanças no código de pontuação, o brasileiro fez mudanças em sua série de solo. Diego ainda não apresentará a série completa na Alemanha, mas já pretende aposentar o movimento que leva seu nome, o "Hypolito"(duplo twist carpado com pirueta).
GINÁSTICA RITMICA- ATLETAS DISPUTAM VAGA NA SELEÇÃO
Com a participação de 82 ginastas, está sendo disputada em Curitiba , a seletiva para compor a seleção brasileira de ginástica ritmica individual e conjunto, permanente. Serão escolhidas oito ginastas para seleção individual e dez para o conjunto brasileiro. As atletas competem nos aparelhos arco, bola, maças e fita.
TIRO- DEFINIDA A ELITE DO ESPORTE NO BRASIL
Atendendo um pedido do Comite Olímpico Brasileiro, a Confederação Brasileira de Tiro anunciou a criação de 2 grupos de treinamentos já visando a próxima Olimpíada. Integram esses grupos os seguintes atletas: Júlio Almeida ( esteve em Pequim), Stenio Yamamoto ( esteve em Pequim), Mauro Salles, Samuel Leandro, Felipe Wu, Aliseu Farias, Emerson Duarte, Danielle Guedes, Roberta Almeida, Ana Luiza Mello e Cecília Lima.
quarta-feira, 18 de março de 2009
COMENTÁRIOS E INFORMAÇÕES 18/03
VÔLEI DE PRAIA- A VOLTA DE JULIANA E LARISSA
Depois de 8 meses afastada por contusão no joelho direito, que inclusive a deixou fora da Olimpíada, Juliana volta ao Circuito Banco do Brasil, neste final de semana em Curitiba. Ela retoma a vitoriosa parceria tricampeã mundial com Larissa. A última partida de Juliana foi em agosto de 2008, na Áustria
VELA- BRUNO PRADA É MEDALHISTA NA BACARDI CUP
Sem o parceiro Robert Scheidt que compete em provas de vela oceânica na Europa, Bruno Prada representou muito bem o Brasil na Bacardi Cup, tradicional competição na classe Star, disputada a mais de 80 anos nos Estados Unidos. Ao lado do americano Mark Mendelblatt, Bruno obteve a medalha de prata. O ouro foi com a dupla de Bermudas, Peter Bromby e Magnus Lidjdahl. Bruno foi o único brasileiro na prova
RESULTADO DA ENQUETE
Como a maioria dos internautas do Blog Brasil Olímpico ( assim como eu), não tem idade para terem visto a geração campeã mundial de basquete, OSCAR Schimidt venceu fácil a enquete sobre Qual o melhor jogador de basquete que você viu? Oscar teve 85% dos votos e a opção outro atleta, 15%
TRIATLO- SURPRESA NO MASCULINO DO TROFÉU BRASIL
Domingo, em Santos, foi realizada a primeira etapa do Troféu Brasil de Triatlo. No feminino, Carla Moreno, seis vezes campeã do circuito venceu com tranquilidade, com o tempo de 2h02min56seg. Carla já declarou que não quer mais disputar Pan e Olimpíada, mas é o principal nome da modalidade no Brasil. No masculino uma surpresa: vitória do também paulista Marcus Fernandes, com 1h50min20seg. Ele, que tem apenas 2 anos como profissional, superou o favorito Paulo Miyashiro. A segunda etapa do Troféu Brasil será no dia 26 de abril, na Raia Olímpica da USP, em São Paulo.
TÊNIS DE MESA- RANKING MUNDIAL
No masculino Thiago Monteiro perdeu duas posições e agora ocupa a 70ª posição, sendo o melhor brasileiro. Hugo Hoyama é o 142, Gustavo Tsuboi 153 e Cazuo Matsumoto 184. No feminino Ligia Silva ocupa a 246ª posição, sendo a melhor classificada do nosso país.
VELA- BIMBA É TRICAMPEÃO SUL-AMERICANO
Em competição disputada em Búzios, Ricardo Winick, o Bimba, venceu pela terceira vez o Sul-Americano, que contou com a participação de muitos atletas europeus ( na vela pode). Em segundo lugar ficou o espanhol Ivan Pastor e em terceiro Shahhar Zubari, de Israel. No feminino vitória de Marina Alabau, da Espanha, com Patrícia Freitas, do Brasil, chegando em sétimo. Bimba já foi campeão mundial e só falta em seu currículo a medalha olímpica, que já escapou em duas oportunidades.
segunda-feira, 16 de março de 2009
COMENTÁRIOS E INFORMAÇÕES 16/03
HÓQUEI NA GRAMA- BRASIL TERMINA COPA PAN-AMERICANA EM PENÚLTIMO
O Brasil venceu o Uruguai por 3 a 1 e terminou em sétimo lugar ( penúltimo) a Copa Pan-Americana adulta masculina de hóquei na grama. Na fase de classificação o Brasil foi goleado por Canadá, México e Chile. Depois também perdeu para Trinidad Tobago por 9 a 0 ( foto). Apenas diante dos vizinhos uruguaios, uma vitória. O Brasil levou a seleção com menor média de idade, buscando uma renovação de uma modalidade quase inexistente em nosso país. O objetivo agora é tentar melhorar para pelo menos conseguir a vaga no Pan de 2011, no México. Mas pelo visto, serão necessários muitos anos e muita divulgação para descobrirmos novos talentos na modalidade. O campeão foi o Canadá, que bateu a Argentina na semifinal e os EUA na final.
JUDÔ- TIAGO CAMILO CLASSIFICADO COM DOIS IPPONS
Nosso principal judoca mudou de categoria, agora ele é médio ( -90kg), mas continua em grande fase. Tiago Camilo classificou para a seleção brasileira derrotando dois adversários por ippon. Na primeira luta ele passou por Hugo Pessanha em 57 segundos e depois bateu Ricardo Trevisan também por ippon, em 2m47s. Hugo Pessanha venceu Trevisan e ficou com a terceira vaga. A primeira vaga da categoria já era de Eduardo Santos, que esteve na Olimpíada de Pequim. Só faltava essa disputa nos médios, para completar a seleção brasileira que terá 3 judocas por categoria para o próximo ciclo olímpico, tanto no masculino, como no feminino. Confira os nomes:
Masculino:
-60kg Denilson Lourenço, Felipe Kitadai e Ricardo Ayres
-66kg João Derly, Leandro Cunha e Luiz Revite
-73kg Leandro Guilheiro, Marcelo Continni e Rodrigo Rocha
-81kg Flávio Canto, Rodrigo Luna e Nacif Elias
-90kg Eduardo Santos, Tiago Camilo e Hugo Pessanha
-100kg Luciano Correa, Leonardo Leite e Carlos Honorato
+100kg João Gabriel Schlittler, Walter Santos e Daniel Hernandes
Feminino:
-48kg Sarah Manezes, Daniela Polzin e Taciana Resende
-52kg Erika Miranda, Andressa Fernandes e Raquel Lopes
-57kg Ketleyn Quadros, Danielle Zangrando e Mariana Barros
-63kg Danielli Yuri, Vania Ishii e Camila Minakawa
-70kg Mayra Aguiar, Maria Portela e Márcia Costa
-78kg Edinanci Silva, Claudirene Cesar e Deborah Almeida
+78kg Priscilpa Marques, Aline Puglia e Maria Suelen Althaman
GINÁSTICA ARTÍSTICA- BRASIL É VICE EM TORNEIO NA ITÁLIA
A equipe feminina de ginástica artística do Brasil fez sua primeira competição na temporada e ficou em segundo no Troféu Cidade de Jesolo, em Veneza, na Itália. As donas da casa ficaram com o título e a Grã-Bretanha em terceiro. No individual Bruna Leal ficou em terceiro e Ettiene Franco, em sétimo.
A equipe brasileira teve ainda Danielle Hypólito, Khiuane Dias, Ana Claudia Silva, Janaina Silva, Letícia Costa e Priscila Domingos.
NATAÇÃO- FINA ADIA ENTRADA DOS NOVOS BLOCOS DE PARTIDA
A Federação Internacional de Desportos Aquáticos não irá utilizar no Mundial de Natação, em Roma, em agosto, os novos blocos de partida desenvolvidos para a modalidade, devido a razões de disponibilidade. Nosso campeão olímpico, César Cielo, esperava o equipamento para poder lhe ajudar na busca do recorde mundial. Outra medida na natação é a adoção de um sistema de vídeo embaixo da água, para dar maiores possibilidades no julgamento das batidas dos nadadores.
HIPISMO- VITÓRIA DE DODA EM AREZZO
O cavaleiro Doda Miranda foi campeão da prova de 1m40, do concurso de Arezzo, na Itália, competindo com o cavalo AD Norson. Doda participou da competição com 3 montarias, mas está guardando a égua AD Picolien Zeldenrust para a última classificatória da Copa do Mundo, esta semana na Holanda. Doda já está quase garantido na Copa do Mundo, que será em abril, nos EUA. Nesta semana, Rodrigo Pessoa também já havia vencido uma prova nos EUA, o que mostra que os dois veteranos continuam sendo os principais nomes do hipismo brasileiro.
FIM DAS REELEIÇÕES NAS CONFEDERAÇÕES?????
A Câmara analisa o Projeto de Lei 4397/08, do deputado Magela (PT-DF), que impõe o limite de uma única reeleição para dirigente eleito de confederações, federações e clubes desportivos. A proposta, que modifica a Lei Pelé , estende esse limite a quem houver sucedido o dirigente no curso do mandato. A proposta também torna inelegíveis, na sucessão do dirigente, seu cônjuge e seus parentes consangüíneos ou afins, até o segundo grau ou por adoção. Magela argumenta que a reeleição ilimitada desses dirigentes tem provocado distorções. O projeto, que tramita em caráter conclusivo, será analisado pelas comissões de Turismo e Desporto; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. São raros os dirigentes que estão no cargo há muito tempo e fazem um bom trabalho ( Ari Graça do Vôlei). A maioria não está nem aí para a modalidade que representa e só quer saber do cargo e do dinheiro. Apoio esta iniciativa do fim das reeleições, apesar de achar muito difícil de ser aprovada.
sexta-feira, 13 de março de 2009
COMENTÁRIOS E INFORMAÇÕES 13/03
BASQUETE- FLAMENGO É CAMPEÃO SUL-AMERICANO
Após 4 anos, o basquete brasileiro voltou a vencer a Liga Sul-Americana de Clubes. Nesta quinta-feira, o Flamengo/ Petrobras bateu o Quimsa da Argentina por 98 a 96, jogando fora de casa.Os destaques individuais foram Duda e Marcelinho. Na fase final, o Flamengo derrotou ainda o Cucuta da Colômbia e o Regatas Corrientes, também da Argentina. O resultado fez o Rubro-negro garantir vaga no primeiro Mundial de Clubes da Fiba, neste ano.
JUDÔ- SELETIVA EM SALVADOR
A primeira seletiva do judô brasileiro será neste sábado, em Salvador. O evento definirá 16 judocas que farão parte da Seleção Sub-23. A equipe Sub-23 que saíra desta seletiva representará o país no Campeonato Sul-Americano 2009 e na etapa brasileira da Copa do Mundo de Judô 2009, que contará pontos para o ranking mundial. A seletiva terá um total de 263 participantes, sendo 168 homens e 95 mulheres. Juntamente com esta seletiva ocorrerá a disputa por vaga na seleção principal, na categoria até 90kg, entre Tiago Camilo, Ricardo Trevisan e Hugo Pessanha. Dois desses, se juntarão a Eduardo Santos, titular em Pequim. Será a estréia de Tiago Camilo na nova categoria.
GINÁSTICA- SELEÇÃO MASCULINA CONVOCADA
Foi realizada uma avaliação pela Confederação Brasileira de Ginástica, para a formação da seleção permanente masculina, visando o próximo ciclo olímpico. Foram selecionados: Arthur Zanetti, Caio Américo, Diego Hypólito, Mosiah Rodrigues, Sérgio Eras e Vitor Camargo, além dos reservas Caio Souza, Lucas Bitencourt e Sérgio Sasaki. Apesar do nome "seleção permanente", os atletas treinarão em seus clubes. Em abril haverá o Troféu Brasil, ainda sem local definido.
TAEKWONDO- OLHO NELA
Uma das revelações do taekwondo brasileiro é Stephanie Pereira, de apenas 15 anos. Ela conquistou a vaga de titular da seleção brasileira junior de taekwondo, vencendo as adversárias com muita facilidade. O grande objetivo de Stephanie será a disputa dos Jogos Olímpicos da Juventude, em 2010, em Singapura.
JUDÔ- CRISE MUNDIAL MUDA CLASSIFICAÇÃO OLÍMPICA
A Federação Internacional de Judô, FIJ resolveu mudar as regras, em pleno andamento. O ranqueamento para Londres 2012 que levava em conta os resultados dos atletas a partir deste ano de 2009 foi adiado para 1 de maio de 2010. Ou seja, as primeiras competições européias, como o Grand Slam da França ( que teve a boa participação do brasileiro Luciano Correa), disputado em fevereiro, acabaram valendo pontos para o ranking mundial, mas apenas para definição de cabeças-de-chave em futuros torneios. A decisão foi tomada pela FIJ, devido a crise econômica mundial, que dificulta as viagens dos atletas.
HIPISMO- RODRIGO PESSOA VENCE MAIS UMA COM FILHO DE BALOUBET
O brasileiro foi o vencedor da prova de 1m45cm, do Winter Equestrian Festival, na Flórida, EUA, realizado quarta-feira. Ele montou Palouchin de Ligny, filho de Baloubet du Rouet, que deu tantas glórias a Rodrigo. Foi a segunda vitória consecutiva com o cavalo, em uma semana. A principal competição é a Copa do Mundo, de 15 a 19 de abril, também nos EUA.
quarta-feira, 11 de março de 2009
COMENTÁRIOS E INFORMAÇÕES 12/03
( Soubak e Javier Garcia, os novos técnicos)
HANDEBOL- NOVOS TÉCNICOS
A Confederação Brasileira de Handebol anunciou os novos técnicos das seleções masculina e feminina. Assim como no ciclo olímpico de Pequim, eles serão estrangeiros, vindos de países tradicionalmente fortes na modalidade. No feminino, o técnico será o dinamarquês Morten Soubak, que treinou o time masculino do Pinheiros. Ele busca uma seleção com altura para se defender, velocidade para atacar e uma jogadora capaz de decidir as partidas. No masculino o comando será do espanhol Javier Garcia Cuesta. Ele já dirigiu as seleções da Espanha, Portugal, Egito e Estados Unidos. O principal objetivo dos dois é passarem aos jogadores brasileiros a frieza em momentos de decisão, já que na última Olimpíada e mundial masculino, nossas seleções perderam jogos nos momentos finais das partidas. Na minha opinião a decisão de importar técnicos é acertada, apesar desses técnicos contratados não serem top na Europa. Em todas as modalidades em que o Brasil não tem tradição, temos que buscar quem nos ensine. Se no vôlei e futebol exportamos técnicos, em outras modalidades temos que ser humildes e contratar estrangeiros.
BOXE- NOVA DERROTA PARA OS ITALIANOS
No segundo e último confronto diante dos italianos, pelo Dual Match, em Milão, novamente os adversários venceram mais lutas. O Brasil obteve apenas duas vitórias com Alan Costa e Esquiva Falcão, um empate com Roberto Custodio e 6 derrotas. O confronto faz parte da preparação para o mundial amador, ainda este ano. Confira os resultados:
51 kg: Vincenzo Picardi (ITA) venceu Paulo Carvalho (BRA)
57 kg: Alan Costa (BRA) venceu Alessio Di Savino (ITA)
60 kg: Domenico Valentino (ITA) venceu Robson Conceição (BRA)
64 kg: Roberto Custodio (BRA) empate Dario Vangeli (ITA)
69 kg: Esquiva Falcão (BRA) venceu Luca Melis (BRA)
75 kg: Luca Podda (ITA) venceu Yamaguchi Falcão (BRA)
81 kg: Simone Fiori (ITA) venceu Robson Fonseca (BRA)
91 kg: Clemente Russo (ITA) venceu Rafael Lima (BRA)
+91 kg: Roberto Cammarelle (ITA) venceu Gleison Abreu (BRA)
HÓQUEI NA GRAMA- CONTINUAMOS SENDO SACO DE PANCADAS
Na Copa Pan-Americana adulta, que está sendo realizada no Chile, o Brasil tomou 3 surras na fase de classificação. Primeiro 10 a 1 para o Canadá. Depois 9 a 1 para o México e ontem 9 a 0 para o Chile. O Brasil tem a equipe mais jovem da competição com média de idade de 20 anos e agora irá disputar do quinto ao oitavo lugar. O próximo confronto será contra Trinidad Tobago. O mais provável é que fiquemos em último.O hóquei na grama é de todas as modalidades olímpicas, a que o Brasil tem mais dificuldades. É necessário um apoio financeiro e uma divulgação da mídia para que novos jogadores possam começar a praticar a modalidade. Assim quem sabe daqui há uns 10 anos, possamos começar a enfrentar de igual alguns países. O Brasil que normalmente se dá bem em esportes com bola, precisa acordar para o hóquei na grama.
PENTATLO MODERNO- BRASILEIROS DISPUTAM ETAPA DA COPA DO MUNDO
O Brasil enviará 4 atletas para disputarem a etapa do México, da Copa do Mundo de Pentatlo Moderno: Yane Marques, Larissa Lellys, Michael Cunningham e Rafael Marzulo. A competição será de 25 29 de março. No feminino, as brasileiras tem maiores chances de um bom resultado. Vale lembrar que o Brasil será sede este ano de uma etapa da Copa do Mundo, este ano.
OLIMPÍADA- OS " PLANOS" PARA O BASQUETE
O COB anunciou os planos para cada esporte no Jogos Olímpicos de Londres, em 2012. Para o basquete, que não classifica o masculino a tempos e que teve o feminino sendo eliminado na primeira fase, o objetivo é a "conquista de medalhas". Vale lembrar que a divisão da verba da Lei Piva, a partir de agora, segue a meritocracia - ou seja, quem cumpre as metas ganha mais; quem não cumpre perde dinheiro.
domingo, 8 de março de 2009
COMENTÁRIOS E INFORMAÇÕES 09/03
VÔLEI DE PRAIA- SEGUNDO TÍTULO DE MARIA ELISA/ TALITA
Enquanto Juliana não retorna de contusão para fazer dupla com Larissa, a principal dupla do país está sendo Maria Elisa/Talita ( foto), que começaram a competir este ano. Elas venceram ontem a segunda etapa do Circuito Banco do Brasil, em Santa Maria. Já haviam vencido a primeira etapa, em fevereiro. O vice-campeonato mais uma vez ficou com Ranata/Val. No masculino, título para os Pedros Solberg e Cunha, dupla também recém-formada. Eles venceram na final Billy/Bruno Schmidt.
BOXE- ITÁLIA VENCE PRIMEIRO CONFRONTO
No primeiro duelo entre Brasil e Itália, em Milão, foram realizados 10 confrontos. O Brasil só venceu duas lutas, com dois empates e 6 derrotas. O principal destaque brasileiro foi Robenilson Jesus. Esquiva Falcão foi o outro vencedor. O evento faz parte de uma série de desafios internacionais que estão sendo realizados na Itália, visando o intercâmbio esportivo. A Itália compete com sua força máxima, incluindo os medalhistas olímpicos Roberto Cammarelle (ouro em +91 kg), Clemente Russo (prata nos 91 kg) e Vincenzo Picardi (bronze nos 51 kg). Confira todos os resultados
51 kg: Paulo Carvalho (BRA) 2:5 Vincenzo Picardi (ITA)
54 kg: Robenilson Jesus (BRA) 5:1 Vittorio Parrinello (ITA)
57 kg: Robson Conceição (BRA) Empate Alessio Di Savino (ITA)
60 kg: Alan Costa (BRA) 1:5 Domenico Valentino (ITA)
64 kg: Roberto Custodio (BRA) Empate Renato De Donato (ITA)
69 kg: Esquiva Falcão (BRA) 4:2 Alessandro Melis (ITA)
75 kg: Yamaguchi Falcão (BRA) 1:5 Luca Podda (ITA)
81 kg: Robson Fonseca (BRA) 2:6 Simone Fiori (ITA)
91 kg: Rafael Lima (BRA) 1:6 Clemente Russo (ITA)
+91 kg: Gidelson Olivera (BRA) 2:5 Roberto Cammarelle (ITA)
RESULTADO DA ENQUETE DO BASQUETE- HORTÊNCIA É A VENCEDORA
Qual a maior jogadora de basquete feminino do Brasil em todos os tempos
Hortência 58%, Janeth24%, Paula 10%, Heleninha 4%, Outra 4%.
ATLETISMO- VITÓRIA BRASILEIRA EM SÃO PAULO
Na prova em que passou a valer a restrição ao número de estrangeiros participantes ( lamentável), o alagoano Damião Ancelmo venceu a Meia Maratona de São Paulo. Frank Caldeira, atleta olímpico, foi apenas o terceiro. No feminino a melhor brasileira foi Luzia de Souza, em quarto lugar, atrás de 3 africanas. A vencedora foi a queniana Angelina Matheu Mutuka, com 1:14:14.
NATAÇÃO- DOIS BRONZES PARA CIELO
César Cielo levou mais um bronze no Grand Prix de Austlin, nos EUA, desta vez nos 100 livres, com o tempo de 48s92. Ele já havia sido bronze nos 50 livres. As duas provas foram vencidas pelo francês Fred Bousquet, que deverá ser o principal adversário de Cielo no mundial de natação de Roma. Nosso campeão está em fase inicial de treinamentos e os bronzes foram considerados resultados normais. Cesar Cielo nadará ainda mais uma competição nos EUA em abril, o Troféu Maria Lenk em maio e o Mare Nostrum, em junho.
VAMOS ESCREVER PARA O DEPUTADO
O novo presidente da Comissão de Turismo e Desporto da Câmara , deputado Afonso Hamm, manifestou-se contrário a instalação da comissão de inquérito para investigar o uso da verba pública destinada aos comitês Olímpico e Paraolímpico, por achar que iria expor o Brasil a uma imagem negativa em época de Copa do Mundo ( 2014). Se você acha que a CPI do COB é importante ( eu acho), mande e-mail para o deputado em dep.afonsohamm@camara.gov.br
sexta-feira, 6 de março de 2009
COMENTÁRIOS E INFORMAÇÕES 06/03
NATAÇÃO- CIELO É BRONZE NA PRIMEIRA COMPETIÇÃO DO ANO
O campeão olímpico Cesar Cielo foi terceiro colocado na disputa dos 50 m livre do Grand Prix de Austin, no Texas, ao bater a mão em 22s08. O vencedor foi o francês Fred Bousquet com o tempo de 21s44. Em Pequim, Cesar nadou para 21s30. O bronze é considerado normal para Cielo, que ainda está muito pesado devido aos treinamentos. Vale lembrar que nessa mesma época no ano passado, Cielo também perdeu várias competições nos EUA e depois em Pequim...O objetivo é o campeonato mundial, na metade do ano. Nos EUA, Cielo ainda competirá nos 100 e 200 metros livres.
BASQUETE- ATLETAS DA NBA PRÓXIMOS DE RETORNAREM A SELEÇÃO
O técnico da seleção brasileira de basquete, o espanhol Moncho Monsalve, encerrou viagem aos Estados Unidos onde assistiu a partidas e treinos da NBA. Na oportunidade conversou com os 3 brasileiros que atuam na liga, Anderson Varejão, Nenê e Leandrinho. Eles pediram dispensa do Pré-olímpico Mundial no ano passado, mas agora se colocaram a disposição para jogar a Copa América, em agosto, no México, que dará vagas para o campeonato mundial. Achei certa a atitude do Moncho. Em um campeonato nacional que tem Marcelinho e Rogério Klafke como cestinhas, o técnico tem que tentar mesmo uma conciliação. Não dá para pensar em Olimpíada sem o trio NBA. Vamos torcer para que as " contusões" não atrapalhem
GINÁSTICA- DANIELE HYPÓLITO COMPETE NA ITÁLIA
A atleta irá disputar um torneio amistoso em Veneza, entre 12 e 15 de março. Ela foi escolhida pela comissão técnica e competirá nos 4 aparelhos: solo, trave, barras, paralelas assimétricas e salto.
HIPISMO- RODRIGO PESSOA VENCE NA FLÓRIDA
O cavaleiro brasileiro ficou com a vitória na prova ao cronômetro do CSI Winter Equestrian Festival, superando o campeão olímpico, o canadense Eric Lamaze. O destaque foi o cavalo usado: Palouchin, de 10 anos, é filho de Baloubet du Rouet, animal que deu as principais glórias da carreira de Rodrigo. Entre 15 e 19 de abril, Rodrigo disputará a Copa do Mundo de Hipismo, em Las Vegas, tentando o tetracampeonato, pois venceu em 1998, 1999 e 2000.
VÔLEI DE PRAIA- CIRCUITO BANCO DO BRASIL NO SUL
A fase final da segunda etapa do Circuito Banco do Brasil de Vôlei de Praia será disputada neste final de semana em Santa Maria, no Rio Grande do Sul. As principais duplas brasileiras estarão na competição.
quarta-feira, 4 de março de 2009
COMENTÁRIOS E INFORMAÇÕES- 04/03
TÊNIS DE MESA- FANÁTICO POR TÊNIS DE MESA É PROMESSA OLÍMPICA BRASILEIRA
Uma promessa do tênis de mesa brasileiro é Jeff Yamada, de apenas 15 anos. Ele é o atual Campeão Paulista Infantil e também foi Campeão Brasileiro Mirim, em 2006, além de medalhista sul-americano. Durante 2 meses, ao custo de 100 dólares diários, Jeff fez um estágio no National Training Center, em Tókyo, ao custo de 100 dólares diários, bancados pelo seu PAI-TROCINADOR, Marcos Yamada, que tenta a 3 anos uma bolsa atleta federal, mas não consegue. Jeff é fanático pela modalidade. Ele sabe decor todos os campeões mundiais individuais de tênis de mesa desde 1926 , assiste diariamente vários de seus 140 jogos no Ipod, baixado pela internet, conhece o estilo de todos os campeões, podendo imitá-los com muita precisão e ainda entende de material (raquetes, borrachas, a função de cada lamina e espessuras). O conhecimento do garoto é tão grande que comentou o lançamento de uma borracha especial, para uma revista japonesa. Além disso, corre diariamente uma hora antes de cada treino e mais 15 quilometros do seu clube no Brasil, o Itaim Keiko, até sua residência.
VELA- SUL-AMERICANO DE RS:X
Começa hoje Búzios, as regatas do sul-americano da classe olímpica RS:X, com a participação de cerca de 50 atletas do Brasil, Argentina, Colômbia e ainda Espanha, Itália, Israel, Grécia e França ( na vela, europeu pode disputar sul-americano e vice-versa). O campeonato acaba no próximo domingo (8). Dentre os atletas brasileiros, vale destacar a presença de Bimba, Renato Amaral, Albert de Carvalho, Patrícia Castro e Patrícia Freitas.
JUDÔ- SELEÇÃO ESCALADA PARA O PAN-AMERICANO
A Confederação Brasileira de Judô anunciou os judocas que disputarão o Pan, dias 28 e 29 de março em Buenos Aires. As surpresas foram as ausências dos medalhistas olímpicos Tiago Camilo, que mudou de categoria e ainda não lutou na seletiva brasileira e Ketleyn Quadros, substituída por Danielle Zangrando. Ketleyn foi mal nas duas competições que fez na Europa, e a comissão técnico preferiu dar chance a veterana Zangrando. Leandro Guilheiro, Flávio Canto e João Derly, que não estiveram nas primeiras convocações de 2009,estão de volta a equipe masculina ao lado de Felipe Kitadai, Eduardo Santos, Luciano Corrêa e João Gabriel Schlittler. Já o time feminino terá, além de Danielle , Sarah Menezes, Érika Miranda , Danielli Yuri, Mariade Portela e Deborah Souza.
NATAÇÃO- CIELO NA PISCINA
Nosso campeão olímpico compete hoje no Grand Prix de Austin, no Texas. É uma disputa entre universidades norte-americanas, mas que reúne grandes nomes internacionais da natação. Ainda muito pesado pelos fortes treinamentos, Cielo não espera grandes resultados. O objetivo, assim como aconteceu no ano passado, é chegar ao auge na metade do ano, quando haverá o mundial de natação.
TÊNIS- RANKING MUNDIAL
No ranking mundial divulgado esta semana, o melhor brasileiro continua sendo Thomaz Bellucci, na posição 71. Marcos Daniel é o número 86. A liderança permanece com o espanhol Rafael Nadal.
segunda-feira, 2 de março de 2009
COMENTÁRIOS E INFORMAÇÕES 02/03
BASQUETE- VETERANOS LIDERAM RANKING DE CESTINHAS
Passadas dez rodadas da NBB, a Nova Liga de Basquete masculina do Brasil vemos 2 veteranos liderando o ranking de melhores pontuadores, o que mostra a ausência de novos talentos no nosso basquete e a dependência para nossa seleção, dos atletas da Europa e da NBA. O maior cestinha até agora é Marcelinho ( foto) , do Flamengo com 26,3 por partida. Em segundo vem o americano Larry, do Bauru. Em terceiro está Rogério Klafke, 39 anos, de Franca. Depois aparecem os problemáticos Nezinho de Limeira e Marquinhos, do Pinheiros. Ambos, estiveram presentes no Pré-Olímpico 2007 e se rebelaram contra o técnico Lula. O campeonato está sendo bem disputado e organizado, mas novos talentos ainda não surgiram.
TÊNIS- BOA CAMPANHA DE MELO E SÁ
Os brasileiros André Sá e Marcelo Melo formam a melhor dupla do tênis brasileiro na última década. No torneio de Delray Beach, mais um excelente resultado. Eles chegaram até a final e só perderam para os irmãos norte-americanos Mike e Bob Bryan, simplesmente os líderes do ranking mundial. O placar foi de 2 sets a 0, parciais de 6/4 e 6/4. Os irmãos já tem mais de 50 títulos de duplas no circuito mundial, enquanto os brasileiros venceram 5 competições.
MARATONA AQUÁTICA- POLIANA SUPERA ANA MARCELA
Poliana Okimoto venceu a segunda etapa do Circuito Brasileiro de Maratonas Aquáticas, disputada em Porto Belo, em Santa Catarina. Ela superou Ana Marcela Cunha por apenas um segundo, com o tempo de 1h01m02s. A prova foi disputada em 5 quilometros, e não nos 10 quilometros, distância olímpica. Entre os homens, vitória de Allan do Carmo, com Luis Lima em segundo, também com diferença de um segundo. Poliana e Allan se garantiram no mundial de desportos aquáticos, também na prova de 5 quilometros, pois já estavam qualificados na de 10 quilometros
OLIMPÍADA- PARABÉNS MURRAY
Enquanto o COB gasta 100 milhões de reais com a campanha para tentar trazer a Olimpíada para o Rio de Janeiro, o advogado paulista Alberto Murray Neto envia relatórios semanais a Suiça, diretamente a Jacques Rogge, o presidente do Comitê Olímpico Internacional, com informações que depõe contra as pretensões brasileiras. A voz de Murray tem peso no cenário olímpico internacional. Ele é neto do fundador do COB, Sylvio de Magalhães Padilha e foi membro da Assembléia Geral do COI até outubro de 2008. Murray também quer protocolar o pedido de uma CPI do esporte olímpico em Brasília , que pode ser criada agora que os parlamentares voltaram a trabalhar. Eu tenho o mesmo pensamento do Murray. Como pode um país que não prestigia seus atletas, inclusive medalhistas olímpicos, gastar tanto dinheiro para fazer propaganda de uma Olimpíada. O Pan já deu mostras de que tudo que for criado em termos de instalações esportivas, NÃO SERÁ APROVEITADO DEPOIS. Vamos criar um país esportivo forte, com condições para nossas crianças praticarem todos os esportes olímpicos, para depois pensar em sediar Olimpíada.
-.
RESULTADO DA ENQUETE
O que você acha da fórmula de disputa da Superliga de Vôlei?
Ruim 66%, Boa 34%. Abre o olho CBV
Assinar:
Postagens (Atom)