Busque no Blog - Esporte Olímpico Brasileiro

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

ENTREVISTA DA SEMANA: DANIEL XAVIER- TIRO COM ARCO

A entrevista da semana é com o principal atleta do tiro com arco, hoje no Brasil: Daniel Xavier. Ele foi 33º no último mundial e tentará a vaga olímpica em abril no pré-olímpico continental. Antes, terá que passar pela seletiva nacional. Daniel Xavier, 29 anos, respondeu a 5 perguntas.

1- O resultado no Pan de Guadalajara chegou a ser decepcionante para o tiro com arco do Brasil, já que mantivemos o jejum de 28 anos sem medalhas?
O Pan de Guadalajara foi uma experiência incrível. O Brasil estava representado pelos melhores atletas da modalidade naquele momento: Fábio Emílio, filho do ultimo medalhista pan americano; Luis Gustavo Trainini, único representante brasileiro na Olimpíada de 2008; e eu, que fui o melhor brasileiro no mundial 2011. Estávamos enfrentando as melhores equipes de tiro com arco do mundo: EUA, México e Canada. O americano campeão do Pan, foi o mesmo que ganhou a Copa do Mundo e é um dos favoritos ao ouro olímpico. Tínhamos ainda o México que ficou entre os 4 melhores do mundo no último mundial e o Canadá, que tem um atleta, Jason Lyon, entre os 5 melhores do mundo. Ou seja foi um campeonato de muito alto nível. Me sinto honrado de ter conseguido o 5º lugar individual, diante de nomes tão renomados e que atiram profissionalmente a mais de 5 ou 6 anos, se dedicando 100% somente ao esporte. Alem disso o combate que eu fiz contra Serrano, nas quartas de final, sendo decidida somente na ultima flecha e por apenas um ponto mostrou a competência e seriedade que esta sendo feito este trabalho aqui no Brasil. Fomos reconhecidos por muitos países pela evolução que demostramos na competição. Há menos de 7 meses, éramos atletas amadores.

2- Como está sua preparação para o Pré-Olímpico em abril? Quais as chances de classificação, já que México, EUA e Canadá, já tem vaga?

Nós somos em 5 homens e 5 mulheres, os melhores do Brasil, concentrados em um centro de treinamento em Campinas. Temos a rotina de treinamentos diários de aproximadamente 6 horas de treinos técnicos, voltados para a melhora de rendimento no esporte. Se resume principalmente a muitos tiros, cerca de 400 a 600 por dia, além da preparação física, de 2 a 3 horas por dia. Tudo isso para chegarmos com as melhores condições possíveis para o desafio que será em abril no pré-olímpico. As chances de vaga principalmente no masculino são muito grandes. Como cada pais só pode conquistar uma vaga, teremos Colômbia (Daniel Pineda, bronze no Pan de Guadalajara), Cuba (Juan Carlos Stevens, várias olimpíadas), Venezuela ( Elias Malave, ficou em 6º lugar no ultimo pan-americano) e El Salvador (  Oscar Ticas). São 3 vagas para 5 países, incluindo é claro o Brasil.  A vaga será para o país e posteriormente essa vaga será decidida por uma seletiva entre os atletas. Haverá ainda a 4º etapa da Copa do Mundo  de onde sairão 6 vagas individuais e mais 4 equipes completas para Londres. Também iremos até lá para tentar as vagas  por equipes.

3- O 33º lugar no mundial 20111, foi o melhor resultado da sua carreira? Conte sobre esse momento

O ano de 2011 foi meu melhor no Tiro com Arco. Fui 33º  no mundial, 5º no pan e  conquistei o campeonato brasileiro pela 5ª vez. Ainda tive o prazer de engressar nesse projeto Masterplan 2016 e virar um arqueiro profissional, tudo que sempre quis na minha vida. Apesar de não ter conquistado medalhas no panamericano, ressalto que é o começo de um trabalho que logo logo dará muitos frutos, pela qualidade com que está sendo desenvolvido.

4- Como está a situação hoje, para o treinamento dos atletas do tiro com arco? Você tem algum patrocínio? Como é a relação com a Confederação.

A situação melhorou muito. Eu pratico o esporte há 18 anos, estou com 29 anos, e acompanhei toda a evolução do esporte desde a criação da Confederação. O programa Masterplan 2016 é uma parceria entre a Confederação, COB e World Archery, que é o órgão máximo do esporte. Todos eles estão envolvidos no projeto que não engloba somente a seleção principal, mas também o desenvolvimento de novos talentos em centros esportivos e a procura de massificação do esporte através de escolas e Federações esportivas.
 
5- Como começou a praticar o tiro com arco, um esporte praticamente e infelizmente esquecido no Brasil.

O tiro com arco pra mim é um esporte muito familiar. Sou da Federação Mineira de Arco e Flecha e comecei a atirar acompanhando meu pai, que atira há quase 30 anos por lá. Eu e minha irmã começamos na mesma época em 1993. Desde então não paramos mais. Ela foi ao Pan de Winnipeg 1999 e acabou se casando há 2 anos atras com outro arqueiro Leonardo Carvalho,  que já foi 10º lugar no Mundial em Madrid. Portanto, sempre vi o tiro com Arco um lugar familiar, com muitos amigos e confraternização, mas que agora se tornou um trabalho e a obsessão de conseguir bons resultados em 2016. 

domingo, 29 de janeiro de 2012

VELA- OURO E PRATA PARA O BRASIL EM MIAMI


Ótima participação do Brasil na semana de vela de Miami, etapa da Copa do Mundo. Robert Scheidt e Bruno Prada mais uma vez foram ouro na Star, mostrando uma regularidade impressionante nas regatas. A surpresa foi a prata de Bruno Fontes na classe Laser. Bruno chegou a vencer 5 regatas seguidas e só perdeu o ouro na regata da medalha quando terminou em 5º. O vencedor foi simplesmente o campeão olímpico Paul Goodson. A diferença foi de apenas 6 pontos

MARATONA AQUÁTICA-  ANA MARCELA É BRONZE EM SANTOS

Na primeira etapa do circuito mundial de maratona aquática, Ana Marcela Cunha foi medalha de bronze na prova disputada em Santos. A vitória foi de Martina Grimaldi, da Itália. No masculino, o Brasil foi muito mal. O melhor colocado foi Allan do Carmo em 22º. Na sequência, Lucas Kanieski em 24º. Ambos se classificaram para disputar a Travessia de Setubal, no mês de junho, última chance para conseguir a vaga nos Jogos Olímpicos. A vitória no masculino em Santos foi de Spyridon Giannottios, da Grécia.

POLO-AQUÁTICO-  NO FEMININO, BRASIL ENFRENTARÁ FORÇAS EUROPÉIAS NO PRÉ-OLÍMPICO

O torneio olímpico de polo-aquático feminino tem apenas 8 seleções. Dessas, 3 já estão classificadas por vencerem competições continentais: China, EUA e Austrália. A Grã-Bretanha ficou com a vaga européia por ser país sede, o que eu acho absurdo, já que o continente tem as principais seleções mundiais. Assim, complica ainda mais a situação brasileira que terá que enfrentar as potências européias, no Pré-Olímpico mundial, valendo apenas 3 vagas.
No masculino, são 12 seleções em Londres. Tem vaga garantida: Sérvia, Hungria, EUA,Croácia,Itália,Casaquistão,Austrália e Grã-Bretanha. Restam 4 vagas para o campeão africano e mais 3 no Pré-Olímpico mundial com participação do Brasil.

JUDÔ- SEM MEDALHAS NA BULGÁRIA

O Brasil enviou apenas 3 atletas no feminino para a etapa de Sófia da Copa do Mundo. E todas ficaram longe das medalhas. Mariana Silva e Maria Portela perderam na 1º luta. A melhor colocação foi de Ketleyn Quadros, em 7º lugar

HANDEBOL- DINAMARCA GARANTE VAGA NO MASCULINO

A Dinamarca bateu a Sérvia por 21 a 19 na final do campeonato europeu e garantiu vaga olímpica. Sérvia e Macedonia vão aos Pré-Olímpicos de abril. Estão classificados para Londres 2012 até o momento: Dinamarca, França, Tunísia, Coréia, Argentina e Grã-Bretanha. As outras 6 vagas serão definidas em 3 Pré-Olímpicos mundiais que serão disputados na Europa. Em um deles estará o Brasil.

FUTEBOL FEMININO- EUA E CANADÁ GARANTEM VAGA OLÍMPICA

No fraquíssimo Pré-Olímpico da Concacaf, os favoritos EUA e Canadá garantiram vaga olímpica. São 11 de 12 seleções garantidas: Brasil,Colombia, Canadá, EUA, Japão, Coréia do Norte, França,Suécia,Grã-Bretanha, Africa do Sul e Camarões. Um absurdo a Europa ter apenas 3 vagas e termos que ver Colômbia e Canadá na competição. 

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

MARATONA AQUÁTICA- HOMENS TEM ÚLTIMA CHANCE DE SONHAR COM LONDRES DOMINGO EM SANTOS


A 1º etapa da Copa do Mundo de maratona aquática será disputada neste domingo em Santos. Doze atletas ( 7 no masculino e 5 no feminino) classificados para a Olimpíada participarão da competição. Poliana Okimoto, já garantida em Londres, não participa, mas o Brasil terá Ana Marcela Cunha, Allan do Carmo (foto) , Samuel de Bona e Victor Simões. No masculino o Brasil ainda tem chance de levar um atleta para a Olimpíada. Quem terminar na melhor posição em Santos, disputará a Travessia de Setúbal em junho, valendo uma vaga olímpica. No feminino, só Poliana estará em Londres.

VELA- ROBERT SCHEIDT E BRUNO PRADA PRÓXIMOS DE MAIS UM TÍTULO

Após 8 regatas, Bruno Fontes ocupa o 3º lugar na classe Laser, na etapa de Miami da Copa do Mundo. Adriana Kostiw é 37º na Laser Radial. Na classe Star Robert Scheidt e Bruno Prada lideram, mas tem a mesma pontuação de Salminen e Loof da Suécia, após 8 regatas


RESULTADO DA ENQUETE

Você gostou do critério de dar um ponto na classificação para quem vencer 2 sets em um jogo de vôlei?
Sim 56%, tanto faz 31%, não 13%

VÔLEI DE PRAIA- GRAVIDEZ SEPARA DUPLA FEMININA

A dupla brasileira, 8º colocada no último circuito mundial do vôlei de praia será temporariamente desfeita. Carol está grávida de 2 meses e não disputará a temporada 2012, ao lado da irmã Maria Clara. . Esta será a primeira vez que as filhas da ex-jogadora e técnica Isabel vão se separar desde que iniciaram o time, em 2004. Maria Clara passará a formar dupla com Raquel, medalhista olímpica em 2000, jogando na quadra.




ESGRIMA- RANKING MUNDIAL ATUALIZADO

Pelo ranking mundial atualizado esta semana, o Brasil teria apenas um representante em Londres, Renzo Agresta no sabre. Mas em abril tem Pré-Olímpico no Chile, para os não ranqueados, que dará duas vagas para as provas de espada masculina e sabre feminino e uma vaga para as demais armas



LUTA- HOMENS TREINAM NA BULGÁRIA
Diego Romanelli, Angelo Moreira e Davi Albino, atletas do estilo greco-romano estão em treinamento na Bulgária e disputam no começo de fevereiro o Torneio Nikola Petrov. Na sequência tem o Pré-Olímpico Pan-Americano, em março nos EUA, valendo vaga olímpica. 

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

ENTREVISTA DA SEMANA: MARCELO TOSI, atleta do Conjunto Completo de Equitação

A entrevista desta semana traz um atleta de uma modalidade olímpica que eu nunca havia entrevistado: o CCE, Conjunto Completo de Equitação. Quem participa é Marcelo Tosi, melhor brasileiro na Olimpíada de Pequim, quando foi 22º colocado. Ele ajudou a equipe a se garantir em Londres 2012, graças ao bronze no Pan de Guadalajara. Tosi, que mora e compete na Europa, respondeu a 6 perguntas. 



1- Como você analisa sua participação no Pan de Guadalajara, em que  terminou em 18º no individual, mas conseguiu junto com a equipe, garantir vaga em Londres 2012?

Minha participação foi muito positiva. Fui o 3º melhor no adestramento, o 4º melhor no cross (onde  tive um infeliz  refugo ) e o melhor no saltos dentre os brasileiros. Se não fosse o contratempo no cross chegaria em 7º lugar individual. O objetivo no Pan era cada um dar o melhor de si para termos um bom resultado por equipe e a vaga olímpica para o Brasil. Conseguimos ! Temos uma equipe experiente e bem regular em nível técnico.

2- O CCE ao contrário das provas de saltos, é praticamente ignorado no Brasil. O que precisaria ser feito para tornar o esporte mais conhecido? Falta um ídolo, como foi Rodrigo Pessoa para os saltos?

Eu acho que falta um pouco de investimento e marketing. Não existe ídolo sem público. Quando o Rodrigo começou a ter bons resultados nós já tínhamos um certo número de praticantes e público. Mas na minha opinião o divisor de aguas foi o concurso  ATHINA ONASSIS. Este concurso mexeu com o esporte a nível nacional. No Concurso Completo de Equitação não temos um evento de qualidade no Brasil. Para mim seria o 1º passo para atrair praticantes, admiradores , mídia, patrocínio, etc. Temos que encarar a modalidade como um produto, público e praticantes como clientes! Começando pelo nome que é Concurso Completo de Equitação e não CCE. E esta iniciativa de desenvolver o esporte deve ser iniciada pela confederação.

 3-Há quanto tempo está na Europa? Quantas competições costuma disputar em um ano e quais as vantagens de treinar e competir aí?

Morei na Bélgica de 2004 a 2010 (de 2004 a 2006 com Nelson Pessoa).Em dezembro de 2010  mudei para a Inglaterra, onde estou atualmente. A Olimpíada é aqui, nosso treinador é inglês e a Inglaterra é o pais do concurso completo. No ano passado fiz 38 competicões, normalmente com mais de dois cavalos em cada disputa. As vantagens são: competições com um nível muito elevado que nos obriga  a evoluir sempre, concursos bem organizados, muitas competicões ( tem até durante a semana).

4- No hipismo saltos, vemos constantemente os cavaleiros trocarem de  cavalos de acordo com a competição ou por contusão. Isso também ocorre no CCE?

 Sim, no concurso completo os cavaleiros de ponta tem mais cavalos do que os cavaleiros de saltos. Hoje na Europa com grande numero de provas, obriga os cavaleiros terem 2 a 4 times de cavalos.  O britânico Wiliam Fox-Pitt tem 23 cavalos, a austríaca Lucinda Fredericks tem 17, o neozelandês Andrew Nichoson tem 27 cavalos, etc .

5- Você irá para sua 3º Olimpíada. Foi o melhor brasileiro em 2008 com  o 22º lugar. A equipe foi 11º. Qual será um resultado satisfatório  para você e para a equipe em Londres 2012

Eu estive como atleta nas olimpíadas de Sidney 2000 e Beijing 2008 e como assistente técnico na de Atenas 2004. Para mim seria melhorar o resultado da ultima Olimpíada,  o 22' lugar,com objetivo de estar entre os top 10. Por equipes, um resultado excelente seria o 5º lugar. Nós temos como potências no esporte a Grã-Bretanha, a Nova Zelândia, a Alemanha, a Austria, os Estados Unidos e o Canadá. Estes países investem pesado na formação e preparação das equipes. Um segundo grupo tem França, Irlanda, Itália, Bélgica e Brasil.

 6- Você já está há algum tempo competindo no CCE, mas antes foi atleta  de saltos. Porque mudou?

 Em 1988, na minha região de Jaboticabal, alguns amigos me convidaram para experimentar a modalidade de conjunto completo. Acabei adorando o fato de poder fazer as 3 disciplinas ( adestramento, cross e salto) com o mesmo cavalo e principalmente a possibilidade de realizar um sonho: tentar representar o Brasil em uma Olimpíada.


domingo, 22 de janeiro de 2012

CALENDÁRIO DE PRÉ-OLÍMPICOS


Confira, mês a mês, os eventos pré-olímpicos em que os brasileiros tentarão vagas para Londres 2012.
FEVEREIRO


de 2 a 12- Vela- semana Pré-Olímpica nacional em Búzios. Se os mesmos que classificaram no mundial voltarem a vencer nas respectivas classes, garantem a vaga olímpica

de 20 a 26- Saltos Ornamentais- Pré-Olímpico em Londres. Serão 18 vagas individuais por prova.

MARÇO

 
de 4 a 6- Tênis de mesa- Pré-Olímpico no Rio de Janeiro, valendo 5 vagas individuais no masculino e feminino , além do torneio por equipes


de 10 a 11- Canoagem Slalom- Pré-Olímpico das Américas em Foz do Iguaçu, valendo vagas para 4 categorias. 


de 11 a 25- Natação-Sul-Americano em Belém. Nadadores brasileiros tentam índices olímpicos.

de 20 a 25- Luta- Pré-Olímpico das Américas nos EUA. São duas vagas em cada categoria de peso, excluídos quem já garantiu vaga pelo mundial.


de 22 a 25- Remo- Pré-Olímpico Latino Americano na Argentina. Brasil tenta vagas em 4 embarcações.


ABRIL

 
de 4 a 6 de abril- Handebol- Pré-Olímpico mundial masculino. Só o campeão vai a Londres.


dia 7- Polo-aquático. Pré-Olímpicos no Canadá, masculino e Itália, feminino. Apenas 3 vagas.


de 18 a 24 de abril- Nado Sincronizado- Pré-Olímpico na Rússia, valendo 12 vagas no dueto. 


de 20 a 22- Esgrima- Pré-Olímpico no Chile. 


de 20 a 24- Tiro com Arco- Panamericano na Colômbia - 3 vagas para homens e 3 para mulheres com limite de um atleta por país. 


29 de abril- Badminton- Fechamento do ranking mundial. Daniel Paiola tenta inédita vaga.


dia 30- Judô- fechamento do ranking olímpico. Brasil deve confirmar vagas nas 14 categorias.


de 30 a 6 de maio- Natação- Troféu Maria Lenk. Nadadores brasileiros tentam índices olímpicos.

MAIO

 
7 a 15 de maio- Pentatlo- mundial em Roma valendo 3 vagas no masculino e feminino, para quem ainda não está classificado.
de 11 a 13- Vôlei- sul-americano feminino dando vaga ao campeão, em São Carlos, São Paulo.
de 11 a 20 de maio- Boxe- Pré-Olímpico no Rio de Janeiro. Serão 54 vagas em jogo.
de 11 a 19 de maio- Levantamento de peso- Pré-Olímpico na Guatemala. Brasil precisa ficar entre os 6 melhores países para enviar um representante a Olimpíada.
dia 31 - Triatlo- Fechamento do ranking mundial 


Torneios  Pré-Olímpicos mundiais de Luta, para quem não conseguiu vaga nos eventos continentais.
Ciclismo BMX, esgrima e moutain bike- fechamento do ranking mundial nessas modalidades, podem dar vagas aos brasileiros

JUNHO

 
data indefinida- Vôlei de praia- fechamento do ranking mundial. Brasil deve confirmar 4 vagas.
dia 11- Tênis- fechamento do ranking mundial.

JULHO

dia 1- Atletismo- último dia para obtenção de índices olímpicos

RESULTADO DA ENQUETE

Você acha que o COB deve tentar a vaga olímpica para Marcio Wenceslau no taekwondo?
100% sim


sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

CLASSIFICAÇÃO PARA LONDRES- ÚLTIMA PARTE

 
TIRO COM ARCO-




Até o momento não temos atletas classificados. Em 2008 Gustavo Trainini foi o nosso representante. De 20 a 24 de abril teremos o Pan-americano em Medellin. Serão 3 vagas para os homens e 3 para as mulheres, com limite de um atleta por país. No masculino, México e EUA já estão classificados por equipes e portanto fora do pré-olímpico, assim como o Canadá, que conseguiu a classificação no individual. Assim, aumentam as chances do Brasil, principalmente com Daniel Xavier, nosso principal atleta. No feminino, a disputa será mais complicada, já que apenas Chile e EUA conquistaram vaga olímpica pelo mundial. Os atletas brasileiros que irão ao Pan, serão conhecidos em uma seletiva.

Chances em Londres- Classificar um atleta para estar entre os 64 da Olimpíada já será um ótimo resultado. Acho que a vaga no masculino é possível.
-------------------------------------

TRIATLO



Classificado até o momento: o Brasil já tem direito a uma vaga graças a Reinaldo Colucci  que venceu o o Pan de Guadalajara. Essa vaga deverá ser dele, o  melhor brasileiro no ranking mundial em 34º.

As outras vagas serão definidas pelo ranking mundial a ser fechado em 31 de maio. O Brasil deverá classificar mais um atleta no masculino. Na disputa Diogo Sclebin ( foto), hoje o 71º , Bruno Matheus 90º ou Fábio Carvalho 99º. Eles tentarão somar pontos nos próximos meses. No feminino, Carla Moreno em 70º, deve ser nossa única representante.

Chances em Londres- Reinaldo Colucci tem condições de terminar entre os 15 melhores, em sua 2º Olimpíada.
-------------------------------

VÔLEI



A seleção masculina obteve vaga após ficar com o bronze na Copa do Mundo do Japão. A feminina decepcionou e terá que obter vaga vencendo o Sul-Americano, de 11 a 13 de maio em São Carlos. A tarefa é tranquila, já que não temos adversários de nível no continente.

Classificados até o momento: 
Masculino- Rússia, Brasil, Tunísia e Polônia
Feminino- EUA, China e Itália

As outras 12 vagas para cada torneio serão dadas aos campeões continentais e de torneios Pré-Olímpicos.


Chances em Londres- Tanto no masculino como no feminino temos totais chances de ouro, prata ou bronze.
--------------------------------------------------
VÔLEI DE PRAIA



A classificação para Londres no vôlei de praia será pelo ranking mundial ( 16 duplas) e por torneios continentais. Como as duplas brasileiras ocupam as primeiras posições no ranking, teremos 4 duplas qualificadas por esse método. O ranking será fechado em junho. Hoje, estariam qualificados: Emanuel/ Alison, Ricardo/ Pedro Cunha, Juliana e Larissa, Maria Elisa/ Talita.

Chances em Londres- Um dos esportes que mais costuma trazer medalhas olímpicas, o Brasil entrará com as 4 duplas com condições de medalhas. Emanuel/ Alison, Juliana/ Larissa, conquistaram o título do circuito mundial em 2011.
----------------------------------
VELA


No mundial disputado em dezembro, o Brasil garantiu vaga olímpica em 7 classes: RS:X masculina, RS:X feminina, Star, Laser masculina, Laser Feminina, 470 feminina e  Finn. Os atletas que estiveram no mundial e conquistaram as vagas levam vantagem na disputa pela classificação para Londres. Para isso, basta vencerem a seletiva nacional, que acontecerá de 2 a 12 de fevereiro em Búzios. Caso, percam a disputa para outros competidores, haverá uma prova de desempate para definir os atletas olímpicos. 


Os classificados até o momento são:
Star- Robert Scheidt/ Bruno Prada, Laser- Bruno Fontes, Laser feminina- Adriana Kostiw, RS:X feminina-Patrícia Freitas, RS:x masculina- Bimba, Finn- Jorge Zarif e classe 470- Isabel Swan/ Martine Grael

Chandes em Londres- Robert Scheidt e Bruno Prada são favoritos ao ouro. Nas outras classes, o Brasil tem remotas chances de medalha.
-----------------------

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

ENTREVISTA DA SEMANA- THIAGO MONTEIRO- TÊNIS DE MESA

A entrevista desta semana é com Thiago Monteiro, 30 anos, experiente mesa-tenista brasileiro. Thiago ficou 18 meses sem jogar, por estar contundido e corria o risco de abandonar a carreira. Mas se recuperou e tentará vaga olímpica no Pré-Olímpico do Rio de Janeiro em março, para sua 3º Olimpíada. Thiago treina há 12 anos na Europa e descreve as dificuldades enfrentadas em todo o processo. Ele respondeu a 7 perguntas

1- Como você está fisicamente após a contusão e que análise você faz do ano de 2011?

Agora estou bem melhor! Fiquei no total 18 meses sem jogar de forma continua, ou seja, dentro desses 18 meses eu esbocei alguma volta aos treinos mas nunca passei de 10 dias. Não aguentava as dores. Apenas em setembro de 2011 voltei a treinar de forma continua. O 1º mês foi difícil mas aos poucos as coisas melhoraram. Hoje digo que o pior passou e a partir de agora posso estabelecer metas mais precisas e ser mais exigente. Em 2011,  alguns médicos condenaram minha carreira (por sorte eu tive outros que acreditaram até o fim que eu jogaria novamente!) e só o fato de eu ter voltado a jogar profissionalmente foi a maior vitoria. Ouro no Pan foi só a cereja no bolo, assim como o titulo brasileiro. Eu agradeço  a todos os médicos, fisioterapeutas, meu clube, CBTM, parceiros de treino e família pela confiança depositada. Acho que nessas circunstâncias eu me sai bem, ajudando meu clube na Liga francesa e tendo boas participações nos torneios que  disputei.


2- Depois do titulo por equipes no Pan, a desclassificação de todos os mesa tenistas brasileiros, antes das semifinais no individual, chegou a ser um surpresa?

Sim, foi uma surpresa já que nos tínhamos nível pra chegar nas medalhas como nos Pans anteriores. Deixamos bastante energia na competição por equipes e falando pela minha pela minha participação, tenho que dar o mérito ao meu adversário ( Marcos Madrid do México) que jogou bem nesse dia, estava num momento bom. Eu demorei a achar soluções no jogo. Não saquei nem recebi muito bem esse dia. Coisa que acontece, embora eu não tenha tantas recordações de ter feito muitos jogos assim.

3- Como você avalia o atual nível técnico do tênis de mesa nas Américas. Será mais difícil agora, conseguir classificação olímpica?

 O nível das Américas vem crescendo. Há uma mudança de gerações e jogadores novos, com melhor acesso a bons treinos, informações e intercâmbio estão surgindo. Normal que com o tempo seja sempre mais difícil classificar, seria falta de inteligência esperar o contrario. Também o fato de estarmos sempre nos enfrentando ajude a equilibrar o nível. Hoje em dia vários desses adversários no Pré-Olímpico treinam pela Europa.  Mas nós brasileiros também temos boas condições de treino e chegaremos com chances reais de classificação.

4- Tecnicamente, qual sua maior deficiência e que precisa ser melhorada, visando uma boa participação em Londres 2012.

Na verdade eu tenho que primeiro ter total confiança na minha capacidade física, o que eu consegui nesse fim de ano, pra pensar na parte técnica. Acho que no geral, tenho que continuar trazendo coisas novas pro meu jogo pra ter mais soluções contra qualquer adversário e ao mesmo tempo fazer melhor o que eu já faço bem.

5- Você está há um bom tempo jogando na Europa. Qual a sua idade, tem saudades do Brasil e até quando pretende jogar tênis de mesa?

 Estou com 30 anos, jogo na Europa desde os 18 anos, quando  fui para a Suécia em 1999. Morro de saudades do Brasil mas dentro da filosofia de trabalho que eu acredito, enquanto eu for jogador eu fico aqui. Acho que a exigência das competições, dos treinos que tenho aqui eu não conseguiria no Brasil. Hoje até que daria pra conciliar pois nossa Confederação tem melhores condições, os jogadores vem pra Europa com maior frequência com as despesas pagas. Quando eu era mais novo, morar na Europa era o único jeito de ter intercâmbio.

6-Qual o maior prazer e o que mais cansa, na vida de atleta?

No geral tudo é prazeroso. O parte que me cansa, ou pelo menos já me cansou mais, era ter que viajar em péssimas condições, principalmente logo que eu cheguei aqui, quando pagava do bolso pra ir aos torneios. Acabava tendo que ficar nos piores hotéis, albergues ou dividindo quarto duplo com 6 pessoas pra aliviar nos custos, comendo mal. Hoje, isso passou. Então no geral, o que me incomodou mais ultimamente foi lutar com as lesões, jogar com dor.

7- Conte como é o dia de um mesa-tenista em um clube da Europa. Quantas horas de treino na mesa, quanto tempo de treino físico e como o público europeu acompanha o esporte?

 No momento as coisas estão diferentes pra mim nesse período pós lesão. Agora tenho treinado 1 período na mesa, só parte técnica e uma período parte física. Mas no geral são dois períodos de mesa, das 9h30 às 12hrs e à tarde de 16h30 até a hora que acabar, geralmente as 20h, 20h30. Entre essas duas sessões os jogadores fazem parte física ou algum treino extra que acharem necessário. O publico aqui acompanha muito mais do que no Brasil. Nos jogos do meu clube chegamos a ter 500 pessoas assistindo e em alguns anos anteriores, na Liga dos Campeões, a sala tinha 1.500 pessoas.

domingo, 15 de janeiro de 2012

JUDÔ- MAYRA E RAFAEL CONQUISTAM OURO NO MASTERS





A temporada 2012 para o judô brasileiro começou dourada. No Masters do Casaquistão, que reunia os melhores ranqueados, com excessão daqueles que decidiram se poupar, o Brasil brilhou com 6 medalhas: 2 ouros e 4 bronzes. O Masters só perde em importância para a Olimpíada e o mundial. 


Mayra Aguiar foi simplesmente ARRASADORA: 4 lutas, 4 ippons e menos de 3 minutos no tatame. Mayra começou vencendo a japonesa Okamura (16º do ranking) em 48s; depois passou por  Zhang da China  (18º), em sua luta mais longa, com 1min15s; a semifinal foi contra Velensek  da Eslováquia (14º) em impressionantes 9sesgundos. A final foi  diante da campeã olímpica de 2008, Xiuli Yang (CHN, 6º) e Mayra venceu em 32s.

Rafael Silva também foi brilhante e praticamente assegurou vaga olímpica, deixando Daniel Hernandes distante no ranking. Rafael venceu  Shynkeyev  do Casaquistão (, 35º- convocado por ser do país anfitrião), depois o vice-lider do ranking, o alemão Andreas Tolzer e na final o japonês Daiki Kamikawa (19º do ranking ).


Na categoria 90kg, a disputa pela vaga olímpica continua. Tiago Camilo e Hugo Pessanha chegaram a semifinal e foram bronze. Tiago é o 4º do ranking e Hugo o 10º. Dois torneios Grand Slam em fevereiro definirão o convocado. Os outros bronzes do Brasil foram conquistados no sábado por Sarah Menezes e Rafaela Silva. Ambas, perderam para japonesas nas semifinais.

TRIATLO- BRASILEIROS SOMAM PONTOS NO PAN DA ARGENTINA

No Pan de triatlo da Argentina, valendo importantes pontos para o ranking mundial, Fabio Carvalho foi o melhor brasileiro em 6º. Diego Sclebin foi 7º. O campeão foi Tyler Butterfield de Bermudas. No feminino, vitória da canadense Kathy Tremblay. A melhor brasileira foi Pamella Oliveira em 9º. 



GINÁSTICA ARTÍSTICA e TRAMPOLIM- RESUMO DO PRÉ-OLÍMPICO
Fim do primeiro grande evento de 2012, o Pré-Olímpico de ginástica artística e trampolim. Giovanna Matheus ficou apenas em 13º no trampolim e não será desta vez que o Brasil terá representante em Olimpíada. Na artística, classificamos a equipe feminina e mais um atleta no masculino, que deverá ser Sergio Sasaki. Antes, já tinham vaga Arthur Zanetti e Diego Hypólito.  O Brasil faturou 2 ouros com Zanetti nas argolas e Jade Barbosa no salto, além de um bronze com Daiane dos Santos no solo.


RESULTADO DAS ENQUENTES?

Quais as 3 piores derrotas do esporte olímpico brasileiro em 2011?
63% a péssima campanha da ginástica artística feminina no mundial


31% a derrota do basquete feminino para Porto Rico no Pan
26% a derrota do futebol feminino para os EUA no mundial
21% Thiago Pereira sem conquistar medalha no mundial
21% a derrota de Robson Conceição no tapetão, no mundial de boxe
------------------------
Quais as 5 conquistas mais importantes do esporte olímpico brasileiro em 2011?


86%- o título mundial de Fabiana Murer no salto com vara
54%- o título mundial de Everton Lopes no boxe
54%- a classificação olímpica do basquete masculino
50%- o bi mundial de Cesar Cielo
40%- o título mundial de Robert Scheidt e Bruno Prada na classe Star da vela
36%- a campanha do handebol feminino no mundial
36%- o inédito ouro de Fernando Saraiva no Pan, levantamento de peso

sábado, 14 de janeiro de 2012

CLASSIFICAÇÃO PARA LONDRES 2012- parte 5


Hoje escrevo sobre a situação de mais 5 esportes visando a classificação para Londres 2012: saltos ornamentais, taekwondo, tênis, tênis de mesa e tiro
----------------------


SALTOS ORNAMENTAIS




O mundial 2011 classificava os finalistas, mas nem nosso melhor saltador, Cesar Castro, conseguiu a vaga. De 20 a 26 de fevereiro em Londres, acontece o Pré-Olímpico. Serão 18 vagas em cada uma das provas individuais: trampolim e plataforma masculina e feminina. Cesar Castro no trampolim é praticamente certo na Olimpíada. Hugo Parisi ( foto) na plataforma, tem boas chances também. Em 2008 os 2 se classificaram, além de Cassius Duran e Juliana Veloso.
Chances em Londres- Cesar Castro tem condições de chegar a uma final olímpica.


---------------------------
TAEKWONDO


O esporte já tem os classificados definidos após o Pré-Olímpico mundial e o Pré-Olímpico das Américas. O Brasil terá só 2 atletas: Diogo Silva e Natalia Falavignia, que foi bronze em Pequim 2008. Marcio Wenceslau, prejudicado no Pré-Olímpico por um erro de arbitragem espera receber um convite, mas é difícil.


Chances em Londres- Sem problemas físicos, Natalia ( foto) pode repetir a medalha de 4 anos. Diogo também tem condições de medalhar, como mostrou no Pré-Olímpico
------------------------------
TÊNIS



A classificação dos tenistas para a Olimpíada é pelo ranking mundial. Os 56 melhores garantem vaga, com limite de 4 por país. Assim, podemos dizer que Thomas Bellucci ( foto) , hoje número 38,  tem vaga praticamente assegurada. Com o fim da dupla Marcelo Melo e Bruno Soares, as chances do Brasil participar nessa categoria, diminuiram. No feminino, não temos chances de classificação


Chances em Londres- Com o interesse dos grandes tenistas em participar, as chances de medalha para o Brasil são nulas
-----------------------------------------------
TÊNIS DE MESA




O Pan de Guadalajara dava vaga aos campeões dos torneios individuais masculino e feminino, mas o Brasil não foi bem. De 4 a 6 de março teremos o Pré-Olímpico Latino Americano no Rio de Janeiro. Estarão em disputa mais 5 vagas para o torneio olímpico individual. Todos os nossos principais mesa-tenistas tem chances: Hugo Hoyama ( foto), Cazuo Yamamoto, Thiago Monteiro, Gustavo Tsubói, Ligia Silva, Jéssica Yamada e Carolina Kumahara. Já por equipes, o Brasil tem totais possibilidades  de classificar no masculino. No feminino a situação é  mais complicada




CHANCES EM LONDRES- A maior esperança de boa campanha fica com a equipe masculina. Chegar entre os 8 melhores países seria excelente.
---------------------------------
TIRO




A modalidade já tem os atiradores definidos para Londres 2012. O Brasil levará 2 atletas: Ana Ferrão ( pistola tiro rápido) e Filipe Fuzaro ( fossa double). Durante o ano de 2011 os brasileiros participaram de diveras etapas da Copa do Mundo e também do Pan de Guadalajara buscando mais vagas, mas não foi possível. As vagas de Filipe e Ana vieram ainda em 2010.


Chances em Londres- Ficar entre os 15 melhores já será um grande resultado para o tiro brasileiro, esporte que nos deu nosso primeiro ouro olímpico.


sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

GIOVANNA MATHEUS TENTA VAGA OLÍMPICA NESTA SEXTA



Depois da classificação da equipe feminina e de Sergio Sasaki no masculino, nesta sexta é a vez de Giovanna Matheus tentar uma vaga no trampolim. São apenas 5 vagas para 17 atletas e a missão da brasileira é complicada

GINÁSTICA ARTÍSTICA- DOIS OUROS APÓS AS VAGAS.
Jade Barbosa e Arthur Zanetti confirmaram o favoritismo e conquistaram ouros nas finais por aparelho do Pré-Olímpico de Londres. Jade foi ouro no salto sobre o cavalo e Zanetti nas argolas. Daniele Hypólitom no salto, terminou em 4º lugar. Apesar do Pré-Olímpico não contar com chinesas, americanas, japonesas e russas, já classificadas no mundial, a competição mostrou que Zanetti e Jade podem chegar a uma final olímpica. Nesta sexta, Daniele e Daiane dos Santos disputam a final do solo.

JUDÔ- MASTERS DO CASAQUISTÃO

A temporada 2012 começa oficialmente na madrugada de sexta para sábado para o judô brasileiro.  O  Masters do Cazaquistão, que reúne apenas os 16 judocas mais bem colocados no ranking mundial em cada uma das 14 categorias olímpicas, contará com a participação de 14 brasileiros em 12 pesos: Felipe Kitadai (foto, 60kg/16º colocado no ranking), Leandro Cunha (66kg/7º), Bruno Mendonça(73kg/14º), Tiago Camilo (90kg/4º), Hugo Pessanha (90kg/10º), Luciano Correa (100kg, 17o), Rafael Silva (+100kg/6º), Daniel Hernandes (+100kg/10º), Sarah Menezes (48kg/3ª), Erika Miranda (52kg/6ª), Rafaela Silva (57kg/7ª), Mariana Silva (63kg/16ª), Mayra Aguiar (78kg/4ª), Maria Suelen Altheman (+78kg/10ª). O meio-pesado Luciano Correa  foi convocado graça à desistência de Tagir Khaibulaev (RUS), quinto do ranking, enquanto Leandro Gulheiro, vice-lider nos meio-médios, não compete já que, matematicamente, os pontos em disputam não influenciarão na definição de sua vaga para os Jogos Olímpicos. Maria Portela, em 22o lugar, não conquistou a vaga. No sábado competem os pesos 48kg, 52kg, 57kg, 63kg e, no masculino, 60kg, 66kg e 73kg.

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

GINÁSTICA ARTÍSTICA: MENINAS CONQUISTAM VAGA OLÍMPICA POR EQUIPES


Com uma apresentação bem melhor que a do mundial 2011, a seleção brasileira feminina obteve o 4º lugar no Pré-Olímpico e garantiu a última vaga para Londres 2012. As outras classificadas foram Itália, França e Canadá. As brasileiras ficaram a frente de espanholas e holandesas, para quem havíamos perdido no mundial. O grande destaque individual foi Daniele Hypólito, bem nos 4 aparelhos e que terminou como a 8º melhor classificada. Bruna Leal também foi destaque em  27º. Jade Barbosa 28º, Daiane 75º, Adrian Nunes 77º e Ethiene Franco 92º. Jade foi fundamental com a melhor nota entre todas as participantes no salto sobre o cavalo. Daiane dos Santos ajudou com o seu 6º lugar no solo, que a classificou para a final do aparelho. Lembrando que para a Olimpíada serão convocadas 5 atletas. Daniele, Jade, Bruna Leal, Daiane e uma dúvida para a última vaga.


Os homens não foram bem e terminarem em 6º lugar na disputa por equipes, a frente apenas de Porto Rico e Bielorrússia. Os 4 últimos países classificados para Londres foram: Grã-Bretanha, França, Espanha  e Itália. O desempenho dos nossos atletas foi o seguinte: Sergio Sasaki o melhor, em 9º, depois Petrix Barbosa em 38º, Perícles da Silva em 40º, Arthur Nory em 78º, Francisco Barreto em 81º e Arthur Zanetti em 89º. Com o nono lugar no geral, Sergio Sasaki ( foto)  garantiu vaga olímpica no individual. Arthur Zanetti que já tem vaga olímpica se classificou como o melhor das argolas. Diego Hypólito que não competiu por contusão, tem vaga olímpica para a prova de solo. 

O Brasil também compete por uma vaga individual na ginástica trampolim. Giovanna Matehus se apresenta na  sexta-feira tentando uma das 5 vagas em disputa contra 17 adversárias. A disputa é mais complicada.

domingo, 8 de janeiro de 2012

CLASSIFICAÇÃO DO ESPORTE OLÍMPICO BRASILEIRO PARA LONDRES 2012- parte 4



Chegou a vez de acompanhar como está a situação da natação, maratona aquática, nado sincronizado, pentatlo, polo-aquático e remo para Londres 2012

Antes, o resultado da enquete: 


Quais os 6 melhores atletas olímpicos do Brasil no ano de 2011?
Fabiana Murer 72%, Robert Scheidt 60%, Emanuel 57%,  Cesar Cielo e  Larissa 48%, Juliana 45%, Chana, Diego Hypólito e Bruno Prada 36%,  Leandro Guilheiro 33%.

Comentário: O título mundial inédito do Everton Lopes do boxe foi tão mal divulgado que pouca gente votou nele entre os 6 melhores do ano. Para mim, só perdeu para o título da Fabiana Murer. Coisas de um país que será sede olímpica
-----------------------------------------------

 NATAÇÃO


Atletas classificados até agora: Daynara de Paula ( 100 borboleta), Graciele Hermann ( 50 livres), Joana Maranhão ( foto,  400 medley), Cesar Cielo ( 50 e 100 livres), Bruno Fratus ( 50 livres), Nicolas Oliveira ( 100 livres), Felipe França ( 100 peito), João Gomes Junior ( 100 peito),  Henrique Barbosa ( 200 peito), Kaio Marcio ( 100 borboleta e 200 borboleta), Leonardo de Deus ( 200 borboleta e 200 costas), Thiago Pereira ( 200 e 400 medley) e  Henrique Rodrigues ( 200 medley). O Brasil também está classificado nos 4x100 medley.

Em cada prova olímpica, o máximo de participantes por país possível é de 2 atletas. Assim, os que já tem índice, podem perder a vaga se tiverem os tempos superados.

Quem não fez índice terá 3 competições para tentar: o sul-americano de 11 a 25 de março em Belém, o Maria Lenk de 30 de abril a 6 de maio no Rio de Janeiro  e a tentativa olímpica, na sequência do Maria Lenk. Nesta, somente para provas em que 2 atletas não tiverem índice.

Chances de medalha em Londres- Chances reais mesmo só com Cielo nos 50 e 100 livres. Felipe França nos 100 peito, Thiago Pereira nos 200 medley, Bruno Fratus nos 50 livres  e o revezamento 4 x 100 masculino, podem ser surpresas.
---------------------------------------

NADO SINCRONIZADO
              

No  conjunto, o Brasil já não tem mais chances de ir a Londres. Já o dueto irá participar de um Pré-Olímpico mundial de 18 a 24 de abril na Rússia. Como são 24 vagas para a Olimpíada é praticamente certa a classificação de Lara Teixeira e Nayara Figueira.

Chances de medalha- melhorar o 13º lugar da Olimpíada de Pequim 2008, será um ótimo resultado
 ----------------------------------------------------------
MARATONA AQUÁTICA


No feminino, o Brasil será representado por Poliana Okimoto ( foto) , que se classificou com o 6ª lugar no mundial. No masculino, não obtivemos vaga no mundial, mas haverá uma repescagem em junho em Portugal.

Chances de medalha- Poliana Okimoto está entre as melhores do mundo e num bom dia, pode conquistar medalha.
---------------------------
POLO AQUÁTICO



O Pan de Guadalajara dava ao campeão, vaga olímpica tanto no masculino como no feminino. Mas superar EUA e Canadá é muito complicado. O Brasil terminou com o bronze. Assim, tentaremos a vaga nos também duríssimos Pré-Olímpicos mundiais que começam dia 7 de abril. São 12 seleções para apenas 3 vagas. O masculino será no Canadá e o feminino na Itália.
-------------------------
PENTATLO


 
Classificada para Londres: Yane Marques obteve vaga com a prata no Pan de Guadalajara e irá para sua 2º Olimpíada.

Outras 7 vagas serão definidas pelo ranking mundial e 3 pelo mundial que acontece em maio em Roma. A brasileira mais próxima da classificação é Priscilla Oliveira, 33º do ranking. No masculino a situação é mais complicada. Luis Magno é apenas o 40º.

Chances de medalha- a expectativa é que Yane repita o resultado dos últimos 2 mundiais e termine entre as 8 melhores do mundo. Para isso, basta melhorar seu desempenho no evento final do pentatlo, o combinado corrida e tiro.
-------------------------------------------------

REMO

   
Até agora, o Brasil não tem atleta classificado no remo. Fabiana Beltrame foi campeã mundial em uma prova que não existe na Olimpíada, o skiff leve. Assim, tentará vaga para sua 3º Olimpíada no skiff duplo. A companheira será Luana Bartholou ou Camila de Carvalho. Serão 3 vagas em disputa no Pré-Olímpico Latino-Americano, que acontece de 22 a 25 de março na Argentina. No skiff simples também temos chances com Anderson Nocetti. No feminino competirá Kyssia Cataldo.  No skiff duplo masculino o Brasil terá 2 dos seguintes nomes: Thiago Almeida, Diego Nazareno e Emanuel Dantas.

Chances em Londres- classificar alguém para participar já será um ótimo resultado. Um esporte que já teve tradição e há mais de uma década vive fase terrível.

sábado, 7 de janeiro de 2012

CLASSIFICAÇÃO DO ESPORTE OLÍMPICO BRASILEIRO PARA LONDRES 2012- parte 3



Hoje é a vez de saber como está a situação do hipismo, hóquei na grama, judô, levantamento de peso e luta para Londres 2012

--------------------------------

HIPISMO


Classificados até o momento: 10 atletas.

Saltos- O Brasil levará equipe completa, com 4 titulares e um reserva. A vaga foi a primeira a ser obtida pela delegação brasileira, ainda em 2010, durante o mundial dos EUA. Os cavaleiros ainda não foram definidos, mas com certeza Rodrigo Pessoa, Doda Miranda e  Bernardo Resende estarão na Olimpíada. Cesar Almeida e Karina Johannpeter devem completar a equipe

CCE- A vaga veio graças ao bronze no Pan de Guadalajara e o Brasil também levará equipe completa com 4 titulares e um reserva. Os escolhidos devem ser Marcelo Tosi, Márcio Jorge,  Ruy Fonseca, Jesper Martindal e Serguei Foffanov

Adestramento-  o Brasil está fora por equipes. Poderá conseguir alguma vaga no individual após o fechamento do ranking mundial. Hoje, Luiza Almeida estaria classificada.

Chances de medalha- Nos saltos, a competição é sempre imprevisível e temos chances de medalhas tanto por equipes como com Doda Miranda, Bernardo Alves e Rodrigo Pessoa.
---------------------------------------------------------------
HÓQUEI NA GRAMA



De todas as modalidades olímpicas continua sendo a menos desenvolvida no Brasil. Nem para o Pan de Guadalajara conseguimos classificação no masculino e feminino. Sem chances de ir a Londres, o objetivo é continuar reunindo adeptos para tentar formar uma seleção que consiga participar da Olimpíada de 2016.
--------------------------
 
JUDÔ

A classificação para a Olimpíada no judô levará em consideração o ranking mundial a ser fechado em 30 de abril de 2012. Se fosse hoje, o Brasil estaria classificado em todas as categorias. Os nomes seriam os seguintes: Felipe Kitadai, Leandro Cunha, Bruno Mendonça, Leandro Guilheiro, Tiago Camilo, Luciano Correa e Rafael Silva no masculino. Sarah Menezes, Érica Miranda, Rafaela Silva, Mariana Silva, Maria Portela, Mayra Aguiar e Maria Suelen

Chances de medalha: o esporte tem tudo para ser o que mais dará medalhas ao Brasil em Londres. Temos chances reais com pelo menos 7 judocas: Leandro Cunha, Leandro Guilheiro, Tiago Camilo, Sarah Menezes, Érika Miranda, Rafaela Silva e Mayra Aguiar.
--------------------------------------------

LEVANTAMENTO DE PESO


 
Até o momento o Brasil não tem nenhum atleta classificado para Londres 2012. Haverá um pré-olímpico continental na Guatemala, de 11 a 19 de maio. Se o Brasil ficar entre os 6 melhores ( vale para o masculino e feminino) poderá levar um atleta para a Olimpíada. As chances são reais pois muitos países já obtiveram vagas no mundial. No caso, os nossos representantes seriam o campeão do Pan de Guadalajara, Fernando Saraiva e a melhor brasileira no mundial, Jaqueline Ferreira ( foto).

Chances de medalha- participar já será um resultado aceitável
------------------------------------
LUTA

 

No mês de março, de 20 a 25,  haverá o Pré-Olímpico das Américas  em Orlando, com duas vagas em jogo em cada categoria de peso ( luta masculina, luta feminina e greco-romana masculina). Quem já garantiu vaga no mundial não participa o que facilita para nossos atletas. Depois, ainda haverão torneios de repescagem mundial em maio.

Chances de medalha olímpica- não temos chances, mas acredito que Aline Ferreira e Joice Silva ( foto) consigam se classificar para Londres 2012.



quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

CLASSIFICAÇÃO DO ESPORTE OLÍMPICO BRASILEIRO PARA LONDRES 2012- parte 2



Hoje é a vez de saber como está a situação do ciclismo, esgrima, futebol, ginástica e handebol do Brasil, para Londres 2012
---------------------------------------

 CICLISMO

 

São 4 modalidades em disputa na Olimpíada:  pista, estrada, BMX e mountain bike

O Brasil só tem até agora, 3 atletas garantidos para as provas de estrada. As vagas vieram por um ranking continental divulgado pela União Internacional de Ciclismo. As diversas voltas ciclísticas realizadas no Brasil ajudaram o país nesse ranking. Os nomes ainda não estão definidos. Gregory Panizo ( vencedor do Pan de estrada na Colômbia), Murilo Fisher ( principal ciclista brasileiro em provas internacionais) e Rafael Andriato são os favoritos. No feminino, o Brasil não deve ter representantes no ciclismo estrada.

BMX- O Brasil encerrou o ano em 13º no ranking mundial masculino, sendo que os 11 melhores terão direito a vaga olímpica. Até o fim de maio, os brasileiros disputarão 8 provas, tentando subir no ranking. Renato Rezende é o principal nome candidato a uma futura vaga. No feminino, vaga bem mais complicada

Mountain bike- Classificação olímpica também por ranking. No masculino terminamos em 25º no ranking 2011 , sendo que os 24 melhores garantem vaga. Rubens Donizete deverá ser o representante em Londres, caso o Brasil consiga melhorar. No feminino, Brasil quase fora

Pista- O mundial valia muitos pontos no ranking mundial e... o Brasil não participou. Assim, não deveremos ter representantes em Londres. No Pan de Guadalajara o único bom resultado veio com Sumaia Ribeiro, 4º no keirin

Chances de medalha olímpica: nenhuma. Em 2008 levamos 5 ciclistas. Fazer uma boa prova de pista, como Murilo Fisher em 2008 quando foi 20º, seria um ótimo resultado.
--------------------------------------------------------------

ESGRIMA



A classificação será pelo ranking mundial ou pelo Pré-Olímpico continental que será disputado em abril no Chile. O ranking será fechado em maio e dará vagas aos 2 melhores das Américas em cada categoria. Até o momento Renzo Agresta ( foto)  em 38º do ranking no sabre, é o mais próximo da vaga. No Pré-Olímpico, quem tem vaga pelo ranking não disputa, o que aumenta a chance dos brasileiros. Nesta competição serão distribuídas duas vagas para as provas de espada masculina e sabre feminino e uma vaga para as demais armas.

Chances em Londres- em 2008 o Brasil levou 2 atletas: Renzo Agresta e João Souza. Expectativa repetir a classificação, com  Renzo Agresta e uma mulher. Karina Lakerbai foi o destaque no último mundial, terminando em 30º
---------------------------------------------------

FUTEBOL


O Brasil já tem vaga garantida tanto no masculino como no feminino, graças a vitórias em torneios sul-americanos.

Disputarão o torneio masculino 16 equipes : Gabão, Marrocos, Egito, Brasil, Uruguai, Grã-Bretanha, Espanha, Suiça, Bielorrússia. Nos demais continentes, definição só em 2012. Serão mais 3 asiáticos, 2 da Concacaf e 1 da Oceania. O último classificado será de uma repescagem entre asiáticos contra Senegal. 

Torneio feminino, 12 equipes- Classificadas até agora 9 seleções: Grã-Bretanha, Camarões, África do Sul, Japão, Coréia do Norte, Brasil, França, Suécia e Colombia. Faltam duas vagas da Concacaf. Torneio será jogado entre 19 e 29 de janeiro. EUA e Canadá favoritos.  Falta definir também o representante da Oceânia.

Sorteio dos grupos da Olimpíada, dia 24 de abril em Wembley

--------------------------------
GINÁSTICA


Na ginástica ritmica, o Brasil não tem mais chances de participar da Olimpíada devido ao mal resultado no mundial 2011, 22 º lugar. Desde 1996 isso não ocorria

Na ginástica artística o Brasil tem 2 atletas classificados até agora: Diego Hypólito e Arthur Zaneti, que foram medalhistas no mundial 2011. Também terá direito a uma vaga no feminino. O nome não está definido, mas deverá ser Jade Barbosa.  Este mundial classificou os 8 melhores países tanto no masculino como no feminino, para levarem equipes completas. A partir da semana que vem teremos o Pré-Olímpico repescagem em Londres. Serão distribuídas 4 vagas no masculino e 4 no feminino para os países, ou seja, o Brasil tentará ir bem apra levar equipes completas. No mundial, o Brasil foi 13º no masculino e 14º no feminino, ou seja, precisa melhorar algumas posições para sonhar com a classificação. A equipe masculina terá o desfalque de Diego Hypólito e a volta de Victor Rosa. O feminino irá com o que há de melhor: Jade, Daniele, Daiane, etc

Na ginástica de trampolim, Giovanna Bastos foi 26º no mundial e poderá disputar o Pré-Olímpico repescagem que dará mais 5 vagas olímpicas. Mas as chances de classificação  são remotas.

Chances na Olimpíada- meu palpite é que a seleção feminina acabará conseguindo a classificação e a masculina, sem Hypólito não. Assim, teríamos na Olimpíada os 2 medalhistas do mundial. Acho que desta vez a inédita medalha não escapa, seja com Arthur Zaneti ou com Diego Hypólito
---------------------------------------------

HANDEBOL

A seleção feminina do Brasil garantiu vaga olímpica graças ao ouro no Pan de Guadalajara.

Das 12 seleções que disputarão a Olimpíada apenas 5 estão definidas: Grã-Bretanha, Noruega ( campeã mundial no Brasil), Suécia ( vice-européia), Coréia ( campeã asiática) e Brasil ( campeão do Pan). A sexta vaga será para o campeão africano ( provavelmente Angola). As outras 6 vagas serão distribuídas em 3 torneios Pré-Olímpicos na França, Espanha e Dinamarca, entre 25 e 27 de maio. As seleções européias deverão ficar com todas as vagas. 

Já a seleção masculina foi prata no Pan e terá que disputar um duríssimo Pré-Olímpico na Suécia de 4 a 6 de abril. Os adversários serão Hungria, Macedonia e Suéica.  Remotas chances de classificação. Suécia foi 4º e Hungria 7º no último mundial
--------------------------------



segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

CLASSIFICAÇÃO DO ESPORTE OLÍMPICO BRASILEIRO PARA LONDRES 2012- parte 1



Olá amigo leitor. Um espetacular 2012 a todos. Hoje começo a postar a situação de todas as modalidades esportivas do Brasil visando a Olimpíada de Londres. Quem já está classificado, quem vai disputar Pré-Olímpico e quem terá que esperar 2016
--------------------------------------------

ATLETISMO-

Classificados até o momento: 7 atletas: Fabiana Murer ( salto com vara), Maurren Maggi ( salto em distância), Bruno Lins ( 200 metros), Ana Claudia Silva ( 200 metros), Marilson Gomes ( maratona), Mauro Vinícius ( salto em distância) e Fabio Gomes ( salto com vara)

Quantos foram a Pequim 2008: 45 atletas

Critério para índices: quem ainda não fez os índices, terá até 1 de julho para conseguir. A expectativa é que entre 25 e 30 atletas façam os índices, principalmente nos meetings internacionais que serão realizados no Brasil no mês de maio. As marcas são referentes a média da 12ª posição dos últimos dois mundiais e da última Olimpíada. No caso da Maratona, os índices já estão valendo. Paulo Roberto de Almeida já fez a marca, na maratona de Amsterdã mas poderá ser superado por outros atletas.

Chances de medalha olímpica: Fabiana Murer e Maurren Maggi

Minha análise: nas últimas 3 Olimpíadas a CBAT levou uma quantidade excessiva de atletas para a Olimpíada. Boa parte sequer passou da 1º eliminatória. Espero que dessa vez, levem atletas com condições de pelo menos ficar entre os 16 melhores do mundo. Olimpíada não é lugar para ganhar experiência.
------------------------------------------

BADMINTON


O Brasil jamais conseguiu classificar um atleta de badminton para uma Olimpíada. Daniel Paiola está na luta. Ele é o número 83 do ranking, mas pelo critério de que cada pais só pode levar um número máximo de atletas, Daniel está há 2 posições de conseguir a vaga olímpica. China, Malásia e Indonésia, potências do esporte, não podem levar todos os atletas que estão a frente de Paiola. No total, 38 atletas disputarão a Olimpíada. O ranking mundial será fechado dia 29 de abril.  Paiola irá jogar vários torneios até lá, tentando a inédita vaga. Temos também chances remotas com a dupla Paiola e Hugo Arthuso, atualmente número 50 do ranking mundial.
------------------------------------------

BASQUETE

O Brasil terá novamente as duas seleções na Olimpíada, fato que não ocorria desde 1996. A masculina e feminina obtiveram classificação no Pré-Olímpico. Até agora estão classificadas as seguintes seleções:

Masculino- Espanha, França, Grã-Bretanha, EUA,  China, Brasil, Argentina, Austrália e Tunísia

Lutarão pelas 3 vagas restantes, na ordem de favoritos: Rússia, Lituania, Grecia, Porto Rico, República Dominicana, Macedônia, Angola, Venezuela, Nova Zelandia, Coréia, Nigéria e Jordania. Provavelmente as 3 seleções européias ficarão com as vagas.

Feminino- Estão classificadas: Brasil, Austrália, Angola, Grã-Bretanha, EUA, China e Rússia.

Lutarão pelas 5 vagas restantes na ordem de favoritos: República Tcheca, França, Japão, Croácia, Turquia, Coréia, Canadá, Argentina, Porto Rico, Nova Zelândia, Mali e Moçambique

Chances do Brasil em Londres: o torneio feminino promete ser de nível técnico bem inferior ao masculino, por isso acredito que o Brasil tenha chances de medalha, mesmo com a absurda demissão do técnico Enio Vecchi, que fez ótimo trabalho no Pré-Olímpico.  A masculina poderá ficar entre os 8 melhores.
-------------------------------------------------

BOXE

Classificados até o momento: 3 atletas- O campeão mundial Everton Lopes ( foto), Esquiva Falcão e Robson Conceição.

Outras vagas poderão vir no Pré-Olímpico que será realizado no Rio de Janeiro de 11 a 20 de maio. Serão 54 vagas em disputa. Chance para Myke Carvalho, Yamaguchi Falcão, Robenilson Vieira, dentre outros

Chances em Londres- O Brasil só tem uma medalha olímpica, o bronze conquistado em 1968 por Servilho de Oliveira. O tabu tem tudo para acabar em 2012. Everton Lopes e Robson Conceição ( eliminado injustamente do mundial) estão hoje dentre os melhores do mundo.
--------------------------------------------------------

CANOAGEM

Classificados até o momento: somente a dupla Ronilson Oliveira e Erlon Souza ( foto) na prova de C2 1000m. A vaga veio no Pan de Guadalajara

Quem tem chance: Na canoagem velocidade, Nivalter Santos está como primeiro reserva  no C1 200 metros e só terá chances de ir a Olimpíada se houver um remanejamento de vagas.

Na canoagem slalom teremos um Pré-Olímpico das Américas em abril, em Foz do Iguaçu. São quatro categorias olímpicas: c-1 e c2 masculino e k-1 masculino e feminino. Em 2008 levamos uma atleta. As maiores chances são com Ana Átila, no k1, já que os EUA já tem vaga garantida na prova.

Chances em Londres- Se Ronilson e Erlon chegarem a final olímpica, já será um resultado extraordinário