Busque no Blog - Esporte Olímpico Brasileiro

terça-feira, 28 de junho de 2011

ENTREVISTA DA SEMANA- PAMELLA OLIVEIRA- TRIATLO



A entrevistada desta semana é Pamella Oliveira, uma das melhores triatletas brasileiras, já classificada para o Pan de Guadalajara e com chances de chegar a Londres 2012. Hoje com 23 anos, Pamella começou a praticar o triatlo em 2007. Antes era nadadora. Ela respondeu a 5 PERGUNTAS


1- O triatlo brasileiro já esteve entre os melhores do mundo na década de 90. Hoje ocupa uma posição intermediária no cenário internacional. Porque, na sua opinião, tivemos essa queda?

Eu acredito que isso se deve muito ao crescimento de outros países que na década de 90 eram poucos desenvolvidos no esporte. O triatlo foi introduzido nos Jogos Olímpicos de 2000. Antes disso não havia preocupação com preparação para ganhar medalhas. A partir de Sydney, as grandes potência esportivas passaram a investir mais na busca de medalhas e talvez tenha faltado ao Brasil uma melhor política de renovação e preparação de atletas, como está sendo feita agora em Rio Maior.

2- Você é a número 3 do ranking nacional da Confederação. Quais as chances de classificação olímpica?
A classificação olímpica se dá no ranking olímpico em que sou a segunda brasileira, embora com muito pouca diferença da terceira atleta. Minhas últimas provas não foram bem sucedidas,mas as chances ainda não estão descartadas. Ainda tem mais uma temporada de provas  e espero me  recuperar.

3- Qual a sua prova preferida no triatlo e qual a melhor situação climática para competir?
Gostei muito do percurso da WCS Londres,onde será as Olímpiadas 2012. Natação num lago,o percurso de ciclismo é técnico mas totalmente plano e também uma corrida plana. E ainda tem o fator climático, que não é nem muito quente nem muito frio, ótimo pra competir.

4-Em qual prova do triatlo você precisa melhorar para sonhar com uma participação olímpica?

Melhorando a minha corrida, terei mais chances. Porém, triatlo são 3 modalidades realizadas juntas. A melhora tem que ser dentro da prova. Após nadar e pedalar forte, preciso começar a correr melhor e isso está acontecendo aos poucos.

5- O que te dá prazer e o que é mais cansativo na vida de atleta?
Adoro competir! Adoro melhorar marcas e resultados. Adoro a sensação de 'dar o melhor de si' mesmo que isso não signifique ganhar. O que eu acho mais cansativo na vida de atleta profissional é sempre estar preocupada com o futuro,com a renda, porque enquanto treinamos duro pra chegar onde queremos, não sobra tempo pra mais nada. Agradeço todo o apoio que eu tenho,que hoje me deixa tranquila pra treinar e competir. Mas esse tipo de preocupação cansa mais que os treinos. Ainda não conheço um atleta que receba aposentadoria por ter ganhado uma medalha para o seu país, por mais que ele tenha dedicado o maior tempo de sua vida para isso.

domingo, 26 de junho de 2011

JUDÔ- BRASIL TERMINA EM PRIMEIRO NA COPA DO MUNDO EM SP


Estive no ginásio do Ibirapuera neste domingo, acompanhando a etapa de São Paulo da Copa do Mundo. Gostei muito da organização. Incomum para os padrões brasileiros. O público que compareceu foi razoável, mas acostumado com o judô. O Brasil terminou em primeiro no quadro de medalhas, mas temos que lembrar que as 3 principais potências mundiais não participaram: Japão, Coréia do Sul e França. Mas tivemos judocas de 53 países, desde potências como Cuba, China e Mongólia, até outros modestos como El Salvador, Botsuwana, Bolívia, Barbados e Senegal. O Brasil ficou com 4 ouros, 4 pratas e 9 bronzes. Os ouros do Brasil vieram com Erica Miranda ( foto- até 53kg)  e  Rafaela Araújo ( até 57kg), dentre as mulheres. Elas já haviam ganho medalhas no Grand Slam do Rio. Dentre os homens, ouros surpreendentes: Rafael Silva ( acima de 100kg) e Luis Revite ( até 66kg). Rafael, promete uma briga interessante pela vaga olímpica na categoria contra Daniel Hernandes ( que foi vice em SP) e João Gabriel ( ouro no RJ).

FUTEBOL FEMININO- COMEÇO DE MUNDIAL
A seleção brasileira só estréia quarta-feira no mundial feminino da Alemanha contra a Austrália. A competição começou neste domingo com a vitória da favorita Alemanha pro 2 a 1 sobre o perigoso Canadá. No outro jogo do grupo França 1 x 0 Nigéria. Para o Brasil, vencer a Austrália é fundamental, já que o segundo jogo promete ser o mais complicado contra a Noruega. Um empate  contra as australianas poderá complicar toda a campanha. O último jogo é contra a fraca seleção de Guiné Equatorial.

NATAÇÃO- CESAR CIELO VENCE NA FRANÇA
Com a proximidade do mundial da China, Cesar Cielo parece que está pronto para brilhar mais uma vez. Neste final de semana ele venceu as provas de 50 e 100 metros no Aberto de Paris, preparatório para o mundial, fazendo seus melhores tempos no ano. No total de PROVAS OLÍMPICAS, o Brasil ficou com 3 OUROS- os 2 de Cielo e mais Daynara de Paula nos 100 borboleta; 3 PRATAS- Leonardo de Deus nos 200 borboleta, Joana Maranhão nos 200 medley e Henrique Rodrigues nos 200 medley;  3 BRONZES- Henrique Martins nos 100 borboleta,  Joana Maranhão nos 200 borboleta e Leonardo de Deus nos 200 costas.

VÔLEI- NOVA DERROTA PARA OS EUA
Nos dois jogos deste final de semana contra os EUA, em solo americano uma vitória e uma derrota, ambas por 3 sets a 1. Se no primeiro jogo todo o time funcionou, no segundo alguns jogadores deixaram a desejar, principalmente Rodrigão e Téo. Na minha opinião, Sidão deveria ser titular no meio de rede com o Lucão. Quarta e quinta-feira o Brasil volta a jogar, desta vez contra Polonia, novamente fora de casa. O Brasil precisa vencer pelo menos 2 sets para se garantir na fase final. Rússia, Argentina e Itália já estão garantidos.

BASQUETE- SELEÇÃO FEMININA É VICE EM SHANXI
Mesmo vencendo apenas o jogo contra a Nova Zelandia, e perdendo para Austrália e China, a seleção feminina terminou em segundo lugar no torneio de Shanxi, na China. O torneio serviu de preparação para o Pré-Olímpico. Os destaques brasileiros no torneio foram a ala Palmira e a pivô Clarissa

RESULTADO DA ENQUETE
De 0 a 10 que nota você dá para a cobertura da imprensa esportiva em relação aos esportes olímpicos no Brasil
A média foi 5,1

HIPISMO- DODA SOBE PARA 3˚ NO RANKING DO GLOBAL CHAMPIONS TOUR
Encerrada mais uma etapa do Global Champions Tour, desta vez em Monte Carlo.  Doda Miranda teve um bom desempenho, vencendo uma prova e  chegando em segundo em outra. Doda soma agora 120 pontos. Rodrigo Pessoa é 16˚ no ranking.

CICLISMO- BRASILEIRO DE ESTRADA
Murilo Fischer e Tatiana Cristina venceram as provas masculina e feminina do campeonato brasileiro de ciclismo estrada, disputado em Boituva, SP.

quinta-feira, 23 de junho de 2011

HIPISMO- DODA FATURA PROVA do GLOBAL CHAMPIONS EM MONTE CARLO



Na abertura  da quinta etapa do Global Champions Tour, a F-1 do hipismo,em Monte Carlo. Doda Miranda foi o campeão na principal prova de dessa quinta-feira e o campeão olímpico Rodrigo Pessoa chegou em segundo. Doda Miranda montando AD Ashleigh Drossel Dan  conquistaram a vitória com o tempo de 35s76 sem faltas. No sábado havará a disputa do Grande Prêmio Príncipe Albert II de Mônaco. Doda Miranda, que liderou o ranking até o início da quarta etapa em Cannes, ocupa a quarta posição com 117 pontos, e vai com tudo para tentar retomar a ponta, que pertence ao alemão Ludger Beerbaum, com 128,5 pontos. 



JUDÔ- ETAPA DA COPA DO MUNDO EM SÃO PAULO
Neste fim de semana no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo, acontece a etapa paulista da Copa do Mundo. O evento faz parte do circuito mundial e conta pontos para o ranking olímpico. Na Copa do Mundo de São Paulo, a medalha de ouro vale 100 pontos. No Grand Slam do Rio teve pontuação maior. Mesmo assim, 44 países e mais de 300 atletas estarão no evento. Por ser o país sede, o Brasil pode inscrever até 4 atletas em cada categoria. 

RESULTADO DA ENQUETE
Em que posição a seleção de futebol feminino ficará no mundial que começa domingo
73% campeã, 10% terceiro, 10% cai nas quartas, 7 % vice


VÔLEI- REVANCHE CONTRA OS AMERICANOS
A seleção brasileira masculina terá seus 2 jogos mais difíceis na primeira fase da Liga Mundial nesta sexta e sábado, contra os EUA, em Tulsa. Os americanos venceram um dos jogos realizados há 15 dias em Belo Horizonte e nos últimos tempos tem sido a única seleção que consegue parar a brasileira. Bernardinho aposta numa equipe mais experiente para conseguir as duas vitórias que garantiriam a vaga antecipada para as finais da Liga Mundial.

FUTEBOL- COPA DO MUNDO FEMININA
Começa domingo na Alemanha a 6˚ edição da Copa do Mundo de futebol para mulheres. O Brasil, vice-campeão em 2007 buscará o inédito título, liderado pela 5 vezes melhor do mundo Marta. O Brasil só estréia quarta-feira contra a Autrália, uma equipe que já vencemos em outras oportunidades, mas que vem evoluindo nos últimos anos. O segundo jogo do Brasil será contra a Noruega, seleção tradicional que venceu o primeiro mundial em 1995. O último jogo da primeira fase será o mais fácil, contra a Guine Equatorial. O Brasil precisa terminar entre os 2 melhores do grupo. Acho que o Brasil tem time para chegar as semifinais, mas não aponto como favorito. EUA e Alemanha tem ótimas seleções. Canadá, Coréia do Norte, Japão e Suécia também tem bons times. O objetivo da seleção deve ser manter-se entre os 4 primeiros.


TIRO- SEM VAGAS NA ALEMANHA
Julio de Almeida e Stenio Yamamoto chegaram próximos na etapa da Alemanha da Copa do Mundo, mas ainda não obtiveram classificação olímpica. Ana Luisa Ferrão e Filipe Fuzaro continuam sendo os únicos classificados. Alias, Ana foi muito mal na etapa da Alemanha. As últimas possibilidades de classificação serão em competições continentais.




JUDÔ- RANKING OLÍMPICO ATUALIZADO
A Federação Internacional de Judô atualizou o ranking olímpico e mundial que definirá os classificados para os Jogos de Londres 2012,  após a realização do Grand Slam do Rio de Janeiro. O peso pesado João Gabriel Schlittler, campeão da etapa carioca do Circuito Mundial, deu um salto da 101 colocação para o 25º lugar. Segundo o critério da Federação Internacional de Judô, garantem vaga nas Olimpíadas de Londres 2012 os 22 atletas mais bem colocado no ranking no masculino e as 14 mulheres mais bem colocadas no feminino. O Brasil atualmente está classificado em todas as categorias. Leandro Cunha é 7º lugar, Leandro Guilheiro 2º lugar, Tiago Camilo 7º lugar, Hugo Pessanha 9º lugar, Sarah Menezes 4º lugar, Erika Miranda 5º lugar , Rafaela Silva 9º lugar e Mayra Aguiar  5º lugar. 


terça-feira, 21 de junho de 2011

ENTREVISTA DA SEMANA- FILIPE FUZARO- Tiro esportivo



A entrevista da semana é com um dos poucos atletas que já tem vaga garantida em Londres: FILIPE FUZARO, do tiro esportivo. Ele obteve a vaga no Pré-Olimpico disputado no final de 2010 no Rio de Janeiro. Aos 28 anos, ele obteve a vaga na fossa duble.

1- Você participou de algumas etapas da Copa do Mundo este ano. Faça uma analise da sua atuação e a importandia dessas competições?

Este ano participei das etapas no Chile e na Australia. No Chile comecei bem, empatado em 1º lugar com mais 4 atiradores e terminei mal, acho que em 35º lugar. Nesta etapa percebi que tenho chances reais de competir de igual para igual com os melhores do mundo, só preciso me preparar mais. Na Australia atirei mal, não consegui me adaptar bem ao campo de tiro, tivemos pouco tempo de treino lá.

2- Você já está classificado para Londres 2012 com mais de um ano de antecedência. No que isso é bom e no que é ruim?

Ter conseguido a vaga com antecedência só tem a ajudar, pois com isso estou conseguindo me preparar mais e melhor. Nas modalidades de tiro esportivo o mais importante é controle emocional e treinamento.

3- Qual é o resultado que você espera alcançar na Olimpíada que o deixaria satisfeito?

Sempre que entro em uma competição espero ganhar, mesmo sabendo que tem atiradores mais bem preparados que eu. Em Londres não vai ser diferente, mas se ao menos conseguir subir ao pódio já estou satisfeito.

4- Como começou a praticar a modalidade? Quem o apoia?

Comecei esta modalidade com mais seriedade em 2004, antes eu só praticava por hobby aos finais de semana. Meu pai sempre foi meu grande apoiador, inclusive comecei a atirar porque ele já era atirador. Toda minha família e amigos me apoiam e isso é um grande estimulo.

5- Como analisa a situaçao do tiro esportivo no Brasil hoje?

A modalidade encontra muitas dificuldades neste momento. Desde a burocracia cada vez maior em podermos comprar armas, transportá-la, comprar munições, até em incentivos governamentais que nunca são suficientes para preparar melhor as equipes já que o tiro esportivo é um pouco caro.

domingo, 19 de junho de 2011

JUDÔ E VÔLEI DE PRAIA DO BRASIL BRILHAM NO FINAL DE SEMANA






JUDÔ- BRASIL CONQUISTA 4 OUROS NO GRAND SLAM DO RIO

Um grande momento do judô brasileiro no Grand Slam do Rio de Janeiro. Conquistamos 11 medalhas: 4 de ouro, 3 de prata e 4 de bronze. Tudo bem que o país sede tem a vantagem de colocar 4 judocas na disputa em cada categoria, mas no quadro de medalhas só perdemos para o Japão. As competições Grand Slam valem muito mais pontos para o ranking mundial do que as de Copa do Mundo. Dois dos ouros brasileiros vieram com as mulheres: Érika Miranda até 52kg e Mayra Aguir, até 78kg. Érika, que não estava tão bem em 2011, voltou a brilhar. Mayra, prata no último campeonato mundial, mostrou que tem todas as condições de brigar pelo ouro olímpico. Os outros 2 ouros vieram com os homens: nosso número 1 Leandro Guilheiro até 81kg e a surpresa João Gabriel Schlittler na categoria acima de 100kg. As pratas foram de Daniel Hernandes, que perdeu a final para João Gabriel,  Rafaela Silva e Sarah Menezes. Os bronzes: Maria Portela, Tiago Camilo, Hugo Pessanha e Rochele Nunes.

VÔLEI DE PRAIA- BRASIL É CAMPEÃO MUNDIAL NO MASCULINO E FEMININO
Deu Brasil tanto no masculino como no feminino no mundial de vôlei de praia disputado na Itália. No feminino Juliana e Larissa bateram na final as americanas bicampeãs olímpicas Walsh e May por 2 sets a 1. As brasileiras ainda não perderam para as americanas em 2011. No masculino uma final verde e amarela com Emanuel e Alison batendo Ricardo e Marcio por 2 sets a 0. Foi só falar em centro de treinamento que os resultados apareceram.

TIRO- ÚLTIMA COPA DO MUNDO VALENDO VAGAS OLÍMPICAS
Começou a Copa do Mundo de Munique, Alemanha, valendo vagas olímpicas. Depois, só competições continentais. O Brasil levou 24 atletas. Na prova de pistola de ar 50 metros, Stenio Yamamoto foi 11˚ e Julio de ALmeida 33˚. O ouro ficou com Tomoyuki Matsuda do Japão.

BASQUETE- SELEÇÃO CONVOCADA PARA PRÉ-OLÍMPICO
O técnico Rubem Magnano, da seleção masculina de basquete,  anunciou os 20 nomes, que depois serão reduzidos para 12, visando o Pré-Olímpico da Argentina. Dos 20, um já está fora: Anderson Varejão contundido desde a metade da temporada da NBA. A grande novidade foi a convocação do americano Larry Taylor, que tenta a naturalização. Os NBAs Leandrinho, Nenê ( será que estará contundido?) e Tiago Spliter foram chamados. Confira a lista: Armadores: Marcelinho Huertas, Raulzinho, Vitor Benite e Larry Taylor Alas- Leandrinho, Marcelinho , Alex, Arthur, Diego e Marquinhos. Pivôs : Augusto Lima, Douglas, Guilherme Giovannoni , Anderson Varejão, Caio Torres, Paulão Prestes, 
Rafael Hettsheimeir , Nenê e Tiago Splitter

BASQUETE- SELEÇÃO FEMININA VENCE 2  JOGOS NO TORNEIO DE XIANGYUAN
Sem contar ainda com Érika, na WNBA, o Brasil disputou um torneio na China, em Xiangyuan. Na estréia, vitória sobre a desfalcada Austrália por 67 a 57. No segundo jogo, derrota feia para a China, 71 a 53. E no terceiro, vitória sobre a Nova Zelândia por 73 a 62. O grande destaque do Brasil foi a pivô Clarissa. Essa eu não conhecia. Mesmo na reserva foi a cestinha contra a Austrália com 18 pontos. Contra a China fez 9 e contra a Nova Zelândia, já como titular fez 23 pontos. Franciele e Palmira também foram destaques no torneio.

VÔLEI- PASSEIOS CONTRA PORTO RICO
Estive neste domingo com a família no ginásio do Ibirapuera para assistir Brasil x Porto Rico pela Liga Mundial. O jogo foi o esperado: 3 a 0 para o Brasil sem maiores sustos. No sábado outro 3 a 0 para o Brasil. Porto Rico fisicamente nem parece time de vôlei. Disputa este ano pela primeira vez a Liga Mundial. Não deve voltar para o ano que vem. Tem times melhores, inclusive na América como Venezuela e Canadá. Fiquei feliz por ver o ginásio do Ibirapuera, que tantas vezes já frequentei em minha vida, reformado. E pela primeira vez, vi cadeiras numeradas serem respeitadas. Sentamos... no lugar que compramos. Nem parecia o Brasil. Muito bom

TRIATLO- BOM RESULTADO DE COLUCCI
Na quarta etapa da Copa do Mundo, disputada na Áustria, Reinaldo Colucci teve uma boa participação e terminou em 12˚ lugar, somando pontos para o ranking olímpico. O vencedor foi Alistair Brownlee da Grã- Bretanha. Já no feminino, a melhor brasileira foi Carla Moreno em 40˚. Paula Findley do Canadá venceu. Já na Pan AMerican Cup da Colômbia, Pâmella Oliveira conquistou a medalha de bronze.

RESULTADO DA ENQUETE
Você pretende assistir aos jogos do Brasil no mundial de futebol feminino que começa no final do mês?
91%sim ,  9% só se o Brasil chegar a final

sexta-feira, 17 de junho de 2011

JUDÔ- GRAND PRIX DO RIO DE JANEIRO


O Rio de Janeiro abriga  neste final de semana o Grand Slam, valendo pontos para o ranking olímpico. No Grand Slam, a medalha de ouro vale 300 pontos. Serão 22 medalhistas olímpicos e outros 59 medalhistas em mundiais, entre eles japoneses, russos, franceses e cubanos. Num total, 404 atletas de 59 países disputam o Grand Slam carioca. Os principais judocas do Brasil estarão competindo: Tiago Camilo, Leandro Guilheiro, Flávio Canto, Ketleyn Quadros, Maria Suellen, Sarah Menezes, Hugo Pessanha, Felipe Kitadai, Nacif Elias, entre outros. Por ser o país sede, o Brasil pode inscrever até quatro atletas por categoria. 


TRIATLO- ETAPA DA ÁUSTRIA DO CIRCUITO MUNDIAL
Neste final de semana tem mais uma etapa do circuito mundial na Aústria, valendo pontos para o ranking olímpico. Nas etapas disputadas até agora, nenhum resultado expressivo dos brasileiros. A expectativa agora é que alguém consiga chegar entre os 15 primeiros. No masculino teremos Reinaldo Colucci, Bruno Matheus, Diogo Sclebin e Juraci Moreira. Na equipe feminina: Carla Moreno e Flávia Fernandes.

HANDEBOL- SELEÇÃO FEMININA REUNIDA PARA GRANDES COMPETIÇÕES
A seleção feminina de handebol está completa pela primeira vez desde a Olimpíada de Pequim 2008. Com 15 atletas que jogam na Europa e 7 que atuam por aqui, o time está reunido em São Paulo se preparando para os amistosos contra a Suécia na semana que vem, para o Pan-Americano da modalidade, no fim do mês, para os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, em outubro e por fim o Mundial da modalidade, que acontece em São Paulo.
O técnico dinamarquês, Mourtan Soubak, nunca tinha conseguido treinar com a força máxima do Brasil. Os amistosos contra a Suécia serão importantíssimos, já que as adversárias são as atuais vice campeãs européias. 

VÔLEI- PARA RELAXAR,  PORTO RICO
Após a primeira derrota na Liga Mundial na semana passada para os EUA, a seleção de Bernardinho tem 2 jogos tranquilos neste final de semana. O adversário é Porto Rico, que já foi derrotado jogando em casa, duas vezes por 3 sets a 0, na primeira rodada. Os jogos serão no ginásio do Ibirapuera e eu estarei lá levando a família

ATLETISMO- CHININ SUPERA 8000 PONTOS EM DECATLO NA REP TCHECA
O brasileiro Carlos Chinin terminou em 5˚ lugar no decatlo de Kladno, na República Tcheca. Ele conseguiu os melhores resultados pessoais no salto com vara (4,70 m) e no lançamento do disco (44.99 m), somando assim 8.068 pontos. Chinin passa a ser o segundo brasileiro na história a superar os 8.000 pontos. O primeiro foi o recordista brasileiro Pedro Ferreira Filho, com 8.266, obtidos em 1987.

VÔLEI DE PRAIA- RETA FINAL DO MUNDIAL
O mundial de vôlei de praia da Itália conhecerá neste final de semana seus campeões. No feminino, nesta sexta-feira no feminino serão disputadas as oitavas de finais. Estão classificadas pelo Brasil: Juliana/ Larissa, Maria Elisa/ Talita e Maria Clara/ Carol. No masculino permanecem na disputa: Ricardo/ Marcio Araújo, Bruno/ Benjamin, Pedro/Ferramenta e Emanuel/ Alison

BOXE- BRASIL TERÁ FORÇA MÁXIMA NO MUNDIAL
A dúvida se o Brasil levaria seus principais pugilistas para o mundial em setembro, valendo vagas olímpicas foi desfeita pelo presidente da Confederação Brasileira de Boxe, Mauro José Silva. Em entrevista ao BLOG BRASIL EM LONDRES, Mauro José Silva garantiu força máxima no mundial da Coréia do Sul. Em outubro tem os Jogos Pan-Americanos, mas que não valem vagas olímpicas. Nomes como Julião Neto, Robenilson Vieira, Everton Lopes, Myke Carvalho, David Lourenço e Yamaguchi Falcão estarão buscando as vagas olímpicas. As 10 melhores em cada categoria carimbam o passaporte para Londres 2012.

terça-feira, 14 de junho de 2011

ENTREVISTA DA SEMANA- LEANDRO GUILHEIRO- JUDÔ

A entrevista desta semana é com nosso principal judoca, Leandro Guilheiro. Medalhista olímpico em 2004 e 2008 com 2 bronzes, Leandro poderá ser o primeiro judoca a ganhar medalhas em 3 Olimpíadas. Hoje com 27 anos, pode tranquilamente chegar até a Olimpíada de 2016. Nos últimos anos, tem conquistado medalhas em quase todas as etapas da Copa do Mundo que disputa. Em 2010, foi prata no mundial. Leandro responde sobre o momento do nosso judô, sua atual fase, mudança no sistema de disputa da Olimpíada e muito mais. Ele respondeu a 5 perguntas


1- Ao contrário das duas Olimpíadas em que você conquistou medalha, desta vez entrará na lista de favoritos da imprensa brasileira. Isso é bom ou ruim?

Para mim é indiferente. Infelizmente, aqui no Brasil, ainda temos alguns veículos que só acompanham o esporte olímpico a cada 4 anos, então é comum eles fazerem análises superficiais de quem tem ou não chances de medalha. Em 2008, por exemplo, uma revista francesa especializada em judô me colocou como um dos candidatos ao pódio para os Jogos de Pequim. Além deles, o campeão olímpico Aurélio Miguel, em uma entrevista, também apostava no meu nome. Mas, no fim, são só previsões e tudo pode acontecer no dia.

2- Como está hoje o judô brasileiro em termos de estrutura e patrocínio? E você. Suas medalhas lhe trouxeram melhor condição financeira?

Por conta dos resultados que apresentamos nos últimos 20, 25 anos, o judô vem tendo uma evolução natural. Além disso, hoje estamos mais organizados e isso viabiliza a entrada de novos investidores no nosso esporte. Talvez a única coisa que ainda precise mudar por aqui seja a estratégia que algumas empresas implementam na hora de lançar parcerias com atletas individualmente. Por incrível que pareça, muitas vezes o último requisito necessário para que um atleta seja patrocinado são os seus resultados, fazendo com que a essência do "patrocínio esportivo" e todos os valores a ele agregados perca o seu real sentido.

3- Na próxima Olimpíada apenas quem chegar nas quartas de finais poderá disputar o bronze, ao contrário do que acontecia. Qual a sua avaliação sobre o novo sistema?
Desde o Mundial 2009 já estamos lutando em condições similares ao que enfrentaremos em Londres. Acredito que todos estejam acostumados, até porque em Grand Slams, Grand Prix e Masters, nem mesmo a respecagem existe mais. Este sistema nivela por cima, diminuindo bastante a nossa margem de erro.

4- Ao contrário de outros judocas brasileiros que vivem fases boas e outras ruins ( Tiago Camilo e Ketleyn), você manteve uma regularidade de bons resultados nos ultimos anos. Como você avalia essa situaçao?

Acredito que todos os atletas passem por momentos difíceis em suas carreiras e comigo não foi diferente. Talvez a minha regularidade se deva ao fato de que nunca me permiti aceitar estas fases ruins como verdadeiras e sempre busquei me questionar o porquê daquilo tudo. Acho que me tornei muito resiliente por causa do esporte.  

5- Hoje você já é reconhecido nas ruas? As pessoas sabem a modalidade que você pratica?
Algumas vezes sim, mas nada de anormal. É comum quando uma pessoa me reconhece haver essa conexão, do tipo: "É o judoca!"

domingo, 12 de junho de 2011

VOLEI DE PRAIA- OURO PARA EMANUEL E ALISON NA CHINA



No primeiro Grand Slam da temporada nosso vôlei de praia brilhou no...masculino. Ao contrário do que vinha acontecendo em 2010 e 2011, nenhuma medalha no feminino. Larissa e Juliana perderam nas oitavas de finais para Holtwick e Semmler da Alemanha. Maria Elisa e Talita, Maria Clara e Carol cairam nas quartas. As alemãs foram até a final e só perderam para Walsh e May dos EUA. No masculino campanha sensacional de Emanuel e Alison. Campeões de forma invicta batendo na final os ótimos Brink e Reckermann, da Alemanha, por 2 sets a 1. Nesta temporada, os brasileiros já haviam vencido a etapa da República Tcheca.  Nesta segunda-feira começa o campeonato mundial em Roma, Itália. O Brasil terá 9 duplas na disputa:  Thiago/Harley, Ricardo/Marcio, Alison/Emanuel, Benjamin/Bruno e, devido a contusão de Pedro Cunha, Pedro Solberg fará parceria com Ferramenta. No feminino: Juliana/Larissa, Talita/Maria Elisa, Maria Clara/Carol e Vivian/Taiana.

HIPISMO- DODA MIRANDA CONQUISTA DUAS MEDALHAS NA FRANÇA
Dois pódios para Doda Miranda, em Cannes, na França, na 4˚ etapa do Global Champions Tour, a F-1 do hipismo saltos. Ele foi ouro na sexta-feira e prata na quinta-feira, em provas com obstáculos a 1m45. No ranking da temporada do Global,  Doda Miranda está em 4˚ lugar com 117 pontos. A liderança é do alemão Ludger Beerbaum com 128,50. Rodrigo Pessoa está em 28˚.

JUDÔ- MAIS MEDALHAS NA EUROPA
Sem a maioria dos titulares, o judô brasileiro segue obtendo bons resultados na Europa. Na etapa de Portugal da Copa do Mundo, Ketleyn Quadros foi prata e Taciana Lima bronze. Ketleyn, medalhista olímpica, parece ter voltado a sua melhor fase. Em Portugal só perdeu para a campeã olímpica Giulia Quintavalle da Itália. Na semana passada foi campeã em outra etapa da Copa do Mundo. Dentre os homens, na etapa da Estônia, bronze para o peso pesado Walter Santos.  No próximo final de semana tem GRAND SLAM do Rio de Janeiro.

VELA- MAIS UM OURO PARA ROBERT SCHEIDT E BRUNO PRADA
Mais uma etapa da Copa do Mundo concluída, agora na Inglaterra ( local da Olimpíada 2012), e a dupla Robert Scheidt/ Bruno Prada  levou mais um ouro para o Brasil na classe Star. Detalhe: estão competindo com um barco emprestado. Nas etapas da Copa do Mundo, os brasileiros venceram nos EUA, França, Holanda e Inglaterra. Só na Espanha foram mal, terminando em 8˚. Nas outras classes, o melhor desempenho do Brasil na Inglaterra foi o de Bruno Fontes, 10˚ na classe Laser.

VOLEI- A PEDRA NO SAPATO
Depois do jogo deste domingo pela Liga Mundial podemos afirmar que a única seleção do mundo que consegue encarar de igual para igual a brasileira é a americana. Com um Mineirinho lotado, os EUA venceram por 3 a 1. No sábado, vitória brasileira por 3 a 1. Desde a final olímpica de 2008, Brasil e EUA não se encontravam em jogos oficiais. Vale lembrar que na Liga Mundial 2008, também em solo brasileiro tomamos 3 a 0 nas semifinais. Bernardinho tem uma lição para as próximas semanas: montar um time para superar os americanos nos jogos fora de casa. Até lá, Dante deverá estar recuperado de contusão. O Brasil segue em primeiro no grupo com 5 vitórias e semana que vem tem a frágil seleção de Porto Rico em casa, no Ibirapuera. Depois, jogos fora contra Polonia e EUA.
 

RESULTADO DA ENQUETE

O Brasil precisa do pivô Nenê para disputar o Pré-Olímpico?

75% Sim, 25% Não



TENIS DE MESA- FOMOS MAL NO MUNDIALITO
Esperar título era demais, mas o desempenho dos nossos mesa-tenistas no Mundialito do Rio ficou abaixo do esperado. No masculino, apenas Cazuo Matsumoto chegou entre os 16 melhores. No feminino, também não classificamos ninguém para as quartas. Nem nas duplas, chegamos as semifinais. Os campeões foram os favoritos: Dimitrij Ovtcharov da Alemanha e Yuegu Wang  de Singapuera



quinta-feira, 9 de junho de 2011

TÊNIS DE MESA- MUNDIALITO NO RIO DE JANEIRO



Acontece até domingo no Rio de Janeiro o Mundialito, competição internacional que desde 2008 não era disputada no nosso país. O grande favorito ao título é o alemão Dimitri Ovtcharov, número 15 do ranking mundial. As maiores chances do Brasil ficam por conta de Gustavo Tsubói ( foto) que terminou o último mundial entre os 64 melhores do mundo. Hugo Hoyama, Cazuo Matsumoto e os jovens Eric Jaouti e Hugo Calderano também são apostas brasileiras. Thiago Monteiro não entrou na disputa. No feminino, Jéssica Yamada e Ligia Silva são as esperanças brasileiras. A grande favorita é Wang Yuegu, de Singapura, número 12 do ranking mundial.   

NATAÇÃO-  BONS RESULTADOS DE KAIO MÁRCIO NA EUROPA
Kaio Márcio foi prata nos 100 e bronze nos 200 borboleta na etapa de Canet, na França do Circuito Mare Nostrum. Antes, em Barcelona, havia sido prata nos 100 metros. Kaio enfrentou fortes adversários como os  japoneses Takeshi Matsuda  ( bronze na Olimpíada de Pequim 2008), Ryusuke Sakata, além do húngaro Lazlo Cseh, também medalhista em Pequim.

ATLETISMO- FABIANA VENCE NA NORUEGA
Mesmo sem saltar o seu melhor, Fabiana Murer levou nesta quinta-feira mais um ouro para  a sua coleção. Ele venceu a etapa de Oslo da Liga Diamante, a quinta da temporada, com um salto de 4m60. Em segundo ficou a russa  Aleksandra Kiryashova e com  o bronze a polonesa Anna Rogowsk, campeã mundial em 2009.


VÔLEI DE PRAIA- JULIANA E LARISSA ELIMINADAS EM MOSCOU
No primeiro Grand Slam da temporada um resultado surpreendente: Juliana e Larissa perderam na madrugada desta sexta-feira para Holtwick e Semmler da Alemanha por 2 sets a 0 e foram eliminadas da competição. No feminino, o Brasil permanece com Maria Clara e Carol,  Talita e Maria Elisa. Na chave masculina, Alison e Emanuel atingiram as semifinais e podem ser campeões já que os americanos Rogers e Dalhausser abandonaram por contusão.

VELA-  SÓ ROBERT E BRUNO PRADA BRIGANDO POR MEDALHA
Após um bom desempenho da etapa da Holanda da Copa do Mundo, os velejadores brasileiros não estão indo bem na semana da Inglaterra, que é realizada na raia onde acontecerá a disputa na Olimpíada. Apenas Robert Scheidt e Bruno Prada estão bem, liderando a classe Star após 8 regatas. Bruno Fontes é 10˚ na Laser, Bimba 17˚ na RS;X, Patrícia Freitas 29˚ na RS;X, Fernanda Oliveira e Ana Barbachan 17˚ na 470, Jorginho Zarif 29˚ na Finn.

VÔLEI- UM ÓTIMO ADVERSÁRIO NA LIGA MUNDIAL
Prossegue neste final de semana a Liga Mundial para o Brasil. O adversário será a seleção dos EUA, em Belo Horizonte. Os jogos acontecem sábado e domingo.  O adversário é o que mais tem complicado para o Brasil nos últimos anos. Inclusive, nos derrotou na final olímpica em 2008. Mesmo com um time diferente daquela ocasião, será um ótimo teste para o time de Bernardinho. O meio de rede Gustavo que retornava a seleção após ter se aposentado, sofreu uma contusão e está fora da Liga Mundial. Éder é seu substituto. Se o Brasil vencer os 2 jogos, praticamente assegurará a vaga na fase final da Liga.


RESULTADO DA ENQUETE
Escolha os 2 melhores jogadores do vôlei masculino brasileiro na atualidade
Giba 64%, Murillo 44%, Dante 28%, Leandro Vissoto, Lucão e Bruninho 14%, Serginho, Rodrigão  e Gustavo 12%

BOXE- DERROTAS PARA CUBANOS NAS FINAIS DO CÓRDOBA CARDIN
Com cinco medalhas de prata e uma de bronze, o Brasil sagrou-se vice-campeão do Torneio Internacional de Boxe Giraldo Córdoba Cardin, que contou com a presença de 13 países além de três equipes cubanas. Em todas as finais, os brasileiros perderam feio para os cubanos: 52 kg – Yoveisis Ramirez (CUB) 26:10 Julião Neto (BRA), 56 kg – Lazaro Alvarez (CUB) 19:10 Robenilson de Jesus (BRA), 60 kg – Yusniel Toledo (CUB) 22:13 Robson Conceição (BRA), 64 kg – Runiel Iglesias (CUB) 23:6 Everton Lopes (BRA), 81 kg – Julio Cezar La Cruz (CUB) 27:12 Yamaguchi Florentino (BRA)

terça-feira, 7 de junho de 2011

Entrevista da semana- Daniel Paiola- badminton

A entrevista desta semana é com nosso melhor jogador de badminton. Daniel Paiola é numero 87 do mundo. Hoje não iria a Londres 2012, mas se melhorar um pouco o ranking até maio de 2012 tem chances. Poderá ser o primeiro jogador brasileiro de badminton em Olimpíada. Em treinamento na Malásia, Daniel respondeu a 6 perguntas sobre apoio financeiro, treinos na Malásia, pressão em estar na Olimpíada e muito mais.

1- Você pode ser o primeiro jogador  brasileiro de badminton a estar em uma Olimpíada. Como você lida com essa situação. Gera uma pressão pelo seu atual ranking, ou você encara com naturalidade?
Sinceramente, não gera uma pressão. Nunca nenhum brasileiro chegou ao ponto de se classificar. Então não sou obrigado a me classificar. Seria pior se muitos já tivessem classificado e eu tivesse obrigação de estar em Londres.

2- Eu recebi um e-mail dizendo que os atletas que estavam treinando na Malásia estavam passando dificuldades financeiras porque a Confederação deixou de enviar os pagamentos. Isso ocorreu?

Realmente ocorreu um atraso de pagamento. Não foram necessidades extremas, pois aqui todos somos uma família e um ajuda o outro. Felizmente, agora já está tudo acertado.

3- Tecnicamente, o que você precisa melhorar para subir no ranking e conseguir a classificação olímpica?

Os níveis dos torneios estão altíssimos. Estou no caminho certo. Treinando muito. Mas talvez o que ainda falta um pouco no meu jogo, é uma potência maior no ataque, para finalizar os pontos com mais facilidade.

4- Conte sobre seu estágio na Malásia. O tipo de jogo asiático tem haver com o seu jogo?

O treinamento aqui é quase um "choque". Te leva ao extremo. Muito físico e longa duração nas quadras. Se treina de Domingo a Domingo. De 6 a 7 horas por dia. Em relação de jogo, sempre treinei na Europa, sempre tive um estilo cadenciado de jogo, muito técnico e não muito explosivo. Mas aqui na Malásia está sendo muito bom para mim e acredito que estou no caminho certo. Estou evoluindo muito nos aspectos em que pecava e aprimorando ainda mais nos que tinha talento.

5- O badminton é um esporte barato e fácil de se praticar. O que falta para ter mais praticantes no Brasil?

Eu não diria que é um esporte barato. Tem vários custos extras, como peteca, raquete e tênis própio. Mas a questão é a cultura do Brasil. É difícil para qualquer esporte amador ganhar conhecimento sem o espaço na mídia, investidores e tudo mais. Como sou de Campinas, uma referência no esporte, comecei a jogar no meu Clube a Fonte São Paulo. Toda minha família é sócia e lá o esporte é bem praticado. E, desde então, venho me dedicando. Minha idade na época era de 13 anos.

6- Você tem patrocinadores? Hoje você se dedica somente ao badminton ou está estudando e trabalhando?

Atualmente, o único patrocinador é o de materiais esportivos, que não manda nenhuma ajuda em dinheiro, apenas em equipamentos. Desde 2009, estou me dedicando apenas ao esporte. Mas, aos 22 anos, tenho consciência de que irei estudar. So não faço isso pois penso que agora é o meu momento no badminton.

domingo, 5 de junho de 2011

JUDÔ- KETLEYN É OURO EM MADRID



O grande destaque do judô feminino brasileiro no final de semana foi Ketleyn Quadros. Nossa medalhista olímpica foi ouro na Copa do Mundo de Madrid. Na mesma competição Taciana Lima foi bronze. Já em Bucareste mais 2 bronzes no masculino com Leonardo Leite e Walter Santos.

VELA- COPA DO MUNDO NA INGLATERRA
A seleção brasileira de vela disputa nesta semana a 6˚ etapa da Copa do Mundo, em Weymouth, Inglaterra, onde serão realizadas as provas na Olimpíada 2012. Depois da boa campanha na Holanda, com medalhas de Robert Scheidt/Bruno Prada, Bruno Fontes e Fernanda Oliveira/ Ana Barbachan, o objetivo é repetir a performance. Mais de 1500 velejadores de 63 países competem.

GINÁSTICA- DANIELE E SASAKI VENCEM TROFÉU BRASIL
Na disputa individual do Troféu Brasil, em Brasília, Daniele Hypólito foi a grande vencedora. No masculino, Sérgio Sasaki superou Diego Hypólito e mostra que é a grande esperança da ginástica brasileira nos próximos anos.Na ginástica ritmica a campeã foi Eliane Sampaio. A seleção brasileira para as próximas competições terá Daniele Hypólito, Daiane dos Santos, Jade Barbosa, Ana Claudia Silva, Adrian Gomes, Priscila Cobello, Gabriela Soares e Letícia Costa. No masculino, Diego Hypolito, Mosiah Rodrigues, Arthur Zanetti, Petrix Barbosa, Francisco Barreto, Péricles Silva, Vitor Rosa, Sergio Sasaki, Danilo Nogueira, Caio Costa e Arthur Nory estão confirmados na Seleção.

VÔLEI- BRASIL BATE POLONIA NA LIGA MUNDIAL
Mais 2 jogos e mais duas vitórias do Brasil na Liga Mundial: 3 a 0 e 3 a 1 diante da Polônia, no Rio de Janeiro. Murilo foi o principal destaque brasileiro. Ainda pelo mesmo grupo os EUA bateram Porto Rico duas vezes. No próximo fim de semana tem Brasil e Estados Unidos jogando duas vezes em Belo Horizonte.

VÔLEI DE PRAIA- PRIMEIRO GRAND SLAM DO ANO
Começa nesta segunda em Pequim, o primeiro Grand Slam de 2011. A competição distribui muitos pontos no ranking  mundial e reúne as principais duplas do mundo. O Brasil tem 3 duplas femininas e 3 masculinas  que começam a jogar quarta-feira na chave principal: Juliana e Larissa, Talita e Maria Elisa, Tatiana e Vivian, Emanuel e Alison, Márcio e Ricardo, Benjamim e Bruno. Outras duplas tentam vaga no qualifying. Em 2011, o calendário do Circuito Mundial prevê a realização de cinco Grand Slams – China, Noruega, Suíça, Rússia e Áustria -, além do Campeonato Mundial, na Itália. Estes serão os torneios mais importantes na definição das vagas para os Jogos Olímpicos de Londres, em 2012.

ATLETISMO- BRASIL FECHA SUL-AMERICANO COM 20 OUROS
Como sempre, o Brasil venceu o Campeonato Sul-Americano, terminando com 20 ouros, 16 pratas e 14 bronzes. Depois dos ouros de Fabiana Murer e Maurren Maggi, destaques para os 2 ouros de Ana Claudia Silva nos 100 e 200 metros, o  de  Ronald Julião no lançamento do disco, o de  Leandro Prates no 1500 metros e o de  Luiz Alberto Araújo no decatlo

ATLETISMO- BRONZE PARA FABIANA NOS EUA
Sem muito tempo para se planejar, dois dias depois de competir no sul-americano, Fabiana Murer ficou apenas com o bronze com 4,48 m, no Meeting de Eugene, nos Estados Unidos. A competição integra a Diamond League, principal circuito do atletismo internacional. A campeã foi a polonesa Anna Rogowska

TRIATLO- COLUCCI É O MELHOR BRASILEIRO EM MADRID
O paulista Reinaldo Colucci foi o brasileiro mais bem colocado na etapa de Madrid da Copa do Mundo. Ele terminou a prova na 28ª colocação com o tempo de 1.54:07. Juraci Moreira foi o 40º colocado  e Diogo Sclebin o 48º. A vitória foi do inglês Alistair Brownlee. No feminino, a melhor brasileira foi Carla Moreno em 49˚

quinta-feira, 2 de junho de 2011


ATLETISMO- MAURREN E FABIANA CONFIRMAM FAVORITISMO
O atletismo brasileiro está em Buenos Aires disputando o Sul-Americano. No primeiro dia, 6 ouros. Nossas duas principais estrelas confirmaram o favoritismo: Fabiana Murer foi ouro no salto com vara com a sua melhor marca em 2011, 4m70. Já Maurren Maggi só precisou saltar 6m58 para ficar com o ouro no salto em distância. Os outros ouros: Nilson André nos 100 livres, Ana Claudia Silva também nos 100 livres, Matheus Inocêncio nos 110 com barreiras e Fabiana Silva nos 5 mil metros. Competição prossegue neste fim de semana.

GINÁSTICA-  DIEGO HYPÓLITO VOLTA A COMPETIR
Neste final de semana acontece em Brasília o Troféu Brasil reunindo os principais nomes da ginástica artística brasileira. No masculino a grande novidade é Diego Hypólito que retorna após cirurgia. Além dele teremos Sergio Sasaki, Mosiah Rodrigues e Arthur Zanetti. No feminino a atração será Daiane dos Santos, também retornando as competições após um período suspensa. Jade Barbosa e Daniele Hypólito  também estão na disputa

JUDÔ- GRAND PRIX NA ROMÊNIA
O Brasil terá apenas 4 judocas no Grand Prix de Budapeste. O grande destaque é Hugo Pessanha, medalhista de bronze no Grand Slam de Moscou. Ele tenta somar pontos no ranking mundial para se aproximar de Tiago Camilo. Ambos são da mesma categoria. Também lutam na Romênia pelo Brasil: Léo Leite, Marcelo Contini e Alex Pombo.

VÔLEI- UM ADVERSÁRIO DE RESPEITO
Depois de passar com facilidade pela frágil seleção de Porto Rico nos 2 jogos da estréia da Liga Mundial, a seleção masculina terá um adversário de bom nível neste final de semana: a Polônia. Apesar de ser nossa freguesa nos últimos anos, foi vice-campeã mundial em 2006. Os jogos serão sábado e domingo, com ingressos esgotados no Maracãnazinho. Bernardinho terá os 17 jogadores convocados a disposição.

BOXE- BRASILEIROS DISPUTAM TORNEIOS EM CUBA
A Confederação Brasileira de Boxe enviou equipe para participar de 2 torneios em Cuba. Até  8 de junho os brasileiros participarão do Torneio Internacional de Boxe Giraldo Córdoba Cardin. De 9 a 13 de junho a Copa Roberto Balado. A delegação brasileira é a seguinte:
52 kg – Julião Neto, 52 kg – Jackson Junior, 56 kg – Robenilson de Jesus, 60 kg – Robson Conceição, 60 kg – Jefferson Silva, 64 kg – Everton Lopes, 64 kg – Roberto Queiroz, 69 kg – Mike Carvalho,  75 kg – Esquiva Florentino, 75 kg – David da Costa, 81 kg – Yamaguchi Florentino

RESULTADO DA ENQUETE
O presidente da CBV quer concentrar os atletas de vôlei de praia em um centro de treinamento, como acontece com o vôlei. Você é: 40 % a favor 20% contra 40% não soube responder