Busque no Blog - Esporte Olímpico Brasileiro

terça-feira, 31 de maio de 2011

ENTREVISTA DA SEMANA- MARIA PORTELA- JUDÔ




A entrevista da semana é com a judoca gaúcha  Maria Portela, um dos destaques do nosso judô feminino. Ela tem 23 anos, foi prata na etapa da Austria da Copa do Mundo e esteve nos dois últimos mundiais. Fã de Leandro Guilheiro, Maria Portela sonha em disputar sua primeira Olimpíada. Ela respondeu a 5 PERGUNTAS


1- A primeira medalha obtida pelo judô feminino em 2008 com a Ketlyn Quadros trouxe alguma mudança para o judô feminino no Brasil? Mais apoio de patrocinadores? Menos pressão pela primeira medalha?
A primeira medalha da Ketleyn Quadros com certeza abriu as portas para o judô feminino começar a ser visto com potencial para mais medalhas olimpicas.  O judô feminino está evoluindo, estamos participando de mais competições em nível mundial o que nos proporciona um ritmo de competição forte. Hoje temos mais investimentos.
 
2- Que tipo de adversárias são piores de se enfrentar para você : asiáticas, européias ou cubanas? Porque?

Tanto as asiáticas,francesas e cubanas são adversárias fortes que enfrentamos, mas eu acredito que as asiáticas por possuirem a caracteristica de ser rápidas são mais complicadas.

3- No que você precisa melhorar tecnicamente para conseguir chegar a Londres 2012 e sonhar com uma medalha.

No esporte de alto rendimento, os detalhes fazem muita diferença. O conjunto é fundamental. Hoje eu acredito que para melhorar meu desempenho devo acreditar mais no potencial dos meus golpes, arriscando mais ataques na luta.

4- Como um judoca encara o " medo de contusões" por se tratar de uma modalidade de tanto contato físico?

Nenhum atleta quer se machucar, muito menos próximo a uma Olimpíada. Então procuramos  fazer um treinamento por períodos,  juntamente com a comissão técnica visando um bom desempenho em competições importantes e a recuperação.

5- Qual a sua rotina de treinamentos? O que mais cansa nesta rotina?

Eu faço 2 treinos diários  de segunda a sexta. Sendo que segunda, quarta e sexta faço treinamento físico. Terça e quinta treinamento técnico pela manhã e todos os dias a noite treino tático, onde fazemos handori. A minha rotina de treino, apesar de ser rotina, é prazeroza. Treino com uma equipe com mais ou menos os mesmo objetivos, onde um incentiva o outro e a semana passa tão rápido que nem percebo.

 

domingo, 29 de maio de 2011

VELA- ÓTIMA PARTICIPAÇÃO BRASILEIRA NA HOLANDA- Confira o resumo do final de semana


Finalmente a vela brasileira mostrou bom desempenho em uma etapa da Copa do Mundo. Na semana da Holanda, ouro para Robert Scheidt e Bruno Prada. Na Laser, Bruno Fontes foi prata. Na 470, Martine Grael e Isabel Swan superaram Fernanda Oliveira e Ana Barbachan para obterem o bronze. Já Bimba, mais uma vez foi superado nas regatas finais e terminou em 5˚ na RS;X. Na mesma classe Patrícia Freitas foi 8˚. André Fonseca e Marco Grael terminaram em 11˚ na 49er

JUDÔ- DOIS BRONZES EM MOSCOU
O judô brasileiro manteve sua tradição de medalhas de grandes competições. No Grand Slam de Moscou, reunindo os principais judocas do mundo, duas medalhas de bronze com Hugo Pessanha e Mayra Aguiar. Ambos só perderam para adversários japoneses.  Mayra confirma seu nome como grande judoca do Brasil ao lado de Sarah Menezes. Foi a terceira medalha dela em Grand Slam além da prata no mundial 2010. Hugo, recuperado de contusão, poderá caminhar para sua primeira participação olímpica. Além das duas medalhas, o Brasil obteve 3 quintos lugares com Leandro Cunha, Sarah Menezes e a surpresa Felipe Kitadai.

VÔLEI- VITÓRIAS TRANQUILAS NA ESTRÉIA DA LIGA MUNDIAL
Diante do estreante em Liga Mundial, Porto Rico, o Brasil não teve trabalho e venceu os 2 jogos por 3 sets a 0, mesmo jogando em San Juan. Giba foi o maior pontuador do primeiro jogo e João Paulo do segundo. Ainda pelo grupo do Brasil jogaram Polonia e EUA com uma vitória para cada time. No próximo final de semana no Rio de Janeiro, o Brasil pega a Polonia.

TÊNIS DE MESA- DUAS PRATAS NO INDIVIDUAL DO LATINO
Nas disputas individuais do Campeonato Latino Americano no México, duas pratas para o Brasil. No masculino a surpresa foi Eric Mancini, ficando com a prata. Hugo Hoyama e Cazuo Matsumoto nem chegaram as semifinais. No feminino a experiente Lígia Silva foi prata. Ambos perderam para chineses naturalizados pela República Dominicana.

PENTATLO- MAIS UM BOM RESULTADO DE YANE
Na China, aconteceu a quarta etapa da Copa do Mundo. Yane Marques mais uma vez foi bem e terminou em 7˚. Desta vez ele foi bem no combinado corrida-tiro, manteve o bom desempenho na natação e hipismo, mas seu início ruim na esgrima, quando terminou em 20˚, a impediu de sonhar com medalha. Nas 3 etapas anteriores somente em uma, Yane não ficou entre as 8 melhores. A brasileira está classificada para a final da Copa do Mundo, na Inglaterra. A campeã foi a russa Ekaterina Khuraskina

RESULTADO DA ENQUETE
O que a Confederação Brasileira de Boxe deveria fazer em relação ao mundial em setembro?
Preservar os atletas para o Pan para ajudar no quadro de medalhas 36%
Colocar os atletas para disputarem as duas competições 36%
levar a seleção principal já que o mundial é classificatório para a Olimpíada 27%

CANOAGEM- DUAS FINAIS NA ALEMANHA
Não foi na Alemanha que o Brasil conquistou sua primeira medalha em 2011  em provas olímpicas em etapas da Copa do Mundo. Dois brasileiros se classificaram e disputaram finais A. No C1 200 metros Nivalter Santos obteve o 7º lugar. Na prova de k1-200 metros Edson Freitas da Silva chegou em 8º colocado. A dupla Erlon Souza e Ronildo Oliveira, destaque na semana passada, desta vez não conseguiu chegar a final A na prova de C2 1000 metros. Ele chegaram a final na prova de C1 200 metros, que não é olímpica. O próximo compromisso da delegação brasileira será no Campeonato Mundial de 18 a 21 de agosto, em Szeged, na Hungria, primeira competição classificatória para Londres 2012.

quinta-feira, 26 de maio de 2011

ATLETISMO- FABINA MURER E MAURREN VENCEM NO RIO


Foi realizado nesta quinta-feira o último GP Internacional de 2011 no Brasil, desta vez no Rio de Janeiro. Fabiana Murer estreou na temporada ao ar livre com um bom salto: 4m65. Ela venceu a prova e assumiu a liderança do ranking mundial. No salto em distância, a favorita também venceu: Maurren Maggi fez 6m80 contra 6m50 de Keila Costa. Nas provas de 200 metros vitórias nacionais com Nilson André e Ana Claudia Silva. Outro destaque brasileiro foi Rafael Melo, prata no salto em distância.

VÔLEI- BRASIL EM BUSCA DO 10˚ TÍTULO DA LIGA MUNDIAL
Sem Murilo, o Brasil estréia nesta sexta na Liga Mundial. O adversário é o estreante Porto Rico em San Juan. O jogo acontece as 21h30. No sábado tem o segundo jogo. Porto Rico não tem tradição no continente apesar de ter melhorado nos últimos anos. É do mesmo nível da Venezuela. As outras seleções do grupo do Brasil são fortes: Polonia e EUA.  No Grupo B, lutarão pela classificação Rússia, Bulgária, Japão e Alemanha. Russos e búlgaros são francos favoritos. Na chave C estão Sérvia, Argentina,Finlândia e Portugal. A Sérvia deve atropelar e os outros disputarão a segunda vaga. O grupo D pode ser considerado o da morte com Itália, França, Cuba e Coreia do Sul.

RESULTADO DA ENQUETE-
Na Argentina sugeriram estampar a foto de Maradona em uma cédula. Que atleta brasileiro, sem ser do futebol mereceria esta homenagem?
Ayrton Senna 71%,  Adhemar Ferreira da Silva 28%, Bernardinho 21%, Emerson Fitipaldi 7%, Cesar Cielo 7%

VELA- BRASIL MUITO BEM NA SEMANA  DA HOLANDA
Está ocorrendo nesta semana, a 5˚ etapa da Copa do Mundo, na Holanda. A competição está na metade. Algumas classes realizaram 4, 5 e algumas 6 regatas. O Brasil lidera em duas classes: Robert Scheidt e Bruno Prada na Star, Fernanda Oliveira e Ana Barbachan na 470. Outros bons resultados: Bruno Fontes está em 2˚ na Laser, Martine Grael e Isabel Swan  3˚ na 470. André Fonseca e Marco Grael começaram bem mas cairam para 10˚ na 49er. Jorge Zarif é 12˚ na Finn,   ADriana Kostiw 23˚ na Laser Radial,  Bimba 5˚ na RS:X e Patricia Freitas 6˚ na RS: X

PENTATLO- YANE EM MAIS UMA FINAL
A Copa do Mundo chegou a China para a quarta e última etapa antes da final. Na eliminatória Yane Marques terminou em 9˚ na sua bateria e irá disputar a final no sábado. Até o momento, Yane Marques é a 4˚ no ranking da Copa do Mundo. As 36 melhores da temporada vão disputar entre 9 e 10 de julho na Inglaterra.

TÊNIS DE MESA- OURO NO MASCULINO DO LATINO
No Campeonato Latino-Americano no México, Brasil foi ouro no masculino por equipes. Jogaram Hugo Hoyama, Cazuo Matsumoto e Eric Mancini. No feminino, Brasil foi bronze ao perder de Cuba por 3 a 0 na semifinal. A equipe teve Ligia Silva, Jessica Yamada e Katia Kawai. Competição individual prossegue até domingo.




CANOAGEM- ETAPA DA ALEMANHA DA COPA DO MUNDO
Depois de competirem semana passada na República Tcheca, os canoístas da seleção brasileira competem neste final de semana na Alemanha. As maiores esperanças de finais em provas olímpicas ficam com Nivalter Santos no C1-200 metros e a dupla Erlon Souza/ Ronilson Oliveira no C2- 1000 metros. 

JUDÔ- GRAND SLAM DE MOSCOU
O Brasil disputa neste final de semana o fortíssimo Grand Slam de Moscou. Nosso principal judoca, Leandro Guilheiro está fora. No mais, o Brasil terá 9 atletas de ótimo nível técnico: Sarah Menezes (48kg), Erika Miranda (52kg), Rafaela Silva (57kg), Mayra Aguiar (78kg), Felipe Kitadai (60kg), Leandro Cunha (66kg), Hugo Pessanha (90kg), Daniel Hernandes (+100kg) e Rafael Silva (+100kg).

terça-feira, 24 de maio de 2011

ENTREVISTA DA SEMANA: CLEIA GUILHON- ESGRIMA

A entrevista desta semana é com uma das esperanças da esgrima brasileira: Cleia Guilhon. No último mundial surpreendeu ao vencer uma chinesa que estava entre as melhores do mundo e chegar entre as 64 melhores . Cleia também foi 11˚ no mundial juvenil. A jovem de 23 anos, treina em Brasília e respondeu a 5 PERGUNTAS

1- Nos últimos anos os esgrimistas brasileiros tem participado de 
muitas competições internacionais, mas os resultados ainda não estão 
aparecendo. Porque isso ocorre?

Isto não é bem verdade. Até o começo de 2011 faziamos em média duas competições válidas pelo ranking internacional por ano. Esse ano é a primeira vez na história que vamos fazer todo o circuito mundial, em um total de 10 provas. Mesmo assim já fui 11˚ colocada no mundial juvenil e ano passado consegui entrar entre as 64 melhores do mundo em um campeonato mundial. Foi o melhor resultado da esgrima feminina brasileira em mundiais de espada até hoje. Nosso problema não são técnicos pois temos profissionais respeitadíssimos em todo mundo, muitos com convites até para treinar equipes de outros países. Depois que estivermos por pelo menos 4 anos fazendo todo o circuito mundial, as criticas serão válidas caso não mostremos melhoras.

2- O que você precisa melhorar tecnicamente para sonhar em disputar 
uma Olimpíada?

Falta experiência na esgrima. Comecei a fazer o circuito olímpico tarde, sendo que muitas das minhas adversárias estão participando dessas competições há no mínimo 6 anos seguidos. Só que participar dessas competições tem um custo bem alto. A esgrima brasileira está melhor agora e acho que podemos  conseguir vagas olímpicas.

3- A esgrima é um dos esportes menos divulgados no Brasil. Como e 
quando  você começou a praticar o esporte?

A esgrima é de fato um esporte pouco divulgado, mas esperamos mudar essa realidade no Brasil. Eu comecei a fazer esgrima desde que o meu atual treinador viu a minha ficha em um banco de talentos criado pelo Ministério de Esportes aqui de Brasilia. Fiz os testes com 14 anos, em um ginásio daqui. Minha amiga havia convidado. Esses testes de explosão muscular, flexibilidade, agilidade entre outros, poderiam ser vistos por qualquer treinador de qualquer outra modalidade e esse treinador convocava os atletas para fazer a modalidade a custo do Ministério de Esportes. Eles bancavam os atletas e o local de treinamento. Foi assim que eu entrei na esgrima.

4- Hoje a escola de esgrima brasileira se assemelha a qual país?

Tende mais para a francesa.

5- Como está a sua situação em termos de apoio e patrocínio?

Atualmente esta boa. Tenho o apoio do Exercito Brasileiro, que me convocou para participar do Mundial Militar esse ano aqui no Brasil, o da Petrobrás, que esta apoiando outros esportes também, visando as Olimpíadas de 2016 e do Uniceub que é o meu clube atual.

domingo, 22 de maio de 2011

VÔLEI DE PRAIA- DESTA VEZ DEU BRASIL


Fregueses dos americanos Rogers e Dalhausser nos últimos anos, neste domingo a dupla brasileira Emanuel e Alison conseguiu a vitória na final da etapa de Praga do circuito mundial de vôlei de praia, na República Tcheca. Os americanos não perdiam há 40 jogos. Os brasileiros não perderam um set sequer na competição.Foi o primeiro título de Alison e Emanuel jogando juntos.

CANOAGEM- DUAS FINAIS EM PROVAS OLÍMPICAS
Na etapa da República Tcheca da Copa do Mundo o Brasil conseguiu chegar a duas finais A em provas que valem medalhas olímpicas. A dupla Erlon Souza e Ronilson Oliveira ficaram em 4˚ na prova de C2- 1000 metros. Já Nivalter Santos foi 5˚ na prova de C1-200 metros.

ATLETISMO- MAURREN BRILHA NO IBIRAPUERA
Maurren Maggi foi o grande destaque do Brasil no GP Internacional de São Paulo. Ele venceu o salto triplo com a marca de 6m89, segunda melhor marca do ano. Na mesma prova Keila Costa foi bronze. No mais, o Brasil venceu todas as provas de revezamento, tanto no masculino como no feminino. Nilson André foi bronze nos 100m.  Nos 400 feminino Jailma  Lima tabmém foi bronze e se classificou para os Jogos Pan-Americanos. Outro bronze veio com Guilherme Cobbo no salto em altura.

TIRO- LONGE DOS PRIMEIROS LUGARES
Julio de Almeida foi 25˚   na prova de pistola de ar 50 metros. Emerson Duarte foi 42˚ na prova de pistola 25 metros, tiro rápido

VELA- SEMANA DA HOLANDA
Mais uma etapa da Copa do Mundo acontece nesta semana, desta vez na Holanda. O Brasil será representado pelos seus principais velejadores como Bruno Fontes na Laser, Robert Scheidt/ Bruno Prada na Star, Fernanda Oliveira e Ana Barbachan na 470.

HIPISMO- MAIS UMA VITÓRIA DE DODA
Em mais uma atuação impecável, o brasileiro Doda Miranda com seu AD Wilbert Z foi o grande nome do CSI3 Magna Racino,  na Austria. Neste domingo, 22/05, Doda foi o campeão do GP, a 1,50m, garantindo a terceira vitória em uma semana e a sexta em um GP na temporada 2011.

sexta-feira, 20 de maio de 2011

CANOAGEM- BRASIL COMPETE EM ETAPA DA COPA DO MUNDO


A canoagem do Brasil volta a competir contra as melhores do mundo na segunda etapa da Copa do Mundo, desta vez na República Tcheca. Além dos integrantes das provas de canoa, que já competiram na Polonia, o Brasil terá competidores nas provas de caiaque. Ao todo o Brasil terá 14 atletas: Nivalter Santos, Wladimir Moreno ( foto) , Erlon de Souza,  Ronilson de Oliveira, Gilvan Ribeiro, Michel de Carli, Edson  da Silva, Givago Ribeiro, João Carlos Rodrigues, Regiane Sarango, Bruna Gama, Ariela Pinto, Naiane Fragoso e Ana Paula Vergutz. 

RESULTADO DA ENQUETE?

Escolha 2 destes atletas brasileiros que já estiveram em Olimpíada e MERECEM a primeira medalha olímpica em Londres 2012
Fabiana Murer 61%,  Thiago Pereira 46%, Diego Hypólito 42%, Marilson Gomes 26%, Jade Barbosa 23%, Luciano Correa e Jadel Gregório  19%,  Hugo Hoyama e Bimba 11%


ATLETISMO- GP DE SÃO PAULO

Domingo tem o quarto Grand Prix Internacional no Brasil, desta vez no Ibirapuera em São Paulo. A grande atração será a prova de salto em distância feminina com as participações de Maurren Maggi e Keila Costa. Na última quarta, o Grand Prix foi realizado em Uberlândia. O Brasil ficou em 6 de ouro, 5 de prata e 8 de bronze. Dos 6  ouros do Brasil, 4 foram em revezamentos: Laila Silva no lançamento de dardo fez índice para o Pan, Anderson Freitas nos 400 metros, rev 4x100 feminino e masculino e rev 4x 400 masculino e feminino. Resultados bem regulares. 



VÔLEI DE PRAIA- CIRCUITO MUNDIAL NA POLONIA E REPÚBLICA TCHECA
Juliana e Larissa resolveram não participar da etapa da Polonia do circuito mundial e treinarem para as etapas do Grand Slam. Assim, restam ao Brasil 3 duplas nas quartas-de-finais: Maria Elisa e Talita, Maria Clara e Carol, Lili e Vieira. No masculino, na República Tcheca estão nas quartas: Emanuel e Alisson, Ricardo e Marcio, Pedro Cunha e Pedro Solberg

BOXE- INDEFINIÇÃO PARA O MUNDIAL: UM ABSURDO

Em setembro tem mundial de boxe amador. Os 10 melhores em cada categoria garantem vaga olímpica. O Brasil deveria priorizar esta competição, mas não vai. A seleção principal atuará no Pan de Guadalajara que... não vale nada, além das medalhas distribuídas. Existe a possibilidade de alguns pugilistas disputarem as duas competições, mas não todos. Já que o mundial vem primeiro porque não levar força máxima e " o que sobrar" vai para o Pan. Depois do mundial a única chance continental de classificação olímpica será o Pré-Olímpico do Rio de Janeiro, em maio de 2012. Mas é um risco e na minha opinião um erro depositar tudo nesta competição

TIRO- BRASIL LONGE DAS VAGAS

Vários atiradores brasileiros disputam a etapa dos EUA da Copa do Mundo mas estão longe das medalhas e das vagas olímpicas. Ana Ferrão, que já tem vaga garantida ficou em 24˚ na prova de pistola 25 metros. Stenio Yamamoto foi 32˚ na pistola de ar 10 metros. Outros competidores não chegaram entre os 40 melhores até o momento. Esperança continua sendo Julio de Almeida.



terça-feira, 17 de maio de 2011

ENTREVISTA DA SEMANA: CESAR CASTRO- Saltos Ornamentais



Cesar Castro é o melhor atleta brasileiro de saltos ornamentais. Em Athenas 2004 foi finalista, ficando em 9˚ lugar. Em Pequim terminou em 24˚. Terminou 2010 como o 5˚ melhor do mundo na prova de trampolim 3 metros. Aos 30 anos, Cesar respondeu a 6 PERGUNTAS abordando renovação no esporte, chances de medalha em Londres 2012, início como atleta, nervosismo em Olimpíada e muito mais.

1- Porque ao contrário de algumas modalidades, não vemos renovação de atletas brasileiros nos saltos ornamentais? Tem a ver com a preocupação dos pais em permitirem que seus filhos pratiquem o esporte?

Acho que não. Penso que a renovação nos saltos ornamentais é proporcional ao número de escolinhas de saltos no Brasil. Como podemos achar que a modalidade vai se renovar a cada 4 anos se atualmente no Brasil possuimos apenas 8 piscinas em 4 estados com escolinhas funcionando? Infelizmente praticar saltos no Brasil é um privilégio de poucas crianças, diferentemente dos chineses e americanos que podem praticar e vivenciar a modalidade nos intervalos das aulas no colégio.

2- Você tem conseguido nos últimos anos ficar entre os melhores do mundo. O que falta tecnicamente para você sonhar com uma medalha olímpica?

O que faltava ainda era uma serie de saltos mais competitiva para estar no podio. Atualmente tenho focado meus treinos na melhora desses saltos mais difíceis, mas que ainda precisam melhorar para que eu chegue lá.
 
 3- Existe algum tipo de discriminação da arbitragem na hora de dar notas, por você ser de um país sem tradição no esporte ( antes da era Daiane e Daniele Hypólito, as ginastas reclamavam muito sobre isso)

Bem pouco. Percebo que atualmente a FINA possui um quadro de juizes seletos que estão constantemente em treinamentos para evitar quaisquer problemas dessa natureza.
 
4- Porque você decidiu praticar saltos ornamentais? Havia sido nadador antes?

Exatamente. Antes eu nadava na Secretaria de Esportes do Distrito Federal e 1 vez por mês os professores nos liberavam para brincar nos trampolins. Aos poucos fui percebendo que minha unica motivação na natação era esperar o dia dos saltos até que um dia o professor Giovani Casilo resolveu me convidar para praticar o esporte.
 
5- Você já esteve em Olimpíada. Na hora de competir a sensação é diferente? Um estreante olímpico fica mais nervoso?

Eu confesso que dá um nervosismo sim. Normalmente ele ele vem misturado com a adrenalina e ansiedade da competição. Após o primeiro salto da competição a tendência é ir ficando mais calmo. Com certeza um estreante sente mais que algum atleta que já foi outras vezes.

6- Conte sobre sua rotina de treinamentos e se tem patrocinadores
 

Atualmente treino 6 dias na semana que são divididos em 2 turnos. Basicamente realizo treinos técnicos na piscina e no ginásio de saltos (muito parecido com o ginásio de ginastica olímpica). Tenho acompanhamento nutricional, psicológico e massagem 1 vez por semana em média. Agradeço aos meus patrocinadores Mackenzie, Time Rio e Correios, que estão me dando todo o suporte necessário para que eu consiga desenvolver meus saltos e buscar sempre o meu melhor.

domingo, 15 de maio de 2011

ATLETISMO- APENAS UM OURO PARA O BRASIL EM BELÉM
No segundo GP Internacional em território nacional, o Brasil obteve apenas uma medalha de ouro na prova de lançamento de disco com Fernanda Borges com 58m38. Ela superou 6 estrangeiras.  No total foram: 1 ouro, 5 pratas e 7 bronzes. No salto com vara, Fábio Gomes foi prata saltando 5m50 e Thiago Braz bronze com 5m30. O ouro foi de Lázaro Borges de Cuba. No lançamento do disco Ronald Julião foi bronze com 5m30, em prova vencida por Jorge Fernandes de Cuba. No salto triplo, Jeferson Sabino foi prata com 16m71 e Hilton da Silva bronze com 16m65 em prova vencida por outro cubano, Osniel Tosca. No salto em altura, Valdileia Martins foi bronze com 1m81. A vencedora foi Deirdre Mullen dos EUA. Nos 100 com barreiras para mulheres Maíla Paula foi bronze com 13s34 com o ouro indo para Brigite Merlano, da Colômbia. Nos 110 com barreiras prata para Matheus Inocêncio com 13s65 e ouro para Antwon Hicks, dos EUA. No salto em distância Keila Costa foi prata com 6m62 e Maurren Maggi bronze com 6m61. A campeã foi Brianna Glenn, dos EUA. Nos 100 feminino Ana Claudia Lemos foi bronze. A vencedora foi Oludamola Osayomi da Nigéria. Nos 800 masculino Kleberson Davide foi prata e David Mutua, do Quênia ouro. Quinta-feira tem GP em Uberlândia

GINÁSTICA- BRONZE PARA JADE EM MOSCOU
Em sua primeira competição na temporada, Jade Barbosa conquistou a medalha de bronze no salto na etapa de Moscou da Copa do Mundo de ginástica artística neste sábado. Na fase de classificação, Jade havia ficado em segundo lugar. A campeã foi a  alemã Oksana Chusovitina.

JUDÔ- BRASIL SÓ BRONZE NA COPA DO MUNDO POR EQUIPES
O Brasil sediou uma Copa do Mundo por Equipes em Salvador mas ficou apenas com o bronze. Após uma excelente fase de classificação em que terminou em segundo, o Brasil perdeu o duelo das semifinais para o Japão por 3 a 2. Na disputa do bronze, vitória brasileira sobre a Coréia por 3 a 2, após derrota nas duas primeiras lutas. O título ficou com Cuba. Os destaques brasileiros foram Charles Chibana, Hugo Pessanha e Rafael Silva. Nenhum país competiu com força máxima.

VELA- ROBERT SCHEIDT E BRUNO PRADA SÃO BRONZE NA ITÁLIA
Robert Scheidt e Bruno Prada encerraram participação na Olympic Garda-Eurolimp 2011,  na Itália, com o terceiro lugar. Os campeões foram os suecos Fredrik Loof e Max Salminen, com 27. O próximo compromisso dos velejadores e de toda seleção brasileira é a Delta Lloyd Regatta, de 24 a 29 de maio na Holanda.

HIPISMO- NOVA VITÓRIA DE DODA
 Doda Miranda comemorou mais uma vitória com seu AD Wilbert Z, de apenas 8 anos.  Desta vez no GP  Magna Racino Spring Tour, na Áustria, com obstáculos a  1.45 metro. Em 2011 Doda venceu em San Remo, em  Saul Hermes na França, além de uma prova do Global Champions Tour, no Catar. Venceu ainda o  Grande Prêmio  de Bordeaux, na França e do GP de Basel, na Suíça.


sexta-feira, 13 de maio de 2011

ATLETISMO- MAURREN É ATRAÇÃO DO GP INTERNACIONAL NO PARÁ



Postagem atrasada porque o Blogger ficou fora do ar nesta sexta-feira pela manhã




Acontece neste domingo em Belém do Pará, o 2˚ GP Internacional do mês de maio, sediado pelo Brasil. Maurren Maggi, que semana passada foi prata em prova no Catar, confirmou presença. Keila Costa também no salto em distância e Fábio Gomes no salto com vara são outras atrações nacionais, além da velocista Ana Claudia Silva recordista sul-americana nos 100 livres. No primeiro GP, realizado quarta-feira em Fortaleza o Brasil obteve 3 ouros, 4 pratas e 3 bronzes. O principal destaque brasileiro foi a fundista Cruz Nonata ( foto). Ela venceu os 5 mil metros, estabeleceu novo recorde do meeting  e superou o índice para o Pan de Guadalajara. Competiram em Fortaleza 101 atletas de 22 países (53 brasileiros e 48 estrangeiros).


TIRO-  MAIS UMA COMPETIÇÃO PARA BUSCAR VAGAS OLÍMPICAS
Começa nesta sexta nos EUA mais uma etapa da Copa do Mundo. O Brasil deverá competir com 12 atletas, buscando classificação para Londres 2012. Destaque para Julio Almeida, Felipe Wu, Emerson Duarte, Stenio Yamamoto e a já classificada para Londres 2012, Ana Luiza Ferrão.


JUDÔ- DISPUTA POR EQUIPES NA BAHIA
O Brasil está participando da Copa do Mundo por Equipes em Salvador.  A disputa reune países tradicionais como Cuba, Japão e Coréia, mas todas sem equipes principais. Após 3 dias de disputa o Brasil soma 4 vitórias contra Tunisia, Portugal, Argentina e Japão e um empate contra a Coréia. Neste sábado acontece a semifinal e final. . Alguns nomes importantes do nosso judô como Bruno Mendonça, Hugo Pessanha e  Walter Santos integram a seleção. 


GINÁSTICA- JADE BARBOSA NA FINAL EM MOSCOU
Jade Barbosa começou bem a temporada. Nesta sexta-feira, ela assegurou uma vaga na final da Copa do Mundo de Moscou ao conseguir o 2˚ melhor salto da fase classificatória do campeonato.
Jade Barbosa competiu contra outras nove adversárias e só foi superada pela alemã Oksana Chusovitina. A final é neste sábado


TENIS DE MESA- TSUBÓI ENTRE OS 64 MELHORES
O mundial de tênis de mesa já terminou para o Brasil. Hugo Hoyama, Ligia Silva se classificaram para a chave principal mas caíram na primeira eliminatória. Já Gustavo Tsubói avançou para a fase com os 64 melhores. Mas cruzou com Xu Xin, chinês número 6 do mundo. Ai, Tsubói foi arrasado por 4 sets a 0. O máximo de pontos que fez foi 6 em um set. Mesmo assim, um bom resultado.


RESULTADO DA ENQUETE
De 0 a 10, qual o seu grau de preocupação com a possibilidade de apagões no Rio de Janeiro durante a Olimpíada de 2016?
10- 37%  8- 17% 6-13%  2- 13%, 4- 13%, 0- 10%

quarta-feira, 11 de maio de 2011

HISTÓRICO DE MEDALHAS DO BRASIL EM OLIMPÍADAS


Olá amigos. Ao invés da entrevista da semana apresento hoje o histórico de medalhas do Brasil em Olimpíadas. Serve para pesquisa, avaliação do desempenho  e evolução de cada modalidade olímpica no nosso país.



MEDALHISTAS BRASILEIROS EM OLIMPÍADAS

OURO- 20 MEDALHAS
1920- Guilherme Paraense- tiro ao alvo
1952- Ademar Ferreira da Silva- salto triplo- atletismo ( foto)
1956- Ademar Ferreira da Silva- salto triplo- atletismo
1980- Marcos Soares e Eduardo Penido- classe 470- vela
1980- Lars Bjokstrom e Alexandre Welter- classe Tornado- vela
1984- Joaquim Cruz- 800 metros- atletismo
1988- Aurélio Miguel- meio-pesado-judô
1992- seleção de vôlei masculino
1992- Rogério Sampaio- meio-leve- judô
1996- Jacqueline e Sandra- vôlei de praia
1996- Torben Grael e Marcelo Ferreira- classe Star-vela
1996- Robert Scheidt- classe Laser- classe Laser- vela
2004- Rodrigo Pessoa- hipismo
2004- Robert Scheidt- vela
2004- Torben Grael e Marcelo Ferreira- classe Star- vela
2004- Ricardo e Emanuel- vôlei de praia
2004- seleção de vôlei masculino
2008- Maurren Maggi- salto em distância- atletismo
2008- seleção de vôlei feminino
2008- Cesar Cielo- 50 metros livres- natação

TOTAL POR ESPORTE- 6 no iatismo, 4 no atletismo, 3 no vôlei de quadra,  2 no judô, 2 no vôlei de praia, 1 no tiro, 1 no hipismo e 1 na natação

PRATA- 25 MEDALHAS
1920- Afrânio Costa- tiro ao alvo
1968- Nelson Prudêncio- atletismo
1984- seleção de vôlei masculino
1984- seleção de futebol masculino
1984- Douglas Vieira- meio-pesado-judô
1984- Ricardo Prado- 400 medley- natação
1984- Torben Grael, Daniel Adler e Ronaldo Senft-Soling- vela
1988- Joaquim Cruz- 800 metros- atletismo
1988- seleção de futebol masculino
1992- Gustavo Borges- 100 metros- natação
1996- seleção de basquete feminino
1996- Gustavo Borges- 200 metros- natação
1996- Monica e Adriana- vôlei de praia-
2000- Adriana Behar e Shelda- vôlei de praia
2000- Zé Marco e Ricardo- vôlei de praia
2000- Robert Scheidt- vela
2000- rev 4x100 masculino- atletismo
2000- Carlos Honorato- judô
2000- Tiago Camilo- judô
2004-seleção feminina de futebol
2004- Adriana Behar e Shelda- vôlei de praia
2008- Robert Scheidt e Bruno Prada- vela
2008-seleção feminina de futebol
2008- seleção masculina de vôlei
2008- Marcio e Fábio Luis- vôlei de praia

TOTAL POR ESPORTE- 5 no vôlei de praia, 4 no futebol, 3 natação, 3 atletismo, 3 na vela, 3 judô, 2 vôlei, 1 basquete feminino, 1 tiro.

 BRONZE- 46 MEDALHAS
1920- Equipe de tiro ao alvo-
1948- seleção de basquete masculino
1952- Tetsuo Okamoto- 1500 metros- natação
1952- José Teles da Conceição- salto em altura- atletismo
1960- Manoel dos Santos- 100 livres- natação
1960- seleção de basquete masculino
1964- seleção de basquete masculino
1968- Servílio de Oliveira- peso mosca- boxe
1968- Reinaldo Conrad e Burkard Cortes- F.Dutchman- vela
1972- Nelson Prudêncio- salto triplo- atletismo
1972- Chiaki Ishii- meio-pesado- judô
1976- João do Paulo- salto triplo- atletismo
1976- Peter Ficker e Reinaldo Conrad- F.Dutchman- vela
1980- João do Pulo- salto triplo- atletismo
1980- revezamento 4x200 nado livre-natação
1984- Luis Onmura- leve- judô
1984- Walter Carmona- médio-judô
1988- Torben Grael e Nelson Falcão- Star- vela
1988- Lars Grael e Clínio de Freitas- Tornado- vela
1988- Robson Caetano- 200 metros- atletismo
1996- equipe de hipismo saltos
1996- Lars Grael e Kiko Pelicano- classe Tornado- vela
1996- seleção de futebol masculino
1996- seleção de vôlei feminino
1996- Gustavo Borges- 100 livres- natação
1996- Fernando Scherer- 50 livres- natação
1996- revezamento 4x100- atletismo
1996- Aurélio Miguel- meio-pesado- judô
1996- Henrique Guimarães- meio-leve- judô
2000- Sandra e Adriana- vôlei de praia
2000- seleção feminina de vôlei
2000- seleção feminina de basquete
2000- rev 4x100 natação-
2000- equipe de saltos- hipismo
2000- Torben Grael e Marcelo Ferreira- vela
2004- Leandro Guilheiro- judô
2004- Vanderlei Cordeiro- maratona- atletismo
2004- Flavio Canto- judô
2008- Leandro Guilheiro- judô
2008- Sarah Menezes- judô
2008- Tiago Camilo- judô
2008- Cesar Cielo- 100 livres- natação
2008- Natalia Falavignia- taekwondo
2008- seleção de futebol masculino
2008- Ricardo e Emanuel- vôlei de praia
2008- Isabel Swan e Fernanda Oliveira- vela

TOTAL POR ESPORTE- 10 no judô, 7 atletismo, 7 vela, 7 natação, 4 basquete, 2 no vôlei de praia,  2 futebol, 2 vôlei, 2 hipismo, 1 no tiro, 1 boxe, 1 taekwondo
--> -->

domingo, 8 de maio de 2011

CICLISMO- BRASIL GARANTE VAGA OLÍMPICA NA PROVA DE ESTRADA


O Brasil terminou o domingo com mais uma vaga olímpica.  Gregory Panizo foi o campeão da prova de estrada do Pan-Americano de Ciclismo Estrada disputado na Colômbia. Com este resultado os brasileiros contabilizam 43 atletas emLondres 2012.

NATAÇÃO- BRASIL TERÁ 20 ATLETAS NO MUNDIAL

Terminou o Troféu Maria Lenk no Rio de Janeiro definindo a seleção brasileira de natação para o mundial de esportes aquáticos em julho. Antes do campeonato eram 12 classificados. A lista fechou em 20 nomes graças aos revezamentos. O grande destaque foi Bruno Fratus. Ele bateu Cesar Cielo na final dos 100 metros nado livre e ainda se classificou para o mundial nos 50 e 100 livres. Outro destaque foi Thiago Pereira que obteve índice para 5 provas. O destaque negativo ficou por conta da natação feminina. Em provas individuais teremos apenas a veterana Fabíola Molina e Daynara de Paula. A equipe é forte. Podemos sonhar com medalhas com Cesar Cielo, Bruno Fratus, Tiago Pereira, Kaio Marcio e Felipe França.  Confira os classificados em provas olímpicas:
1-Cesar Cielo - 50 e 100 livres, rev 4x100 livre e 4x100 medley
2-Bruno Fratus- 50 e 100 livres, rev 4x100 livre
3-Felipe França - 100 peito e rev 4x100 medley
4-Felipe Lima- 100 peito
5-Kaio Márcio – 100m borboleta e  4x100m medley
6- Leonardo de Deus – 200m borboleta – 
7. Thiago Pereira – 200m medley  e 400m medley, 200m peito, 200m costas  e 4x200 livre
8- Henrique Rodrigues – 200m medley 
9- Fabíola Molina – 100m costas  e 4x100m medley 
10- Daynara de Paula – 100m borboleta, 4x100m medley e 4x100m livre
11-  Henrique Barbosa – 200m peito 
12 – Nicolas Oliveira – 4x100m livre  e  4x200m livre – 1m49s76
13 – André Schultz – 4x200m livre 
14 – Rodrigo Castro – 4x200m livre
15 – Guilherme Guido – 4x100m medley (costas) 
16 – Tatiana Lemos – 4x100m livre e 4x100m medley
17 – Flavia Delaroli – 4x100m livre 
18 – Michelle Lenhardt – 4x100m livre 
19 – Carolina Mussi – 4x100m medley (peito)

LUTAS- DUAS MEDALHAS NO PAN DA COLOMBIA

Resultado excelente da luta feminina do Brasil no Campeonato Panamericano na Colômbia. No estilo livre, Aline Ferreira foi prata e Joice Silva bronze. Elas garantiram vaga no Pan de Guadalajara. No masculino, mesmo sem medalhas Rafael Páscoa, Diego Romanelli  e Marcelo Gomes  obtiveram vagas na greco- romana. Na livre Antoine Jaoude foi bronze e Adrian Jaoude o sétimo, também garantiram participação no Pan

VÔLEI DE PRAIA- DESTA VEZ FOMOS MAL

Juliana e Larissa perderam a invencibilidade na temporada 2011 e sequer chegaram as semifinais da etapa de Shangai. Talita e Maria Elisa também ficaram longe da fase decisivia. O título foi para as holandesas Keiser e Iersel. No masculino outra decepção. Nenhuma dupla atingiu a semifinal. Título novamente ( pela terceira vez) para os americanos Rogers e Dalhausser. O circuito mundial retorna em 17 de maio.

CANOAGEM- DUPLA BRASILEIRA EM 4˚ NA POLÔNIA

Na 1ª etapa da Copa do Mundo de canoagem velocidade, em Poznan, na Polônia, o destaque do Brasil nesta competição foi a dupla Erlon Souza e Ronilson Oliveira. Na final  A do C2 200m a dupla conquistou a 4ª colocação e no C2 500m a 7ª colocação. Nivalter Santos não conseguiu se classificar para a final A na sua principal prova, a canoa individual 200 metros. Mas vale lembrar que a única prova de C2 que é olímpica é a de 1000 metros. Portanto a dupla precisa focar na distância maior. As provas olímpicas para homens: C1- 200 e 1000 m, C2- 1000m/ k1- 200 e 1000 m, k2- 200 e 1000 m/ k4- 1000 m. PAra mulheres as provas olímpicas são: k1- 200 e 500 metros, k2- 500 metros e k4- 500 metros. C é canoa, K é caiaque

TRIATLO- RESULTADOS REGULARES

Carla Moreno e Juraci Moreira foram os melhores brasileiros  na etapa mexicana da Copa do Mundo de Triathlon. Carla terminou a prova na 25ª colocação com  2.00:01. Flávia Fernandes foi 45ª colocada  e Pâmella Oliveira  52ª. Quem venceu a prova feminina foi Sarah Haskins dos EUA. No masculino Juraci Moreira concluiu a prova na 34ª posição com 1.49:41, Fábio Carvalho foi o 47º , Reinaldo Colucci o 53º   e Diogo Sclebin o 59º . O campeão da prova foi Brendan Sexton , da Austrália. Reinaldo Colucci  e Carla Moreno foram prejudicados por quedas no ciclismo.

SALTOS ORNAMENTAIS- OUTRO BOM RESULTADO DE CESAR CASTRO

O saltador Cesar Castro finalizou em 5˚ lugar a prova de trampolim de 3 metros  no Grand Prix de de Fort Lauderdale, nos Estados Unidos. Na semana passada também havia chegado a final no Canadá.

JUDÔ- MEDALHA SÓ PARA LEANDRO GUILHEIRO  NO AZERBAIJÃO

Mais uma vez Leandro Guilheiro foi o destaque do judô brasileiro em uma competição mundial. Ele foi bronze, a única medalha do Brasil no Grand Prix de Baku, no Azerbaijão. Mesmo sem todos os titulares, esperava-se um desempenho melhor do Brasil. Nossa principal judoca, Sarah Menezes, desta vez não avançou.

PENTATLO- ÓTIMO RESULTADO DE YANE NA HUNGRIA

Competindo ao lado de 35 pentatletas de todo o mundo, a brasileira Yane Marques terminou em 5˚ na final da terceira etapa da Copa do Mundo na Hungria. Foi o melhor resultado de Yane na temporada. A egípcia Ana Medany venceu a competição na capital húngara. Yane conseguiu equilibrio nos resultados das 5 provas: esgrima, natação, hipismo, corrida e tiro. A próxima e última etapa da Copa do Mundo  acontece de 26 a 29 de maio, em Chengdu (China). A grande final será realizada em 9 e 10 de julho, em Londres (Inglaterra), onde estarão presentes as 36 melhores pentatletas somando as quatro etapas realizadas.

TÊNIS DE MESA- COMEÇO DE MUNDIAL

Começou o mundial de tênis de mesa individual na Holanda. Nestes primeiros dias quem não tem um bom ranking tem que disputar uma fase qualificatória para atingir a chave principal.  Lígia Silva, Hugo Hoyama e Cazuo Matsumoto venceram seus 2 jogos e avançaram para a chave principal. Jéssica Yamada joga ainda nesta segunda e deve também garantir vaga. O único que perdeu e praticamente deu adeus ao mundial foi Thiago Monteiro. Gustavo Tsubói ainda não estreou.

BOXE- MAIS 5 CLASSIFICADOS PARA O PAN

No Torneio Classificatório do Equador, o Brasil sagrou-se campeão com 4 medalhas de ouro, 1 prata e 1 bronze.  Julião Neto, Robenilson de Jesus, Robson Conceição e Myke Carvalho foram campeões e garantiram vaga no Pan 2011. David Costa perdeu a final, mas também estará no México. No 1˚ Torneio, 4 atletas já haviam obtido vagas.
 
VELA- PÉSSIMA NOTÍCIA

A Federação Internacional de Vela confirmou a exclusão da classe Star da Olimpíada do Rio em 2016. Assim, ficaremos sem uma das nossas maiores chances de medalha com a dupla Robert Scheidt e Bruno Prada.

HIPISMO- RESULTADOS DOS BRASILEIROS EM VALÊNCIA

Doda Miranda foi o 11˚ colocado, na principal prova da etapa de Valencia, Espanha, do Global Champions Tour, com obstáculos a 1m60. Na prova com obstáculos a 1m45, Rodrigo Pessoa foi o vice-campeã e Doda o 4˚


ATLETISMO- MAURREM VOLTA E OBTEM PRATA
Maurrem Maggi voltou a competir internacionalmente após uma série de lesões e brilhou na etapa de Doha da Liga de Diamante. Ela saltou 6m87 e foi medalha de prata

ESGRIMA- ETAPA DA COPA DO MUNDO DE ESPADA NO RIO DE JANEIRO

Na Copa do Mundo de espada no Rio de Janeiro, nenhuma brasileira avançou para a fase com 64 classificadas. Clea Guilhon, Ana Pontes, Laryssa Costa, Lorena Schwantes e Bianca Dantas, perderam suas lutas. A campeã foi Yujie Sun da China.

sexta-feira, 6 de maio de 2011

FIM DE SEMANA REPLETO DE COMPETIÇOES NOS ESPORTES OLÍMPICOS



BASQUETE- BRASIL CONHECE OS ADVERSÁRIOS NO PRÉ-OLÍMPICO FEMININO
A seleção brasileira feminina tentará a vaga olímpica a partir de 24 de setembro no Pré-Olímpico da Colômbia. O Brasil enfrentará na primeira fase o Paraguai, o Canadá, a Jamaica e o México. Só as canadenses podem assustar. No outro grupo estão Argentina, Cuba, Chile, Porto Rico e Colômbia. Os EUA não disputam por já terem vaga olímpica. O grande adversário do Brasil será novamente Cuba, tomando cuidado com Argentina e Canadá. Apenas o campeão vai a Londres 2012. Quem ficar do segundo ao quarto ainda poderá disputar uma repescagem mundial mas com grau maior de dificuldade. Enio Vechi estará estreando no comando da seleção. A pivô Érika será o maior destaque do time. Se quiser se garantir em mais uma Olimpíada, nossa seleção tem que ganhar esse Pré-Olímpico.

VÔLEI DE PRAIA- HOMENS DECEPCIONAM NA CHINA
Na segunda etapa do circuito mundial masculino nenhuma dupla brasileira conseguiu atingir sequer as quartas-de-final. Pedro e Cunha e Emanuel e Alison chegaram próximos. Um resultado lamentável. Já no feminino, Juliana e Larissa perderam uma partida, mas se recuperaram e estão nas quartas-de-finais, assim como Talita e Maria Elisa. A disputa também na China vale como terceira etapa do circuito mundial.

TAEKWONDO- BRASIL TERMINA MUNDIAL SEM MEDALHAS
Após um primeiro dia promissor em que Fernanda Silva caiu apenas nas quartas-de-finais o Brasil decepcionou no mundial de taekwondo na Coréia. Além de Fernanda, apenas Michael Silva chegou as quartas-de-final. Nossa maior esperança de bom resultado Marcel Wenceslau perdeu logo na primeira luta, mesmo resultado de Katia Arakaki. Diogo Silva chegou a terceira rodada, assim como Henrique Moura. Apesar de estarmos sem Natalia Falavignia contundida, o objetivo era pelo menos buscar umas duas semifinais.

CANOAGEM- BRASIL DISPUTA ETAPA DA COPA DO MUNDO NA POLONIA
Neste fim de semana a Seleção Brasileira de Canoa Masculina participa da 1ª Etapa da Copa do Mundo de Canoagem Velocidade, em Poznan, na Polônia. Canoístas brasileiros como Nivalter Santos, Wladimir Moreno e a dupla Erlon de Souza e Ronilson de Oliveira, utilizarão o evento como preparação para a busca da vaga dos Jogos Olímpicos Londres 2012.  Com a entrada das provas de 200 metros na Olimpíada, aumentaram as chances de bons resultados para o Brasil. Tanto o Pan de Guadalajara quanto o mundial darão vagas olímpicas.  Na etapa de Poznan estarão reunidos os principais canoístas do planeta.

ESGRIMA- ETAPA DA COPA DO MUNDO DE ESPADA NO RIO DE JANEIRO
Começa hoje no Rio de Janeiro, a etapa da Copa do Mundo de Espada Feminina, valendo pontos para o ranking olímpico.  As melhores espadistas mundiais estarão passando pelas pistas de esgrima, instaladas no Centro de Convenções do Hotel Windsor, Barra da Tijuca. São esperadas mais de 130 atletas, representando aproximadamente 35 países. O Brasil será representado por Rayssa Costa, Cléia Guilhon, Bianca Dantas, Camila Rodrigues e Amanda Simeão.

TRIATLO- COPA DO MUNDO NO MÉXICO
Domingo tem a segunda etapa da Copa do Mundo de triatlo no México valendo pontos para o ranking olímpico. O Brasil será representado pelos seus principais triatletas. Pamela Oliveira, Carla Moreno e Flavia Fernandes no feminino. No masculino Reinaldo Colucci, Juraci Moreira, Diego Sclebin, Bruno Matheus, Danilo Pimentel e Fábio Carvalho.

SALTOS ORNAMENTAIS- OUTRO BOM RESULTADO DE CESAR CASTRO
O saltador Cesar Castro está na final do trampolim de 3 metros masculino no Grand Prix de de Fort Lauderdale, nos Estados Unidos. Na fase de classificação o brasileiro fez novamente o índice (395 pontos) para o Mundial de Xangai ao se classificar em 6 ˚ nas eliminatórias. A final será no sábado.

RESULTADO DA ENQUETE

Quantos dias da semana você costuma praticar esporte?
Nenhum 56%, Todos os dias 17%, 2 dias 13%, 1 dia 4%,

JUDÔ- GRAND PRIX DO AZERBAIJÃO
O judô brasileiro volta a competir a partir desta sexta-feira no Circuito Mundial. Nove judocas disputam o  Grand Prix de Baku, no Azerbaijão, valendo pontos para o ranking olímpico. O destaque é o retorno da nossa principal judoca, Sarah Menezes (48kg) recuperada de contusão que a afastou por alguns meses. Ainda teremos Camila Minakawa (63kg), Maria Portela (70kg), Victor Penalber (73kg), Moacir Mendes Jr (73kg), Leandro Guilheiro (81kg), Leonardo Leite (100kg), Daniel Hernandes (+100kg) e João Gabriel Schlittler (+100kg).

PENTATLO- YANE EM MAIS UMA FINAL
Nossa principal atleta de pentatlo, Yane Marques está disputando na Hungria a terceira etapa da Copa do Mundo. Na fase de classificação foi a 9˚ melhor, tendo bom desempenho na natação mas mais uma vez se complicando no evento combinado de corrida e tiro. Se conseguir ser regular na final de sábado pode tentar repetir o resultado da primeira etapa da Copa do Mundo, quando ficou em 8˚

TÊNIS DE MESA- MUNDIAL SEMANA QUE VEM
Roterdã na Holanda irá sediar a partir de segunda-feira, mais um campeonato mundial. O Brasil terá 6 atletas. No masculino a mesma equipe dos últimos anos: Hugo Hoyama, Cazuo Matsumoto, Gustavo Tsubói ( hoje o melhor do Brasil) e Thiago Monteiro retornando de contusão. No feminino apenas duas atletas: Jéssica Yamada e Lígia Silva

NATAÇÃO- MARIA LENK PROSSEGUE NO RIO DE JANEIRO
Está sendo disputado o campeonato brasileiro de natação, última tentativa para índices visando o mundial da China em julho. Felipe França obteve índice para os 100 metros peito, junto com Felipe Lima. Bruno Fratus obteve o índice nos 50 livres e fará companhia a Cesar Cielo. Joana Maranhão está fora nos 400 medley, Kaio Marcio que já estava garantido nos 200, fez índice para os 100 borboleta. No feminino só Daynara de Paula está classificada. Na 2˚ feira postarei todos os classificados.

BOXE- MAIS 5 CLASSIFICADOS PARA O PAN
Os 5 pugilistas brasileiros que disputaram o Torneio Classificatório do Equador para o Pan de Guadalajara conseguiram vagas: Julião Neto, Robenilson de Jesus, Robson Conceição, Myke Carvalho e David Costa. Ao todo, o Brasil já tem 9 atletas garantidos. Já haviam obtido vaga Roseli Feitosa, Adriana Araújo, Everton Lopes e Yamaguchi Falcão.

quarta-feira, 4 de maio de 2011

ENTREVISTA DA SEMANA- MOSIAH RODRIGUES



O entrevistado desta semana é o ginasta Mosiah Rodrigues. Ele representou o Brasil na Olimpíada de Athenas 2004. Agora espera buscar a inédita vaga para a equipe masculina. Mosiah responde sobre a falta de patrocínio, nova geração, encerrar a carreira e centro de treinamento. Ele respondeu a Seção 5 Perguntas

1- O Brasil nunca levou uma equipe masculina completa para uma Olimpíada. Com os resultados obtidos pelo Arthur Zanetti e Sergio Sasaki podemos dizer que " chegou a hora"?

Acredito que nós, atletas e treinadores, estamos no caminho certo para conquistar a vaga olímpica por equipes . A nova geração da ginástica brasileira veio para somar e auxiliar nessa inédita conquista. Hoje temos ginastas  com ótimas condições técnicas e grande potencial de crescimento, mas que na grande maioria, treina  em estruturas defasadas recebendo incentivo financeiro incompatível com as responsabilidades inerentes a função exercida por um atleta que representa o país.
 
2- Você está com 30 anos. O que o motiva a continuar competindo em um esporte tão desgastante?  Tem um prazo para encerrar a carreira?

Minha motivação é conquistar a inédita vaga para a equipe nas Olimpíadas de 2012. Representei nosso país em 2004, o Diego Hypólito em 2008 e agora acredito que chegou a hora da equipe masculina. Tenho medalhas em Copa do Mundo, Pan, Universíade, mas ter participado de Athenas 2004 significou alcançar minha principal meta como atleta


3- Qual o seu aparelho favorito, a barra ou o cavalo. Em qual você acha que tem mais chances de bons resultados?


Gosto mais de treinar cavalo com alças porque é um aparelho mais desafiador na hora da competição. Com relação a resultados acredito que depende um pouco da competição, mas como estamos em ano de Jogos Pananericanos, acho que minhas chances são maiores no cavalo com alças.

4- Qual a sua opinião sobre reunir atletas em um centro de treinamento? É o ideal ou melhor treinar nos clubes e reunir apenas nos períodos de grandes competições?

Essa questão motivou o meu TCC na faculdade. É uma discussão bastante complexa, principalmente por estarmos no Brasil. Minha posição é de que reunir atletas em um CT ainda é a melhor opção para a ginástica em nosso país por proporcionar um trabalho mais homogêneo da equipe, condições estruturais iguais para todos os integrantes da equipe e avaliações diárias do processo seletivo para montagem da equipe.

5- Como está sua situação em termos de apoio financeiro? Melhorou depois que o Rio foi escolhido "sede olímpica"?

 
Nada mudou após a escolha do Rio.A ginástica ainda não tem um CT adequado. Muitas empresas ainda não enxergam o esporte como um investimento, um meio de divulgar sua marca de forma mais barata e positiva. Ainda é bem difícil fechar um patrocínio no Brasil. Eu estou sem no momento.Tenho todo apoio do Grêmio Náutico União, clube que represento. Apoio financeiro, médico, alimentação, bolsa de estudos etc. Se não fosse o clube já teria deixado a ginástica, já que o apoio que recebo da Confederação Brasileira de Ginástica e seu patrocinador é apenas uma pequena ajuda de custo que não fornece a segurança e nem auxilio estrutural necessário para desenvolver meu treinamento e atividades cotidianas com tranqüilidade e principalmente, com qualidade. 

domingo, 1 de maio de 2011

MARATONA AQUÁTICA- POLIANA VENCE EM CANCUN


Poliana Okimoto venceu  a segunda etapa da Copa do Mundo  em Cancun, no México,. Ela completou o percurso em 2h01m58 e agora lidera o circuito pois havia ficado em 2˚ lugar na primeira etapa em Santos. Ana Marcela Cunha não competiu. No masculino vitória de Andreas Waschburger da Alemanha

VÔLEI DE PRAIA- NA CHINA DEU JULIANA E LARISSA DE NOVO
Em jogo emocionante e disputado ponto a ponto, Juliana e Larissa bateram as chinesas Xue e Zhang e  garantiram o segundo título da temporada do circuito mundial em Sanya, na China. Após perderem o primeiro set por 21/19, venceram o segundo por 22/20 e o terceiro por 17/15. Na semana passada, nossa dupla campeã havia vencido em Brasília. O bronze em Sanya ficou com Talita e Maria Elisa pois a americana May não pode jogar devido a contusão no joelho. Nesta semana mais uma etapa na China, desta vez em Xangai

TAEKWONDO- BOM COMEÇO DE MUNDIAL
Começou na Coréia do Sul o campeonato mundial de taekwondo. O Brasil teve um bom desempenho no primeiro dia. Fernanda Silva venceu 3 lutas e só caiu nas quartas-de-finais para a tricampeã mundial Brigitte Yague da Espanha. Já Marcio Wenceslau venceu duas lutas e perdeu para Mahomoud Haidari, do Afeganistão, vice-campeão mundial em 2009.  Já no segundo dia, uma das esperanças do Brasil, Débora Nunes, perdeu na primeira luta para Mamatova do Uzbequistão. João Pedro Chaves caiu na segunda luta para Oumar de Mali e

SALTOS ORNAMENTAIS- BONS RESULTADOS NO CANADÁ
Cesar Castro ficou em 6˚ lugar no Gp de Montreal, prova de trampolim 3 metros. O campeão foi o chinês Shixin Li. Hugo Parisi e Rui Marinho foram 5˚ na plataforma sincronizada. Todos conseguiram índice para o mundial de esportes aquáticos da China, assim como Juliana Veloso também na prova de trampolim 3 metros.

RESULTADO DA ENQUETE
O que você acha da Superliga de Vôlei e outras competições serem decididas em apenas um jogo?
53% a favor, 47% contra

NATAÇÃO- MARIA LENK
Começa nesta segunda o Campeonato Brasileiro de Natação, Troféu Maria Lenk no Rio de Janeiro. É a última tentativa para os nadadores conseguirem índices para o mundial de Xangai em julho. Até agora, o Brasil tem 12 atletas qualificados.

BOXE- BRASIL DISPUTA OUTRO QUALIFICATÓRIO
Mais vagas para o Pan de Guadalajara estarão em jogo nesta semana no
 2º Torneio Qualificatório em Quito. O Brasil será representado por :  Julião Neto, Robenilson de Jesus, Robson Conceição, Myke Cavalho ,David Costa e Érica Matos. No primeiro torneio o Brasil obteve 4 vagas.