Busque no Blog - Esporte Olímpico Brasileiro

sexta-feira, 29 de maio de 2009

COMENTÁRIOS E INFORMAÇÕES 29/05



ATLETISMO- DECATLO E HEPTATLO REUNÉM OS MELHORES DO BRASIL
A cidade paulista de Bragança Paulista, irá organizar neste fim de semana o Troféu Brasil Caixa 2009, com as provas combinadas, decatlo e heptatlo, além do lançamento do martelo, masculino e feminino. A competição marcará a inauguração da pista da REDE Atletismo, uma das principais equipes de atletismo do País. No decatlo, os principais nomes são Carlos Chinin, bronze no Pan Rio 2007 e Ivan Scolfaro. No feminino Lucimara Silvestre ( foto) faz sua estréia no ano e enfrentará Melry Caldeira, que lidera o ranking.

JUDÔ- BRASILEIROS EM UMA GRANDE COMPETIÇÃO EM MOSCOU
A cidade russa irá sediar também neste final de semana o Grand Slam de Judô, etapa do Circuito Mundial. O Brasil será representado por   Taciana Lima (-48kg), Denílson Lourenço (-60kg), Felipe Kitadai (-60kg), João Derly (-66kg), Leandro Guilheiro (-73kg), Felipe Braga (-73kg), Guilherme Luna (-81kg),  Eduardo Santos (-90kg), Tiago Camilo (-90kg), Luciano Correa (-100kg) e Daniel Hernandes (+100kg). Os 3 campeões mundiais Tiago Camilo, Luciano Correa e João Derly reforçam em muito a seleção brasileira. A competição vale pontos para o ranking mundial. Atualmente o melhor brasileiro no ranking é João Derly. Cada país, pode inscrever dois atletas por categoria em Moscou. No total 35 países, dentre eles Holanda, França e Coréia do Sul, estarão representadas.

VÔLEI DE PRAIA- QUARTA ETAPA DO CIRCUITO MUNDIAL
Homens e mulheres jogam mais uma etapa do circuito mundial, em países diferentes. Em Seul, Coréia do Sul, o feminino tem as nossas 4 principais duplas Renata/ Val, Larissa/ Juliana, Talita/ Maria Elisa e Maria Clara/ Carol, invictas, após duas rodadas da chave principal. Já no masculino, em Muslowice, na Polônia, Ricardo/ Emanuel e Harley/ Alisson permanecem invictos após duas rodadas. Na repescagem, sem poder mais perder estão Pedro/Cunha e Márcio/ Fábio Luis

VELA- SEMANA OLÍMPICA DA HOLANDA PROSSEGUE EM MEDEMBLIK
O principal destaque do Brasil, após 5 regatas realizadas é a dupla Robert Scheidt e Bruno Prada, que lideram a classificação geral na classe Star. Já na classe RS:X, Bimba vem melhorando e já ocupa o quinto lugar, após 5 regatas. Na classe Finn, o melhor brasileiro é Henry Boering, em vigésimo, após 3 regatas. Na Laser, Bruno Fontes está enfrentando todo tipo de dificuldade . Na primeira regata o mastro quebrou. Depois conseguiu vencer uma regata. Mas hoje não finalizou a quarta regata por novos problemas e ocupa apenas a posição de número 64 na classificação geral.

NATAÇÃO- MAIS UM NOME GARANTIDO EM ROMA
Com a desistência de Gabriel Mangabeira, em nadar a prova de 100 costas, Leonardo Guedes, que havia feito o índice exigido, ficou com a vaga e irá disputar o mundial de Roma, em julho. O outro brasileiro na prova será Guilherme Guido. Mangabeira disputará os 100 borboleta e o revezamento 4x100 medley.

TÊNIS- DUPLA TAMBÉM É ELIMINADA
Na semana passada Marcelo Melo e André Sá venceram o torneio de Kitzbuhel, mas na estréia de Roland Garros foram eliminados pelos russos Igor Kunitsyn e Dmitry Tursunov por 2 sets a 0. No individual, todos os nossos tenistas cairam na primeira rodada, o que mostra o momento ruim do tênis no Brasil.

quarta-feira, 27 de maio de 2009

COMENTÁRIOS E INFORMAÇÕES 27/05



VÔLEI- BRASIL VENCE ALEMANHA EM AMISTOSOS
A nova seleção brasileira masculina, ainda sem Giba e Rodrigão, realizou 3 amistosos contra a Alemanha, fora de casa. E para começar bem o trabalho do técnico Bernardinho foram 3 vitórias. Os ponteiros João Paulo ( foto) , Murilo e Rivaldo foram os destaques nos amistosos contra os alemães. Sexta-feira, a seleção estréia contra a Espanha, no Torneio Internacional da França. Sábado, enfrentamos o time da casa e no domingo a França B.

GINÁSTICA- ATLETAS CONVOCADOS PARA MOSCOU
A partir de sexta-feira, a ginástica brasileira disputa mais uma etapa de Copa do Mundo, desta vez em Moscou. O Brasil será representado por Ethiene Franco, Bruna Leal, que irão competir nos 4 aparelhos ( solo, trave, salto e barras). No masculino competem Diego Hypolito, Artur Zanetti e Sérgio Eras. Diego é a maior esperança de medalha. Ele já obteve 5, em 3 etapas de Copa do Mundo.

BOXE- TORNEIO DAS ESTRELAS
A próxima convocação da seleção brasileira olímpica será baseada no Torneio das Estrelas, que está acontecendo em Santo André com a participação de 35 atletas . Os competidores lutam no sistema todos contra todos. O próximo evento internacional com a participação do Brasil será o “Batalha de Carabobo”, a ser realizada na Venezuela, em junho.

PENTATLO- MAIS UMA VITÓRIA DE YANE MARQUES
No nosso território, Yane Marques continua imbatível. Ela venceu a Copa Aman, no Rio de Janeiro,somando 5184 pontos e deixando Priscila Oliveira em segundo. Já no masculino, vitória de Wagner Romão, atual campeão brasileiro. Aloísio Soares foi o segundo. A competição teve um número recorde de 61 participantes, muito significativo para um dos esportes menos divulgados pela mídia. Esta foi a primeira vez que as novas regras do pentatlo foram adotadas em uma competição realizada no Brasil. Agora, a esgrima abre o evento, seguida por natação, hipismo e corrida, que é intercalada a cada mil metros com a competição de tiro.

TÊNIS- BRASILEIROS ELIMINADOS NA PRIMEIRA RODADA EM ROLAND GARROS
Nenhum brasileiro conseguiu chegar a segunda rodada num dos principais torneios de tênis do ano e que já teve Gustavo Kuerten como tricampeão. Marcos Daniel, Franco Ferreiro, Thomaz Bellucci, e Thiago Alves, que entrou na última hora, foram eliminados. A maior decepção foi Thomaz Belucci, que abandonou com cãimbras. A vitória mais próxima estava com Franco Ferreiro que abriu 2x0 mas deixou seu rival Feliciano Lopez, 28º do mundo, virar para 3x2. Daniel foi bem, mas perdeu por 3x0 para o número 1 do mundo Rafael Nadal. Só resta ao Brasil a dupla com Marcelo Melo e André Sá.

VELA- BRASILEIROS COMPETEM NA HOLANDA
Começa hoje em Medemblik , a Semana Olímpica da Holanda, com a participação de grandes nomes da nossa vela como Bruno Fontes e Eduardo Couto na classe Laser, Robert Scheidt/ Bruno Prata, Lars Grael/ Renato Moura, na Star. NA Finn teremos Jorge Zarif e Henry Boening. A competição vai até domingo. Trata-se de um dos principais eventos do calendário do iatismo mundial e conta muitos pontos para o ranking da federação internacional de vela. Só na classe Laser, devem ser 180 velejadores.

segunda-feira, 25 de maio de 2009

25/05- FABIANO PESSANHA, BERNARDO ALVES E JULIANA/LARISSA- DESTAQUES DO FIM DE SEMANA


ATLETISMO- MAURREN MAGGI DECEPCIONA, MAS FABIANO FAZ TEMPO EXCELENTE EM BELÉM
A maior expectativa do GP de Belém do Pará, neste domingo, reunindo grandes nomes do atletismo internacional, era para mais um duelo entre a americana Britney Reese e a campeã olímpica Maurren Maggi, no salto em distância. Ao contrário do domingo passado, no Rio de Janeiro, Maurren foi muito mal e não conseguiu encaixar um bom salto. Sua melhor marca foi de apenas 6m59, muito longe dos 7m04 que saltou para ser ouro em Pequim. Maurren terminou em terceiro, perdendo até para Keila Costa. Britiney venceu e ainda fez a melhor marca do ano, com 7m06. No salto com vara, Fabiana Murer também ficou longe dos seus melhores saltos, mas pelo menos venceu com 4m40.

O destaque brasileiro foi Fabiano Pessanha( foto). Depois de ficar em segundo, por duas vezes nesta semana, na prova de 800 metros, ele deu o troco em Kléberson Davide e venceu com 1m44s63, um tempo muito bom, apenas 2 centésimos abaixo do que o campeão olímpico Wilfred Bungei, fez em 2008. Jessé Farias de Lima foi prata no salto em altura, com 2m31cm e estabeleceu índice para o mundial de atletismo. O vencedor da prova foi Jesse Williams, dos EUA.Já Marilson dos Santos foi apenas o quarto nos 10 mil metros, vencido pelo queniano Robert Sigei. Nas provas de velocidade, o Brasil não faturou medalhas.

CANOAGEM- NIVALTER É SÉTIMO NA POLÔNIA
Mais um bom resultado de Nivalter Santos, em uma etapa da Copa do Mundo de canoagem velocidade. Nosso único representante em Pequim, terminou em sétimo, na prova de canoa 500 metros, sua especialidade, na Polônia. O vencedor foi Sebastian Brendel, da Alemanha. O brasileiro fez o tempo de 2m01s72, 10 segundos pior do que conseguiu na Olimpíada. Mesmo assim, chegar a uma final A em Copa do Mundo é muito positivo.

BASQUETE- E OS PAULISTAS?
Definidos os semifinalistas da NBB, o basquete paulista que já teve inúmeras glórias com Sírio, Monte Líbano, Rio Claro, Corinthians e principalmente Franca, não classificou nenhum time. Os times que avançaram foram Flamengo, Minas, Joinvile e Universo de Brasília.

VÔLEI DE PRAIA- MAIS UM TÍTULO NO FEMININO
Na terceira etapa do circuito mundial, em Osaka, mais um título para o Brasil, novamente com Juliana/ Larissa, que já haviam vencido no Rio de Janeiro. Na final, elas derrotaram Talita/ Maria Elisa por 2 sets a 1. A dupla vencedora vai recuperando a velha forma de antes da contusão de Juliana, em 2008. Só deu Brasil até agora no circuito mundial. A quarta etapa já começa nesta terça-feira, em Seul na Coréia. Os homens também voltam as areias, em Myslovice, na Polônia.


A REALIDADE DO ESPORTE BRASILEIRO
Segundo informações do presidente do COB, Carlos Nuzman, 80 milhões de reais é o custo da campanha do Rio de Janeiro para sediar a Olimpíada de 2016, bancados em grande parte pelo governo federal e o restante pelo governo e prefeitura do Rio de Janeiro. Até agora foram investidos R$ 47 milhões de reais. O anúncio da cidade vencedora será feito em 2 de outubro, na Dinamarca. Quanto dinheiro desperdiçado, enquanto atletas não tem locais adequados para treinar e nem dinheiro para disputarem competições.

VELA- APENAS O VICE PARA SCHEIDT E PRADA
Um dia ruim, com o abandono de uma regata, no encerramento do Campeonato do Hemisfério Oriental, em Hyères, na França, tirou o título de Robert Scheidt e Bruno Prada. Os brasileiros que buscavam o tri da competição, terminaram em segundo na classificação geral , atrás dos irlandeses Peter O'Leary e Tim Goodbody. A diferença foi de apenas 2 pontos. Na primeira regata do último dia, Robert e Bruno largaram escapados e tiveram que abandonar. Assim voltaram a considerar os 8 pontos perdidos no primeiro dia, que já estavam descartados. Lars Grael e Renato Moura também competiram e terminaram em sexto lugar. Agora, Robert Scheidt e Bruno Prada competem a partir de quarta-feira na Delta Lloyd Regatta, na Holanda.
               
TÊNIS- BRASILEIROS EM ROLAND GARROS
Três brasileiros estão na chave principal do torneio de Roland Garros. Marcos Daniel veio do qualifying e de cara tem que enfrentar o número 1 do mundo, Rafael Nadal, em jogo que está acontecendo nesta manhã de segunda-feira. Outro que passou pela classificação foi Franco Ferreiro, que enfrentará Feliciano Lopes, espanhol número 30 do mundo. A tarefa menos ingrata está com Thomaz Bellucci, que entrou direto na chave principal. Ele irá enfrentar o argentino Martin Vassallo Arguello. A principal chance do Brasil, em Roland Garros passa a ser com a dupla André Sá e Marcelo Mello.

HIPISMO- MAIS UMA VITÓRIA BRASILEIRA EM HAMBURGO
Bernardo Alves, montando "Chupa Chup", ganhou sábado o Grande Prêmio de Hamburgo, na Alemanha, terceira etapa do Global Champions Tour de saltos de obstáculos. A competição tem 8 etapas, antes da final, que reunirá os 25 melhores cavaleiros em Doha, Catar, em novembro. Com a conquista Bernardo Alves garantiu a liderança do ranking. Na mesma prova estiveram Rodrigo Pessoa, Doda Miranda e Luis Felipe Filho. No ranking, Doda é o décimo oitavo e Rodrigo o vigésimo quinto.

sexta-feira, 22 de maio de 2009

COMENTÁRIOS E INFORMAÇÕES 22/05


VÔLEI DE PRAIA- BRASIL TEM 4 DUPLAS NA FASE FINAL DA ETAPA DO JAPÃO
Acontece em Osaka, a terceira etapa do circuito mundial feminino. A disputa vai até domingo. Até o momento Juliana/ Larissa permanecem invictas e já estão nas semifinais. Na repescagem estão Maria Clara ( foto)/ Carol, Renata/Val e Talita/ Maria Elisa. Nas duas primeiras etapas do circuito tivemos vitórias brasileiras com Juliana/ Larissa no Rio de Janeiro e Talita/ Maria Elisa na China.

ATLETISMO-BRASIL LEVA COM 3 OUROS NO GP DE UBERLÂNDIA
Na competição internacional disputada na cidade mineira de Uberlândia, o grande destaque brasileiro mais uma vez foi Kleberson Davide, que repetiu a vitória conseguida nos 800 metros, obtida no último domingo no Rio de Janeiro. Ele fez o tempo de 1m47s44, seguido por outro brasileiro Fabiano Peçanha. Nos 1500 metros feminino, vitória de Sabine Heitiling com o tempo de 4m25s27. E nos 200 metros a vencedora foi Vanda Gomes com 23s54, seguida por Lucimar Moura que também foi bronze nos 100 metros. Jessé Farias foi prata no salto em altura. No próximo domingo, as estrelas internacionais e nacionais estarão em Belém do Pará, para o tradicional GP Brasil, reunindo atletas de 33 países. Além dos campeões olímpicos que já estiveram no Rio e em Uberlândia ( Nélson Évora, Valerie Vili, Osleydes Menendes, Primoz Kozmuz), Maurren Maggi que só esteve no Rio, irá competir.

BASQUETE- MONCHO MONSALVE CONVOCA NOVATOS PARA TORNEIOS PREPARATÓRIOS
Ainda sem divulgar os nomes dos atletas da NBA, da Europa e alguns da NBB ( nossa liga nacional), o técnico espanhol Moncho Monsalve convocou 20 atletas jovens para disputarem alguns torneios preparatórios. Até a Copa América, principal competição do ano para a seleção, Moncho irá completar o grupo com os mais experientes. Nesta primeira etapa, o Brasil jogará o Torneio Internacional de Lisboa ( 10 a 12 de junho), Jogos da Lusofonia ( 13 a 19 de julho) e Super Four ( na Argentina, dias 3 e 4 de agosto). Confira a lista dos convocados Armadores: Duda Machado (Flamengo), Fúlvio (atua na Espanha), Raul Togni Neto (Minas) e Vitor Benite (Pinheiros); Alas: Dedé (Paulistano), Betinho (Limeira), Jhonatan (atua na Espanha), Tavernari (atua nos EUA), Olivinha (Pinheiros), Teichmann (Limeira), Jefferson (Flamengo), Marcus Vinicius (atua na Espanha), Jordan Burger (atua na Espanha) e Lucas Cipolini (atua nos EUA); Pivôs: Murilo (Minas), Mineiro (Paulistano), Bruno Fiorotto (Limeira), Hatila Passos (atua na Suiça), Paulão (atua na Espanha) e Baby (Flamengo). Com estes jogadores o time titular teria Duda, Fúlvio, Marcus Vinicius, Murillo e Baby. A melhor notícia desta convocação foi a exclusão de Marquinhos e Nezinho ( os rebeldes dos tempos do técnico Lula).

BASQUETE- MAIS UMA PIADA DA CIDADE QUE QUER SEDIAR A OLIMPÍADA
O Rio de Janeiro quer ser sede olímpica, mas seu principal time de basquete, o Flamengo, não tem onde jogar a fase final do campeonato nacional. Sem poder utilizar a Arena do PAN ( moderníssimo ginásio) e nem o Maracanazinho ( com agenda lotada), o Flamengo tem que mandar seus jogos no acanhado ginásio do Tijuca. Na última partida da equipe contra o Pinheiros, o aro da cesta apresentava problemas. Se já está assim agora, imagine o que vai acontecer com o esporte no Rio, depois que anunciarem Tókio, Madri ou Chicago, como sede da Olimpíada 2016?

GINÁSTICA- DIEGO HYPÓLITO CONFIRMA PRESENÇA EM MOSCOU.
Nosso principal ginasta, mesmo insatisfeito com atrasos de pagamentos e a situação da ginástica no Brasil, confirmou presença na etapa de Moscou da Copa do Mundo, dias 29 e 30 de maio. Diego Hypólito lidera o ranking mundial no salto sobre o cavalo e no solo. Ele já ganhou 5 medalhas, sendo 3 de ouro, em 3 etapas que disputou

IATISMO- ROBERT E BRUNO A CAMINHO DE MAIS UM TÍTULO
Nosso dupla medalhista de prata olímpica está na França, disputando o Campeonato do Hemisfério Oriental, em Hyeres. A regularidade está marcando a campanha da dupla Robert Scheidt e Bruno Prada, após 4 regatas. Eles obtiveram uma vitória, dois quartos lugares e um oitavo. A disputa termina sábado.

quarta-feira, 20 de maio de 2009

ATLETISMO, JUDÔ, NATAÇÃO, BASQUETE E ATLETA CO MÊS- 20/05


ATLETISMO- FERAS INTERNACIONAIS HOJE EM UBERLÂNDIA
Depois do GP do Rio de Janeiro, hoje, quarta-feira é a vez da cidade mineira de Uberlândia sediar um GP internacional de atletismo. Com a presença dos campeões olímpicos Nelson Évora ( português, salto triplo), Primoz Kozmus ( esloveno- lançamento do martelo), Valerie Vili (neozelandesa- arremesso de peso), Szymon Ziolkowski (polonês- lançamento do martelo) e Osleydis Menéndez (cubana- lançamento do dardo) e os 132 atletas (68 homens e 64 mulheres). No total são 132 atletas de 30 países. A competição vale pontos para o ranking mundial. Um dos destaques brasileiros será Kléberson Davide ( foto), que venceu os 800 metros no Rio e está em grande fase. Kléberson acha que pode melhorar seu tempo e ser um finalista no mundial de agosto, em Berlim. Outros destaques são Jessé Faria Lima no salto em altura, a velocista Rosângela Santos e a saltadora Gisele de Oliveira.
JUDÔ- MESMO COM EQUIPE SUB-23, BRASIL FATURA 13 OUROS NO SUL-AMERICANO
No sul-americano disputado em Quito, Equador, o Brasil faturou 17 medalhas no total, sendo 13 de ouro, apesar de não contar com a equipe principal. Isso mostra o domínio absoluto do judô brasileiro no continente. Em toda a América, apenas Cuba rivaliza com o Brasil. Confira quem levou o ouro: Catiere Moya (-48kg), Raquel Silva (-52kg), Marina Silva (-63kg), Rochele Nunes (+78kg e Absoluto), Ivan Sabino (-55kg), Alex Pombo (-66kg), Felipe Braga (-73kg), Nacif Elias (-81kg), Felipe Camilo (-90kg), Leandro Gonçalves (-100kg), Rafael Silva (+100kg e Absoluto). Uma certa decepção aconteceu com a campeã mundial júnior Rafaela Silva, que foi apenas prata.
BASQUETE- MONCHO SÓ QUER FICAR ATÉ O MUNDIAL
O técnico espanhol Moncho Monsalve disse que dará adeus a seleção brasileira masculina, ao final do Campeonato Mundial de 2010. Isso se ele conseguir neste ano de 2009, classificar a seleção para este mundial. Depois, o comando passaria para seu auxiliar, o brasileiro José Neto. Acho que se ele levar o Brasil até o mundial, a confederação teria que fazer um esforço e convence-lo a ficar até Londres 2012. Não dá para abandonar um trabalho no meio de um ciclo olímpico. Moncho está otimista com as participações de Lendrinho e Nenê na Copa América deste ano. Vamos torcer para os atletas não se "contundirem".

BASQUETE- DOIS BRASILEIROS NAS FINAIS DA NBA
A NBA chega a sua fase final, com as decisões das Conferências. No Leste, Cleveland x Orlando e no Oeste, Lakers x Denver. Pela primeira vez na história, temos 2 brasileiros na disputa, após fazerem excelentes temporadas. Nenê, livre de contusões, se afirmou como titular do garrafão do Denver. E Anderson Varejão é um reserva importante na campanha do Cleveland.
NATAÇÃO- MAIOS PROIBIDOS
A Federação Internacional de Natação (Fina) finalmente anunciou sua decisão sobre os maiôs permitidos nas competições, e excluiu alguns modelos que foram usados em recentes quebras de recordes mundiais. Foram analisados 348 modelos, de 21 marcas. Entre os equipamentos proibidos, estão os usados pelos franceses Alain Bernard ( que quebrou o recorde mundial dos 100 livres) e Frederick Bousquet, ( melhor marca nos 50 livres). Um modelo usado pelo nosso campeão olímpico César Cielo no Troféu Maria Lenk, também foi recusado. Quem também pode sofrer com a reprovação é Felipe França. Nosso recordista mundial nos 50 peito, também usou um modelo, que agora está proibido. A FINA voltará a se reunir para declarar se os recordes serão anulados. Na minha opinião, tem que anular os recordes. Aliás, os nadadores deveriam usar apenas a sunga, nada de cobrir o corpo. A natação virou esporte de patrocinados. Quem tem, usa os super-maios. Quem não tem, entra só para competir. Ficou totalmente injusto. É outra modalidade.



ATLETA DO MÊS- Obrigado a todos os internautas que votaram para escolher o melhor atleta brasileiro do mês de abril. A vencedora foi JULIANA, do Vôlei de Praia. A partir de 1 de junho, começa a eleição do melhor de maio. Enquanto isso, outra enquete está disponível: você é a favor do uso dos supermaios na natação?

segunda-feira, 18 de maio de 2009

THIAGO PEREIRA, MAURREN MAGGI, MARCOS DANIEL E DIEGO HYPÓLITO SÃO DESTAQUES-18/05


NATAÇÃO- THIAGO PEREIRA VENCE RYAN LOCHTE EM CHARLOTTE
O brasileiro esteve no final de semana competindo nos Estados Unidos, no Grand Prix de Charlotte. O evento marcou a volta de Michael Phelps, às piscinas. Porém o mega-astro da natação só disputou algumas provas. Já Thiago Pereira levou 2 ouros e 2 bronzes. A maior vitória veio nos 200 medley. Com o tempo de 2m00s39, Thiago superou um dos seus maiores rivais, o americano Ryan Lochte, que o havia impedido de ganhar medalhas na Olimpíada e no último mundial. É um bom sinal para o mundial da Itália, em julho. As outras medalhas de Thiago Pereira foram nos 400 medley ( ouro), 100 peito ( bronze) e 200 borboleta ( bronze). Dia 25 de maio, Thiago Pereira segue para a Espanha, visando treinamentos com parte da seleção brasileira de natação.

GINÁSTICA- MAIS DOIS OUROS PARA A COLEÇÃO DE DIEGO
Além da vitória no solo, sua especialidade, desta vez Diego Hypólito venceu também no salto sobre o cavalo. Depois de ficar em quarto na fase de classificação, Diego surpreendeu os favoritos. Já na prova de solo, realizou uma série mais segura, realizando o "Hypólito 1" e somando 15850 pontos, superando o britânico Kristian Thomas com 15,225 e o israelense Alexander Schatilove com 15,050 pontos. Mais 3 brasileiros Mosiah Rodrigues, Vitor Camargo e Khiuani Dias, chegaram as finais, mas não conquistaram medalhas.

VÔLEI DE PRAIA- DESTA VEZ SÓ VICE
Na terceira etapa do circuito mundial de vôlei de praia, o Brasil não levou o título, ao contrário das duas primeiras etapas. A dupla alemã Julius Brink e Jonas Reckermann surpreendeu e ficou com o título. O Brasil foi prata com Pedro Cunha/ Pedro Solberg e bronze com Alisson e Harley. A final foi muito equilibrada. As parciais para os alemães foram de 28/26, 20/22 e 15/13. Esta semana, acontece a terceira etapa do circuito mundial feminina, em Osaka, no Japão.

BASQUETE- BASSUL CONTINUA- MELHOR ASSIM
A agora diretora da CBB, Hortência confirmou a permanência de Paulo Bassul como técnico da seleção feminina, em reunião realizada em São Paulo. A novidade é que Janeth será sua assistente e também técnica da seleção sub-15. Hortência disse que a partir de agora só irá jogar pela seleção, quem tiver vontade. Vamos ver se ela vai conseguir fazer com que Iziane peça desculpas ao treinador e volte a seleção. Gostei da decisão já que Bassul conseguiu classificar a seleção para a Olimpíada e não contava com um grupo de nível técnico tão bom para fazer algo a mais do que conseguiu. A principal competição da temporada 2009 é a Copa América – Pré-Mundial, que será realizado de 23 a 27 de setembro, em Cuiabá, e classifica três seleções para o Mundial da República Tcheca, em 2010.

TÊNIS- MARCOS DANIEL É CAMPEÃO NA CROÁCIA
Neste domingo, o tenista brasileiro conquistou o título do challenger de Zagreb, ao bater o belga Olivier Rochus por 2 sets a 0. O torneio foi disputado em saibro. O belga já foi um dos 30 melhores tenistas do mundo. Com a conquista, Daniel passará a estar entre os 100 melhores do mundo nesta semana

ATLETISMO- MAURREN VENCE NO RIO
A única vitória feminina brasileira no GP Rio de atletismo neste domingo, veio com a campeã olímpica Maurren Maggi, no salto em distância. Mesmo sem chegar próximo da sua marca na Olimpíada, Maurren saltou 6m85. Foi a primeira competição dela, em solo brasileiro, desde Pequim. Em segundo ficou outra brasileira Keila Costa com 6,78 e em terceiro a americana Britney Reese, com 6m70. Britney havia vencido Maurren na semana passada no Catar. Keila fez o índice para o mundial de atletismo.O grande fiasco foi Fabiana Murer, que em 3 saltos, não consegui passar de 4m30 no salto com vara. Jadel Gregório não competiu por contusão. Nos 400 com barreiras, vitória de Mahau Suguimati. Outra vitória brasileira veio nos 800 metros com Kleberson Davide, com Fabiano Pessanha em segundo. Outros pódios: Lucimar Teodoro (prata nos 400 com barreiras), Luciana França (bronze nos 400 com barreiras), Evelyn Santos ( prata nos 100 metros e bronze nos 200 metros) , Rosemar Coelho (bronze nos 100 metros) , José Carlos Moreira ( bronze nos 100 metros) e Bruno Lins ( bronze nos 200 metros)

sexta-feira, 15 de maio de 2009

COMENTÁRIOS E INFORMAÇÕES 15/05


ATLETISMO- MAURREN x BRITTNEI NO RIO DE JANEIRO
No domingo, será realizado na pista de atletismo do Engenhão ( aquela do Pan), o Grand Prix do Rio de Janeiro. O grande destaque será a campeã olímpica Maurren Maggi no salto em distância, em sua primeira competição no ano, no Brasil. Na semana passada Maurren ficou em terceiro lugar em uma competição no Catar. A americana que venceu a prova Brittnei Reese, também competirá no Rio. Será a chance da revanche. Além de Maurren, Jadel Gregório, e Kleberson Davide, são destaques brasileiros. Outros destaques internacionais que competirão no Rio são o portugues Nélson Évora, ouro olímpico no salto triplo, a neo-zeolandesa Valerie Villi, ouro olímpico no arremesso de peso e o esloveno Primoz Kozmus, ouro olímpico no lançamento de martelo.

BASQUETE- HORTÊNCIA QUER A VOLTA DA PROBLEMÁTICA IZIANE
Começou mal a administração de Carlos Nunes a frente da Confederação Brasileira de Basquete. Eu elogiei a escolha de Hortência como diretora da entidade. Mas passados 10 dias da eleição, a CBB não definiu se o técnico Paulo Bassul continuará a frente da seleção feminina. O presidente, já tinha que ter em mente, uma definição sobre as seleções brasileiras. Na minha opinião, Bassul deveria continuar, porque conseguiu classificar para a Olimpíada, mesmo não indo bem na competição, com um grupo sem estrelas. O pior foi o posicionamento de Hortência que deixou claro a preferência pela volta da problemática Iziane a seleção, em detrimento do técnico, que a afastou com 100% de razão, no último Pré-Olímpico. O caso de Iziane é totalmente diferente dos de Nenê, Leandrinho e Anderson Varejão, que " estavam contundidos" e não aceitaram a convocação. Iziane foi, mostrou-se totalmente individualista e desrespeitou o técnico. Se Iziane tivesse pelo menos a metade do talento de uma Hortência, Paula ou Janeth, até daria para engolir, pela falta de grandes talentos no nosso basquete. Mas é uma jogadora apenas razoável, que nem nos EUA se deu bem. Pedir a uma atleta desse nível mental para jogar na seleção é LAMENTÁVEL



VÔLEI DE PRAIA- CIRCUITO MUNDIAL EM ROMA
Está sendo disputada em Roma, na Itália, apenas no masculino, a terceira etapa do Circuito Mundial de Vôlei de Praia. A disputa termina domingo. Até o momento o Brasil permanece na luta pelo título com 3 duplas invictas. Harley e Alisson já estão nas semifinais. Ricardo/Emanuel e Pedro/Cunha jogam ainda nesta manhã de sexta-feira, contra Kolodinsky/ Barsouk da Rússia e Geor/Gia, da Geórgia, respectivamente, podendo também avançar as semifinais. As mulheres só voltam ao circuito na semana que vem, no Japão.

JUDÔ- SELEÇÃO SUB-23 REPRESENTA BRASIL NO SUL-AMERICANO
Acontece neste final de semana, dias 16 e 17 no Equador, o Campeonato Sul-Americano de Judô. O Brasil estará representado por uma seleção sub-23. Desde 2006, o Brasil não manda seus principais judocas para a competição. O grande destaque da delegação é a campeã mundial júnior em 2008, Rafaela Lopes. Confira os atletas que estarão na competição: super-ligeiro (Karla Souza e Ivan Sabino), ligeiro (Catiere Toledo e Phelippe Pelim), meio-leve (Raquel Lopes e Alex Pombo), leve (Rafaela Lopes e Felipe Braga), meio-médio (Mariana Silva e Nacif Elias), médio (Natália Bordignon e Felipe Camilo-SP), meio-pesado (Glaucia Lima e Leandro Gonçalves) e pesado (Rochelle Nunes-RS e Rafael Silva).  


GINÁSTICA ARTÍSTICA- DIEGO EM BUSCA DE MAIS UM TÍTULO
Começa hoje, em Glasgow, Escócia, mais uma etapa da Copa do Mundo de Ginástica Artística. Diego Hypólito tentará mais um título para sua carreira. Além dele, estarão competindo pelo Brasil: Mosiah Rodrigues, Caio Costa e Vitor Camargo no masculino. Já no feminino seremos representados por Ana Cláudia Silva e Khiuani Dias. Nesta sexta acontece a fase de classificação e amanhã as finais, com transmissão do canal Sportv.

quarta-feira, 13 de maio de 2009

COMENTÁRIOS E INFORMAÇÕES 13/05


TÊNIS- CHANCE IGUAL A ESTA NUNCA MAIS
O Brasil teve muita sorte no sorteio que definiu o adversário da próxima fase da Copa Davis, que valerá uma vaga na primeira divisão da competição. Em setembro, jogaremos contra o Equador, no nosso território, em cidade ainda indefinida. Se em outros anos, pegamos adversários complicadíssimos, desta vez o adversário foi o ideal: o Equador. Fugimos de Suiça, Sérvia, Bélgica, França, dentre outros. Os equatorianos contam com os irmãos Lapentti, o veterano Nicolas e o novato Giovanni. Apesar de não ter um retrospecto bom contra Nicolas Lapenti, para quem perdeu duas vezes, nosso número um Thomas Bellucci tem tudo para vencer porque costuma se dar bem jogando com a torcida a favor.


ESGRIMA- TROFÉU BRASIL POR EQUIPES
Foi disputado em Curitiba, o Troféu Brasil de Esgrima. Confira as equipes campeãs em cada arma. Florete masculino- Pinheiros ( atletas Shimbo, Scavazin e Marcos Cardoso), Espada masculina- Círculo Militar do Paraná ( Gustavo Nunes, Athos Scwantes, Ivan Scwantes e Ronaldo Scwantes), Espada Feminina- Galaios do Distrito Federal ( Rayssa Costa, Ana Coutinho e Cleia Ghilhon) e Sabre Masculino- Academia Paulista de Esgrima ( William Zeytoulian, Augusto Fortuna e Carlos Garcia).

CANOAGEM- NIVALTER É DÉCIMO EM ETAPA DA COPA DO MUNDO
Nosso único representante na canoagem de velocidade nos Jogos Olímpicos de Pequim, disputou no último domingo uma etapa da Copa do Mundo na República Tcheca. Após ficar fora da final A, que reunia os 9 melhores, na prova de canoa 500 metros, Nívalter Santos, de apenas 21 anos, foi o vencedor da final B, terminando assim em décimo lugar na classificação geral. O grande campeão foi Vadim Menkov, do Usbequistão. Já na prova de 1000 metros, o brasileiro ficou fora tanto da final A como da final B. A etapa da República Tcheca da Copa do Mundo foi disputada por 318 atletas de 28 países do mundo. Agora, Nivalter segue para a Polônia, onde participará neste próximo fim de semana da 2ª Etapa da Copa do Mundo. Só com essas participações, Nívalter poderá evoluir e chegar com condições de ser um finalista olímpico em 2012.

CICLISMO- ANA FLÁVIA SGOBIN MANTEM HEGEMONIA NO BRASIL
A atleta Ana Flávia Sgobin venceu a primeira etapa da Copa do Brasil de BMX, disputada em Sorocaba, São Paulo, mostrando que é o principal nome da modalidade no Brasil. No ano passado, ele ficou fora da Olimpíada, por muito pouco. Já no masculino, a vitória foi de Deivim Balthazar.

SALTOS ORNAMENTAIS- BRASIL NÃO REPETE DESEMPENHO NOS EUA
Ao contrário do Grand Prix do Canadá, na semana anterior, em que Hugo Parisi e Cesar Castro foram destaques e garantiram vaga para o campeonato mundial de natação, desta vez, no Grand Prix dos EUA, os resultados não foram tão bons. Na prova de trampolim 3 metros, o melhor resultado foi o de Cesar Castro, quarto colocado. Na plataforma Rui Marinho e Hugo Parisi ficaram em último lugar na competição sincronizada. No individual, Hugo foi o 14º e Rui o 18º.

VÔLEI- DEFINIDOS OS ADVERSÁRIOS DO BRASIL NO GRAND PRIX
A Federação Internacional de Vôlei divulgou a tabela do Grand Prix 2009. Atual campeã, a seleção brasileira encara no primeiro final de semana, no ginásio do Maracanazinho, as seleções de Porto Rico, Alemanha e EUA, a partir de 31 de julho. Em Macau, no segundo fim de semana, o Brasil pegará Tailândia, Polonia e China. Já na semana seguinte na Coréia, os adversários serão Japão, Alemanha e Coréia. A final do Grand Prix será em Tóquio, entre 19 e 23 de agosto. O Brasil buscará o oitavo
título da competição.

segunda-feira, 11 de maio de 2009

INFORMAÇÕES E COMENTÁRIOS 11/05


NATAÇÃO- BRASIL LEVARÁ 27 AO MUNDIAL

Terminou ontem o Troféu Maria Lenk, última competição classificatória para o mundial de natação, em Roma, no mês de julho. O Brasil levará para a Itália 27 atletas ( 17 homens e 10 mulheres). Os destaques da competição no Rio de Janeiro vieram do nado peito. Felipe França bateu o recorde mundial nos 50 peito ( prova não olímpica). O curioso é que ele não conseguiu vaga nos 100 peito. Os classificados foram João Júnior e Henrique Barbosa. Este último inclusive, ficou a apenas 19 centésimos do recorde mundial. No feminino o principal destaque foi Tatiane Sakemi, ganhadora dos 50 e 100 peito. Os atletas brasileiros produziram ao longo de cinco dias de provas, um recorde mundial, 36 recordes sul-americanos, três novas marcas nacionais e 37 de campeonato. Nosso campeão olímpico, César Cielo, venceu os 50 e 100 livres, mostrando que mesmo sem estar 100%, vai brigar por medalhas no mundial. Nos 100 metros, ele bateu o recorde sul-americano com 47s60, nadando 7 centésimos abaixo do seu tempo em Pequim. Já nos 50 livres, Cielo nadou apenas 3 centésimos acima do tempo da Olimpíada. O clube Pinheiros foi o grande vencedor do Maria Lenk. No último mundial, em 2007, o Brasil levou apenas 15 nadadores e em 2005 apenas 12.
Confira os 27 nadadores que irão a Roma. Apontar chances de medalha ainda é cedo, devido a indefinição dos nadadores dos outros países.

Feminino- Ana Carvalho ( 50 peito), Carolina Mussi ( 100 e 200 peito), Dayara de Paula ( 50 borboleta), Etiene Medeiros ( 50 costas), Fabíola Molina ( 50 e 100 costas e 4x100 medley ), Flavia Delaroli ( 50 livres), Gabriella Silva ( 50 e 100 borboleta, rev 4x100 medley), Joana Maranhão ( 200 livres e 400 medley), Tatiana Lemos ( 4x100 medley) e Tatiane Sakemi ( 50 e 100 peito, além do rev 4x100 medley)

Masculino- César Cielo ( 50 e 100 livres, 50 borboleta e revezamentos 4x100 livres e 4x100 medley), Daniel Orzechowski ( 50 costas), Fernando Silva ( rev 4x100 livres), Gabriel Mangabeira ( 100 borboleta, 100 costas e rev 4x100 medley), Guilherme Guido ( 50m e 100 costas, e rev 4x100 medley), Guilherme Roth ( 4x100 livres), Henrique Barbosa ( 100 e 200m peito e 4x100m medley ), Henrique Rodrigues ( 200m medley), João Júnior ( 50m e 100m peito ), Kaio Márcio ( 100m e 200m borboleta e 4x100m medley) Lucas Salatta( 4x200m livres)
Nicholas Santos ( 50m livres e 50m borboleta) Nicolas Oliveira (100m e 200m livre / 4x100m e 4x200m livres)
Rodrigo Castro ( 200m livre e 4x200m livreS), Tales Cerdeira ( 200m peito), Thiago Pereirs ( 200m e 400m medley e rev 4x200m livre)

ATLETISMO- MAURREN É BRONZE EM DOHA
Na sua primeira competição internacional em 2009, Maurren Maggi foi medalhista de bronze no GP de Doha, saltando 6m90, uma boa marca. A campeã da prova foi a norte-americanas Brittney Reese, com 6m99. Outra brasileira, Keila Costa, foi quinta na mesma prova. O fiasco ficou por conta de Jadel Gregório, último colocado no salto triplo, marcando apenas 15m33 em um salto, tendo queimado as outras 3 tentativas. A vitória foi de Julien Kapek, da França, com 16m64.
No GP de Fortaleza, os destaques foram Lucimar Moura, vencedora dos 100 metros livres com 11s43 e Fabiano Pessanha, vencedor dos 800 metros, com 3m42s10, novo recorde da competição.


TÊNIS- VENCEMOS A COLOMBIA
Na Copa Davis, boa atuação da equipe brasileira. Mesmo em jogos equilibrados, o Brasil venceu por 4 a 1. Thomas Bellucci e Franco Ferreiro em simples e Marcelo Melo e André Sá nas duplas formaram a equipe. A única derrota aconteceu com Ferreiro, no último confronto. Agora o Brasil aguarda o sorteio amanhã, para saber com quem jogará em setembro, por uma vaga na primeira divisão da Copa Davis. Neste sorteio o Brasil tem que fugir principalmente de Suiça de Roger Federer e da Sérvia de Djokovic, dois dois melhores tenistas do mundo. Os outros possíveis adversários são França, Romênia, Áustria, Bélgica, Suécia e Chile ou India. Uma Romênia ou Bélgica, estaria bom para o Brasil.

IATISMO- ROTINA DE TÍTULOS
Robert Scheidt e Bruno Prada ficaram 6 meses sem competir na classe Star, devido a presença de Robert em outras competições de vela. Mas eles voltaram a se reunir usando um barco novo e venceram a Expert Olympic Garda, na Itália. Após as 3 primeiras regatas apenas regulares, a dupla brasileira se recuperou e levou mais um troféu após a Medal Race, regata que tem a pontuação dobrada. Em segundo lugar ficou Diego Negri ( vice-campeão mundial) e Ferdinando Colaninno, da Itália. A próxima competição de Robert e Bruno será a Eastern Hemisfere, em Hyeres, na França, de 19 a 23 de maio.

HIPISMO- PRATA E BRONZE PARA O BRASIL NA ESPANHA
NA prova de 1m40 do Global Champions Tour, em Valência, na Espanha, o Brasil teve dois ginetes no pódio: Doda Miranda foi o segundo e Bernardo Alves o terceiro. A competição é uma das mais tradicionais do circuito hípico mundial. Já na prova de 1m50, Doda Miranda terminou na quinta colocação.

NADO SINCRONIZADO- DUETO É CAMPEÃO NO CANADÁ
O dueto brasileiro de nado sincronizado formado por Lara Teixeira e Nayara Figueira conquistou a medalha de ouro no Campeonato Aberto do Canadá. Elas estão classificadas para o mundial de natação, em julho.

sexta-feira, 8 de maio de 2009

COMENTÁRIOS E INFORMAÇÕES 08/05


NATAÇÃO- RECORDES CONTINUAM CAINDO NO MARIA LENK
Mais 3 recordes sul-americanos foram quebrados no segundo dia de finais do Troféu Maria Lenk, a última competição classificatória para o mundial de natação, em julho. O veterano Gabriel Mangabeira fez 51s21 nos 100 borboleta, superando o primeiro recorde do dia. Depois foi a vez de outra veterana, mas sempre eficaz , Fabíola Molina ( foto) , nos 50 costas ( prova não olímpica), marcando 28s19. Guilherme Guido foi o terceiro recordista do dia com 24s71, nos 50 costas ( prova não olímpica) . Nesta sexta acontece a final dos 50 borboleta masculino, em que 7 nadadores conseguiram índice para o mundial, incluindo Cesar Cielo. Apenas os 2 melhores poderão representar o Brasil. Quem não está tendo um bom desempenho, por estar vindo de uma contusão na mão, é Thiago Pereira. Mesmo assim, já tem índices conquistados anteriormente para suas provas prediletas, os 200 e 400 medley. O Maria Lenk vai até domingo.

RESULTADO DA ENQUETE
Qual o maior nadador brasileiro de todos os tempos?
Cesar Cielo 46%, Gustavo Borges 31%, Ricardo Prado 9%, Djan Madruga, Thiago Pereira, Manoel dos Santos e Tetsuo Okamoto 3%

TÊNIS- COPA DAVIS: BRASIL X COLOMBIA
O Brasil nunca perdeu da Colômbia e tenta manter o tabu a partir de hoje, em Tunja, próxima a Bogotá. Mesmo sem Marcos Daniel, tenista que vive um bom momento, mas brigou com a confederação, o Brasil tem totais condições de vencer e se classificar para os play-offs de setembro, quando tentará uma vaga na primeira divisão do tênis mundial. Thomaz Belluci, nosso número 1 enfrenta Alejandro Falla, enquanto que Franco Ferreiro pega Santiago Giraldo, na abertura dos confrontos entre brasileiros e colombianos, que começam meio-dia.

GINÁSTICA- NOVA CIRURGIA EM DAIANE DOS SANTOS
A ginasta brasileira passou por sua quarta cirurgia no joelho direito nesta quinta-feira em São Paulo. Ela retirou uma placa de titanio que havia
sido implantada na última operação que realizou no local, em outubro do ano passado. Ninguém esperava que ela voltasse a ter de passar por um procedimento médico tão cedo. O objeto servia para corrigir o posicionamento da articulação do joelho da atleta. A recuperação da atleta foi surpreendente. Ela fez muita fisioterapia e não ganhou peso. Daiane espera poder voltar a treinar para tentar disputar o Campeonato Mundial de Ginástica Artística, em outubro

VELA- ROBERT SCHEIDT E BRUNO PRADA COMPETEM NA ITÁLIA
A dupla medalhista de prata olímpica, está disputando o Expert Olympic Garda, na cidade de Riva Del Guarda, na Itália. Após 3 regatas, ocupam a terceira colocação. Os brasileiros ficaram 6 meses sem competir na classe e estão tendo problemas para ajustar o barco. A liderança é dos italianos
Diego Negri e Ferdinando Colaninno. Restam 3 regatas.

A REALIDADE DO ESPORTE BRASILEIRO- TRECHOS DE UMA REPORTAGEM PUBLICADA NA REVISTA CAROS AMIGOS DE JUNHO 2007.

1- Você sabia que... A figurinista da equipe olímpica brasileira, Mônica Conceição, é cunhada de Carlos Arthur Nuzman, presidente do Comitê Olímpico Brasileiro...
2- Você sabia que... Marcos Vinícius Freire, representante do Brasil na AON Seguros (empresa que faz o seguro das delegações do próprio COB) é sócio de Alexandre Accioly. E que a empresa que organizou a festa de abertura e de encerramento (contratada sem licitação) é ligada a Accioly...
3- Você sabia que... A agência de turismo contratada para prestar serviços ao COB é de Cristina Lowndes, grande amiga de Nuzman, em uma licitação até hoje contestada...
4- Você sabia que... A empresa contratada para idealizar as medalhas do Pan ganhou o direito de fazer isso numa mera carta-convite, auferindo 720 mil reais em um contrato de três anos...
5- Você sabia que... O Pan não é do COB, e sim da CO- Rio, uma empresa PARTICULAR criada para organizar o evento. Ela pega a prefeitura, o Min. do Esporte, o governo do Estado e simplesmente organiza o evento. Sabe quem abriu essa empresa ? Carlos Arthur Nuzman. Abriu só para isso. Ele é o presidente do COB e da CO-Rio...

quarta-feira, 6 de maio de 2009

COMENTÁRIOS E INFORMAÇÕES 06/05



NATAÇÃO- COMEÇOU A ÚLTIMA SELETIVA PARA O MUNDIAL
Teve início ontem, terça ( 05/05) o Troféu Maria Lenk, Campeonato Brasileiro de Nataçao, última seletiva para o mundial de natação em Roma, no mês de julho. No primeiro dia de eliminatórias, nesta terça, 2 recordes sul-americanos foram quebrados. Henrique Barbosa nos 200 peito superou seu próprio recorde fazendo 2m08s65. Minutos antes, ele havia perdido o recorde para Tales Cerdeira. Ambos, por enquanto, estão classificados para o mundial, mas ainda podem ser superados por Thiago Pereira. Henrique e Tales tem os melhores tempos mundiais do ano na prova. Já no feminino, também nos 200 peito, Tatiane Sakemi ( foto) fez 2m29s46, superando o recorde da argentina Augustina Giovanni, que já durava 6 anos. Nas eliminatórias dos 50 livres, César Cielo fez o segundo melhor tempo, devido a problemas com seu maiô que rasgou. Nicholas Santos foi o melhor. Hoje, o Brasil tem 18 classificados para o mundial, mas esse número irá aumentar. As primeiras finais acontecem às 10 da manhã desta quarta. A competição vai até domingo.

BASQUETE- ALELUIA....ALELUIA
Acabou a dinastia Grego, de terríveis lembranças para o nosso basquete , junto o Confederação Brasileira de Basquete. Ele desistiu na última hora de concorrer a reeleição. Assim Carlos Nunes, ex-presidente da Federação Gaúcha é o novo presidente. Apesar de ter sido assessor de Grego durante muitos anos, sempre uma troca traz novas esperanças para nosso basquete voltar a ser competitivo. Uma das novidades da nova gestão, deverá ser a entrada de Hortência, como diretora da Confederação. Grego continuará a frente Associação de Basquete Sul-Americana. Em 12 anos de Grego, o Brasil ficou fora das Olimpíadas com a seleção masculina, teve campeonatos mal organizados e divulgados e muitas brigas entre clubes e Confederação. Pior que isso não dá para ser.

ESGRIMA- TROFÉU BRASIL EM CURITIBA
Acontece de sexta a domingo, em Curitiba, o Troféu Brasil de Esgrima.disputa interclubes por equipes.
O florete contará com 7 equipes inscritas, o sabre com o total de 7 entre masculino e feminino. A espada será a arma que tem o maior número de inscritos, 13 no masculino e 4 no feminino. Um dos destaques da competição será Athos Schwantes, que esteve no Pan Rio 2007 e quase conseguiu uma vaga olímpica.

CICLISMO- JANILDES FERNANDES VENCE PROVA EM SÃO PAULO
Aconteceu no último domingo em indaiatuba, São Paulo, uma das mais tradicionais provas da ciclismo brasileiro, a 1º de Maio, chamada da GP Ayrton Senna desde 1995. Os vencedores foram Alex Arseno e Janildes Fernandes

ATLETISMO- DUAS VITÓRIAS BRASILEIRAS NA COPA PAN-AMERICANA DE MARCHA
Tania Spindler foi o grande destaque brasileiro na Copa Pan-Americana, disputada em El Salvador. Ela venceu a prova de 20km adulto. A outra vitória foi no juvenil, com Caio Bonfim, nos 10km. Na prova masculina de 20km Mário José dos Santos foi apenas o 13º, e Erik Marques, 19º. Nos 50 km masculino, Cláudio Richardson foi o 6º colocado. Já no Meeting de Guadalupe, Rogério Bispo foi o terceiro colocado no salto em distância, saltando 8m03.

A REALIDADE DO NOSSO ESPORTE
Nos últimos meses, quem passava em frente ao Parque Aquático Maria Lenk não via, mas o local estava esquecido. Mantida pelo Comitê Olímpico Brasileiro, a mais moderna instalação para a natação brasileira não recebia um evento desde o ano passado. Nesse período, a água esfriou e a piscina teve de passar por manutenção - feita por mergulhadores, já que trocar a água custaria muito caro. O Maria Lenk só voltou à vida na semana passada. Recebeu uma boa faxina para a visita da comissão de avaliação do Comitê Olímpico Internacional e o aquecimento foi novamente ligado. Ou seja, o Maria Lenk encontra-se em ótimas condições devido ao trabalho que foi feito para impressionar o comitê de avaliação do COI, que visitou o Rio na semana passada. A curto prazo, isso é ótimo para os nadadores que competirão no Troféu Maria Lenk, e nadarão em uma piscina limpa e bonita. Mas o fato de o maior e melhor parque aquático do Brasil, que custou milhões na época de sua construção, receber atenção somente quando isso interessa aos nossos políticos e dirigentes é a maior prova de que a comunidade aquática jamais deveria apoiar tal campanha

domingo, 3 de maio de 2009

04/05- FIM DE SEMANA VITORIOSO PARA NOSSO ESPORTE


SALTOS ORNAMENTAIS- CÉSAR CASTRO É PRATA NO CANADÁ
Ótimo resultado de César Castro na prova de trampolim de 3 metros, na etapa canadense da Copa do Mundo de Saltos Ornamentais, em Montreal. O brasileiro fez 443,80 pontos, ficando atrás apenas do canadense Reuben Ross. Hugo Parisi também foi bem, ficando com o bronze na plataforma. A vitória foi do japonês Sho Sakai. Outro bronze veio na plataforma sincronizada, com Hugo Parisi e Rui Marinho. Com esses desempenhos, os 3 garantiram vagas no Mundial de Esportes Aquáticos, na Itália, em julho. No próximo fim de semana, os 3 competem em mais uma etapa da Copa, nos Estados Unidos.

VÔLEI DE PRAIA- MAIS UMA DOBRADINHA BRASILEIRA
Depois de vitórias em Brasília, mais uma vez o Brasil ficou com os títulos, tanto no masculino, como no feminino, na segunda etapa do Circuito Mundial de Vôlei de Praia, na China. Neste ano, só deu Brasil. No feminino, Talita e Maria Elisa bateram na final as chinesas Zou Man e Wang Jie ( medalhista de prata em Pequim) por 2 sets a 0. Maria Clara e Carol ficaram com o bronze. Juliana e LArissa, campeãs da primeira etapa, não participaram. No masculino Alison e Harley, vice-campeões na semana passada, ficaram com o título, derrotando na final a outra dupla brasileira Pedro Cunha e Pedro Solberg, por 2 sets a 0. O Circuito mundial segue dia 12 de maio, em Roma, na Itália.

JUDÔ- BRASIL BATE FRANÇA E INGLATERRA NO DESAFIO INTERNACIONAL
A seleção brasileira de judô não teve muito trabalho para vencer franceses e ingleses no Desafio Internacional, realizado no clube Paulistano. Contra os ingleses, ainda em fase de aprendizado do que é o judô, foram 7 vitórias em 7 combates. Já diante da França, potência da modalidade, a vitória foi por 5 a 2. As derrotas foram de Luciano Correa e Eduardo Santos. No total foram 9 ippons em 14 combates. Os maiores destaques brasileiros foram Denilson Lourenço, Flávio Canto e Leandro Guilheiro. A França bateu a Inglaterra por 5 a 2, terminando em segundo.

TÊNIS DE MESA- DUPLA BRASILEIRA PARA NAS OITAVAS
Thiago Monteiro e Gustavo Tsubói fizeram um grande jogo, mas perderam para os japoneses Seiya Kishikawa e Jun Mizutani, nas oitavas-de-final do Campeonato Mundial de Tênis de Mesa, no Japão, por 4 sets a 2. Foi a melhor campanha dentre todos brazucas que disputaram a competição. No individual , apenas Thiago avançou para a segunda rodada. A participação brasileira pode ser considerada regular. Em todas as derrotas, os brasileiros enfrentaram adversários com ranking superior. Sem zebras, a festa mais uma vez ficou com os chineses. Até este domingo, os 4 finalistas tanto no masculino como no feminino eram da China, o que mostra uma supremacia absurda deste país que conta com milhares de praticantes da modalidade. Acesse o blog do Marcos Yamada e veja fotos fantásticas sobre a competição: http://mundial2009.mesatenista.net/blog

NADO SINCRONIZADO- RESULTADOS DAS BRASILEIRAS NOS EUA
A seleção brasileira de nado sincronizado participou da principal competição americana da modalidade. A dupla Lara Teixeira e Nayara Figueira terminou em sexto lugar. A equipe formada por Joseane Costa, Beatriz Feres, Branca Feres, Michelle Frota, Lorena Molinos, Pamela Nogueira, Gláucia Souza e Giovana Stephan terminou em sétimo na classificação final. A solista Giovana Stephan ficou na 10ª posição. O campeonato é um dos mais tradicionais do mundo e contou com a presença de mais de 100 atletas. Agora, a seleção faz o caminho inverso da de saltos ornamentais e vai competir no Canadá.

VOTE NA ENQUETE SOBRE O MELHOR ESPORTISTA DE ABRIL- Novidade no Blog Brasil Olímpico. Todo mês, vamos eleger o destaque esportivo brasileiro. Assim, no ano que vem, ajudaremos o Domingão do Faustão, na escolha dos " Melhores do Ano", dando alguns nomes para competir com o " super" Felipe Massa.

RESULTADO DA ENQUETE
O que você acha do canal Sportv transmitir dezenas de jogos dos torneios Masters Series de Tênis?
Excelente, eu adoro tênis e assisto tudo 50%
Só deveriam transmitir os principais jogos e abrir espaço para outras modalidades 50%

sexta-feira, 1 de maio de 2009

COMENTÁRIOS E INFORMAÇÕES 01/05


VÔLEI- SELEÇÃO FEMININA CONVOCADA PARA TORNEIO NA SUIÇA
O técnico José Roberto Guimarães convocou 13 jogadoras para o primeiro torneio internacional da temporada, a Montreux Volley Master, na Suiça, entre 9 e 14 de junho. A maior novidade foi a ausência da levantadora reserva em Pequim, Carol. O treinador resolveu apostar nas novatas Ana Tiemi (Finasa/Osasco) e Dani Lins (Rexona-Ades). As demais convocadas foram as meios-de-rede Carol Gattaz e Fabiana (ambas do Rexona-Ades) e Thaisa (Finasa/Osasco); as líberos Camila Brait (Finasa/Osasco) e Fabi (Rexona-Ades), as ponteiras Mari (São Caetano/Blausiegel), Regiane (Rexona-Ades) e Sassá(Finasa/Osasco) e as opostos Joycinha (Rexona-Ades), Natália (Finasa/Osasco) e Sheilla (São Caetano/Blausiegel). Depois de ficar dois anos sem disputar a competição, o Brasil volta a Suiça, em busca do tetracampeonato ( venceu em 1995, 2005 e 2006). O Brasil está no grupo A, ao lado de China, Polônia e Alemanha. Na chave B, estão Itália, Cuba, Japão e Holanda. Depois da Montreux, o Brasil jogará a Copa Pan-Americana, nos Estados Unidos, entre os dias 24 de junho e 5 de julho. Dos dias 22 a 26 de julho, a seleção buscará a classificação para o Campeonato Mundial de 2010, num torneio classificatório que será realizado no Brasil.


TÊNIS DE MESA- DUPLA BRASILEIRA ESTÁ ENTRE AS 16 MELHORES DO MUNDO
No Campeonato Mundial de Tênis de Mesa, em Yokoyama, no Japão, um excepcional resultado brasileiro. A dupla Thiago Monteiro/ Gustavo Tsubói conseguiu avançar na segunda rodada e agora está entre as 16 melhores do mundo. Diante dos surpreendentes indianos Achanta Sharath e Saa Subhajt. os brasileiros venceram por 4 sets a 3. Os adversários haviam eliminado uma forte dupla da Dinamarca, na primeira rodada. Para chegar entre as 8 melhores do mundo, o desafio é difícil, mas não impossível. Os adversários serão os japoneses Jun Mizutani ( número 22 do mundo) e Seiya Kishikawa ( número 65). No individual, todos os nossos mesa-tenistas foram eliminados.

VOLEI DE PRAIA- BRASIL TEM BOM DESEMPENHO NA CHINA
Está sendo disputada em Shangai, a segunda etapa do Circuito Mundial de Vôlei de Praia. No feminino, Talita e Antoneli permanecem invictas e já estão nas semifinais. Com uma derrota e jogando a repescagem, seguem Maria Clara/ Carol e Renata/ Leão. Já no masculino Harley/Alisson ainda não perderam e estão nas quartas-de-finais. Pedro/ Cunha, Benjamim/ Hevaldo e Marcio/ Fabio Luiz estão na repescagem.


TÊNIS- BRASIL X COLOMBIA NA COPA DAVIS
No próximo fim de semana, 8 a 10 de maio, o Brasil joga pela segunda divisão da Copa Davis, contra a Colômbia, em Tunja. Se vencer, terá chance de disputar vaga para a primeira divisão, contra um país a ser sorteado.No ano passado, o Brasil venceu a Colômbia, em nosso território. A equipe titular terá Thomaz Bellucci, Franco Ferreiro, André Sá e Marcelo Melo, além de Caio Zampieri como reserva. As ausências ficaram por conta de Marcos Daniel e Thiago Alves.



VÔLEI- DANTE PEDE DISPENSA
O campeão olímpico Dante, pediu dispensa da seleção brasileira masculina, comandada por Bernardinho. Em seu lugar foi chamado Léo Mineiro, do Sada Cruzeiro, destaque na última Superliga. Os outros convocados que se apresentarão ao treinador na segunda-feira são: levnatadores; Bruno Rezende (Cimed/Brasil Telecom) e Marlon (Santander/São Bernardo); centrais Éder, Lucas (ambos da Cimed/Brasil Telecom) e Thiago Barth (Vivo/Minas); oposto Leandrão (Sada Cruzeiro Vôlei), pontas Thiago Alves (Cimed/Brasil Telecom) e Wanderson (Vivo/Minas); os líberos Sérgio Escadinha (Santander/S. Bernardo) e Mário Jr (Cimed/Brasil Telecom). Além destes que disputaram a Superliga, foram chamados e já estão treinando o ponta Murilo (Modena, da Itália); o meio-de-rede Sidão (Modena, da Itália); os opostos Rivaldo (Pineto, da Itália) e João Paulo (Tigre/Unisul/Joinville); o levantador Raphael Vieira (Callipo Sport, da Itália); e o líbero Alan, que estava na Rússia. O oposto Samuel, da Ulbra Suzano Massageol, também está em treinamento, mas como convidado. O primeiro desafio da seleção masculina será a Liga Mundial em junho.

BRASIL OLÍMPICO- CADÊ AS FAVELAS? ( baseado em texto do jornalista Sérgio Torres)
O comitê Rio 2016 apresentou à Comissão de Avaliação do COI um filme de cinco minutos e fotografias aéreas que mostram um Rio de Janeiro sem favelas nas áreas vizinhas aos locais em que as competições serão disputadas, caso a cidade seja escolhida. A capital fluminense foi dividida em quatro áreas: Copacabana (zona sul), Barra da Tijuca (zona oeste), Deodoro (zona oeste) e Maracanã (zona norte). Em cada uma delas foram mostrados estádios, vilas esportivas, locais de disputas. Não havia favela em nenhuma ( ÓOOOHHH) . Um exemplo da ausência de favelas pode ser notado no Maracanã, estádio ladeado pelo morro da Mangueira. A favela não aparece no filme. O estádio, com todas as modificações planejadas para o ano da Olimpíada, é mostrado de um ângulo que a mantém oculta. Também o estádio João Havelange (o Engenhão, na zona norte) aparece no filme em ângulo no qual não são mostradas as favelas ao redor. Tomara que em outubro, o Rio não só não seja eleito como sede, mas fique em último na votação, para nossos políticos pararem de achar que no mundo todo existem idiotas.