Busque no Blog - Esporte Olímpico Brasileiro

terça-feira, 30 de outubro de 2007

SELEÇÃO FEMININA DE VÔLEI NA COPA DO MUNDO DO JAPÃO.


Tem início nesta sexta-feira, dia 2 de novembro, a Copa do Mundo feminina de vôlei, no Japão। Serão 12 países brigando por 3 vagas para a Olimpíada। O sistema de disputa é idêntico ao do campeonato brasileiro de futebol: todos contra todos e os 3 melhores colocados carimbam o passaporte para Pequim। O Brasil estréia contra a Polônia, em Hamamatsu e jogará também em Sendai, Kumamoto e Nagoya
Após a traumática derrota nas semifinais da última Olimpíada, a seleção passou por uma reformulação. Nos anos de 2004, 2005 e 2006, o Brasil teve excelente desempenho: 3 títulos do Grand Prix, um título da Copa dos Campeões e o vice-campeonato mundial. Porém,em 2007, tudo deu errado: perdemos o Pan para Cuba e terminamos num pífio quinto lugar no Grand Prix, apanhando até de velhas freguesas como Holanda e Itália. Nessas competições, o Brasil sentiu demais a falta da atacante e melhor jogadora de recepcão Jacqueline, suspensa por doping. Outro problema foi a falta de tranquilidade para pontuar em momentos decisivos de algumas partidas.
Para a Copa do Mundo, o técnico José Roberto Guimarães já conta com Jacqueline no grupo. A experiente Fofão, também está de volta no levantamento. Completam o grupo de convocadas a líbero Fabi, a levantadora Fabiola, as meio de rede Fabiana, Waleska, Thaisa e Carol Gattaz; e as pontas Paula Pequeno, Sheilla, Sassá, Joycinha e Natália.
Duas das principais forças do vôlei mundial não estarão na Copa do Mundo : a Rússia, atual campeã mundial ( não se classificou no Pré-Olímpico europeu) e a China. Assim, os principais adversários serão Cuba, Itália e Sérvia. Também enfrentaremos EUA, Japão, Coréia, Peru, República Dominicana, Polônia, Quênia e Thailandia. Em caso de novo fracasso, o Brasil ainda poderá se classificar em um torneio continental em 2008. Mas temos tudo para garantir a vaga agora.
O título da Copa do Mundo ( realizada a cada 4 anos ) é inédito para o vôlei feminino brasileiro, que foi vice-campeão em 1995, 2003 e terceiro em 1999.

Nenhum comentário: