Busque no Blog - Esporte Olímpico Brasileiro
terça-feira, 16 de outubro de 2007
MUNDIAL DE BOXE, SEM CUBANOS, VALENDO VAGAS PARA PEQUIM
Chegou a vez do boxe brasileiro tentar classificar atletas para a Olimpíada. De 23 de outubro a 3 de novembro, acontece em Chicago, o Campeonato Mundial de Boxe Amador. Os 8 melhores pugilistas das categorias de 48kg até 81kg, e os quatro melhores das categorias 91kg e + 91kg garantem vaga em Pequim. O mundial será o maior da história, com 693 atletas de 121 países. Cuba, com medo das deserções de atletas, principalmente pela competição ser nos Estados Unidos, resolveu não participar. Como o país é a maior potência da modalidade, aumentam as chances de classificação para o Brasil.
Cada país só pode enviar ao mundial 8 atletas। Com isso, a comissão técnica brasileira, comandada por José Carlos Soares, acabou cortando 3 pugilistas da seleção। A equipe é quase a mesma que disputou o Pan e conseguiu 8 medalhas, incluindo a histórica de ouro, com Pedro Lima, fato não ocorria há 40 anos। Pedro tem 24 anos, compete na categoria até 69kg e será a grande estrela do Brasil em Chicago। Em toda a história olímpica, o boxe brasileiro tem uma única medalha de bronze, obtida por Servilio de Oliveira em 1968।
Outros atletas que também foram medalhistas no Pan estarão no mundial : James Dean Pereira ( 54 kg), Everton Lopes ( 60kg), Myke Carvalho ( 64kg), Davi Souza ( 57kg) e Rafael Lima ( 91kg). Completam a equipe Washington Silva ( 81kg) e Gildelson Oliveira ( acima de 91 kg). Aliás uma polêmica em relação a Gidelson. Ele tinha resultados mais expressivos do que Rogério Minotauro, mas não participou do Pan porque o adversário era mais famoso.
Sem Cuba, as principais forças do mundial de boxe serão Estados Unidos e os países do leste europeu. Os pugilistas brasileiros que não conseguirem vaga neste mundial ainda poderão tentar classificação em um torneio nas Américas em 2008.
Marcelo Romano
www.brasilnaolimpiada.blogspot.com
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário