Busque no Blog - Esporte Olímpico Brasileiro
quarta-feira, 24 de outubro de 2007
MUNDIAL DE GINÁSTICA DE TRAMPOLIM
A ginástica terá seu último mundial pré-olímpico de 2007. Após as competições de artística e rítmica chegou a vez do MUNDIAL DE TRAMPOLIM, de 29 de outubro a 3 de novembro, em Quebec, no Canadá. Noventa e quatro atletas no masculino e 68 no feminino estarão buscando vagas para Pequim 2008.
Ao contrário das outras modalidades da ginástica, no trampolim o Brasil ainda engatinha। No Pan, apenas Giovana Matheus obteve uma medalha de bronze। Ela estará no Canadá e é nossa principal esperança de bom resultado। Completam a equipe Bruna Garambone, Thiago Cardoso, Gabriel Machado, Carlos Pala Ramirez e Rafael Andrade, o principal nome do masculino, mas que não foi bem no Pan। Uma classificação brasileira para Pequim é improvável. O mundial terá outras provas valendo medalhas como o duplo mini trampolim e o tumbling ( espécie de ginástica de solo em linha reta), porém apenas a de trampolim acrobático é disputada na Olimpíada. A Rússia é a principal força da ginástica de trampolim, principalmente devido a Irina Karavaeva ( foto), tetracampeã mundial.
O trampolim acrobático entrou no programa olímpico em 2000, com disputas no individual masculino e feminino. Os russos ficaram com dois ouros em 2000, mas foram surpreendidos em 2004, por Yuri Nikitin da Ucrânia e Anna Dogonadze, da Alemanha. Os atuais campeões olímpicos estarão em Quebec, garantindo um ótimo nível para a competição.
O trampolim chegou ao Brasil em 1975. Em 1990, na Alemanha, participamos pela primeira vez de um mundial, mas até hoje não conseguimos medalha ou classificação olímpica. O aparelho onde são executados os movimentos é conhecido como “cama elástica”. O atleta adquire altura (cerca de 5 metros ) e estabilidade com saltos preliminares. Então inicia a execução de 20 elementos técnicos, sem interrupções.
Vale lembrar que o Brasil já garantiu vaga em Pequim na ginástica artística, quando obteve um brilhante quinto lugar no quadro geral de medalhas. Estão classificados, a equipe completa do feminino ( liderada pela medalhista de bronze Jade Barbosa) e Diego Hipólito ( campeão mundial de solo) no individual masculino. Também está confirmada a equipe de ginástica ritmica, décima primeira colocada no mundial.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário