Busque no Blog - Esporte Olímpico Brasileiro

domingo, 22 de dezembro de 2013

EU VI O BRASIL CAMPEÃO MUNDIAL DE HANDEBOL FEMININO


Tenho 40 anos e em esportes coletivos, já tinha visto o Brasil ser campeão mundial em futebol, basquete ( feminino), vôlei ( masculino) e medalhista olímpico de ouro  nas 3 modalidades que citei. Mas ver o Brasil no topo de um mundial de handebol era algo inimaginável há 4 anos. Hoje, isso virou realidade. Brasil 22 x 20 Sérvia, na casa do adversário com quase 20 mil pagantes no ginásio. Campanha invicta, com vitórias sobre Hungria, Holanda, Dinamarca ( duas vezes) e Sérvia (duas vezes). No jogo de hoje, Alexandra, a goleira Babi e a Ana Paula foram os destaques. Duda foi eleita a melhor do campeonato. O esporte dos europeus, tem um campeão mundial, sul-americano. 

Em 2011 o Brasil sediou o mundial e teve no seu banco de reservas o técnico dinamarquês Morten Soubak. O time venceu a poderosa França na fase de classificação e só caiu nas quartas de finais em jogo decidido nos últimos segundos contra a Espanha. O handebol brasileiro mostrou pela 1º vez que estava entre os melhores do mundo. 

Na Olimpíada, uma campanha primorosa na fase de classificação e o 1º lugar do grupo. Mas a Noruega resolveu perder o último jogo para nos enfrentar no mata-mata. Pesou a camisa e novamente, caímos nas quartas. 

Neste ano, Alexandra foi eleita a melhor do mundo. Das 7 titulares, 6 jogam na Europa e em equipes de ponta. O técnico era o mesmo Soubak.Novo mundial e desta vez não deixamos escapar o inédito título. O elenco: Goleiras : Mayssa e Babi; Armadoras: Amanda, Deonise, Duda Amorim e Karoline; Pontas: Alexandra, Fernanda, Samyra e Mariana;  Centrais: Ana Paula, Débora e Mayara;  Pivôs: Dani Piedade, Elaine e Fabiana Diniz. 

Dou alguns pitacos sobre a conquista.

- Comecei a achar que o Brasil seria campeão mundial quando a Hungria eliminou a Espanha nas oitavas. Tirou o " fantasma de 2011" da nossa frente. Outro resultado que abriu caminho ao Brasil foi a derrota da Noruega para a Sérvia. 

- O jogo "fundamental " para a conquista foi a vitória após duas prorrogações sobre a Hungria. Seleção tirou o peso das eliminações em quartas de finais. 

- Espero que as jogadoras desfilem em carro de bombeiro por várias capitais do Brasil, para divulgar a conquista e a modalidade.

- O Brasil foi campeão mundial e todas as jogadoras que estiveram neste elenco tem que ser lembradas para sempre. Não tem nada disso de " é obrigação trazer ouro em 2016". É obrigatório sim, fazer uma boa campanha. O título de hoje nunca poderá ser apagado

- Atuar contra os melhores é fundamental. Quase todas as jogadoras da seleção atuam na Europa. Estão acostumadas a enfrentar as melhores jogadoras européias. Cesar Cielo quando treinou nos EUA foi campeão olímpico e mundial. 

- O elenco brasileiro não é jovem. Muitas jogadoras tem mais de 30 anos. É muito cedo para falarmos em 2016. Vamos comemorar o título histórico de hoje. 

- ESPN e Sportv tem ao todo 6 canais de esporte. E ninguém transmitiu o mundial. O handebol é uma modalidade muito praticada nas escolas brasileiras. Espero que para o mundial de 2015 tenhamos uma maior cobertura.

- Parabéns ao Esporte Interativo que transmitiu o mundial, como já havia feito em 2011. 

- Alguns compararam a conquista de hoje com a do  Guga em Roland Garros. Discordo. Guga chegou a França como um " ninguém" e a seleção de handebol já tinha mostrado que estava entre as melhores nos últimos 2 anos.

- Também discordo da comparação com o título da seleção de basquete em 1994. Naquele ano, a vitória contra os EUA na semifinal foi a mais difícil que eu já assisti em esportes coletivos. Os EUA eram quase imbatíveis. No handebol, passamos por grandes adversários, mas nenhum comparado ao time de basquete americano. 

- O ano do esporte olímpico brasileiro foi sensacional com 8 ouros em campeonatos mundiais: Cesar Cielo, Arthur Zanetti, Poliana Okimoto, Rafaela Silva, handebol feminino, Robert Scheidt, Jorginho Zarif e a dupla   Taiana/Talita

- O próximo mundial será em 2015 na Dinamarca. 

- Dos esportes coletivos, falta agora eu ver o Brasil campeão mundial no polo-aquático, hóquei na grama e rugby sevens...

2 comentários:

Anônimo disse...

Romano gostei muito da postagem, porém só tem um erro além do polo aquático, falta você vê o Brasil campeão mundial de hoquei na grama, e de Rugby Sevens que agora é esporte olímpico, não se esqueça desses "nanicos" e o handebol também já foi assim como eles, se puder faça uma matéria sobre o polo aquatico masc/fem hoquei masc/fem e rugby masc/fem e as perspectivas para 2016, desde já muito obrigado! :) e da-lhe Brasil noo Handebol feminino

Anônimo disse...

Vc acredita que algum dia o hoquei na grama ou Rugby sevens será campeão mundial, por favor me responda