Busque no Blog - Esporte Olímpico Brasileiro

domingo, 20 de janeiro de 2008

CÉSAR CIELO: NOSSA MAIOR ESPERANÇA DE MEDALHA NAS PISCINAS DE PEQUIM


Thiago Pereira é o nadador mais famoso do Brasil no momento. Eleito melhor atleta em 2007, foi o nome do Pan, ganhando 6 medalhas de ouro. Já virou garoto propaganda e é conhecido nacionalmente. Mas o que pouca gente sabe é que Thiago tem remotas chances de brigar pelo ouro na Olimpíada. No máximo disputará o bronze, nos 200 e 400 metros medley. A grande chance da natação brasileira lutar pelo primeiro ouro de sua história está depositada no velocista César Cielo, nas provas de 50 e 100 metros livres. Em ambas, ele foi quarto colocado no último mundial.

A maior expectativa está na prova de 50 metros livres, a mais rápida da natação. Hoje, não há ningúem imbatível nessa prova, como aconteceu em Olimpíadas anteriores com o russo Popov. César Cielo fez o melhor tempo de sua vida no Pan, com 21s84. Se repetir esse tempo, tem tudo para ficar com o ouro. No mundial de 2007 Cielo nadou 22s12 e o campeão mundial, o americano Benjamim Wildman nadou 21s88, ou seja, 4 centésimos acima do tempo de Cielo, no Pan. Na última Olimpíada, o tempo do medalhista de ouro, o americano Gary Hall, foi 21s93.

Já nos 100 metros Cielo nadou no Pan 48s74, mas no mundial fez 48s51, melhor tempo de sua vida . Precisa melhorar uns 20 centésimo para brigar por medalhas, já que os campeões mundiais Filippo Magnini da Itália e Brent Hayden do Canadá estabeleceram 48s43. Essa é outra prova sem favoritos, pois o holandes Hoogenband, bicampeão olímpico, não estará competindo.

Agora vamos a Thiago Pereira. As duas provas fortes dele são as de medley, que reúnem os 4 estilos da natação ( peito, costas, livre e borboleta), sendo que a preferida são os 200 metros. Seu melhor tempo na vida foi estabelecido no Pan 1m57s79. Para chegar a medalha de bronze precisa melhorar ainda, cerca de 1 segundo, já que no mundial de 2007, o terceiro colocado Laszlo Cseh da Hungria, marcou 1m56s 92. Disputar ouro só se o maior nadador da atualidade Michael Phelps se machucar. Phelps costuma nadar a prova na casa de 1m55 segundos. A prata deve ser de outro americano Ryan Lochte. Nos 400 medley a situação é ainda mais difícil. Thiago tem o melhor tempo com 4m11s14, também no Pan do Rio. Precisa baixar 2 segundos para chegar na zona de medalhas. Michael Phelps nada esta prova na casa de 4minutos e 6 centésimos.

Além de César e Thiago, Kaio Márcio nas provas de nado borboleta completa as chances de medalha da natação brasileira em Pequim. Na natação ( ao contrário de outros esportes imprevisíveis como a ginástica, o judô e o hipismo), quase não existem zebras. O nadador não irá conseguir baixar 3 ou 4 segundos em um tempo que não está acostumado a fazer. A não ser que esteja dopado.

2 comentários:

Anônimo disse...

Sua matéria a respeito da "tietagem" em torno do nome de THIAGO PEREIRA mostra bem como as pessoas seguem as "ondas midiáticas", falando 'amém' pra primeira coisa que ouve sem analisar os fatos.
Eu tb já lido, ainda no PAN, de que o CIELLO seria o "grande favorito" de nossas piscinas, c/ mais chances reais de nos trazer mais títulos... e aqui vc explica bem o por quê desta vantagem de CIELLO sobre THIAGO, embora o Thiago tb tenha seu sucesso meritório e garantido.
Como dizem no "popular": MENOS!! Senão corremos o risco destes heróis "pipocarem" na hora-H, c/ tanta pressão em cima.

É isso aí …

;0)

Anônimo disse...

PUXA VIDA...QUEM OUVIU FALAR DE CESAR CIELLO? EU NÃO OUVI...NADA...ATÉ QUE O QUE O SUJEITO GANHOU A MEDALHA DE BRONZE NOS 100...E AGORA...OUROOOOOOOOOO...OUROOOOOOOOOOO...E NINGUÉM FALAVA NELE...ELE QUIETINHO, GANHOU...FOI A GLÓRIA! FANTÁSTICO!! E NINGUÉM BADALOU, NINGUÉM FALOU NADA...ESSA MÍDIA HIPÓCRITA, AGORA FICA LÁ, BAJULANDO, MAS ANTES, NINGUÉM OUVIA FALAR...PARABÉNS, CIELLO, E PARABÉNS A ESTE BLOG, QUE ACERTOU NA PREVISÃO...