Busque no Blog - Esporte Olímpico Brasileiro

quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

CALENDÁRIO DE TORNEIOS CLASSIFICATÓRIOS PARA PEQUIM-



O Brasil tem até o momento, 10 de janeiro, 150 atletas garantidos em Pequim. Mas muita gente ainda sonha e treina para se classificar a competição. Confira um resumo e análise das modalidades que ainda terão torneios classificatórios ou dependem do fechamento do ranking mundial.

ATLETISMO- atletas tem que estabelecer o chamado "índice A", determinados pela Confederação. Vinte já conseguiram, mas tem que confirmar pelo menos o "índice B" em alguma prova de 2008. Entre eles estão Jadel Gregório, Marilson dos Santos, Keila Costa, Maurren Maggi e Hudson Souza ( foto).

BADMINTON- classificação pelo ranking mundial até 1 de maio. Levar algum atleta é muito difícil

BASQUETE- Pré-Olímpico Mundial feminino de 9 a 15 de junho, em Madri, valendo 5 vagas. O Brasil enfrenta Cuba, Espanha, República Tcheca( adversários do mesmo nível), Bielorrussia, Letônia, Japão ( adversários para se ter cuidado), Argentina, Senegal, Ilhas Fiji, Taiwan e Angola ( adversários fáceis). No masculino o Pré-Olímpico irá de 14 a 20 de julho na Grécia. A disputa é por 3 vagas contra Grécia, Croácia ( adversários mais fortes), Porto Rico, Alemanha, Canadá, Eslovênia e Nova Zelândia ( mesmo nível), Coréia, Líbano, Camarões e Cabo Verde ( mais fracos). Aposto só na classificação do feminino.

BEISEBOL- O Brasil está eliminado da Olimpíada.

BOXE- Dois Pré-Olímpicos continentais de acordo com as categorias da modalidade ; de 10 a 18 de março em Trinidad Tobago e de 23 a 30 de abril na Guatemala. Chances de classificar pelo menos 3 atletas

CANOAGEM- Pré-Olímpico continental para as embarcações de velocidade dias 17 e 18 de maio no Canadá. Já para o slalom, a seletiva será de 26 a 28 de abril nos EUA. Maiores chances nas provas de velocidade

ESGRIMA- classificação pelo ranking mundial até 31 de março. Renzo Agresta é a maior esperança

LEVANTAMENTO DE PESO- ranking até 31 de maio. Classificação complicada

LUTAS- torneio continental no Canadá, dia 4 de maio. Alguma chance

MARATONAS AQUÁTICAS- mundial em 29/04 na Espanha define os classificados. Ótima possibilidade com Poliana Okamoto.

NADO SINCRONIZADO- Pré-Olímpico mundial na China, de 16 a 20 de abril. Nayara Figueiredo e Lara Teixeira podem conquistar uma vaga.

PENTATLO MODERNO- o masculino terá um mundial classificatório na Hungria, em 27 de maio. No feminino já garantimos Yane Marques.

POLO-AQUÁTICO- Pré-Olímpico mundial feminino de 17 a 24 de fevereiro, na Itália. No masculino, de 2 a 9 de março na Romênia. Valem 3 vagas para 12 seleções em cada disputa. Chances quase zeradas para o Brasil.

SALTOS ORNAMENTAIS- Copa do Mundo em fevereiro. Ubirajara Barbosa, Juliana Veloso e Hugo Parisi tentam se juntar a Cesar Castro, já classificado.

TENIS- classificação pelo ranking mundial até 9 de junho. Pelo atual momento do esporte, só com desistências de vários jogadores.

TÊNIS DE MESA- Pré-Olímpico continental na República Dominicana entre 30 de março e 5 de abril. O Brasil é a maior força das Américas.

TRIATLO- classificação pelo ranking mundial. Contam pontos as etapas da Copa do Mundo. O Brasil tem boas perspectivas.

VÔLEI DE PRAIA- classificação pelo ranking mundial até 20 de julho. O Brasil tem direito a duas vagas no masculino e feminino. Ricardo/ Emanuel e Juliana/Larissa já estão quase garantidos. As outras vagas estão em disputa

Nenhum comentário: