Busque no Blog - Esporte Olímpico Brasileiro

terça-feira, 27 de novembro de 2007

MUNDIAL DE HANDEBOL FEMININO


Começa neste domingo, 2 de dezembro, o Campeonato Mundial de Handebol Feminino, que será realizado na França. A seleção brasileira, já está garantida na Olimpíada, graças ao título do Pan do Rio e usará a disputa como preparação para Pequim, enfrentando as grandes potências da modalidade.
O mundial terá 24 seleções, divididas em grupos de 4. Avançam duas seleções de cada grupo para a sequência da competição. Na primeira fase o Brasil estréia contra a fraca Austrália. Depois, o jogo decisivo para avançar no mundial contra a Macedônia. Finalizando, o confronto mais difícil e com provável derrota diante da Rússia, atual campeã mundial. Os jogos serão na cidade de St Brieuc.
O objetivo da comissão técnica, comandada pelo espanhol Juan Oliver Coronado é no mínimo passar da primeira fase e tentar se classificar entre os 8 melhores na segunda fase, quando o Brasil fará mais 5 jogos. O resultado repetiria o último mundial, em 2005, quando terminamos em sétimo lugar. A mesma colocação foi obtida na Olimpíada de Athenas, em 2004.
A seleção brasileira realizou uma série de treinamentos e torneios amistosos na França antes do mundial, com bons resultados.O grupo está acostumado com o handebol europeu, pois apenas uma atleta ( Aline Pará) das 16 jogadoras convocadas atua no Brasil. A lista é a seguinte: goleiras- Chana e Darly, armadoras- Aline Pateta, Ana Paula, Deonise, Eduarda, Francine, Silvia e Milene, pontas- Alexandra, Aline Pará, Daly e Viviane, pivôs- Dani Piedade, Fabiana Dará e Juceli. Os principais destaques são a goleira Chana, a armadora Eduarda, a ponteira Alexandra e a pivô Dani Piedade (foto).
O handebol feminino brasileiro vem melhorando na última década, com resultados superiores ao da seleção masculina. Esse mundial pode marcar o melhor desempenho da modalidade na história. Além da Rússia, as favoritas ao título são Noruega, Hungria,Alemanha Coréia do Sul e Ucrânia. A Dinamarca, atual tricampeã olímpica, não estará participando.

Nenhum comentário: