Busque no Blog - Esporte Olímpico Brasileiro

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

ENTREVISTA DA SEMANA: NICHOLAS PIGOZZI- TAEKWONDO

A seletiva para a formação da seleção brasileira de taekwondo apresentou uma grande surpresa. A derrota de Diogo Silva, 4º colocado em Londres 2012 para Nicholas Pigozzi de 26 anos, na categoria até 68kg. Nicholas será o titular neste ano e disputará o mundial do México em julho na categoria. Nesta entrevista, o atleta de Rio Claro conta sua trajetória.


1- Como foi a vitória na seletiva sobre o Diogo Silva? Que estratégia você usou para derrota-lo?
Eu sabia que a luta seria extremamente fria e calculista e quem errasse menos sairia vencedor. Procurei fazer o meu melhor dentro disso e consegui anular bem o que ele tem de bom. Acho que foi uma das lutas onde mais consegui manter a calma mesmo diante de um adversário extremamente complicado e que oferecia muito perigo.

2-A vitória na seletiva foi a principal conquista da sua carreira?

Tive algumas conquistas importantes como o brasileiro e 3 vezes a Copa do Brasil. Mas com toda certeza essa será a mais marcante da minha carreira. Foram 10 anos correndo atrás e sempre chegando entre os 4 primeiros colocados. Me dediquei ao máximo para chegar esse dia que iria transpor a barreira de estar no seleto grupo da Seleção Brasileira.

3- A Confederação já te informou em quais competições internacionais você irá competir em 2013? Você irá disputar todas as principais competições do ano ou irá revezar com o Diogo, como acontece em categorias do judô?

Normalmente o atleta titular disputa todos os eventos oficiais e o reserva vai para alguma competição determinada pela Confederação, mas ainda não sei como seguirá este ano. Apenas tenho a certeza de disputarei o Mundial em Julho no México. As outras competições a Confederação irá informando ao longo do percurso.

4- Nós vimos na Olimpíada, arbitragens muito ruins e duvidosas, inclusive prejudicando Diogo e Natalia. Em competições nacionais, como são as arbitragens?

Ultimamente os árbitros nacionais estão em constante progressão. É lógico que falhas irão ocorrer, porém devemos sempre pensar que eles são seres humanos e que cometem erros. Mas a qualidade vem crescendo e em conjunto com a Nova CBTKD isso está melhorando cada vez mais.

5- Como é sua rotina e quais seus principais pontos fortes no taekwondo?

Eu e minha esposa Carmen Silva Pigozzi que é técnica da Seleção Brasileira temos uma academia de Taekwondo em Rio Claro/ SP. De manhã revezo entre aula e treinamento, a tarde treino e a noite 3 vezes por semana concluo o meu dia com aula. Além disso ainda curso faculdade de Educação Física. No Taekwondo aprendi que não basta apenas ter um bom físico ou técnica é necessário ter uma mente e o lado psicológico muito forte para aguentar toda pressão e expectativa.

6- Cite quem te apoia e se tem patrocinadores?

São tantas pessoas para agradecer, mas os mais próximos sem sombra de dúvidas foram minha família:  mulher (que é minha treinadora e técnica) e filha, meus pais e meu irmão, minha vó e minha tia. Meus companheiros de treino, pois sem eles não conseguiria o resultado, meu preparador físico Thiago Mendes e minha nutricionista Barbara Moraes, além do nosso técnico Walassi Aires. Atualmente a Prefeitura Municipal de Rio Claro por intermédio da Secretaria de Esportes, a Bolsa Talento Esportivo de São Paulo e  a Unimed Rio Claro são meus patrocinadores.

Um comentário:

Anônimo disse...

Parabéns Nicholas Merece tudo isso e o mundo que te espera.