Busque no Blog - Esporte Olímpico Brasileiro

sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

RETROSPECTIVA 2010: ESGRIMA- SEM REVELAÇÕES



NOTA 6-
NOTA em 2009- 6

A esgrima teve mundial em 2010. A melhor classificação do Brasil veio com o veterano Renzo Agresta em 25º. O Brasil tem enviado dezenas de atletas para as principais competições internacionais mas ainda não surgiu um substituto para Agresta. Os resultados continuam fracos. No Pré-Pan por exemplo, só João Souza ganhou bronze no florete masculino. Pelo menos o Brasil garantiu vagas para o Pan em todas as modalidades, com excessão da espada masculina.

DESTAQUE- CLEIA GUILHON
O resultado mais surpreendente do Brasil no mundial de esgrima foi o de Cleia Guilhon que venceu uma chinesa que estava entre as melhores do mundo.

DECEPÇÃO- KARINA LAKERBAI
Apontada como destaque em 2009 não progrediu em 2010

EXPECTATIVA PARA 2011-
O Pan de Guadajara será uma ótima oportunidade para nossa esgrima mostrar que está evoluindo. No Pré-Pan apenas uma medalha. Para o Pan vamos esperar pelo menos 3. O ano também terá um novo mundial. O objetivo será ver algum atleta entre os 16 melhores do mundo.

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

CICLISMO- POTENCIAL INEXPLORADO


NOTA EM 2010- 5
NOTA EM 2009 - 6

Uma modalidade que tem um grande potêncial para gerar medalhas para o Brasil é o ciclismo. Se o país consegue ter skatitas de destaque internacional porque não ciclistas de BMX ou mountain bike? O ciclismo  infelizmente continua pouco praticado e divulgado. É um dos esportes que menos cito em minhas postagens junto com o levantamento de peso. O  site da confederação é muito fraco. No ciclismo estrada, o único destaque internacional continua sendo Murilo Fisher. Ele disputou o mundial e venceu fácil o campeonato brasileiro. Não surgem novos ídolos, capazes pelo menos de participar das principais voltas ciclísticas ou de lutar por boas colocações nas provas de BMX e mountain bike. Ciclismo em pista pior ainda

DESTAQUE- RENATO REZENDE ( foto)
Atleta de BMX que ganhou o prêmio Brasil Olímpico em 2009 foi o 35º no mundial adulto. Como tem apenas 20 anos é esperança de melhores resultados nos próximos anos. Outro destaque do ciclismo BMX é Mayara Perez, que foi a melhor nos Jogos Olímpicos da Juventude. Na estrada, citação para Rosane Kirch, prata nos Jogos Sul-Americanos e que obteve bons resultados na Europa.

DECEPÇÃO- MOUNTAIN BIKE FEMININO
Com a aposentadoria de Jaqueline Mourão após 2008 o Brasil não conseguiu firmar nenhuma nova atleta no cenário internacional. Em uma competição em Minas Gerais com apenas duas estrangeiras, a melhor brasileira ficou em 3º. As chances de classificação olímpica são quase inexistentes, ao contrário do masculino que deverá ter uma vaga com Rubens Donizete

EXPECTATIVA PARA 2010- Das modalidades do ciclismo, a que pode trazer bons resultados no futuro é o BMX, que entrou no programa olímpico em 2008. A classificação olímpica é feita por um ranking de nações. No masculino, o Brasil está na 16ª posição ( precisa ficar entre os 11) e no feminino em 10º  ( precisa ficar entre os 7)

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

RETROSPECTIVA- 2010- CANOAGEM: MODALIDADE EVOLUINDO



NOTA- 6

NOTA EM 2009- 7
A canoagem velocidade brasileira tem evoluído a cada ano e pode começar a sonhar com uma medalha olímpica. Alguns  atletas tem marcado resultados aceitáveis em etapas da Copa do Mundo, principalmente nas provas de 200 metros. O Brasil conseguiu classificar toda a equipe para o Pan 2011 e foi muito bem nos Jogos Sul-Americanos. Só a canoagem slalom não consegue evoluir


DESTAQUE- NIVALTER SANTOS
É o grande nome da modalidade. Está entre os 5 melhores do mundo na prova de canoa individual 200 metros. Mantendo a forma vai brigar por medalha olímpica. Está tão concentrado na prova que não disputa mais o canoa dupla e nem a prova individual de 1000 metros. Mantêm  apenas a c1 200 metros e a c1 500 metros.

DECEPÇÃO- EDSON ISAIAS
Nas prova de caiaque, Edson foi o destaque brasileiro em 2009, 4º colocado no mundial. Mas uma apendicite comprometeu seu 2010. Não participou do mundial e não classificou para finais em etapas da Copa do Mundo. Quem continua decepcionando é a canoagem slalom. Nenhum brasileiro chegou sequer a semifinal do mundial

EXPECTATIVA PARA 2011
Maior incentivo a canoagem slalom para que não passemos vergonha quando a Olimpíada for em nosso território

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

RETROSPECTIVA 2010- BOXE: TÍTULO MUNDIAL NO FEMININO




NOTA em 2010- 7

NOTA em 2009- 6

O ano do boxe olímpico brasileiro foi marcado pelo título  conquistado por Roseli Feitosa, no primeiro mundial para mulheres. Vale lembrar que o boxe feminino estreará em Londres. No masculino, o melhor resultado veio no mundial juvenil com o título de Davi Lourenço. O ano não teve mundial masculino. Nossos pugilistas conseguiram 2 ouros no Pan. Nomes como Myke Carvalho  e  Yamaguchi Falcão mantiveram-se entre os melhores do continente. Julião Neto foi a grande surpresa conquistando o título do Pan

DESTAQUE- ROSELI FEITOSA
Campeã mundial atropelando as adversárias. Lutou na categoria 81kg que não é olímpica. Mas Roseli pesa 75kg, esta sim uma categoria olímpica. Não terá problemas para a mudança.

PROMESSA- DAVID LOURENÇO
Campeão mundial juvenil e dos Jogos Olímpicos da Juventude.  Pena que luta na categoria de Myke Carvalho, uma das estrelas do nosso boxe.


DECEPÇÃO- JOGOS SUL-AMERICANOS
O boxe pouco contibuiu para ajudar o Brasil na competição. Apenas um ouro.


EXPECTATIVA PARA 2011-
Em 16 de outubro teremos na Coréia do Sul mais uma edição do mundial de boxe amador. Poderemos avaliar as chances de nossos pugilistas para a Olimpíada.

-----------------------------------------------------------------------
RESULTADO DA ENQUETE
A presidente Dilma deveria escolher como ministro do esporte
42%- um técnico esportivo
28%- manter o Orlando Silva
21%- um ex-atleta
7%- um dirigente esportivo

domingo, 26 de dezembro de 2010

RETROSPECTIVA 2010- BASQUETE: SEM BRILHAR NOS MUNDIAIS



NOTA em 2010- 5


EM 2009- NOTA 7


O ano foi de mundiais no basquete. No masculino, após um promissor 2009 quando o time venceu com facilidade o Pré-Olímpico criou-se a expectativa para um ótimo mundial. Com a chegada do técnico argentino campeão olímpico Rubens Magnano o otimismo aumentou ainda mais. Mas a campanha foi apenas regular. Mais uma vez sem contar com Nenê contundido, o time venceu 3 jogos na primeira fase, sendo que de destaque mesmo só a vitória sobre a Croácia. O melhor jogo da seleção masculina foi a derrota nos últimos segundos para os EUA. A derrota para a Eslovenia mandou o Brasil para um mata-mata contra a Argentina. Uma atuação espetacular do pivo Scola eliminou o Brasil do mundial. Terminamos em 9º. Já no feminino a decepção foi bem maior. Também com técnico novo, o espanhol Colinas, a seleção perdeu na estréia para a Coréia do Sul, o que comprometeu a campanha. Só vencemos Mali e Japão e perdemos além da Coréia para a Espanha, Rússia e República Tcheca. A seleção jogou tão mal que o técnico já foi demitido, justamente pois foi o principal responsável pelo fiasco com suas alterações absurdas.  O novo técnico será Enio Vecchi, que já dirigiu a seleção masculina, sem sucesso, na década de 90.  Nosso basquete feminino  que há alguns anos brigava por medalhas, hoje não põe medo em ninguém.


DESTAQUE- MARCELINHO HUERTAS
Muito se esperava dos pivôs brasileiros no mundial. Mas Tiago Spliteer e Varejão não foram bem. O destaque do time foi o armador Marcelinho Huertas, que finalmente deixou as oscilações do início de carreira.


DECEPÇÃO- IZIANE
A diretora da Confederação Hortência fez o impossível para trazer de volta a seleção a "problemática Iziane". No mundial, foram raros os momentos em que ela liderou a equipe. Para mim, uma jogadora comum.


REVELAÇÃO- RAULZINHO
Chamou a atenção na delegação que esteve no mundial a presença do armador Raulzinho, apenas 17 anos, que joga no Minas. Pouco jogou no mundial, mas falam muito bem do garoto


EXPECTATIVA PARA 2011
O ano terá os Pré-Olímpicos. A grande notícia é que os EUA já se classificaram, vencendo os 2 mundiais. Assim, a tarefa do Brasil ficará um pouco mais facilitada. No masculino lutaremos por duas vagas contra Argentina, Porto Rico e Canadá. No feminino, tentaremos a única vaga contra Cuba e Canadá. Temos tudo para classificar.

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

RETROSPECTIVA 2010- BADMINTON : TABU PRÓXIMO DE SER QUEBRADO


NOTA- 6
Em 2009- 6

O Brasil nunca participou das competições de badminton em uma Olimpíada. Para 2012 este tabu poderá ser quebrado. Daniel Paiola fechou o ano em 71º no ranking mundial. Como há um limite de atletas por país na Olimpíada, se a competição começasse hoje, Paiola estaria classificado.  Em termos de equipes o Brasil foi mal no Pan-Americano ficando em 5º. Nos Jogos Sul-Americanos perdemos a final para o Peru, a maior força do continente.


DESTAQUE- DANIEL PAIOLA
É o grande nome da modalidade no Brasil. Deu muito azar no campeonato mundial. Pegou logo de cara o dinamarques número 2 do mundo

DECEPÇÃO- FEMININO
Se no masculino já podemos sonhar com Londres 2012, no feminino a evolução não é a mesma. A melhor brasileira é Yasmim Curi em 241º. Ela foi bronze nos Jogos Sul-Americanos.

EXPECTATIVA PARA 2011
Para um esporte crescer em número de praticantes, precisa estar na Olimpíada nem que seja com um representante. Espero que Paiola se mantenha na posição atual para uma maior divulgação do badminton.

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

RETROSPECTIVA 2010 - ATLETISMO



Amigo leitor. Com a parada das competições esportivas começo uma retrospectiva de mais um ano. As notas são baseadas no histórico da modalidade no Brasil, ou seja,  esportes que já tem uma tradição de conquistas como judô, vôlei e natação recebem uma avaliação diferenciada por exemplo do badminton, pentatlo e levantamento de peso. Hoje começo com Atletismo e Boxe


ATLETISMO- O GRANDE ANO DE FABIANA
NOTA- 6, no ano passado dei 3


O ano de 2010 foi bom para o atletismo brasileiro apenas na prova de salto com vara. Fabiana Murer, vencedora do prêmio Brasil Olímpico foi a melhor do mundo na prova, vencendo a Liga Diamante. No mais, nenhum resultado expressivo. Não temos mais nenhum grande velocista, nem fundista, nem saltador em distância... Os brasileiros são meros coadjuvantes em competições internacionais. No Ibero-americano ficamos em 3º. Nos meetings internacionais realizados no Brasil, resultados inexpressivos. Um esporte que dá tantas medalhas precisa de mudanças urgentes na confederação




DESTAQUE- FABIANA MURER
Depois de bater na trave em vários anos, finalmente Fabiana trouxe uma medalha de ouro num mundial, mas indoor. Mais importante ainda foi sua vitória na Diamont League, que reúne as principais competições da temporada. Tudo bem que a russa Isinbayeva não competiu, mas Fabiana superou rivais que antes não superava.


REVELAÇÃO- CAIO CESAR
Venceu a prova de salto em distância nos Jogos Olímpicos da Juventude. Tem epenas 17 anos e é treinado por Nélio Moura, mesmo técnico da campeã olímpica Maurren Maggi


DECEPÇÃO-JADEL GREGÓRIO
Não conseguiu saltar nenhuma vez acima de 17 metros na temporada. Nem o Troféu Brasil conseguiu vencer. Caminha para um melancólico fim de carreira. Outra decepção foi José Alessandro Bagio, 14º nas duas últimas Olimpíadas, mas  pego no exame antidoping. Outro doping veio com  Geisa Arcanjo,  após vencer o arremesso de peso no mundial juvenil.


EXPECTATIVA PARA 2011
O ano tem o mundial da Coréia do Sul, em Daegu no final de agosto. Vamos ver se Fabiana Murer repete no outdoor, o mesmo resultado do indoor. No mundial de 2009 o Brasil não conquistou medalhas. Vamos esperar também que a Confederação de Atletismo estabeleça índices fortes para quem quiser classificação olímpica. Nas últimas edições levaram mais de 40 atletas que foram apenas passear. Olimpíada é para gente grande

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

RESULTADO DA ENQUETE Escolha os 3 maiores atletas olímpicos do Brasil em todos os tempos


Robert Scheidt 85%, Ademar Ferreira da Silva 66%, Torben Grael 51%,


Depois vieram Cesar Cielo 44%, Joaquim Cruz 40%, Aurélio Miguel 29%, Marta ( futebol ) 22%, Gustavo Borges 18%, Jaqueline e Sandra 18%, Oscar Schimdt, Giba 18%.


Foram votados também Emanuel, Tande, Ricardinho, Fofão, Mari e Sheila 14%,
Guilherme PAraense, Magic Paula, Vlamir Marques, Leandro Guilheiro, Tiago Camilo, Nalbert 11%




FUTEBOL FEMININO- ALERTA AO BRASIL
A seleção brasileira feminina disputou nestas duas semanas o Torneio Cidade de São Paulo pelo 3º ano seguido. Acho ótima a idéia porque preenche um espaço deixado pelas férias do masculino. As meninas tem visibilidade na mídia e 20 mil pessoas foram ao Pacaembu assistir a final. Mas desta vez o Brasil foi apenas  vice. O Canadá ficou com o titulo porque jogava pelo empate. O  jogo terminou 2 a 2. Os gols brasileiros foram de Marta. Na fase de classificação as canadenses fizeram os mesmos 7 pontos do Brasil, mas tiveram saldo melhor. A campanha do Brasil não foi boa.  Vencemos o México por 3 a 0, depois sofremos para passar pela a fraca Holanda com um gol no último minuto. Após um empate que não valia nada em 0 a 0 contra o Canadá chegamos a decisão. O Brasil chegou a virar o placar para 2 a 1 mas não conseguiu segurar o placar. Com excessão da melhor do mundo Marta, o time não rendeu . A contusão de Cristiane, nossa grande atacante, já no início do torneio, complicou ainda mais. O técnico Kleiton Lima e as jogadoras culparam  o desgaste físico da temporada e muitas contusões  pelo mau desempenho. Antes, as  jogadoras reclamavam da falta de competições. Agora estão chiando por fazerem 60 jogos na temporada. E olha que o ano não teve nem mundial, nem Olimpíada. O Brasil fez o certo este ano em priorizar o sul-americano que valia vaga olímpica. Mas o torneio cidade de São Paulo começou logo na sequência do sul-americano. Tem que se avaliar urgentemente o erro cometido no calendário porque no ano que vem tem mundial. Vale lembrar que em 2007, no Pan do Rio, o Brasil bateu o Canadá por 7 a 0. Realmente as adversárias evoluiram, vencendo inclusive neste ano os EUA. Mas o Brasil tinha obrigação de ficar com o título jogando em casa


BASQUETE- COLINAS FORA
Ótima decisão da diretora da Confederação de Basquete, Hortência, em dispensar o treinador espanhol Carlos Colinas da seleção feminina após o fiasco no mundial 2010. O principal motivo foi Colinas não querer morar definitivamente no Brasil para acompanhar o dia a dia do nosso basquete. Na minha opinião já vai tarde. Hortência não decidiu se irá novamente apostar num técnico estrangeiro ou voltar a chamar um nacional. Na minha opinião Hortência deveria chamar Miguel Angelo da Luz, técnico campeão mundial em 1994 e medalha de prata na Olimpíada de Atlanta. Miguel foi o responsável pela revelação de nomes como Alessandra, Leila  e Cintia Tuiu


JUDÔ- BRASIL ENCERRA TEMPORADA COM MAIS 3 MEDALHAS
No último Grand Prix de 2010, em Qingdao na China, o Brasil obteve 3 medalhas.  Daniel Hernandes (+100kg) ficou com a prata, enquanto Rafael Silva (+100kg) com o bronze. Leandro Cunha já havia obtido o bronze no primeiro dia de competição. Com o resultado, o judô brasileiro terminou o evento na 8º colocação no quadro de medalhas, com uma prata e dois bronzes. Competiram  246 judocas de 31 países.

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

JUDÔ- LEANDRO CUNHA É BRONZE NA CHINA



Nesta madrugada começou o último Grand Prix  da temporada, em Qingdao, na China. O Brasil não enviou sua equipe principal, que disputou o Grand Slam do Japão na semana passada. No primeiro dia de disputas na China, Leandro Cunha conseguiu a medalha de bronze na categoira até 66 kg. Na mesma categoria Charles Chibana foi eliminado na 2º luta. Também foram eliminados nas primeiras lutas  Breno Alves (60kg), Phelipe Pelim (60kg), Adriano Santos (73kg) e Victor Penalber (73kg). Neste sábado, no encerramento do Grand Prix lutam pelo Brasil , Nacif Elias (81kg), Daniel Hernandes (+100kg) e Rafael Silva (+100kg).

NBA- BRASILEIROS NA NBA
Ultrapassado  mais de 1/4 da temporada regular da NBA vamos ao desempenho dos 4 brasileiros até o momento:
Leandrinho está no Toronto Raptores com média de 12,8 pontos, 2,0 assistências e 1,9 rebotes por jogo. É o terceiro melhor do time que é muito ruim e tem apenas 9 vitórias em 26 jogos. Ficará longe da fase final.
Anderson Varejão está no Cleveland Cavaliers que depois da saída de Lebron James virou um saco de pancadas. Tem apenas 7 vitórias em 25 jogos. Varejão é o principal reboteiro do time com 9,6 rebotes por jogo. Mas em pontos tem média de 9,0, o 6º pontuador do time. Fez 23 jogos. Sem chances de playoffs

Nenê- Permanecendo no Denver, nosso pivô deverá lutar para chegar aos playoffs já que o time é o 7º no Oeste. Nenê tem tido uma boa temporada com 15,2 pontos, o 2º melhor da equipe, na frente de Chauncey Billups. Em rebotes, Nenê tem média de 7,1

Tiago Spliter- Estreando na NBA, Tiago está no San Antonio, o líder da Conferência Oeste. Ele atuou em 20 jogos, mas sempre por pouco tempo, em média 11 minutos. É um bom reserva. Tem média de apenas 4,4 pontos e 2,4 rebotes. Deverá jogar mais ao longo da temporada

VÔLEI DE PRAIA- CALENDÁRIO 2011
A FIVB anunciou oficialmente o calendário do Circuito Mundial 2011 de vôlei de praia. Ao todo, serão 14 torneios masculinos e 16 femininos, sendo seis Grand Slams e uma etapa válida ainda pelo Mundial de vôlei de praia, na Itália. A temporada começará em Brasília, tal como nos dois últimos dois anos, com a etapa brasileira sendo disputada entre 18 e 24 de abril.

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

HANDEBOL- SELEÇÃO MASCULINA TREINA PARA O MUNDIAL

HANDEBOL- SELEÇÃO MASCULINA TREINA PARA O MUNDIAL
O primeiro grande evento de 2011 será o mundial de handebol masculino, na Suécia, que começa dia 13 de janeiro. A seleção brasileira treina em Blumenau para esta competição. O técnico espanhol Javier Garcia irá definir os 16 jogadores que seguirão para a disputa. Depois do Natal o Brasil fará jogos amistosos contra a Argentina e disputará jogos na Noruega e Dinamarca. O Brasil está no grupo B junto com Aústria, Islândia ( vice-campeã olímpica), Noruega ( outra potência), Hungria e Japão. Com excessão dos japoneses, os outros jogos são complicados. 

Foto de João Neto com atleta Tupan

DISTRIBUIÇÃO DAS VERBAS PARA O ESPORTE OLÍMPICO EM 2011
O Comitê Olímpico Brasileiro  anunciou  a nova divisão dos recursos da Lei Agnelo/Piva para 2011. De acordo com a distribuição, canoagem, ciclismo e tênis de mesa foram valorizados pela entidade e passarão a receber uma verba maior : R$ 2,3 milhões cada no próximo ano. Em 2010, as confederações destas modalidades ficaram com aproximadamente R$ 1,8 milhão. Já o basquete, que recebeu R$ 1,9 milhão no último ano, passa a receber R$ 2,1 milhão em 2011. Quem também passou a receber o repasse da Lei Agnelo/Piva foram as confederações de golfe e rúgbi:  R$ 500 mil cada, por conta de projetos visando a Olimpíada do Rio de Janeiro-2016. Segundo o COB, os critérios utilizados para definir a distribuição dos recursos foram a possibilidade de medalhas em Mundiais, Pan-Americano de Guadalajara-2011 e Olimpíada de Londres-2012, além de atletas que estejam entre os 10 melhores do mundo, patrocínios recebidos pelas confederações e liberação do uso de uniforme. O Blog do José Cruz  ( no UOL) informou que as modalidades com menor reajuste no repasse, como boxe, esgrima, levantamento de peso e taekwondo, são patrocinadas pela Petrobras. No entanto, confederações que recebem apoio de outras empresas estatais (Caixa, Correios e Banco do Brasil), como atletismo, desportos aquáticos e vôlei, mantiveram reajustes proporcionalmente maiores, o que derrubaria a justificativa de "diminuir a diferença entre as confederações que dispõem ou não de patrocínio", dada pelo COB. O COB acredita que a arrecadação para 2011 será de R$ 130 milhões, sendo que a entidade é obrigada a investir 10% no esporte escolar e 5% no universitário.  Dos cerca de R$ 110 milhões restantes, R$ 69 milhões serão aplicados nos programas das 29 Confederações Brasileiras Olímpicas, exceto o futebol. O restante do valor será administrado diretamente pelo COB em ações de desenvolvimento do esporte, como implantação do Laboratório Olímpico, ampliação do Centro de Treinamento Time Brasil, manutenção do Parque Aquático Maria Lenk e do Velódromo, além da manutenção do próprio COB e das despesas das delegações brasileiras em diversas competições.

TIRO- ATLETA OLÍMPICO PERDE CAMPEONATO BRASILEIRO
Surpresa no Campeonato Brasileiro de Tiro ao Prato. Na fossa dublê, Jailson Santin foi o vencedor. Ele surpreendeu Filipe Fuzaro, que garantiu vaga olímpica durante o Pan-Americano

A REALIDADE DO NOSSO ESPORTE
Depoimento de um pai de atleta no mês passado no Campeonato Brasileiro Juvenil de Natação, em Brasília:  "  na final de 200 livre masculino, 4 atletas passaram mal e os ganhadores nem subiram ao pódio, tiveram que mandar representantes. Cada prova teve pelo menos um atleta retirado da piscina pelos árbitros e socorristas e teve atleta desistindo no meio da prova. A piscina  não tinha condições de natação. O placar  era confuso para enxergar qualquer resultado, balizas sem números, aquecimento sem placas, afinal não existe o "velcro" para poder fixá-las ".


Obs:  Começa nesta quarta o mundial de piscina curta, mas como essa modalidade de natação não é olímpica não comento aqui no blog. Aliás, os grandes nadadores deveriam pressionar o Federação Internacional a acabar com esse tipo de competição e criar um circuito mundial em piscina olímpica ( 50 metros), assim como acontece com o vôlei de praia, atletismo, judô...

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

JUDÔ- BRASIL TERMINA GRAND SLAM DO JAPÃO COM 3 MEDALHAS


O judô brasileiro encerrou a temporada 2010 mantendo a regularidade. No Grand Slam do Japão, que contou com a presença de toda a força do judô japonês (que inscreveu vários judocas em cada categoria), o Brasil obteve 3 medalhas: prata com Tiago Camilo e bronze com Leandro Guilheiro e Sarah Menezes. As medalhas vieram no sábado e domingo. Tiago Camilo ( foto) conseguiu seu melhor resultado no ano mostrando o bom judô que o tornou campeão mundial e medalhista olímpico. Nesta madrugada de segunda o desempenho foi ruim dos brasileiros . Mayra Aguiar venceu duas lutas e terminou em 5º, mesma posição de Maria Suellen. Já no masculino Luciano Correa venceu uma luta. Rafael Silva  e Daniel Hernandes perderam logo na estréia. O ranqueamento olímpico vai até abril de 2012. Os 22 judocas no masculino e as 14 no feminino mais bem colocados na lista garantem vaga nas Olimpíadas de Londres 2012. No último ranking divulgado pela Federação Internacional de Judô, Leandro Guilheiro aparece na terceira colocação. Já Tiago Camilo é o 9º.

TAEKWONDO- BRASIL EM 3º NO PAN
Na classificação final por países no Pan de Taekwondo o Brasil ficou em 3º, atrás de México e Canadá. Foram 3 medalhas de ouro e 3 pratas. O resultado pode ser considerado médio, já que EUA e Cuba não participaram. O maior destaque do Brasil foi o ouro de Katia Arakari ( até 46kg). Também foram ouro Marcio Wenceslau e Josiane LIma. Conquistaram a prata: Leonardo Santos, Fernanda Silva e Talisca Reis.

BADMINTON- HUGO ARTHUSO VENCE BRASILEIRO
Sem a participação do nosso melhor atleta, Daniel Paiola, Hugo Arthuso confirmou o favoritismo e venceu o campeonato brasileiro de badminton, disputado em São Paulo. Na decisão, ele bateu Paulo Scala. Já no feminino, o título ficou com Fabiana Silva, que derrotou Renata Silva na final.

AGRADECIMENTO-  A Polícia Civil do Estado de São Paulo e a Porto Seguro pela localização do meu veículo que havia sido furtado. Apesar dos gastos que terei que arcar na parte interna do veículo é muito bom ter um bem seu de volta.

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

TÊNIS DE MESA- NOVOS TALENTOS BRILHAM NO MUNDIAL


Nesta semana está sendo  disputado o mundial junior de tênis de mesa na Eslováquia. O Brasil fez um ótimo campeonato. Nos próximos anos poderemos ter bons substitutos para Hugo Hoyama e Gustavo Tsubói. O time formado por Gustavo Souza, Danilo Toma e Eric Jaouti terminou em 7º lugar entre 20 países. A derrota veio para a insuperável China nas quartas. Já no individual Danilo Toma terminou como 9º melhor do mundo, só caindo diante de um chinês

TAEKWONDO- BRASILEIROS NAS FINAIS
Está sendo disputado no México o Pan de Taekwondo. Atletas de Cuba, EUA e República Dominicana não estão participando. No primeiro dia de disputas o grande destaque brasileiro foi Kátia Arakari, ouro na categoria até 46kg. Talisca Jezierski foi prata. Nesta sexta-feira 4 brasileiros garantiram vaga para as finais em suas categorias : Marcio Wenceslau, Leonardo Santos, Fernanda Matos e Rafaela Araújo.

JUDÔ- GRAND SLAM DE TÓQUIO
O Grand Slam de Tókio, uma das principais competições da temporada de judô será disputada neste fim de semana , valendo pontos para o ranking olímpico. Em 2009, Leandro Guilheiro foi bronze.Segundo a programação, lutam neste sábado Leandro Cunha (66kg), Sarah Menezes (48kg) e Erika Miranda (52kg). No domingo, entram no tatame Bruno Mendonça (73kg), Leandro Guilheiro (81kg), Tiago Camilo (90kg), Rafaela Silva (57kg) e Mariana Silva (63kg). Na segunda-feira, competem Luciano Corrêa (100kg), Daniel Hernandes (+100kg), Rafael Silva (+100kg), Mayra Aguiar (78kg) e Maria Suellen (+78kg). Estão confirmados no Grand Slam de Tóquio 364 atletas de 53 países.

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

PREMIO DO COB- ELEITOS OS MELHORES TÉCNICOS DE 2010


Dois campeões mundiais foram escolhidos pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) como os melhores técnicos de 2010. Bernardinho, da Seleção Masculina de Vôlei, e Elson Miranda, do salto com vara, técnico da campeão mundial indoor Fabiana Murer. Eles, receberão o troféu de Melhor Técnico, coletivo e individual, respectivamente, durante a cerimônia do Prêmio Brasil Olímpico, no dia 20 de dezembro, no Teatro do MAM, no Rio de Janeiro. Além de Fabiana, Elson também é o treinador de Thiago Bráz, 16 anos, que conquistou a medalha de prata nos Jogos Olímpicos da Juventude.

JUDÔ- FLÁVIO CANTO FORA DO GRAND SLAM DE TÓQUIO
O meio-médio Flávio Canto  desfalcará a seleção brasileira de judô no Grand Slam de Tóquio  que acontece nos dias 11, 12 e 13 deste mês. O medalhista olímpico sofreu um trauma no joelho direito. O Brasil será representado por sua equipe principal com : Sarah Menezes (48kg), Érika Miranda (52kg), Ketleyn Quadros (57kg), Rafaela Silva (57kg), Mariana Silva (63kg), Mayra Aguiar (78kg), Maria Suellen (+78kg), Leandro Cunha (66kg), Bruno Mendonça (73kg), Leandro Guilheiro (81kg), Tiago Camilo (90kg), Luciano Corrêa (100kg), Rafael Silva (+100kg) e Daniel Hernandes (+100kg). O Grand Slam de Tóquio faz parte do Circuito Mundial da Federação Internacional de Judô e conta pontos para o ranking mundial e olímpico da modalidade.

BOXE- RANKING FEMININO
O ranking feminino da AIBA Associação Internacional de Boxe, divulgado recentemente, tem três brasileiras classificadas entre as melhores: na categoria 81 kg, Roseli Feitosa ocupa o 1° lugar. Nos 60 kg, Adriana Araujo está na 9ª colocação. Na categoria 57 kg, Taynna Cardoso encontra-se em 7º lugar.

RESULTADO DAS ENQUETES
Quem deve ganhar o prêmio Brasil Olímpico do COB, no feminino?
 55% Fabiana Murer,
23 % Juliana e Larissa
13% Ana Marcela
9% outra atleta

Quem deve ganhar o prêmio Brasil Olímpico entre os homens?
Murillo 68%,
Cesar Cielo 16%,
Leandro Guilheiro 11%,
 outro atleta 5%

domingo, 5 de dezembro de 2010

SALTOS ORNAMENTAIS- TROFÉU BRASIL


        Foi disputado no Rio de Janeiro o Troféu Brasil.  A revelação da competição foi Andressa Mendes que com apenas 13 anos de idade, ficou com a medalha de prata no trampolim de 3 metros, atrás apenas de Juliana Veloso. Os atletas já consagrados também mantiveram seus bons desempenhos. César Castro, conquistou três ouros ( foto) . Juliana Veloso ficou com  duas de ouro. Milena Sae  e Luiz Felipe Outerelo ganharam o troféu eficiência

JUDÔ- SÓ UM BRONZE NA CORÉIA
        Sem contar com seus principais judocas, o Brasil obteve apenas um bronze na etapa da Coréia do Sul da Copa do Mundo de Judô. Victor Penalber foi o medalhista. Ele voltou de suspensão por doping a apenas 22 dias. Os sul-coreanos foram destaque com 7 ouros.

GINÁSTICA TRAMPOLIM- VAGAS  PARA PAN DE GUADALAJARA
        No Pré-Pan disputado no México, Rodrigo Pacheco foi bronze no individual masculino, atrás apenas do americano Logan Dooley  e do canadense Charles Thibault .Carlos Ramirez Pala foi 6º. No individual feminino, Taissa Garcia ficou em 6º e Daienne Lima em 8º. O ouro ficou  com as canadense Karen Cockburn
Por equipes, o Brasil garantiu a vaga para o Pan de 2011 em Guadalajara tanto no masculino como no feminino. O Canadá encerrou o Pré-Pan com um ouro e duas pratas.

GINÁSTICA RÍTMICA- TAMBÉM GARANTIDA NO PAN
        Também no Pré-Pan do México, a seleção brasileira de ginastica ritmica garantiu vaga nos Jogos Pan-Americanos de 2011, em Guadalajara. A Seleção Individual, formada por Eliane Sampaio, Drielly Daltoé, Natália Gaudio e Simone Luiz, foi medalha de bronze na classificação geral, ficando atrás de México e Estados Unidos. E a seleção de conjunto, de Ana Paula Alencar, Letícia Dutra, Larissa Barata, Jéssica Maier e Luísa Matsuo, faturou a medalha de prata, enquanto o Canadá ficou com o ouro  e a Venezuela com o bronze .Eliane Sampaio foi bronze na corda. Na competição individual geral, Eliane foi a 7º colocada. Natália Gaudio ficou em 11º lugar e Drielly foi a 26ª . Julie Zetlin, dos Estados Unidos, faturou a medalha de ouro

VÔLEI DE PRAIA- O TROCA TROCA CONTINUA
        No ínicio de 2010 vários jogadores de vôlei de praia trocaram de parceiros visando melhores resultados. A dupla medalhista olímpica Ricardo e Emanuel foi uma delas. Ao longo do ano resultados ruins no circuito mundial geraram novas trocas. Para 2011 novas parcerias estão sendo formadas. Até os vencedores do Circuito Banco do Brasil, Pedro Cunha e Thiago, encerraram a parceria. Pedro Cunha voltará a fazer dupla com Pedro Solberg. Thiago se juntará a Harley que tem trocado constamente de parceiro. Neste ano, Harley  jogou com Pedro Solberg e Fábio Luiz.  Ricardo também testou parceiros em 2009: começou com Marcio e depois Pedro Solberg, sem chegar perto dos resultado obtidos com Emanuel. Agora voltará com Marcio. A dupla Emanuel e Alisson ficaram em segundo no circuito mundial e continuarão juntos. As principais duplas para 2011 serão: Emanuel/ Alisson, Marcio/ Ricardo, Pedro Solberg/ Pedro Cunha, Harley/ Thiago

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

ANÁLISE DOS ELEITOS PARA PRÊMIO DO COB



O COB, Comite Olímpico Brasileiro anunciou a lista dos melhores atletas em cada modalidade esportiva em 2010. Eles receberão o prêmio Brasil Olímpico ( não tem haver com o nome do meu blog). Segue a minha rápida análise de todos os eleitos. Como sempre, só analiso modalidades olímpicas.

Atletismo – Fabiana Murer- Perfeito. Um ano brilhante no salto com vara

Badminton – Daniel Paiola-Perfeito- Melhor brasileiro no ranking mundial, com chances de ir a Olimpíada.

Basquete – Tiago Spliter- Perfeito- Se esperava um pouco mais dele no mundial, mas como o ano do basquete foi mais uma vez ruim...

Boxe – Roseli Feitosa- Perfeito- Primeira brasileira campeã mundial.

Canoagem Slalom – Silvia Gnadt- Perfeito- Esporte pouco conhecido, Silvia é uma revelação

Canoagem Velocidade – Nivalter Santos- Perfeito- O ano teve vários destaques na canoagem, mas Nivalter continua sendo a grande aposta olímpica.

Ciclismo BMX – Mayara Perez- Perfeito- Grande aposta para 2016. Venceu prova nos Jogos Olímpicos da Juventude

Ciclismo Estrada – Rafael Andriato- Outro jovem atleta. Foi escolhido por falta de outra opção

Ciclismo Moutain Bike – Rubens Donizete- Perfeito. Continua sendo o grande nome da modalidade

Ciclismo Pista – Janildes Fernandes-Perfeito. No ciclismo, há tempos em que não surge um grande nome no esporte

Esgrima – Cleia Guilhon- Perfeito. Conseguiu uma vitória surpreendente no mundial apesar de ter ficado em posição abaixo de Renzo Agresta.

Futebol – Paulo Henrique “Ganso"- Discordo- Sou santista e acho o "Ganso" um craque. Só que se machucou na metade da temporada. O Neymar merecia mais

Ginástica Artística – Jade Barbosa-Perfeito- Voltou em grande estilo, com um bronze no mundial

Ginástica Trampolim – Daienne Lima- Perfeito. Foi finalista nos Jogos da Juventude

Ginástica Rítmica – Angélica Kvieczynski- Perfeito. Uma das poucas ginastas que ainda se salvam na modalidade

Handebol – Alexandra Nascimento- Perfeito- Grande artilheira da seleção feminina que continua tendo mais destaque do que a masculina

Hipismo Adestramento – Luiza Almeida-Perfeito

Hipismo CCE – Ruy Fonseca-Perfeito- Melhor brasileiro no mundial de CCE

Hipismo Saltos – Rodrigo Pessoa-Perfeito- Após alguns anos apagado voltou a brilhar. Ajudou a classificar a equipe brasileira para a Olimpíada

Hóquei sobre Grama – Daniel Tatara-Perfeito- O nosso sofrido goleiro, acostumado a levar goleadas continua sendo o destaque do time

Judô – Mayra Aguiar-Perfeito. Sua prata no mundial foi a grande surpresa da temporada

Levantamento de Peso – Fernando Reis- Perfeito. É o esporte menos divulgado. Difícil comentar

Luta – Joice Silva-Perfeito- Evoluiu muito em 2010 e conseguiu algumas vitórias expressivas em competições internacionais

Maratona Aquática – Ana Marcela Cunha-Perfeito- campeã do circuito mundial

Natação – Cesar Cielo- Perfeito- apesar de sua decepção com a falta de ouros no Pan Pacífico, continua sendo um fenômeno.

Natação Sincronizada – Equipe de natação sincronizada. Discordo. Tinham que escolher apenas uma atleta

Pentatlo Moderno – Yane Marques- Venceu o Pan e se melhorar mais um pouco briga por medalha olímpica

Pólo Aquático – Luiza Carvalho- Perfeito- Foi o destaque brasileiro no sul-americano

Remo – Fabiana Beltrame- Discordo. Aílson Silva continua sendo o nosso principal atleta

Saltos Ornamentais – César Castro- Perfeito. Modalidade em que não surgem novos nomes

Taekwondo – Marcio Wenceslau- Perfeito. Modalidade teve poucas competições internacionais neste ano

Tênis – Thomaz Bellucci- Perfeito. Melhor brasileiro no ranking da ATP

Tênis de Mesa – Gustavo Tsuboi- Perfeito. Um dos poucos que se manteve com bom nível internacional

Tiro com Arco – Bernardo Oliveira- Perfeito. Revelação da modalidade

Tiro Esportivo – Felipe Wu- Discordo.  Felipe ganhou medalha nos Jogos da Juventude mas Ana Luisa Ferrão ganhou vaga olímpica e duas medalhas de ouro no Pan. Não quiseram esperar o Pré-Olímpico.

Triatlo – Reinaldo Colucci- Perfeito. Manteve bons resultados internacionais

Vela - Bruno Prada e Robert Scheidt (Classe Star)- Perfeito. Ano péssimo da vela. Foram os menos piores

Vôlei de Praia – Juliana e Larissa- Perfeito. Novamente campeãs do circuito mundial

Vôlei – Seleção adulta masculina de vôlei- Discordo. Tudo bem que o time faz parte da " família Bernardinho, mas tinham que escolher um jogador só, no caso o Murillo.

Deveria existir um prêmio para a melhor equipe do ano, no caso a seleção masculina de vôlei

Meu voto para melhores do ano são: Murillo e Juliana/ Larissa

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

TAEKWONDO- PAN-AMERICANO DO MÉXICO


Começa nesta quinta-feira um dos últimos eventos importantes do esporte olímpico brasileiro este ano. É o Pan-Americano de Taekwondo no México, país tradicional no esporte. O Brasil enviará sua equipe principal de 26 atletas, com excessão da medalhista olímpica Natalia Falavigna, que segue machucada e de  Diogo Silva. Os destaques são os irmaos  Marcel ( foto)  e Marcio Wenceslau,  Doglas Marcelino e Katia Arakaki. Confira a delegação brasileira : Reginaldo Santos, Michel Soares, Marcio Wenceslau, Cristiano Valeriano, André Almeida, Marcel Wenceslau, Henrique Moura, Thiago Oliveira, André Bilia, Diego Azevedo, Douglas Marcelino, Igor de Moraes, Leonardo dos Santos, José Eduardo Kuntgen, Katia Arakaki, Iris Tang, Fernanda Mattos, Talisca Reis, Livia Forte, Rafaela Vieira, Josiane Lima, Julia Vasconcelos, Talita Fernandes, Raphaella Galacho, Rafaela Nogueira e Luciene Matos.

FUTEBOL- AGORA A VEZ DOS HOMENS
As mulheres fizeram bonito e se classificaram para a Olimpíada de Londres em 2012. A partir de 16 de janeiro é a vez dos homens. A vaga será disputada no Sul-Americano Sub-20 do Peru. Não entendi porque não é mais Sub-23. Duas vagas estarão em disputa por 10 seleções. Brasil e Argentina são favoritos como sempre, mas é sempre complicado passar por Uruguai, Chile, Colômbia e Paraguai. Na Olimpíada de 2004 por exemplo, o Brasil na época com Diego, Robinho e Nilmar, com Ricardo Gomes de técnico, foi eliminado pelo Paraguai. O técnico do Brasil será Ney Franco do Coritiba. Se o Brasil for a Olimpíada assume Mano Menezes. Também não entendi essa. A CBF quer " preservar" Mano Menezes de um possível primeiro fracasso?  Nesta terça-feira Ney Franco anunciou a convocação de 25 atletas. Os destaques: Neymar, Alan Patrick e Danilo do meu Santos, Lucas Marcelinho  e Casemiro do São Paulo, Philipe Coutinho da Inter de Milão e Gabriel Silva do Palmeiras. A estréia do Brasil será dia 17 de janeiro contra o Paraguai.  No grupo do Brasil estão ainda Colômbia, Bolívia e Equador. O Brasil é uma fonte inesgotável de talentos. Com um pouco de organização e treinamento devemos conseguir a vaga.


RESULTADO DA ENQUETE
Você concorda que sem contar Pelé, Ayrton Senna foi o maior atleta brasileiro de todos os tempos?
Sim 82%
Não 18%

Eu discordo mas respeito meus amigos leitores. Para mim, Ayrton praticava um esporte que dependia da máquina, diferentemente de Ademar Ferreira da Silva, Gustavo Kuerten, Oscar, Hortência, Joaquim Cruz, Robert Scheidt, etc. Só virou mito porque morreu de forma trágica.

PENTATLO MODERNO- SEM YANE, VITÓRIA DE PRISCILA
A temporada 2010 de pentatlo moderno no Brasil terminou no último fim de semana em Deodoro, no Rio, com a realização do Campeonato Brasileiro.  Priscila Oliveira foi a vencedora entre as mulheres enquanto Wagner Romão foi o campeão da prova masculina. Yane Marques, nossa maior estrela e  que havia vencido o Panamericano,  não disputou a competiçao.

REMO- RESULTADO PREOCUPANTE
Em um sul-americano com poucas embarcações ( a maioria das provas teve apenas 3 países), o Brasil ficou em segundo lugar na classificação geral, atrás do Chile, país anfitrião. O único ouro na categoria senior foi a do barco oito com. Nosso principal remador Ailson Silva venceu o skiff simples sub-23. Porque ele não competiu na prova senior do skiff? Ailson competiu ao lado de Anderson Nocetti, Allan Bitencourt e Leandro Tozzo na prova de four skiff , chegando em 2º lugar.


FUTEBOL FEMININO- BRASIL JÁ CONHECE OS ADVERSÁRIOS DO MUNDIAL
A Seleção Brasileira de Futebol Feminino conheceu as equipes adversárias na primeira fase da Copa do Mundo, que será realizada na Alemanha em 2011. A equipe de Marta, Cristiane estará no grupo D junto com Austrália, Noruega e Guiné Equatorial. A estreia das brasileiras será no dia 29 de junho, contra a Austrália. O adversário evoluiu nos últimos anos, mas ainda é de nível mediano. A Noruega tem muita tradição e a Guiné Equatorial é uma grande novidade.