Busque no Blog - Esporte Olímpico Brasileiro

domingo, 26 de dezembro de 2010

RETROSPECTIVA 2010- BASQUETE: SEM BRILHAR NOS MUNDIAIS



NOTA em 2010- 5


EM 2009- NOTA 7


O ano foi de mundiais no basquete. No masculino, após um promissor 2009 quando o time venceu com facilidade o Pré-Olímpico criou-se a expectativa para um ótimo mundial. Com a chegada do técnico argentino campeão olímpico Rubens Magnano o otimismo aumentou ainda mais. Mas a campanha foi apenas regular. Mais uma vez sem contar com Nenê contundido, o time venceu 3 jogos na primeira fase, sendo que de destaque mesmo só a vitória sobre a Croácia. O melhor jogo da seleção masculina foi a derrota nos últimos segundos para os EUA. A derrota para a Eslovenia mandou o Brasil para um mata-mata contra a Argentina. Uma atuação espetacular do pivo Scola eliminou o Brasil do mundial. Terminamos em 9º. Já no feminino a decepção foi bem maior. Também com técnico novo, o espanhol Colinas, a seleção perdeu na estréia para a Coréia do Sul, o que comprometeu a campanha. Só vencemos Mali e Japão e perdemos além da Coréia para a Espanha, Rússia e República Tcheca. A seleção jogou tão mal que o técnico já foi demitido, justamente pois foi o principal responsável pelo fiasco com suas alterações absurdas.  O novo técnico será Enio Vecchi, que já dirigiu a seleção masculina, sem sucesso, na década de 90.  Nosso basquete feminino  que há alguns anos brigava por medalhas, hoje não põe medo em ninguém.


DESTAQUE- MARCELINHO HUERTAS
Muito se esperava dos pivôs brasileiros no mundial. Mas Tiago Spliteer e Varejão não foram bem. O destaque do time foi o armador Marcelinho Huertas, que finalmente deixou as oscilações do início de carreira.


DECEPÇÃO- IZIANE
A diretora da Confederação Hortência fez o impossível para trazer de volta a seleção a "problemática Iziane". No mundial, foram raros os momentos em que ela liderou a equipe. Para mim, uma jogadora comum.


REVELAÇÃO- RAULZINHO
Chamou a atenção na delegação que esteve no mundial a presença do armador Raulzinho, apenas 17 anos, que joga no Minas. Pouco jogou no mundial, mas falam muito bem do garoto


EXPECTATIVA PARA 2011
O ano terá os Pré-Olímpicos. A grande notícia é que os EUA já se classificaram, vencendo os 2 mundiais. Assim, a tarefa do Brasil ficará um pouco mais facilitada. No masculino lutaremos por duas vagas contra Argentina, Porto Rico e Canadá. No feminino, tentaremos a única vaga contra Cuba e Canadá. Temos tudo para classificar.

Nenhum comentário: