Busque no Blog - Esporte Olímpico Brasileiro

terça-feira, 27 de novembro de 2007

MUNDIAL DE HANDEBOL FEMININO


Começa neste domingo, 2 de dezembro, o Campeonato Mundial de Handebol Feminino, que será realizado na França. A seleção brasileira, já está garantida na Olimpíada, graças ao título do Pan do Rio e usará a disputa como preparação para Pequim, enfrentando as grandes potências da modalidade.
O mundial terá 24 seleções, divididas em grupos de 4. Avançam duas seleções de cada grupo para a sequência da competição. Na primeira fase o Brasil estréia contra a fraca Austrália. Depois, o jogo decisivo para avançar no mundial contra a Macedônia. Finalizando, o confronto mais difícil e com provável derrota diante da Rússia, atual campeã mundial. Os jogos serão na cidade de St Brieuc.
O objetivo da comissão técnica, comandada pelo espanhol Juan Oliver Coronado é no mínimo passar da primeira fase e tentar se classificar entre os 8 melhores na segunda fase, quando o Brasil fará mais 5 jogos. O resultado repetiria o último mundial, em 2005, quando terminamos em sétimo lugar. A mesma colocação foi obtida na Olimpíada de Athenas, em 2004.
A seleção brasileira realizou uma série de treinamentos e torneios amistosos na França antes do mundial, com bons resultados.O grupo está acostumado com o handebol europeu, pois apenas uma atleta ( Aline Pará) das 16 jogadoras convocadas atua no Brasil. A lista é a seguinte: goleiras- Chana e Darly, armadoras- Aline Pateta, Ana Paula, Deonise, Eduarda, Francine, Silvia e Milene, pontas- Alexandra, Aline Pará, Daly e Viviane, pivôs- Dani Piedade, Fabiana Dará e Juceli. Os principais destaques são a goleira Chana, a armadora Eduarda, a ponteira Alexandra e a pivô Dani Piedade (foto).
O handebol feminino brasileiro vem melhorando na última década, com resultados superiores ao da seleção masculina. Esse mundial pode marcar o melhor desempenho da modalidade na história. Além da Rússia, as favoritas ao título são Noruega, Hungria,Alemanha Coréia do Sul e Ucrânia. A Dinamarca, atual tricampeã olímpica, não estará participando.

sexta-feira, 23 de novembro de 2007

COB ANUNCIA MELHORES DE 2007

O COB, Comitê Olímpico Brasileiro anunciou os melhores atletas de 2007, nas modalidades olímpicas Além disso, 6 atletas ( 3 no masculino e 3 no feminino) concorrerão a melhor atleta de 2007, em votação a ser feita pela internet, a partir de 26 de novembro até 10 de dezembro. Para o prêmio de melhor do ano concorrem no feminino Jade Barbosa da ginástica, Marta do futebol e Fabiana Murer do atletismo. Jade é favorita absoluta, pelo desempenho no mundial da modalidade e no Pan. Já no masculino, concorrem Thiago Camilo do judô, Thiago Pereira da natação e Diego Hipólito da ginástica. A disputa promete ser mais acirrada. Eu votarei em Thiago Camilo, pois ser campeão mundial de judô não é fácil, mas acredito que Thiago Pereira irá acabar vencendo.Os seis atletas foram indicados por um colégio eleitoral composto por profissionais do esporte, dirigentes e jornalistas

Confira os melhores de 2007 nas modalidades olímpicas. Só discordo da escolha no ciclismo de pista ( Murillo Fischer teve um ano excelente na Europa) e do remo ( Anderson Nocetti foi medalhista no Pan e vencedor do Pré-Olímpico)


Atletismo - Jadel Gregório
Badminton - Guilherme Kumasaka
Basquete - Leandro Barbosa (Leandrinho)
Beisebol - Rafael Motooka de Oliveira
Boxe - Pedro Lima
Canoagem Slalom - Gustavo Selbach
Canoagem Velocidade - Sebastian Cuattrin
Ciclismo BMX - Ana Flávia Sgobin
Ciclismo Estrada - Clemilda Fernandes
Ciclismo Mountain Bike - Rubens Valeriano
Ciclismo Pista - Camila Rodrigues
Esgrima - Renzo Agresta
Futebol - Marta Vieira da Silva
Ginástica Artística - Diego Hypólito
Ginástica Rítmica - Tayanne Mantovanelli
Ginástica Trampolim - Giovanna Matheus
Handebol - Chana Masson
Hipismo Adestramento - Renata Rabello
Hipismo CCE - André Paro
Hipismo Saltos - César Almeida
Judô - Tiago Camilo
Levantamento de Peso - Jaqueline Ferreira
Lutas - Rosângela Conceição
Maratona Aquática - Poliana Okimoto
Natação - Thiago Pereira
Natação Sincronizada - Lara Teixeira
Pentatlo Moderno - Yane Marques
Pólo Aquático - André Luiz Cordeiro (Pará)
Remo - Luciana Granato
Saltos Ornamentais - César Castro
Softbol - Simone Sayuri
Taekwondo - Diogo Silva
Tênis - André Sá
Tênis de Mesa - Hugo Hoyama
Tiro com Arco - Luiz Gustavo Trainini
Tiro Esportivo - Júlio Almeida
Triathlon - Juraci Moreira
Vela - Robert Scheidt
Vôlei de Praia - Larissa França
Voleibol - Gilberto Godoy Filho (Giba)

segunda-feira, 19 de novembro de 2007

BRASIL CLASSIFICA SEIS REMADORES PARA PEQUIM


O remo brasileiro teve um excelente desempenho no Pré-Olímpico Latino Americano, realizado no último final de semana na Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro. Ao contrário do Pan, quando os resultados ficaram abaixo do esperado, desta vez das 4 categorias com disputa de vagas olímpicas, o Brasil conseguiu classificação em todas, num total de 6 remadores. Foi o único país a conseguir tal feito. Cuba garantiu 3 vagas; México, Chile e Uruguai duas; Argentina, Colômbia, Venezuela e El Salvador uma.
O principal nome brasileiro foi o catarinense Anderson Nocetti, 33 anos, vencedor na categoria Single Skiff, onde compete sozinho no barco. Anderson irá para sua terceira Olimpíada. Nas outras ficou em décimo terceiro e espera em Pequim terminar entre os 10 melhores do mundo. No Single Skiff feminino a vaga veio com Fabiana Beltrame, 25 anos, segunda colocada e que estará participando de uma olimpíada pela segunda vez. Os outros classificados vieram nas provas de double skiff: Thiago Almeida e Thiago Gomes terminaram o pré-olímpico em segundo lugar enquanto Luciana Granato e Camila Carvalho em terceiro. Thiago Almeida, Luciana e Camila serão estreantes olímpicos. Thiago Gomes perdeu o parceiro de mais de uma década José Carlos Junior, que se aposentou após o Pan. Mas em poucos meses, a dupla com Thiago Almeida já trouxe um resultado espetacular.
Em 2004 o Brasil classificou apenas 2 remadores. A modalidade nunca trouxe medalha olímpica e não há chance do fato acontecer em Pequim. Porém é importante para o incentivo a novos praticantes, estar participando da competição máxima do esporte mundial.

terça-feira, 13 de novembro de 2007

PRÉ-OlÍMPICO DE REMO

Neste final de semana ( de 16 18 de novembro) na Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro, será disputada a Regata Pré-Olímpica Latino-Americana de Remo. Estarão em disputa, vagas para a Olimpíada em quatro embarcações. Nos barcos de categoria pesado estarão classificados os cinco primeiros colocados. O Brasil compete com Fabiana Beltrame e com Anderson Nocetti, ambos no single skiff. Já nos barcos de peso leve estarão em disputa 3 vagas. O Brasil será representado no double skiff por Luciana Granato e Camila Carvalho no feminino e por Thiago Gomes e Tiago Almeida no masculino.
No Pan, o remo brasileiro decepcionou, conquistando apenas duas medalhas. Fabiana Beltrami, que já disputou Olimpíada, era a grande esperança, mas não foi bem. Agora ele pode brilhar na competição mais importante do ano para a modalidade.

segunda-feira, 12 de novembro de 2007

SEM RICARDINHO, BRASIL JOGA A COPA DO MUNDO DE VÔLEI.


Após a participação do feminino chegou a vez da seleção masculina de vôlei buscar vaga na Olimpíada. A Copa do Mundo do Japão começa neste domingo ( 18 de novembro), com transmissão da Globo e Sportv. A estréia será contra os Estados Unidos, as 7h05, em Matsumoto. Doze seleções jogam entre si, com a classificação das 3 melhores para Pequim 2008. Os adversários mais fortes do Brasil são: a sempre tradicional Rússia e a Bulgária ( que tem vencido nossa seleção nos últimos confrontos). A Espanha, atual campeã européia, também pode surpreender. Já os outros adversários não devem trazer problemas: Japão, Austrália, Porto Rico, Egito, Argentina, Tunísia e Coréia. Seleções tradicionais como Itália, Polônia, Sérvia e Cuba não conseguiram classificação para esta Copa do Mundo.
Assim como no Pan, a seleção não terá o levantador Ricardinho. Mesmo convocado, o jogador não se acertou com o treinador Bernardinho e continua de fora. Os levantadores serão Marcelinho e Bruno Rezende. No demais, o time é o mesmo que vem encantando o mundo nos últimos anos: André Nascimento e Anderson como opostos; Giba, Dante, Murilo e Samuel nas pontas; Gustavo, Rodrigão e André Heller como centrais e o líbero Serginho.
A seleção brasileira é a atual campeã da Copa do Mundo. O título foi conquistado em 2003. Para a seleção de Bernardinho, quase imbatível nos últimos anos, além da vaga olímpica antecipada, o bi tem tudo para surgir, mesmo sem o temperamental Ricardinho. Ele é realmente um diferencial da seleção com sua velocidade e inteligência. Mas Bernardinho não pode ficar refém das vontades de um atleta.

domingo, 11 de novembro de 2007

CONFIRA QUEM JÁ GARANTIU VAGA EM PEQUIM



Até o momento, 11 de novembro de 2007, o Brasil tem 113 atletas classificados para Pequim 2008



CICLISMO- 3 vagas, sendo duas na prova de estrada e uma no contra-relógio masculino



FUTEBOL- equipe masculina conseguiu vaga no Sul-Americano do Paraguai

GINÁSTICA ARTÍSTICA- 1 vaga no masculino ( será de Diego Hipólito) e 6 vagas no feminino ( equipe completa), obtidas no mundial da Alemanha.

GINÁSTICA RÍTMICA- equipe com 6 atletas. Vaga obtida no mundial da Grécia


HANDEBOL- seleções masculina e feminina ( 14 atletas cada) se classificaram graças ao ouro no Pan.


HIPISMO- 3 atletas no Adestramento, 5 no Concurso Completo de Equitação e 4 atletas no Salto. Classificações obtidas no Pan do Rio.



JUDÔ- 5 categorias já estão garantidas devido aos resultados no mundial do Rio , sendo que duas já tem donos, João Derly no meio-leve-masculino e Érika Miranda no meio-leve feminino.


NATAÇÃO- Já tem índice: Cesar Cielo ( 50 e 100 livre) Nicholas Santos ( 50 livre), Thiago Pereira ( 200 livre, 100 costas, 200 peito, 200 costas, 200 medley e 400 medley), Lucas Salatta ( 200 costas), Henrique Barbosa ( 100 peito), Kaio Marcio ( 100 borboleta) Gabriel Mangabeira ( 100 borboleta) e Flávia Delaroli ( 50 livre) . Também estão classificados os revezamentos 4x100 livre , 4x200 livre e 4x100m medley, todos no masculino


PENTATLO MODERNO- Yane Marques conseguiu a vaga no Pan


SALTOS ORNAMENTAIS- Cesar Castro no trampolim de 3 metros. Vaga obtida no mundial da Austrália.


TIRO COM ARCO- 1 atleta classificado no Festival Olímpico em El Salvador



TIRO ESPORTIVO- duas vagas garantidas- Stenio Yamamoto na pistola 50 metros e Julio Almeida na Pistola de Ar 10 metros.


VELA- 8 vagas garantidas no mundial de Portugal- 2 atletas na RSX, 1 na Laser, 2 na Star e 2 na classe 470 e 1 na Finn.

terça-feira, 6 de novembro de 2007

BADMINTON BRASILEIRO SONHA COM VAGA INÉDITA


A classificação para a Olimpíada no Badminton leva em consideração o ranking mundial, assim como acontece no tênis. O atleta tem que pontuar até maio de 2008 para estar na lista olímpica. Atualmente o Brasil tem dois atletas com alguma chance. Guilherme Pardo é número 156 do mundo e na dupla com Guilherme Kumasaka está em sexagésimo oitavo. Vale lembrar que esta dupla conseguiu o inédito bronze no Pan do Rio. A chance existe porque há um limite de atletas por país. Assim, China, Malásia, Dinamarca e Indonésia, que possuem dezenas de atletas entre os melhores do mundo, não poderão levar todos a Pequim.
O badminton entrou no programa olímpico, valendo medalhas, em 1992 e o Brasil nunca conseguiu classificação na modalidade.

BRASIL GARANTE DUAS VAGAS NO CICLISMO EM PEQUIM



O ciclismo brasileiro poderá levar dois atletas para a prova de estrada masculina, na Olimpíada de 2008. A União Ciclística Internacional confirmou os países classificados, de acordo com os rankings continentais e a temporada do Pro Tour. Em 2004, o Brasil obteve 3 vagas. No feminino a definição ainda não ocorreu.
Apenas em 2008, a Confederação Brasileira de Ciclismo irá apontar os atletas escolhidos. O número um do ciclismo brasileiro hoje é Murillo Fischer. Ele teve um excelente desempenho no mundial realizado em setembro na Alemanha, terminando em vigésimo primeiro. Murillo também foi terceiro colocado em uma etapa do Tour da França, o mais importante do mundo. Na Olimpíada ele ainda poderá competir na prova de contra-relógio. A outra vaga deverá ser de Luciano Pagliarini.
A prova de estrada da Olimpíada contará com 145 ciclistas, de 55 países. Nações tradicionais no ciclismo mundial como Espanha, Itália, Estados Unidos, Bélgica e França poderão levar até cinco atletas a Pequim. Já nas provas de velódromo, o Brasil praticamente não tem chances de classificação. Outras vagas poderão vir no mountain bike e no BMX.

domingo, 4 de novembro de 2007

RESULTADO DO MUNDIAL DE BOXE AMADOR EM CHICAGO

Terminado o mundial de boxe amador, a Rússia foi o país que mais classificou pugilistas para a Olímpiada. Foram 8 atletas, nas 11 categorias em disputa. Outros países do leste europeu também mostraram sua força no mundial. A Ucrânia classificou 4 atletas, a Armênia 3 e o Casaquistão 4. Os EUA conseguiram 5 vagas, quase todas nas categorias de menor pesagem. Quem também brilhou foi a Thailandia, classificando 5 atletas e a Inglaterra com 4. No nosso continente Porto Rico, Colombia e Venezuela conquistaram duas vagas e o México uma.
O Brasil não obteve nenhuma vaga e terá que brigar por classificação nos torneios pan-americanos em março e abril de 2008

sexta-feira, 2 de novembro de 2007

BRASIL NÃO OBTEM VAGA OLÍMPICA NO MUNDIAL DE GINÁSTICA DE TRAMPOLIM

Como era esperado, nenhum ginasta de trampolim do Brasil conseguiu se classificar entre os 16 melhores no mundial, que está sendo realizado em Quebec, Canadá. Com isso, não foram obtidas vagas para a Olimpíada, na modalidade, que fará sua terceira participacão em Pequim.
A melhor classificação brasileira foi com Carlos Pala Rodrigues, que ficou em vigésimo sétimo. Os outros atletas conquistaram as seguintes posições: Rafael Andrade quadragésimo sétimo, Thiago Cardoso quinquagésimo primeiro, Gabriel Machado septuagésimo sexto, Giovana Matheus trigésima nona e Bruna Garambone quadragésima nona.
As informações foram obtidas no site da Federação Internacional de Ginástica, já que no site da Confederação Brasileira de Ginástica, não há nenhuma notícia sobre o desempenho dos nossos atletas.

quinta-feira, 1 de novembro de 2007

BRASIL NÃO CLASSIFICA ATLETAS NO PRÉ-OLÍMPICO DE BOXE

O Brasil teve uma participação pífia no Mundial de Boxe Amador, realizado em Chicago. Mesmo sem a presença dos cubanos, o Brasil não conseguiu classificar nenhum atleta para a Olímpiada. Para isso, nossos pugilistas tinham que chegar até as quartas-de-finais. O único que teve um bom desempenho e que poderá ter boas chances nos torneios das Américas em 2008 é Pedro Lima. Ele venceu duas lutas e caiu diante do excelente atleta do Casaquistão ,Bakhyt Sarsekbayev
Os outros 7 pugilistas do Brasil não passaram da segunda rodada O mundial termina dia 3 de novembro e está tendo o domínio dos atletas do leste europeu, principalmente da Rússia, Ucrânia, Moldávia e Casaquistão
Em março e abril de 2008 serão realizados torneios continentais, já com a presença dos cubanos o que dificultará a classificação dos nossos atletas.