Busque no Blog - Esporte Olímpico Brasileiro

terça-feira, 30 de julho de 2013

OS ADVERSÁRIOS- CESAR CIELO e MARCELO CHIERIGUINI- 50 LIVRES


Sexta-feira tem eliminatórias dos 50 livres no mundial de Esportes Aquáticos. Uma das provas com maiores chances de medalha para o Brasil.  Cesar Cielo é o atual bicampeão mundial da prova :  2009 ( 21s08) e 2011 ( 21s52). Foi campeão olímpico em 2008 e bronze na Olimpíada de 2012 ( 21s59). No Maria Lenk esse ano, Cielo nadou 21s57.  Marcelo Chieriguini superou Bruno Fratus ( 4º na Olimpíada) no Troféu Maria Lenk e ficou com a vaga. Na ocasião fez o tempo de 21s88. Conheça os principais adversários dos brasileiros:

Florent Manadou- França- assombrou o mundo ao ser campeão olímpico em Londres com o tempo de 21s34. Este ano nadou 21s55 em abril. É o favorito ao ouro

Vladimir Morozov- Rússia- principal velocista russo. Fez 21s67 este ano em julho. Ouro na Universíade.

Frederick Bousquet- França- vice campeão mundial em 2009. Este ano nadou 21s73

Anthony Ervin- EUA- Aos 32 anos, já foi campeão olímpico da prova no ano de 2000. Abandonou as piscinas e voltou para ser 5º na Olimpíada de Londres com 21s78

Luca Dotto- Itália- vice-campeão mundial em 2011 com 21s90

Nathan Adrian- EUA - ouro nos 100 livres em Londres 2012, 5º no mundial 2009

Krisztian Takacs- Hungria- Foi 6º no mundial 2011 com o tempo de 21s97

Roland Schoeman- África do Sul-  O veterano que já foi bronze na Olimpíada de 2004, teve um ótimo 6ª lugar na Olimpíada de 2012, com 21s80.

James Magnussen- Austrália- 11º na Olimpíada 2012. Já foi campeão mundial nos 100 livres. Este ano nadou 21s52 no campeonato de seu pais.

George Bovel- Trinidad Tobago- Foi 7º colocado nos 2 últimos mundiais e na Olimpíada de Londres.

Adam Brown- Grã-Bretanha- Outro que neste ano nadou abaixo de 22 segundos.


domingo, 28 de julho de 2013

NATAÇÃO- FELIPE LIMA É BRONZE NO MUNDIAL

No 2º dia de finais da natação no mundial de esportes aquáticos, um  grande resultado do Brasil em PROVAS OLÍMPICAS.  Felipe Lima atingiu o melhor tempo de sua carreira nos 100 peito, 59s65 e garantiu o bronze. Fez o que se espera de um atleta: o máximo rendimento na hora do mundial ou Olimpíada

No 1º dia o  revezamento 4x100 masculino voltou a uma final após o fiasco da Olimpíada. Ficou em 7º com Marcelo Chieriguini, Nicolas Oliveira, Fernando Ernesto e Vinicius Waked. É inadmissível um país como o Brasil não estar entre os 8 melhores no revezamento masculino que já nos deu até medalha olímpica. E tem que chegar a final no medley também.

CICLISMO- BRASILEIROS DECEPCIONAM NO MUNDIAL

Se tem uma modalidade olímpica imprevisível está é o ciclismo BMX. Um mínimo erro e o atleta perde a chance de avançar na competição. No mundial da Nova Zelândia os brasileiros não se deram bem. Renato Rezende fez o 22º tempo de classificação no time-trial, que define as baterias. Mas na 1º eliminatória, oitavas de finais, Renato ficou em último lugar entre 6 atletas, sendo que 4 avançaram para a fase seguinte. O campeão mundial foi Liam Phillips da Grã- Bretanha. Prata para Marc Willers da Nova Zelândia e bronze para Luis Bretauer da Alemanha. Phillips não aparecia na lista de favoritos. Para que o leitor tenha uma idéia, o colombiano Oquendo, bronze na Olimpíada de Londres, também foi eliminado nas oitavas. No feminino, Bianca Quinalha estava classificada para disputar as quartas de finais, mas sofreu uma queda, machucou o ombro e teve que abandonar. O ouro ficou com Caroline Buchanan da Austrália. Prata para Lauren Reynolds também da Austrália e bronze para Manon Valentino da França. A campeã olímpica Mariana Pajon da Colômbia ficou apenas em 6º. 


VELA- MUNDIAL DA CLASSE 470 NA FRANÇA
Começa nesta semana o mundial da classe 470 em La Rochelle na França. Será a grande oportunidade de avaliar a dupla Fernanda Oliveira/ Ana Barbachan. Até o momento, elas venceram as 3  etapas que disputaram na Copa do Mundo, mas as medalhistas olímpicas não participaram. Agora Jo Aleh/ Polly Powrie da Nova Zelândia ( ouro), Saskia CLARK e Hannah MILLS da Grã-Bretanha ( prata) estão na disputa.  Ainda no feminino, o Brasil terá Isabel Swan e Renata Decnop. No masculino, sem chances de medalha, competem Fabio Pillar/ Mathias Melecchi e Geison Mendes/ Gustavo Thiesen.


ATLETISMO- DUDA E FABIANA SÃO BRONZE NA LIGA DIAMANTE LONDRES

As vésperas do mundial de Moscou, os principais atletas brasileiros disputaram a etapa de Londres da Liga Diamante. No salto com vara, Fabiana Murer foi bronze saltando 4m63. Ouro para a cubana Yarisley Silva.  No salto em distância, bronze para Mauro Vinícius, o Duda. Ouro para o russo Menkov.  Keila Costa foi 6º no salto triplo e o rev 4x100 feminino não completou a p

NADO SINCRONIZADO- RESUMO DO BRASIL NO MUNDIAL

Terminou o mundial de esportes aquáticos para nosso nado sincronizado.  Das 4 provas disputadas chegamos a 3 finais. Por equipes fomos 10º na prova de equipe técnica e mesma posição na de equipe livre. Já o dueto formado por  Lorena Molinos e Giovana Stephan foi 13ª no técnico. Só não chegaram a final no livre, ficando em 15º. Vale lembrar que o dueto titular na Olimpíada formado por Nayara Figueira e Lara Teixeira não participou. A técnica da equipe Maura Xavier analisou com perfeição a participação da equipe " Nadamos com vigor, não erramos, mas precisamos de, por exemplo, mais alçadas (acrobacias). Este elemento tem um grau de dificuldade alto que aumenta a nota. Alguns fatores atrapalharam o treino, como a falta da piscina do Complexo Julio de Lamare e a própria renovação da equipe"


RESULTADO DA ENQUETE:

Se você fosse atleta, disputaria provas que não são olímpicas?
62% não, 38% sim

VELA- RESULTADO DO MUNDIAL DE NACRA 17

Uma classe de vela que irá estrear na Olimpíada do Rio é a Nacra 17, composta por duplas mistas. O Brasil participou esta semana do mundial na Holanda com Clínio de Freitas e Cacau Swan. A dupla terminou em 30º. O título ficou com a Itália com Federica Salva e Francesco Bianchi 

VÔLEI DE PRAIA- MAIS UM TÍTULO PARA TAIANA E TALITA
No Grand Slam de Long Beach o 4º título em 7 torneios disputados para Taiana e Talita, que se consolidam como a dupla número 1 do Brasil e lideram o circuito mundial. Na final bateram Maria Clara e Carol, também do Brasil. As chinesas Xue e Zhang não disputaram a etapa.

POLO-AQUÁTICO- SELEÇÃO FEMININA DÁ ADEUS AO MUNDIAL SEM VITÓRIAS

Chato, mas normal e esperada a campanha da seleção feminina no mundial de Esportes Aquáticos. Foram 4 jogos e 4 derrotas. Na 1º fase perdemos de 20 a 6 para a Hungria, 9 a 5 para o Casaquistão, 13 a 5 para a Itália. O único jogo possível de vencer era contra o Casaquistão. No mata-mata de oitavas de final, derrota para a poderosa seleção dos EUA, atual campeã olímpica,  por 14 a 3.  Pelo que eu li em depoimentos de atletas, a  maior dificuldade da seleção continua sendo a falta de jogadoras de bom nível no banco de reservas e também a falta de mais jogos internacionais. Isso acontece há décadas.

sábado, 27 de julho de 2013

OS ADVERSÁRIOS- THIAGO PEREIRA: 200 MEDLEY

Quarta-feira, dia 31 teremos no mundial de Esportes Aquáticos a prova de 200 medley, em que o Brasil tem grandes chances de medalha com Thiago Pereira.
Nosso medalhista olímpico na prova de 400 medley, quer quebrar o tabu do 4º lugar. Thiago foi 4º nesta prova em 2007, 2009 e 6º no mundial 2011. Também foi 4º nas duas  últimas Olimpíadas.

A prova de 200 medley nos últimos 6 anos foi dominado por apenas 3 atletas, que se revezaram no pódio: Michael Phelps, Ryan Loche e Láslo Cseh. 


Agora sem Michael Phelps e com Láslo Cseh sem a mesma performance de anos anteriores, dá para Thiago Pereira sonhar com uma medalha.  Loche é muito favorito ao ouro. A ameaça é o japonês Hagino, que nadou este ano abaixo de 1m56. Na Olimpíada de Londres, Thiago nadou 1m56s74. Se baixar de 1m56s, Thiago deve  garantir ao menos o bronze. A prova terá outro brasileiro que deve ser finalista: Henrique Rodrigues. 

Confira os principais adversários de Thiago Pereira.

Ryan Loche- EUA- prata em Athenas 2004 e Londres 2012 ( 1m54s90) . Bronze em Pequim 2008. Atual bicampeão mundial da prova ( 2009 e  2011 com 1m54s00). Vice campeão mundial em 2007 e bronze em 2005. É super favorito ao tri.

Láslo Cseh- Hungria- 28 anos- Eterno rival de Thiago na luta por medalhas. Prata na Olimpíada de Pequim 2008 e bronze na de Londres 2012 ( 1m56s53). Bronze nos mundiais 2007 e 2011 e prata no mundial 2009

Kosuke Hagino- Japão- 4º colocado na Olimpíada de Londres. Este ano nadou abaixo de 1m56. Tem um tempo de qualificação melhor do que Thiago Pereira.

Daniel Tranter- Austrália- 14º na Olimpíada de Londres. Venceu a seletiva australiana da prova.

Markus Deibler- Alemanha
- 8º na Olimpíada de Londres

Jeremy Stravius- França- Já nadou este ano abaixo de 1m58s, competindo em Rennes.

Daiya Seto- Japão- sua prova mais forte é a de  400 medley, mas tem tido um ótimo 2013. Pode surpreender.

Henrique Rodrigues- Brasil- 12º na Olimpíada de Londres

Roberto Pavoni- Grã-Bretanha- apesar do nome italiano, o britânico nadou no mês passado 1m58s14

quinta-feira, 25 de julho de 2013

OS ADVERSÁRIOS- MUNDIAL DE CICLISMO BMX

Acontece neste final de semana o campeonato mundial de ciclismo BMX, em Auckland, na Nova Zelândia. 
As provas começam no sábado (27), com as tomadas de tempo do Time Trial, e terminam no domingo (28), com as disputas das etapas finais. No total 73 atletas disputam a competição. O Brasil tem 2 representantes na prova: Renato Rezende e Miguel Dixini.  Renato é o atual 10º colocado do ranking mundial. Esteve na Olimpíada de Londres. Este ano foi 4º na etapa da Copa do Mundo em Santiago del Estero na Argentina e 6º na etapa de Manchester. Ser finalista no mundial será um ótimo resultado para sua carreira. Mas a tarefa será duríssima, pois todos os principais atletas da modalidade estarão competindo. Confira os principais adversários do brasileiro.

Sam Willoughby- Austrália
- vice-campeão olímpico e atual campeão mundial

Maris Strombergs- orgulho da Letônia- campeão olímpico ( único ouro do país em 2012) e vice-campeão mundial em 2011

Joris Daudet- França- vice-campeão mundial em 2012 e campeão mundial em 2011

Carlos Oquendo- Colômbia-
surpreendeu ao ser bronze na Olimpíada de Londres. Tentará repetir o sucesso da campeã olímpica Mariana Pajon

Marc Willers- Austrália- bronze no mundial 2011

Connor Fields- Estados Unidos- vice-líder do ranking mundial. Foi 7º colocado na Olimpíada de Londres

Jelle Van Gorkom- Holanda- atual líder do ranking mundial. Venceu diversas provas neste ano e por isso lidera o ranking.

terça-feira, 23 de julho de 2013

DOBRADINHA BRASILEIRA NO MUNDIAL DE ESPORTES AQUÁTICOS


A natação feminina brasileira teve nesta terça-feira o principal resultado de sua história: OURO E PRATA em PROVA OLÍMPICA, a maratona aquática de 10km no mundial de Esportes Aquáticos, em Barcelona.

O ouro veio com Poliana Okimoto, 1h58s19.2 e a prata com Ana Marcela Cunha, 1h58:19.5.  O bronze ficou com a veterana Angela Maurer da Alemanha ( 3 vezes campeã do circuito mundial). 

A prova teve nível altíssimo. A húngara Eva Risztov, campeã olímpica, liderou boa parte da competição mas não suportou o ritmo das brasileiras na parte final e terminou em 9º . A britânica Keri Payne ( bicampeã mundial)  e a italiana Martina Grimaldi ( medalhista nos 2 últimos mundiais) também ficaram para trás nos quilômetros finais da prova.

O ouro de Poliana Okimoto foi o 1º do Brasil em mundiais pós-Olimpíada de Londres,valendo provas olímpicas. Poliana havia sido 6º no último mundial e abandonado a prova na Olimpíada de Londres. 

Tive o prazer de acompanhar mais este momento EMOCIONANTE E HISTÓRICO MOMENTO DO ESPORTE BRASILEIRO. Parabéns a nossas heróinas Poliana e Ana Marcela. 

E obrigado a Record News que está transmitindo todas as provas do mundial de Esportes Aquáticos 

domingo, 21 de julho de 2013

JUDÔ- BRASIL EM 1º NO QUADRO DE MEDALHAS DO GRAND SLAM DE MOSCOU

Ótima campanha do Brasil no Grand Slam de Moscou. Com a equipe praticamente titular, o Brasil obteve 10 medalhas em 14 categorias disputadas: 3 ouros, 4 pratas e 3 bronzes. Vale lembrar que a França, potência da modalidade não participou e o Japão não enviou seus principais atletas. Mesmo assim, é um resultado que mostra a força do judô brasileiro. Os ouros brasileiros vieram com Charles Chibana ( 66kg), Sarah Menezes ( 48g) e Maria Suelen ( +78kg). Chibana ( foto) teve a campanha mais surpreendente, vencendo 5 lutas. As pratas vieram com Felipe Kitadai, Erika Miranda, Mayra Aguiar e Ketleyn Quadros. Os bronzes com Luciano Correa, Luis Revite e Rafaela Silva.

LUTA- BRASIL FATURA 6 MEDALHAS EM TORNEIO NA GRÉCIA
A luta é uma modalidade que vem evoluindo e obtendo bons resultados internacionais para o Brasil. Neste fim de semana no Torneio Olympia, na Grécia, foram 6 medalhas: 1 ouro, 1 prata e 4 bronzes. O ouro foi obtido pela nossa melhor atleta, Joice Silva, campeã na categoria 59kg. Joice é a atual número 13 no ranking mundial da sua categoria. As outras medalhas : prata de Kamila Barbosa  e  4 bronzes com Davi Albino, Diego Romanelli, Aline Ferreira e Giulia Penalber.


TAEKWONDO- BRASIL TERMINA MUNDIAL COM UM BRONZE

O Brasil, desfalcado de seus 2 grandes ídolos, Diogo Silva e Natalia Falavigna, mandou uma seleção renovada com 16 atletas para o mundial do México. E o resultado foi apenas uma medalha de bronze, com Guilherme Dias, que já fora campeão pan-americano em 2012 e tem tudo para ser um dos 4 representantes do país na Rio 2016. Dos outros 15 atletas, apenas Julia Vasconcelos que competiu neste domingo ficou próxima da medalha, chegando as quartas de finais. No mais, uma sucessão de derrotas. A culpa da má campanha não é dos atletas e sim dos dirigentes. A Confederação de Taekwondo tem há anos denúncias de irregularidades, troca de presidentes, etc. A Coréia terminou em 1º no quadro de medalhas deste mundial do México. O Brasil tem agora na história dos mundiais, uma única medalha de ouro ( com Natalia Falavigna), 4 pratas e 7 bronzes.

VÔLEI- BRASIL É VICE NA LIGA MUNDIAL

Fiquei satisfeito com a campanha do Brasil na Liga Mundial. Na fase de classificação foram 9 vitórias e uma derrota, num grupo só com times tradicionais como Polônia, EUA, França, Argentina e Bulgária. Na fase final vitória sobre a Bulgária e o Canadá e duas derrotas para a ótima Rússia, incluindo a decisão. Os 3 a 0 para os russos na final foram além do esperado, mas como citava ontem, o time europeu era o favorito. A seleção de Bernardinho está sendo renovada e não contou com Murilo e Sidão. Lucarelli, Isac, William, Wallace, fizeram uma ótima Liga Mundial e nos deixam tranqüilos em relação a permanecer entre os melhores nos próximos 10 anos.

POLO-AQUÁTICO: BRASIL PERDE NA ESTRÉIA DO MUNDIAL
Na estréia do polo-aquático no mundial de Esportes Aquáticos a seleção feminina perdeu para a fortíssima Hungria por 20 a 6. Os gol brasileiros foram anotados por Izabella Chiappini ( 2), Marina Zablith ( 2), Lucianne Maia e Mirella Coutinho. Na terça-feira o Brasil pega o Casaquistão, único jogo em que é possível vencer na 1º fase. Depois na quinta-feira a adversária é a Itália. No estilo "regulamento do campeonato paulista de futebol", todas as seleções do grupo D avançam para a 2º fase. A partir daí, mata-mata.


TRIATLO- RESULTADOS DOS BRASILEIROS EM HAMBURGO

Na etapa de Hamburgo do circuito mundial, o melhor resultado brasileiro veio com Pâmela Oliveira na 21º colocação. Ela teve ótimo desempenho na natação. A campeã foi Anne Haug, da Alemanha. Já no masculino, o melhor brasileiro foi Diogo Sclebin em 39º lugar. Reinaldo Colucci foi 49º. Os irmãos ingleses Jonathan e Alistair Brownlee tiveram tempos iguais e dividiram o 1º lugar.

NADO SINCRONIZADO- EQUIPE NA FINAL DA PROVA TÉCNICA, DUETO EM 13º

O mundial de Esportes Aquáticos em PROVAS OLÍMPICAS começou  para o Brasil com o NADO SINCRONIZADO. Nossa equipe se garantiu na final da prova técnica com um 9º lugar na eliminatória. A final acontece nesta segunda-feira. O dueto Lorena Molinos e Giovana Sthepan ficou em 13º entre as 33 duplas  da prova técnica. O  ouro como sempre ficou com a Rússia. Lembrando que a dupla Lara e Nayara, que estiveram na Olimpíada, não compete neste mundial.

RESULTADO DA ENQUETE

Em quais provas o Brasil tem chances de medalha no mundial de esportes aquáticos ?
81% Thiago Pereira nos 200 medley e Cesar Cielo nos 50 livres,
63% Ana Marcela Cunha na maratona aquática
45% Chierighini nos 50 livres

sexta-feira, 19 de julho de 2013

AS ADVERSÁRIAS- MARATONA AQUÁTICA FEMININA- PROVA DE 10KM

Assim como fiz na Olimpíada de Londres, publico a série "Os adversários", nas principais provas que o Brasil tem chances de medalha no mundial de Esportes Aquáticos. 

Começo pela maratona aquática feminina, prova de 10km que é a olímpica e acontece dia 23 de julho em Moll de La Fusta com 48 atletas. 

O Brasil terá duas atletas brigando por medalhas: Ana Marcela Cunha e Poliana Okimoto. A atual vice-lider do circuito mundial, a americana Emily Brunemann, não estará competindo  Assim, as principais adversárias são as experientes Martina Grimaldi, Angela Maurer e Keri Anne Payne

Ana Marcela Cunha-
é favorita a uma medalha. Bicampeã do circuito mundial, 2010 e 2012 e atual líder da temporada após 4 etapas disputadas ( são 8 no total). Ficou fora da Olimpíada de Londres, mas vive o melhor momento da sua carreira.


Poliana Okimoto- nossa representante na Olimpíada 2012 já teve dias melhores. Em Londres não completou a prova. Seu grande momento foi o título do circuito mundial em 2009. Foi 6º no mundial 2011

Keri-Anne Payne-
Grã-Bretanha- Atual bicampeã mundial, 2009 e 2011. Prata na Olimpíada de 2008 e  4º na Olimpíada 2012






Eva Risztov- Hungria- surpreendeu o mundo, conquistando o ouro olímpico em Londres. 

 Martina Grimaldi- Itália- 3º colocada no atual circuito mundial. Foi prata no mundial 2009 e bronze no mundial 2011. Venceu a última etapa do circuito mundial 2013, em Cozumel, no México. Bronze na Olimpíada de Londres

Angela Maurer- Alemanha- Foi  campeã do circuito mundial em 2007, 2008 e 2011, vice em 2010. Foi 5º colocada na última Olimpíada e 8º no mundial 2011

Marianna Lymperta- Grécia- medalha de bronze no mundial da China em 2011.

Rebeca Wilke Mann e Christine Jennings
- serão as representantes americanas, mas não tem grandes resultados internacionais a destacar.

Melissa Gorman- Austrália -4º colocada no mundial 2011.

quinta-feira, 18 de julho de 2013

A ÚNICA MEDALHA OLÍMPICA DO TAEKWONDO BRASILEIRO: NATÁLIA FALAVIGNA


Da série Momentos Históricos do Esporte Brasileiro

Nesta semana de campeonato mundial de taekwondo, aproveito para relembrar a única medalha olímpica que o Brasil possuí na modalidade, recente  em Olimpíadas ( estreou em 200):  O BRONZE de NATÁLIA FALAVIGNA em Pequim 2008.

A brasileira que já havia disputado a Olimpíada de 2004 e ficado a uma vitória da medalha, fez 4 lutas. Venceu na estréia a grega Kiriaki Kouvari, medalhista no mundial 2003, por 3 a 1. Depois bateu  Carmen Marton, da Austrália, também medalhista no mundial 2005 por 6 a 2.  

Na semifinal em luta muito equilibrada, Natália perdeu no Golden Score para a norueguesa Nina Solheim. Mas desta vez a medalha não escapou. Na luta pelo bronze, a atleta de Maringá derrotou a sueca Karolina Kedzierska por 5 a 2.

Natália também disputou a Olimpíada de 2012. Foi absurdamente prejudicada pela arbitragem na luta contra uma atleta sul-coreana e foi eliminada na 1º luta.


Confira a campanha de Natália com a narração do repórter Ernesto Paglia da TV Globo


terça-feira, 16 de julho de 2013

GUILHERME DIAS É BRONZE NO MUNDIAL DE TAEKWONDO



Após a Olimpíada de Londres, nós tivemos o Pan de taekwondo. E a única medalha de ouro brasileira veio com Guilherme Dias, atleta de Brasília. Nesta segunda, no primeiro dia de campeonato mundial do México , o brasileiro comprovou seu talendo e entrou para a história. Conquistou a medalha de bronze na categoria até 58kg com uma excelente campanha. 


O brasileiro estreou diante do cipriota Antonis Kyriakou e fez 10 a 4. Depois bateu Keno Mendonza das Philipinas por 11 a 9. Na 3º luta superou Luiz Guzman da Argentina por 6 a 4. Valendo medalha, passou pelo chinelo Ignácio Molares. Guilherme só caiu na semifinal para o iraniano Hari Mostean Loron. A luta terminou empatada em 4 a 4 e o adversário venceu no Golden Point. O ouro da categoria acabou com o sul-coreano Cha Tae-Mon. Ainda no 1º dia de mundial, a brasileira
Iris Sing foi eliminada na 2º luta.

Vale lembrar que no mundial 2011 o Brasil não conquistou medalha alguma. Em toda a história, o Brasil possuía 1 ouro com Natalia Falavigna em 2005, 4 pratas e 6 bronze em mundiais. O 7º bronze veio com Guilherme Dias.

domingo, 14 de julho de 2013

TAEKWONDO- BRASIL RENOVADO NO MUNDIAL DO MÉXICO


Começa nesta segunda-feira o campeonato mundial de taekwondo, em Puebla, no México. O Brasil não contará com seus 2 principais atletas. Diogo Silva perdeu a eliminatória brasileira para Nicholas Pigozzi. Já Natalia Falavigna está mais uma vez contundida. Os irmãos Marcio e Marcel Wenceslau também estão fora. Assim, a esperança de medalhas ficam por conta do campeão pan-americano Guilherme Dias e no feminino com Rafaela Araújo e Talisca Reis, que serão cabeças de chave. Nesta segunda-feira o Brasil terá Iris Sing ( -46kg) e justamente Guilherme Dias ( -58kg). 



Confira os demais atletas e dias que lutarão


Terça-dia- dia 16:  Leidiane Santos (-49Kg) e Henrique Precioso (-74Kg)
Quarta- dia 17: Marina Souza ( -67kg) e Nicholas Pigozzi ( - 68kg)
Quinta- dia 18: Talisca Reis, cabeça de chave 11 ( - 53kg), Gabriele Siqueira ( +73kg) e João Miguel Neto ( -54kg).
Sexta-feira- dia 19: Ana Carolina Souza  (-73Kg) , Douglas Marcelino (-87Kg) e Felipe Vignoli (+87Kg).
Sábado- dia 20: Rafaela Araújo, cabeça de chave 9 (-57Kg) e Felipe Kenji ( -63kg)
Domingo- dia 21: Júlia Santos (-62Kg) e João Pedro Chaves ( -80kg)

Apesar de na Olimpíada, apenas 4 categorias no masculino e outras 4 no feminino serem disputadas, é possível alguém que dispute um mundial se adequar a um peso próximo para a Olimpíada. Assim, o brasileiro que for bem no mundial dará um importante passo para sonhar com uma vaga olímpica em 2016.


VÔLEI- BRASIL PEGA RÚSSIA E CANADÁ NA FASE FINAL DA LIGA MUNDIAL

Após mais duas vitórias contra os EUA, a seleção masculina encerrou a fase de classificação da Liga Mundial com 9 vitórias e apenas uma derrota para a França. O Brasil terminou em 1º no grupo A. A Bulgária foi a outra classificada. No grupo B avançaram Itália e Rússia. No grupo C, apenas o campeão foi a fase final, o Canadá. A Argentina completa o sexteto por ser o país sede. O Brasil está no grupo com Rússia e Canadá. Revive a final olímpica contra os russos na quarta-feira e pega o Canadá na sexta. Mesmo com derrota para a Rússia, o Brasil avança as semifinais se vencer os canadenses. A outra chave tem Itália, Bulgária e Argentina. Os argentinos fizeram uma campanha medíocre na 1º fase e dificilmente conseguirão surpreender agora. O importante para a seleção brasileira é estar bem para a semifinal e final, sábado e domingo.

VÔLEI DE PRAIA- TÍTULO BRASILEIRO NO MASCULINO EM GSTAAD

Em final brasileira no Grand Slam de Gstaad, na Alemanha, Ricardo e Álvaro venceram Bruno Schmidt e Pedro Solberg por 2 sets a 0. Na semana passada, Ricardo e Álvaro foram vice no mundial da Polônia. No feminino o título ficou com as chinesas Xue e Zhang, que superaram Lili e Barbara Seixas por 2 a 0. O bronze ficou com Talita e Taiana.

BASQUETE- RESULTADO DA SELEÇÃO FEMININA NO TORNEIO DE DAQING

A seleção feminina disputou mais um torneio preparatório para a Copa América. Em Daqing, na China, perdeu para o Canadá por 60 a 54, venceu Porto Rico por 70 a 63 e perdeu para a China por 66 a 64. No final de semana anterior, o Brasil havia perdido para Canadá e Porto Rico e vencido a China.

PENTATLO- PRISCILA OLIVEIRA É PRATA NO PAN DE SANTO DOMINGO

O Brasil não contou com sua principal atleta, Yane Marques, no Pan de Santo Domingo. Mas subiu ao pódio com Priscila Oliveira, que com 5244 pontos foi medalha de prata. O ouro ficou com a cubana Leidis Laura. No total, participaram 33 atletas de 10 países.

sexta-feira, 12 de julho de 2013

ENTREVISTA DA SEMANA: FERNANDA GARAY- VÔLEI

Olá amigo leitor. Nesta última semana não atualizei o blog pois estava de férias com a família. Retorno hoje com uma entrevista com Fernanda Garay, a espetacular atacante da seleção brasileira de vôlei.

1- O desempenho da seleção brasileira bastante renovada em 2
torneios internacionais em que foi campeã invicta em 2013 ficou acima do esperado?

Fomos muito bem, como você colocou. Era uma equipe bastante nova, algumas jogadoras estreando com a camisa da seleção brasileira. Conseguimos crescer bastante e muitas vezes sair de situações complicadas.


2- Do time campeão olímpico você foi uma das poucas " não poupadas" que participaram do início de trabalho da seleção. Como você consegue se manter bem fisicamente após uma temporada desgastante de jogos?

Com o passar do tempo temos que acostumar com essa rotina pesada. Após a Superliga, aproveitei a folga para descansar e curtir a família. Isso já ajuda bastante para retornar motivada aos treinamentos.
 
3- O que mais gosta e o que menos gosta na vida de atleta?

Penso que nós pagamos um preço caro. Muitas vezes a nossa família fica em segundo plano. Mas é maravilhoso passar por um longo período de preparação e de muitos sacrifícios e conseguir alcançar o tão sonhado objetivo.


 
4- No seu jogo, no que você acha que ainda precisa evoluir (melhorar a defesa, bloqueio, passe....)
Minha posição exige que eu seja completa. Então, eu não posso me dar ao luxo de não estar sempre atenta a todos os fundamentos. Por isso procuro sempre melhorar em tudo.
 
5- Quais as maiores virtudes do técnico José Roberto Guimarães?
Podemos dizer que ele é um cara tranquilo e que o fato de falar baixo parece que ele não dá bronca. Mas ele também fica nervoso e briga bastante ( rsrsrs). Também é muito competitivo e várias vezes no treinamento, ele se engana na contagem dos pontos.
 
6- Como está a motivação para uma temporada na seleção em que o principal torneio é o Grand Prix?

Estou muito motivada. O Sul- americano também é importantíssimo, pois nos dá a vaga para o campeonato mundial no ano que vem.

7- O inédito título mundial em 2014 passou a ser o grande objetivo para as atletas?

Sem dúvida nenhuma, o Brasil não tem essa medalha. Acho que todas pensam da mesma forma.

8- A quem você gostaria de agradecer pelo seu atual momento na seleção: familiares, amigos, ex-técnicos...

Eu agradeço muito a todos os profissionais que trabalhei e que de alguma forma contribuíram para o meu crescimento e amadurecimento. Também sou grata a toda minha família que compreende tudo e me apóia em todos os momentos.

quarta-feira, 3 de julho de 2013

GAROTOS CONQUISTAM OURO OLÍMPICO APÓS JEJUM DE 24 ANOS


Série: Momentos históricos do esporte brasileiro


Em1980, após 24 anos, o Brasil voltou a conquistar medalhas de uro em uma edição de Olimpíada. Foram duas na vela, nos jogos de Moscou.

Uma das medalhas veio na classe 470 com Marcos Soares e Eduardo Penido. Eles não estavamentre os favoritos. Marcos tinha somente 19 anos e Eduardo 20. Com a ausência de canadenses e americanos devido ao boicote, a dupla brasileira surpreendeu. Logo nas duas primeiras regatas duas vitórias. Depois um 2º e um 6º lugar. Mesmo com um 5º e um 10º lugar, Marcos e Eduardo conseguiram assegurar o ouro.

 Na pontuação geral, eles ficaram com 36,4 pontos perdidos. A prata foi para os alemães Jorn Borowski e Egbert Swensson com 38,7 pontos perdidos. O bronze para os finlandeses Jouko Lindgren e Georg Tallberg com 39,7.

Mesmo com o título olímpico, a dupla não prosseguiu em outras Olimpíadas, pois na época não dava para viver como atleta, sem patrocínio.

No ano de 1996 eu gravei um depoimento do Marcos Soares, para uma série chamada Heróis Olímpicos. Ouça a descrição da conquista na voz dele.