Busque no Blog - Esporte Olímpico Brasileiro

domingo, 20 de janeiro de 2008

CÉSAR CIELO: NOSSA MAIOR ESPERANÇA DE MEDALHA NAS PISCINAS DE PEQUIM


Thiago Pereira é o nadador mais famoso do Brasil no momento. Eleito melhor atleta em 2007, foi o nome do Pan, ganhando 6 medalhas de ouro. Já virou garoto propaganda e é conhecido nacionalmente. Mas o que pouca gente sabe é que Thiago tem remotas chances de brigar pelo ouro na Olimpíada. No máximo disputará o bronze, nos 200 e 400 metros medley. A grande chance da natação brasileira lutar pelo primeiro ouro de sua história está depositada no velocista César Cielo, nas provas de 50 e 100 metros livres. Em ambas, ele foi quarto colocado no último mundial.

A maior expectativa está na prova de 50 metros livres, a mais rápida da natação. Hoje, não há ningúem imbatível nessa prova, como aconteceu em Olimpíadas anteriores com o russo Popov. César Cielo fez o melhor tempo de sua vida no Pan, com 21s84. Se repetir esse tempo, tem tudo para ficar com o ouro. No mundial de 2007 Cielo nadou 22s12 e o campeão mundial, o americano Benjamim Wildman nadou 21s88, ou seja, 4 centésimos acima do tempo de Cielo, no Pan. Na última Olimpíada, o tempo do medalhista de ouro, o americano Gary Hall, foi 21s93.

Já nos 100 metros Cielo nadou no Pan 48s74, mas no mundial fez 48s51, melhor tempo de sua vida . Precisa melhorar uns 20 centésimo para brigar por medalhas, já que os campeões mundiais Filippo Magnini da Itália e Brent Hayden do Canadá estabeleceram 48s43. Essa é outra prova sem favoritos, pois o holandes Hoogenband, bicampeão olímpico, não estará competindo.

Agora vamos a Thiago Pereira. As duas provas fortes dele são as de medley, que reúnem os 4 estilos da natação ( peito, costas, livre e borboleta), sendo que a preferida são os 200 metros. Seu melhor tempo na vida foi estabelecido no Pan 1m57s79. Para chegar a medalha de bronze precisa melhorar ainda, cerca de 1 segundo, já que no mundial de 2007, o terceiro colocado Laszlo Cseh da Hungria, marcou 1m56s 92. Disputar ouro só se o maior nadador da atualidade Michael Phelps se machucar. Phelps costuma nadar a prova na casa de 1m55 segundos. A prata deve ser de outro americano Ryan Lochte. Nos 400 medley a situação é ainda mais difícil. Thiago tem o melhor tempo com 4m11s14, também no Pan do Rio. Precisa baixar 2 segundos para chegar na zona de medalhas. Michael Phelps nada esta prova na casa de 4minutos e 6 centésimos.

Além de César e Thiago, Kaio Márcio nas provas de nado borboleta completa as chances de medalha da natação brasileira em Pequim. Na natação ( ao contrário de outros esportes imprevisíveis como a ginástica, o judô e o hipismo), quase não existem zebras. O nadador não irá conseguir baixar 3 ou 4 segundos em um tempo que não está acostumado a fazer. A não ser que esteja dopado.

segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

APÓS 16 ANOS, BRASIL VOLTA A OLIMPÍADA NO TIRO COM ARCO


No Pan 2007, o tiro com arco do Brasil foi o único esporte individual que não conseguiu ganhar medalha. O resultado foi considerado muito ruim. Mas, para surpresa de todos, um arqueiro brasileiro conseguiu classificação para a Olimpíada. No Torneio Continental, realizado em El Salvador, Gustavo Trainini, gaúcho de 30 anos, terminou em terceiro lugar e carimbou o passaporte para Pequim.Ele não esteve no Pan. Devido a esse resultado, ele ficou com o Prêmio Brasil Olímpico, em sua modalidade.
Desde 1992, o Brasil não conseguia classificar um atleta para a Olimpíada no tiro com arco, popularmente conhecido como arco e flecha. Gustavo será um dos 64 atletas que lutarão por medalhas no masculino.
Na Olimpíada acontecem competições individuais e por equipes no tiro com arco. Os arqueiros tem que acertar suas flechas a uma distância de 70 metros. O objetivo é marcar o maior número de pontos, no alvo, dividido em 10 partes. O acerto
" na mosca" vale 10 pontos. Cada atleta dispara 36 flechas. As disputas são em eliminatórias um conta um, até sobrar o campeão.
O atleta de tiro com arco precisa estar muito concentrado na hora da competição. Assim, podem acontecer surpresas nos resultados. Gustavo espera estar num dia iluminado para sonhar com medalha. As maiores potências do esporte são Estados Unidos, Coréia do Sul, Austrália e Itália.

VAGAS NO MOUNTAIN BIKE- esta semana, o Brasil foi informado que devido ao ranking de nações do mountain Bike, divulgado pela União Internacional de Ciclismo, terá direito a duas vagas em Pequim. Os atletas serão selecionados pela Confederação Brasileira da modalidade

quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

CALENDÁRIO DE TORNEIOS CLASSIFICATÓRIOS PARA PEQUIM-



O Brasil tem até o momento, 10 de janeiro, 150 atletas garantidos em Pequim. Mas muita gente ainda sonha e treina para se classificar a competição. Confira um resumo e análise das modalidades que ainda terão torneios classificatórios ou dependem do fechamento do ranking mundial.

ATLETISMO- atletas tem que estabelecer o chamado "índice A", determinados pela Confederação. Vinte já conseguiram, mas tem que confirmar pelo menos o "índice B" em alguma prova de 2008. Entre eles estão Jadel Gregório, Marilson dos Santos, Keila Costa, Maurren Maggi e Hudson Souza ( foto).

BADMINTON- classificação pelo ranking mundial até 1 de maio. Levar algum atleta é muito difícil

BASQUETE- Pré-Olímpico Mundial feminino de 9 a 15 de junho, em Madri, valendo 5 vagas. O Brasil enfrenta Cuba, Espanha, República Tcheca( adversários do mesmo nível), Bielorrussia, Letônia, Japão ( adversários para se ter cuidado), Argentina, Senegal, Ilhas Fiji, Taiwan e Angola ( adversários fáceis). No masculino o Pré-Olímpico irá de 14 a 20 de julho na Grécia. A disputa é por 3 vagas contra Grécia, Croácia ( adversários mais fortes), Porto Rico, Alemanha, Canadá, Eslovênia e Nova Zelândia ( mesmo nível), Coréia, Líbano, Camarões e Cabo Verde ( mais fracos). Aposto só na classificação do feminino.

BEISEBOL- O Brasil está eliminado da Olimpíada.

BOXE- Dois Pré-Olímpicos continentais de acordo com as categorias da modalidade ; de 10 a 18 de março em Trinidad Tobago e de 23 a 30 de abril na Guatemala. Chances de classificar pelo menos 3 atletas

CANOAGEM- Pré-Olímpico continental para as embarcações de velocidade dias 17 e 18 de maio no Canadá. Já para o slalom, a seletiva será de 26 a 28 de abril nos EUA. Maiores chances nas provas de velocidade

ESGRIMA- classificação pelo ranking mundial até 31 de março. Renzo Agresta é a maior esperança

LEVANTAMENTO DE PESO- ranking até 31 de maio. Classificação complicada

LUTAS- torneio continental no Canadá, dia 4 de maio. Alguma chance

MARATONAS AQUÁTICAS- mundial em 29/04 na Espanha define os classificados. Ótima possibilidade com Poliana Okamoto.

NADO SINCRONIZADO- Pré-Olímpico mundial na China, de 16 a 20 de abril. Nayara Figueiredo e Lara Teixeira podem conquistar uma vaga.

PENTATLO MODERNO- o masculino terá um mundial classificatório na Hungria, em 27 de maio. No feminino já garantimos Yane Marques.

POLO-AQUÁTICO- Pré-Olímpico mundial feminino de 17 a 24 de fevereiro, na Itália. No masculino, de 2 a 9 de março na Romênia. Valem 3 vagas para 12 seleções em cada disputa. Chances quase zeradas para o Brasil.

SALTOS ORNAMENTAIS- Copa do Mundo em fevereiro. Ubirajara Barbosa, Juliana Veloso e Hugo Parisi tentam se juntar a Cesar Castro, já classificado.

TENIS- classificação pelo ranking mundial até 9 de junho. Pelo atual momento do esporte, só com desistências de vários jogadores.

TÊNIS DE MESA- Pré-Olímpico continental na República Dominicana entre 30 de março e 5 de abril. O Brasil é a maior força das Américas.

TRIATLO- classificação pelo ranking mundial. Contam pontos as etapas da Copa do Mundo. O Brasil tem boas perspectivas.

VÔLEI DE PRAIA- classificação pelo ranking mundial até 20 de julho. O Brasil tem direito a duas vagas no masculino e feminino. Ricardo/ Emanuel e Juliana/Larissa já estão quase garantidos. As outras vagas estão em disputa

sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

BRASIL JÁ TEM 146 ATLETAS GARANTIDOS PARA PEQUIM



Até o momento, 4 de janeiro de 2008, o Brasil tem 146 atletas classificados para Pequim 2008

CICLISMO- 3 vagas, sendo duas na prova de estrada e uma no contra-relógio masculino

FUTEBOL- equipe masculina conseguiu vaga no Sul-Americano do Paraguai

GINÁSTICA ARTÍSTICA- 1 vaga no masculino ( será de Diego Hipólito) e 6 vagas no feminino ( equipe completa), obtidas no mundial da Alemanha.

GINÁSTICA RÍTMICA- equipe com 6 atletas. Vaga obtida no mundial da Grécia

HANDEBOL- seleções masculina e feminina ( 14 atletas cada) se classificaram graças ao ouro no Pan.

HIPISMO- 3 atletas no Adestramento, 5 no Concurso Completo de Equitação e 4 atletas no Salto. Classificações obtidas no Pan do Rio.


JUDÔ- 5 categorias já estão garantidas devido aos resultados no mundial do Rio , sendo que duas vagas já tem donos, João Derly no meio-leve-masculino e Érika Miranda no meio-leve feminino.

NATAÇÃO- Já tem índice: Cesar Cielo ( 50 e 100 livre) Nicholas Santos ( 50 livre), Thiago Pereira ( 200 livre, 100 costas, 200 peito, 200 costas, 200 medley e 400 medley), Rodrigo Castro ( 200 livres) Lucas Salatta ( 200 costas), Henrique Barbosa ( 100 peito), Kaio Marcio ( 100 borboleta) Gabriel Mangabeira ( 100 borboleta) e Flávia Delaroli ( 50 livre) . Também estão classificados os revezamentos 4x100 livre , 4x200 livre e 4x100m medley, todos no masculino

REMO- 6 atletas garantiram vaga no Pré-Olímpico do Rio de Janeiro. Anderson Nocetti no Single Skiff, Thiago Gomes e Thiago Almeida no double skiff, Fabiana Beltrami no single skiff, Camila Carvalho e Luciana Granato no double skiff peso leve.

PENTATLO MODERNO- Yane Marques conseguiu a vaga no Pan

SALTOS ORNAMENTAIS- Cesar Castro no trampolim de 3 metros. Vaga obtida no mundial da Austrália.

TAEKWONDO- 3 atletas obtiveram vaga no Pré-Olímpico da Colômbia: Marcio Venceslau, Natalia Falavignia e Débora Nunes.

TIRO COM ARCO- Gustavo Trainini conseguiu vaga no Festival Olímpico em El Salvador


TIRO ESPORTIVO- duas vagas garantidas- Stenio Yamamoto na pistola 50 metros e Julio Almeida na Pistola de Ar 10 metros.

VELA- 8 vagas garantidas no mundial de Portugal- 2 atletas na RSX, 1 na Laser, 2 na Star , 2 na classe 470 e 1 na Finn.

VÔLEI- seleções masculina e feminina (12 atletas cada) se classificaram na Copa do Mundo do Japão