Busque no Blog - Esporte Olímpico Brasileiro
sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009
COMENTÁRIOS E INFORMAÇÕES 27/02
BOXE- DESAFIO BRASIL E ITÁLIA
O Brasil levará uma equipe forte para o Dual Match de 6 a 8 de março contra a Itália, em Milão. O evento faz parte do “Tour de Milão 2009”, no qual os italianos convidaram seis equipes de relevância nos diversos continentes, em datas distintas, com objetivo de realizarem intercâmbio esportivo. França e China já participaram do “Tour”. As despesas são pagas pelos italianos. A delegação brasileira terá vários integrantes da equipe que esteve na última Olimpíada. Confira a delegação: Paulo Carvalho, Robenilson Jesus,
Robson Conceição, Alan Costa, Roberto Custódio, Esquiva Falcão, Yamaguchi Falcão, Robson Fonseca, Rafael Lima, Gidelson Oliveira e Gleison Abreu. Já a participação brasileira na Copa Independência de Boxe, na República Dominicana foi ruim. Com uma delegação de atletas de segundo escalão, o Brasil acumulou uma sequência de derrotas, algumas vexatórias como a de Felipe Nunes, que perdeu de 39 a 7 para o dominicano Rafael Fernandez e Marcelo Silva, que perdeu de 19 a 2 para o dominicano Jorge Nunes.
PENTATLO MODERNO- RIO SERÁ SEDE DA FINAL DA COPA DO MUNDO
Pela primeira vez na história, o Rio de Janeiro será sede de uma final da Copa do Mundo, reunindo os 36 melhores homens e mulheres do ranking da União Internacional de Pentatlo Moderno. A competição será em setembro no Complexo de Deodoro. O Brasil terá direito a duas vagas no feminino e no masculino, que serão definidas até julho, pelo ranking nacional. Ótima oportunidade para Yane Marques conseguir um bom resultado.
ATLETISMO- MAIS PRATA PARA FABIANA
Competindo em Praga , na República Tcheca, nesta quinta-feira, Fabiana Murer marcou 4m55cm, ficando em segundo lugar. O ouro como sempre foi da russa Yelena Isinbayeva. Foi mais uma competição indoor, da temporada européia. Quem decepcionou foi Jadel Gregório, apenas o sétimo, com 7m49cm, no salto em distância. O ouro foi do tcheco Roman Novotný, com 8m05. Já na quarta-feira, em Atenas, Mauro Vinícius da Silva venceu o salto em distância, com 7m94.
VELA- BRUNO FONTES RUMO A EUROPA
Após conquistar o tricampeonato brasileiro e o tricampeonato da pré-olímpica brasileira, na classe Laser, o catarinense Bruno Fontes visa agora a temporada européia. Os próximos desafios serão o Troféu Princesa Sófia, em Palma de Maiorca, de 4 a 10 de abril, na Espanha e na sequência, a Semana Olímpica da França. Nesta semana, são esperados quase 2 mil velejadores de cerca de 180 países.
quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009
COMENTÁRIOS E INFORMAÇÕES 25/02
HIPISMO- DODA PRÓXIMO DA COPA DO MUNDO
Montando a égua AD Picolien Zeldenrust, Doda Miranda ficou em quarto lugar no GP de Gotemburgo, na Suécia, competição seletiva para a final da Copa do Mundo, que será em abril, nos EUA. Dos 36 conjuntos inscritos na prova sueca, apenas 4 não cometeram faltas, entre eles Doda. No desempate, o brasileiro cometeu duas faltas. A vitória foi do sueco Svante Johansson.
TÊNIS DE MESA- CAZUO NO KUWAIT
O brasileiro Cazuo Matsumoto teve um bom desempenho no Aberto do Kuwait. Ele ficou entre os 64 melhores, perdendo no mata-mata para o alemão Chistian Suss, número 31 do mundo. Cazuo está hoje no nível de Hugo Hoyama e Gustavo Tsubói, na disputa pelo posto de segundo melhor mesa-tenista do Brasil.
OLIMPÍADA- SETE ESPORTES BRIGAM PARA SEREM OLÍMPICOS
Em outubro, durante a assembléia geral do Comitê Olímpico Internacional, além da escola da sede da Olimpíada de 2016 ( que eu espero não seja no Rio), haverá também a escolha de novos esportes para a Olimpíada de Londres em 2012. Estão na briga o squash, o beisebol, o caratê, o golfe, o rugby, a patinação e o softbol. Vale lembrar que beisebol e softbol foram esportes olímpicos até Pequim, mas deixaram o quadro. Destes, os únicos que eu gostaria de ver seriam o squash e principalmente o rugby.
ESGRIMA- BRASILEIRA NA EUROPA
A brasileira Christine Botros, terminou na posição 70 na Copa do Mundo de Leipzig. A vencedora foi a italiana Valentina Vezzalli.
RESULTADO DA ENQUETE
Você é a favor de mudanças nas regras do tênis, para tornar as partidas menos demoradas
Sim 85%, não 15%
sábado, 21 de fevereiro de 2009
COMENTÁRIOS E INFORMAÇÕES 22/02
ATLETISMO- MAIS MEDALHAS BRASILEIRAS EM BIRMINGHAM
Fabiana Murer ficou em segundo lugar em mais uma competição indoor, na Europa, desta vez na Grã-Bretanha. Ela saltou 4m60cm.O primeiro lugar, como sempre, ficou com a russa Yelena Isinbayeva com 4m82. Na mesma competição Jadel Gregório também foi prata no salto triplo. Ele fez a marca de 16m91. O vencedor foi o cubano Danid Girat com 17m13.
TÊNIS- FRANCO FERRERO FEZ BOA CAMPANHA EM BUENOS AIRES
No ATP de Buenos Aires, o destaque brasileiro foi o gaúcho Franco Ferrero, de 24 anos. Ele só caiu nas quartas-de-finais, para o espanhol Tommy Robredo, que já havia vencido Thomaz Belluci, na final do ATP do Brasil. Ferrero entrou na competição vindo do qualifying e deverá subir para a 171ª posição do ranking mundial.
NATAÇÃO- CONTROLE DOS MAIOS
A Federação Internacional de Natação divulgou propostas para controlar a fabricação de trajes para os nadadores. A partir de agora, o traje não poderá cobrir o pescoço, passar da extensão dos ombros e dos tornozelos. Cada nadador só poderá usar uma roupa de cada vez - alguns usavam duas para levar vantagem na piscina. O material usado só poderá ter no máximo um milímetro de espessura e, quando usado, tem que seguir o formato do corpo. Além disso, a aplicação de diferentes materiais não pode criar o efeito de retenção do ar. No que diz respeito à flutuação, o traje não poderá ter um efeito maior que 100 gramas. Também foi proibido todo sistema que forneça estimulação ou influência externa, como redução de dor, lançamento de substâncias químicas ou estimulação elétrica.
BASQUETE- MARQUINHOS FORA DA ELEiÇÃO
O ex-pivô e um dos maiores jogadores da história do basquete brasileiro, Marquinhos, pretendia concorrer a presidência da Confederação Brasileira de Basquete. Seria uma opção de mudança para a modalidade, tão perdedora nos últimos anos. Para concorrer, Marquinhos teria de ter o apoio de pelo menos duas federações. Ele tinha a promessa de apoio de 3 federações, mas na hora H...os tais políticos preferiram apoiar os velhos candidatos como Grego, atual presidente, Carlos Nunes, da federação gaúcha e Antonio Chakmati, da federação paulista. UMA LÁSSSSSSSSSSSSSSSSTIMA
VELA- MEDALHISTAS OLÍMPICOS TREINAM NO RIO
Cerca de 50 atletas de 15 países estão em Búzios treinando na escola e centro de treinamento do velejador Ricardo Winick, o Bimba. Entre eles, destaque para três medalhistas olímpicos de Pequim 2008, Julien Bontemps da França, medalha de prata, Shaha Zubari de Israel, medalha de bronze e Bryony Shaw da Inglaterra, medalha de bronze no feminino. A Espanhola Marina Alabau, líder do Ranking Mundial, também está em Búzios. Em março, todos participam do Campeonato Sul-Americano ( é isso mesmo, na vela, europeu disputa Sul-Americano).
NATAÇÃO- KAIO MÁRCIO TREINA NO RIO DE JANEIRO
Um dos principais nadadores do Brasil, Kaio Márcio está passando o carnaval treinando no Rio de Janeiro, na piscina do Flamengo. O objetivo é se preparar para o Mundial de Roma, em julho. O dia de Kaio começa cedo na piscina do Flamengo, com treinos das 7h30 às 9h30 e depois de 16h30 às 18h30. No intervalo dos dois períodos, musculação e descanso. À noite ele está cursando Desenho Industrial.
sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009
COMENTÁRIOS E INFORMAÇÕES 20/02
BASQUETE- BRASILEIROS NA NBA
Anderson Varejão e Nenê ( foto) tem tido uma excelente temporada na NBA. Livres de contusões, atuaram em quase todos os jogos de suas equipes, que fazem ótimas campanhas. O Cleveland de Varejão é o segundo da Conferência Leste. O brasileiro fez 52 jogos, com média de pontos de 8.6 e 7.1 rebotes. É o segundo melhor reboteiro do time. Já Nenê fez 53 jogos, com 14.7 pontos por jogo e 8.1 rebotes. É títular na campanha do Denver, o terceiro melhor time da Conferência Oeste. Se a temporada regular terminasse hoje, ambos estariam nos play-offs. Quem não está tão bem nesta temporada é Leandrinho. Ele atuou em 48 jogos, com média de 13.1 pontos por jogo, mas o seu Phoenix ocupa a nona posição, no Oeste. Está a um lugar dos play-offs
JUDÔ- PRIMEIRO RANKING MUNDIAL
A Federação Internacional de Judô divulgou a primeira edição do ranking mundial que classificará os atletas para os Jogos Olímpicos de Londres 2012. O meio-pesado Luciano Correa (-100kg) é o brasileiro mais bem colocado no ranking, com 120 pontos. Ele está em sexto na sua categoria. Daniela Polsin e Sarah Menezes aparecem em décimo lugar. Vários judocas importantes do Brasil como João Derly, Thiago Camilo e Leandro Guilheiro, ainda não competiram internacionalmente em 2009, não aparecendo no ranking. A partir do ranking mundial, em 30 de abril de 2012 serão conhecidos os 22 homens e 14 mulheres que, estarão classificados para os Jogos Olímpicos de Londres em cada categoria
ATLETISMO- MAURO VINÍCIUS EM TERCEIRO
Mais um brasileiro obteve medalha em um meeting indoor. Desta vez, em Estocolmo, na Suécia, Mauro Vinícius da Silva, foi bronze no salto em distância, com a marca de 7m81. O vencedor foi o cubano Ibrahim Camejo, com 8m05. O cubano foi bronze em Pequim.
BOXE- BRASIL COMPETE NA REPÚBLICA DOMINICANA
O Brasil mandou pugilistas para participar da Copa Independência de Boxe Olímpico, em Santiago de Los Caballeros, República Dominicana. O tradicional torneio começa amanhã. Sem os principais destaques que estiveram na Olimpíada de Pequim, o Brasil terá na competição: 51 kg - Adauto dos Santos, 54 kg - Marcelo Silva, 57 kg - Jefferson Silva, 64 kg - Eduardo Pereira, 75 kg - Sergio Dantas e Felipe Nunes.
TÊNIS- PORQUE A CONTAGEM NÃO MUDA?
Vários esportes tiveram mudança de regras e pontuações nas últimas décadas, para se adequarem as transmissões de Tv e despertarem maior interesse no espectador. No vôlei, as partidas antes tinham sets terminando em 15 pontos, com equipes só podendo pontuar quando tivessem o saque, mudou. Agora são sets diretos, terminados em 25, com o quinto set terminando em 15. Assim, as longas partidas com mais de 3 horas de duração deixaram de existir. No tênis de mesa, os sets terminavam em longínquos 21 pontos. Agora, terminam em 11 pontos, com melhor de 5 ou 7 sets. Mas o tênis não muda. Existem partidas com mais de 4 horas de duração e games, em que o telespectador se irrita depois do 40 a 40, quando começam as vantagens para o tenista x ou y. Porque a Federação Internacional não torna as partidas mais rápidas? Seria bom para os tenistas ( a maioria encerra a carreira prematuramente por causa de contusões) e bom para o público, que poderia calcular a duração de uma partida. Hoje em dia, tudo tem que ter hora para começar e acabar.
quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009
COMENTÁRIOS E INFORMAÇÕES 18/02
GINÁSTICA- NOVIDADE NA SELEÇÃO PERMANENTE
Uma das novidades na seleção permanente de ginástica artística é Nayara Santos, atleta da Academia Yashi. Ela é campeã paulista individual geral e tem como especialidade os equipamentos trave de equilibrio e paralelas.
ATLETISMO- FABIANA MURER QUEBRA RECORDE
Competindo em Donetsk, na Ucrânia, Fabiana Murer melhorou o recorde sul-americano indoor em 11 centímetros, saltando 4m81cm. Ela foi medalha de prata, só perdendo para a imbatível Yelena Isinbayeva, que saltou 5 metros. Fabiana está tendo um começo de ano muito bom, criando uma boa perspectiva de medalha para o Brasil, no mundial de atletismo, na metade do ano.
POLO AQUÁTICO- ATLETAS CONVOCADOS PARA O MUNDIAL
As seleções brasileiras de polo-aquático, masculina e feminina tiveram atletas convocados para o Mundial de Desportos Aquáticos, em julho, na cidade de Roma. Foram chamadas para a fase inicial de treinamentos, 26 jogadoras e 35 jogadores. No masculino, o Brasil volta a participar após ausência, nas duas últimas edições. A seleção final, com 13 jogadores para cada time, só será definida em data próxima à competição. O clube que mais teve atletas convocados foi o Pinheiros.
RESULTADO DA ENQUETE
Você é a favor que os clubes recebam uma parte do dinheiro da Lei Agnelo Piva
Sim 50%, Não 30%, Não sei 20%
ESGRIMA- KARINA LAKERBAI NA EUROPA
O Brasil teve uma representante na Copa do Mundo de esgrima, em Moscou. Na chave de 64 atletas, Karina Lakerbai, a unica sul-americana, perdeu para Ilaria Bianco da Itália por 15 a 12. Karina ficou na posição 55 da competição, somando pontos para o ranking mundial.
segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009
COMENTÁRIOS E INFORMAÇÕES 16/02
JUDÔ- LUCIANO CORREA É PRATA EM BUDAPESTE
O judô brasileiro conseguiu o primeiro bom resultado na temporada européia. Lutando em Budapeste, na Hungria, o campeão mundial Luciano Correa chegou até a medalha de prata, a primeira do Brasil em 2009. Além disso somou mais 60 pontos no ranking mundial. Luciano só perdeu na final para o cubano Oreidis Despaigne, o mesmo que o havia derrotado na final do Pan 2007. Para chegar a final, Luciano venceu 4 lutas. Além dele competiram neste domingo Hugo Pessanha que venceu uma luta e Rodrigo Luna, que caiu logo na estréia. Decepcionante foi a participação das mulheres. Das 4 que lutaram no sábado, apenas Camila Minakawa conseguiu vencer uma luta. As demais: Sarah Menezes, Daniela Polzin e Ketleyn Quadros perderam logo na estréia.
TENIS- BELLUCI É VICE
No Aberto do Brasil, na Costa do Sauípe, o brasileiro Thomas Bellucci fez uma excelente campanha, terminando com o vice-campeonato. Ele perdeu na final para o espanhol Tommy Robredo por 2 sets a 1. Bellucci é o número 84 do ranking mundial e poderá figurar entre os 70 melhores, após a campanha na Bahia.
GINÁSTICA- CONTUSÃO DE JADE NÃO TEM CURA
A contusão degenerativa no punho de Jade Barbosa não tem cura, segundo diagnóstico dado pelo especialista Sandro Deodato, médico da ginasta. O caso é considerado raríssimo. A atleta tem uma degeneração no capitato, um dos ossos da mão. Jade vem treinando apenas os membros inferiores no Flamengo e não participou da seletiva para a seleção brasileira permanente. Se quiser voltar a competir, terá que tentar aliviar a dor.
VOLEI DE PRAIA- HARLEY e ALISSON VENCEM EM SANTA CATARINA
O título da primeira etapa do Circuito Banco do Brasil de Vôlei de Praia foi vencida pela dupla estreante Harley e Alisson. A disputa foi em Camboriú. Na final, eles bateram Bernardo e Pará por 2 sets a 0. No ano passado Harley fez uma dupla de muito sucesso com Pedro. Já no feminino, outro título para uma dupla estreante: Talita e Maria Elisa. Elas venceram na final Renata e Val por 2 sets a 0.
ATLETISMO- BONS RESULTADOS NA EUROPA
Em competições de nível intermediário, ou seja, sem a presença dos principais medalhistas olímpicos e mundiais, vários brasileiros obtiveram medalhas neste final de semana, em competições indoor. O principal resultado foi o de José Carlos Moreira, o Codó, vencedor dos 60 metros no meeting de Paris, batendo novo recorde sul-americano com 6s52. Na mesma competição, Keila Costa venceu o salto em distância com 6m64. Na Espanha, em Valência, Joana Costa foi prata no salto com vara, com 4m20. Também na Espanha, em Valladolid, Gisele Lima venceu o salto triplo com 13m98. Jeférson Sabino também foi ouro no triplo com 15m64. Eliane Martins ganhou o salto em distância com 6m40. Éder Souza foi o vencedor nos 60 com barreiras, com 7,78. Em Karlsruhe, na Alemanha, Jadel Gregório iniciou sua temporada 2009, vencendo o salto triplo com 17m11.
sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009
COMENTÁRIOS E INFORMAÇÕES 13/02
GINÁSTICA- DEFINIDA SELEÇÃO PERMANENTE
A comissão técnica , comandada por Irina Ilyashenko, definiu as 9 atletas que farão parte da seleção brasileira permanente de ginástica artística feminina. As escolhidas foram: Ana Claudia Silva, Anna Carolina Cardoso, Bruna Leal, Daniele Hypólito, Ethiene Franco, Janaina Silva, Khiuane Dias, Priscila Obello e Nadhine Ourives. As experientes, mas contundidas Daiane dos Santos e Jade Barbosa não puderam ser avaliadas e tem a situação indefinida. Outra novidade é a presença de Georgete Vidor, novamente na comissão técnica. A primeira competição da nova seleção de ginástica artística feminina será no mês de março na Itália.
ATLETISMO- MAURREN CONTUNDIDA
A campeã olímpica do salto em distância, Maurren Maggi, cancelou a sua participação no Meeting de Paris, hoje, devido a uma lesão no joelho. O Brasil será representado pelos velocistas Vicente Lenílson e José Carlos Moreira, além da saltadora Keila Costa
JUDÔ- MAIS COMPETIÇÕES NA EUROPA
Depois de não conseguir medalhas em Paris, nossos judocas voltam ao tatame neste final de semana. Os homens, Luciano Correa, Hugo Pessanha e Rodrigo Luna, lutam na Hungria. Rodrigo fará sua estréia em torneios europeus. Já as mulheres Sarah Menezes, Daniela Polzin, Ketleyn Quadros e Camila Minakawa lutam na Áustria.
TÊNIS- BELLUCCI NA SEMIFINAL
O brasileiro está fazendo campanha belíssima no Aberto do Brasil, na Costa do Sauípe. Ontem derrotou o espanhol Juan Carlos Ferrero, ex-número 1 do mundo por 2 sets a 1, avançando para a semifinal. Hoje ele enfrenta o portugues Frederico Gil
RESULTADO DA ENQUETE- ATLETISMO
Qual o maior nome do atletismo brasileiro em todos os tempos
62% Ademar Ferreira da Silva, 25% João do Pulo, 13% outro atleta
quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009
.COMENTÁRIOS E INFORMAÇÕES 11/02
HANDEBOL- BRASIL SERÁ SEDE DE MUNDIAL FEMININO
A Federação Internacional de Handebol confirmou o Brasil como sede do evento em 2011. Nossa seleção feminina tem conseguido melhores resultados internacionais que a masculina nos últimos anos. Acho muito legal esse evento ser no nosso país até para alavancar uma boa participação na Olimpíada de Londres, no ano seguinte ao mundial. As cidades sedes serão no sul do Brasil: Florianópolis, São José, Itajaí, Blumenau, Brusque, Jaraguá do Sul e Joinvile
TENIS- SÓ TEMOS UM TENISTA NO ABERTO DO BRASIL
O momento que vive nosso tênis não é dos melhores. No Aberto do Brasil, na Costa do Sauipe, começamos com 6 participantes, mas apenas um, Thomas Bellucci, passou da primeira rodada. Nesta quarta, Bellucci enfrenta o polonês Lukasz Kobot, número 196 do mundo. A boa notícia foi a contratação do espanhol Emilio Sanches como coordenador do tênis nacional. Sanches foi o técnico da Espanha no título da Davis no ano passado e também de Aranxa Sanches, no auge da carreira. Na Costa do Sauípe, Sánchez está fazendo observações e depois visitará São Paulo, Rio de Janeiro e Brasilia. Depois fará um relatório, apresentando seu plano de trabalho.
BASQUETE- BRASÍLIA É CAMPEÃ DA LIGA DAS AMÉRICAS
O basquete brasileiro finalmente venceu um título internacional entre clubes. NA final da Liga das Américas, em sua segunda edição, o Brasília bateu o Halcones, do México, por 86 a 83, jogando fora de casa. Os destaques da campanha de Brasília, foram dois velhos integrantes da seleção brasileira: o armador Valtinho e o ala Alex, além do técnico Lula. Isso mostra que não há renovação no nosso basquete. Mas, parabéns ao Brasília.
VÔLEI- COMEÇA O CIRCUITO BANCO DO BRASIL
Será disputado a partir de amanhã, em Camboriú, Santa Catarina, a primeira etapa do circuito Banco do Brasil de Vôlei de Praia. Larissa, ainda sem a companheira Juliana, jogará ao lado da veterana Sandra Pires. Outras novidades serão as estréias de Renata e Talita, agora com novas parceiras. Renata com Val e Talita com Maria Elisa. Maria Clara e Carol continuam juntas. No masculino Pedro e Harley se separaram. Agora Pedro fará dupla com Pedro Cunha e Harley com Alison. Nalbert estréia ao lado de Franco. Os medalhistas olímpicos Ricardo/Emanuel e Márcio/Fábio Luiz , permanecem juntos.
A REALIDADE DO NOSSO ESPORTE
Vamos alertar o presidente Lula sobre a realidade do esporte brasileiro.
Vamos solicitar que ele assista ao documentário "Brasil Olímpico- uma candidatura passada a limpo", da ESPN Brasil. Mandem mensagens para
https://sistema.planalto.gov.br/falepr2/index.php
segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009
COMENTÁRIOS E INFORMAÇÕES 09/02
VELA- LARS GRAEL VOLTA A FAZER PARTE DA EQUIPE OLÍMPICA BRASILEIRA
Terminou ontem em Porto Alegre, no rio Guaíba, a seletiva brasileira de vela olímpica. Os vencedores passam a integrar a Equipe Permanente do Brasil , passando a contar com o auxílio da Confederação para realizar viagens e disputar competições internacionais. Os únicos que não precisaram disputar a seletiva foram os medalhistas olímpicos, como Robert Scheidt e Bruno Prada, membros permanentes da seleção. Depois de 10 regatas, a grande novidade foi a vitória de Lars Grael (foto) , que venceu na classe Star, ao lado do proeiro Renato Moura. É a primeira vez, desde que perdeu a perna direita em um acidente, em 1998, que Lars retorna à equipe olímpica brasileira como atleta. Na classe Finn, Jorge Zarif, filho do atleta olímpico homônimo, aos 16 anos, foi o vencedor. Marco Grael, 19 anos, filho de Torben Grael obteve a vaga na 49er, como novo proeiro ao lado do veterano André Fonseca. Na nova modalidade olímpica Match Race Feminino, a tripulação vencedora tem outra filha de Torben: Martine Grael, ao lado de Juliana Senfft e Gabriela Nicolino. Além dos jovens, outros veteranos olímpicos confirmaram as vagas na elite da vela brasileira: Ricardo Winick, o Bimba, na RSX, Bruno Fontes na Laser e a medalhista olímpica Fernanda Oliveira na 470 feminino, agora ao lado de Ana Barbachan. Confira todos os vencedores:
RS:X Masculino - Ricardo “Bimba” Winick, RS:X Feminino - Patrícia Freitas
470 Masculino - Fábio Pillar e Samuel Albrecht, 470 Feminino - Fernanda Oliveira e Ana Barbachan, Laser Standard - Bruno Fontes, Laser Radial – Adriana Kostiw (YCSA-SP)
Finn – Jorge Zarif, Star - Lars Grael e Renato Moura, 49er - André Fonseca e Marco Grael, Match Race Feminino - Juliana Senfft, Gabriela Nicolino e Martine Grael
GINÁSTICA- IRINA É A TÉCNICA
A Confederação Brasileira de Ginástica confirmou a ucraniana Iryna Ilyashenko como substituta de seu compatriota Oleg Ostapenko, no comando da seleção feminina de ginástica artística para o próximo ciclo olímpico. Achei excelente a decisão. A maioria das atletas gostam de Irina, que já conhece a realidade da nossa ginástica e poderá manter o Brasil no caminho rumo a primeira medalha olímpica. Nesta semana será anunciada a seleção permanente. A nova seleção poderá ser composta por até 12 ginastas, mas as atletas ficarão treinando em seus clubes. Próximo a grandes competições, a seleção se reunirá para treinar junta em um local.
JUDÔ- APENAS QUINTOS LUGARES
O Brasil não foi bem na primeira grande competição internacional de judô, o Grand Slam de Paris. Competindo com 6 atletas, as melhores colocações foram 3 quintos lugares, com Sarah Menezes, Daniela Polzin e Luciano Correa. Vale sempre lembrar que agora, as competições contam pontos para o ranking mundial, e os judocas tem que pontuar para sonharem com a vaga olímpica. Participaram do Grand Slam de Paris 385 atletas de 50 países, com 22 medalhistas olímpicos de Pequim. No próximo final de semana Luciano e Hugo Pessanha competem na Hungria, enquanto que Sarah, Daniela, Ketleyn Quadros e Camila Minakawa, lutam na Áustria.
TRIATLO- FAVORITOS VENCEM EM SANTOS
Foi disputado neste domingo, o 18ª Triathlon Internacional de Santos. Os brasileiros fizeram bonito e conquistaram os cinco primeiros lugares do pódio, tanto entre os homens quanto entre as mulheres. Reinaldo Colucci e Carla Moreno foram os campeões. Reinaldo é hoje o principal nome do esporte no Brasil e poderá ter um bom desempenho em competições no exterior. Já a veterana Carla, desistiu de disputas como Pan e Olimpíada. No feminino é preciso renovação.
OLIMPÍADA- PARABÉNS ESPN
O programa Brasil Olímpico ( mesmo nome do meu blog)- Uma candidatura passada a limpo, exibido no último sábado, está de parabéns. Mostrou a realidade do nosso esporte e o absurdo que é a candidatura olímpica brasileira para 2016. Mostrou que a maioria das instalações do Pan estão inutilizadas e o pouco apoio aos nossos medalhistas. Um especial desses no Globo Repórter poderia fazer cair o ministro do Esporte.
TÊNIS- PERMANECEMOS NA TERCEIRA DIVISÃO
Na Federation Cup, a Copa Davis feminina, o Brasil quase caiu para a quarta divisão. Após perder dois jogos na primeira fase, pelo menos vencemos Porto Rico por 3 jogos a 0, e nos mantivemos na terceira divisão. Jogaram pelo Brasil, Maria Fernanda Alves, Vivian Segnini, Monica Albuquerque e Roxane Vaisemberg. Em todos os meus 25 anos acompanhando tênis ( tenho 35) , a única jogadora brasileira que teve algum destaque no cenário internacional foi Patrícia Medrado. Obs: não assisti Maria Ester Bueno.
ATLETISMO- OUTRO OURO PARA MURER
No sábado, Fabiana Murer obteve sua segunda medalha de ouro em competições européias indoor, ao vencer o Meeting de Stuttgart. Neste domingo, outro ouro para o Brasil com José Carlos Moreira, na prova de 60 metros rasos ( que não é olímpica), em Gante, na Bélgica. Nesta mesma prova Vicente Lenílson foi terceiro colocado.
sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009
COMENTÁRIOS E INFORMAÇÕES 06/02
ATLETISMO- BOM COMEÇO DE FABIANA MURER
A brasileira venceu o salto com vara no Meeting de Malmo, na Suécia com uma ótima marca: 4m70, igualando seu recorde sul-americano. A competição foi indoor e Fabiana superou Anna Rogowska e Monika Pyrek. Já Fábio Gomes, também no salto com vara foi o 4º no salto. No Meeting de Viena, Mauro Vinícius foi o vencedor do salto em distância, com 7m83.
VÔLEI- DEFINIDOS OS ADVERSÁRIOS DO BRASIL NA LIGA MUNDIAL
Na primeira fase da Liga Mundial 2009, que começa dia 13 de junho, o Brasil enfrentará a boa seleção polonesa, no ginásio do Ibirapuera, em São Paulo. O confronto será repetido no dia seguinte. Ainda na primeira fase, o Brasil pegará a Finlândia, em Brasília e a Venezuela em Belo Horizonte, além dos jogos fora de casa contra essas seleções. A fase final da Liga será na Sérvia, entre 22 e 26 de julho. Os campeões de cada um dos 4 grupos, além da Sérvia, se classificam.
JUDÔ- FEMININO LUTA PRIMEIRO EM PARIS
Neste sábado começa a primeira grande competição para o nosso judô em 2009: o Grand Slam de Paris. As mulheres entram no tatame primeiro. Lutam Sarah Menezes, Daniela Polzin, Ketleyn Quadros e Camila Minakawa. A paulista Camila é a grande novidade da seleção brasileira. Medalhista de bronze no mundial junior, é apontada como grande esperança para os próximos anos, ao lado de Rafaela Silva. No domingo será a vez dos homens em Paris. Pelo Brasil, lutam Hugo Pessanha e Luciano Correa.
TENIS DE MESA- RANKING MUNDIAL
Em mais um ranking mundial divulgado, o melhor mesa-tenista brasileiro continua sendo Thiago Monteiro, que manteve a 65ª posição. Em seguida aparece Hugo Hoyama, na 142ª colocação, Cazuo Matsumoto na 186ª e Gustavo Tsuboi na 151ª colocação. Entre as mulheres Lígia Silva é a melhor na 246ª posição, seguida por Mariany Noanka na 277ª posição.
HÓQUEI NA GRAMA- CONVOCAÇÃO PARA A COPA PAN-AMERICANA
Um esporte em que o Brasil não tem tradição nenhuma é o hóquei na grama. Para tentar mudar essa história, a seleção masculina buscará uma boa participação na Copa Pan-Americana, de 6 e 15 de março, no Chile. A competição é a primeira classificatoria para o Pan 2011, em Guadalajara. O Brasil esta no grupo B, junto com Canadá, Chile e México. A estréia acontece no dia 7 de março contra os fortes canadenses. O único adversário do grupo, em que o Brasil pode sonhar em vencer é o México. Os jogadores ficaram concentrados em Deodoro por 20 dias em janeiro, para os treinamentos. A última etapa de preparação será em Buenos Aires, em fevereiro. O Brasil ficou em quarto lugar no último sul-americano. A lista de convocados é a seguinte: Daniel Tatara, Bruno Oliveira, Cláudio Zacharias, Afonso Motta, Thiago Veiga, Moreno Freitas,Bruno Patrício, Yuri Heidjen, Luis Felipe, Augusto de Paula, Willian Aiba, Vagner dos Santos, Rodrigo Faustino, Igor Seiji, Vinícius Neves, Marcos Pasin, Daniel Mathias e Matheus Borges.
PARTICIPEM DAS ENQUETES-
Peço aos leitores que opinem nas enquetes deste blog, para termos uma maior conhecimento sobre as preferências dos esportistas sobre vários assuntos.
quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009
COMENTÁRIOS E INFORMAÇÕES 04/02
JUDÔ- BRASILEIROS DISPUTAM GRAND SLAM DE PARIS
A primeira grande competição do judô mundial em 2009 será disputada no próximo final de semana: o Grand Slam de Paris. O Brasil estará representado por Sarah Menezes (-48kg), Daniela Polzin (-48kg), a medalhista olímpica Ketleyn Quadros ( foto-52kg), Camila Minakawa (-63kg), Hugo Pessanha (-90kg) e Luciano Correa (-100kg). O embarque acontece nesta quarta-feira. A partir deste ciclo olímpico, a corrida por pontos no ranking mundial visando vagas em Londres 2012, começa já. Quem se classifica é o atleta e não mais o país. Por isso é fundamental para quem competir na França, conseguir uma boa performance. O Grand Slam de Paris distribui 300 pontos para a medalha de ouro, 180 para a prata e 120 para o bronze.
VELA- SEMANA PRÉ-OLÍMPICA DE VELA
O longo caminho para a Olimpíada de Londres em 2012 começa hoje para a vela brasileira, com o início das disputas das regatas da semana Pré-Olímpica de Vela, no Rio Grande do Sul. Os vencedores de cada classe formarão a seleção brasileira permanente. As classes em disputa são: Cristal - 470 masculino e feminino, Laser Standard e Radial, Match Race feminino, Star, RS:X, Finn e e 49er. Uma das atrações da competição é a medalhista olímpica Fernanda Oliveira na classe 470, agora sem Isabel Swan, mas com Ana Luisa Babachan, de apenas 19 anos. Isabel Swan agora está na Laser Radial. Na classe Star a atração é a dupla Lars Grael e Tinha. Uma das novidades da próxima Olimpíada será a estréia da Match Race feminina, modalidade em que a disputa é barco contra barco. Na classe RS X, a atração é Ricardo Winick, o Bimba.
ATLETISMO- CRITÉRIOS DE CONVOCAÇÃO PARA O MUNDIAL
Neste ano de 2009 teremos o Mundial de Atletismo, na Alemanha. Segundo a Confederação Brasileira, 3 atletas já estão pré-convocados: a campeã olímpica Maurren Maggi e os saltadores Jadel Gregório ( prata no último mundial em 2007) e Fabiana Murer ( bronze no mundial Indoor). Os atletas que conseguirem vencer ou ficarem em segundo no Sul-Americano de Lima, Peru, em junho, também obterão vagas, desde que atinjam o índice B exigido pela Federação Internacional. Para obter vagas no sul-americano, os atletas brasileiros precisam ir bem no Troféu Brasil, uma semana antes. Quem não for bem no sul-americano, mas fizer o índice A, também terá vaga. Espero que ao contrário das últimas competições, o Brasil não leve tantos atletas que mal conseguem passar da primeira eliminatória.
TÊNIS- RANKING DOS BRASILEIROS
Thomas Bellucci, mesmo não indo bem no Grand Slam da Austrália subiu seis posições no ranking mundial e parou na 84ª. Já Marcos Daniel saltou onze postos, garantindo o 90º lugar.
ATLETISMO- BOM RESULTADO DE ROGÉRIO BISPO
O saltador Rogério Bispo obteve a medalha de bronze, no último fim de semana, no GP de Moscou indoor, saltando 7,92. O campeão foi Andrew Howe (Itália), com 8,02 m. O recorde brasileiro de Bispo é de 8m03
segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009
COMENTÁRIOS E INFORMAÇÕES 02.02
VELA- CAMPEÕES BRASILEIROS
Várias classes realizaram Campeonatos Brasileiros na última semana. Na Laser, o tricampeonato ficou com Bruno Fontes , que esteve em Pequim e se consolida como o grande nome da classe. Já na Laser Radial masculina o título foi para o catarinense Matheus Dellagnelo ( foto) . Na Laser Radial feminina, a campeã foi Adriana Kostiw. Na classe Snipe, os campeões foram Bruno Bethlen de Dante Bianchi. Nesta semana, várias classes estarão envolvidas com a semana Pré-Olímpica, em Porto Alegre
MARATONA AQUÁTICA- MAIS UMA VITÓRIA DE ANA MARCELA
Na abertura do Campeonato Brasileiro de Maratonas Aquáticas, no Espírito Santo, os favoritos venceram a prova de 10 quilometros. No masculino deu Allan do Carmo e no feminino Ana Marcela Cunha, que já havia ganho uma etapa do circuíto mundial na semana passada. A principal rival de Ana Marcela, Poliana Okimoto, não competiu. Em segundo lugar ficaram Maria da Penha, a Pepenha e Luiz Lima. O circuito nacional terá 5 etapas ao longo do ano.
CLUBES MERECEM UMA FATIA DO BOLO
Será lançado amanhã o Conselho de Clubes Formadores de Atletas Olímpicos, no clube Pinheiros. Participarão deste conselho: Vasco, Flamengo, Fluminense, Grêmio Nautico União, Minas Tenis, Sogipa e Corinthians. O objetivo do CONFAO é receber uma parcela dos recursos da Lei Agnelo- Piva. Parabéns pela iniciativa. Chega de tanto dinheiro para COB e Confederações. No último ciclo olímpico, o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) recebeu cerca de R$ 288 milhões de recursos federais oriundos da lei, visando a manutenção de atletas. Entretanto, apesar de os clubes serem responsáveis por cerca de 77% dos 277 atletas que integram a delegação brasileira em Pequim (213), eles não são beneficiados pela Lei. Parte dos recursos é repassada pelo COB às confederações e não chega aos clubes, que, de fato, são as entidades que investem na formação e na manutenção de esportistas de ponta no Brasil. Atletas como Thiago Pereira, André Nascimento, Daiane dos Santos, João Derly e Jadel Gregório estarão participando do lançamento e apoiando os clubes que os formaram.
ENQUETE
Qual evento esportivo mais interessante de assistir em 2009, na sua opinião?
28% mundial de natação, 28% Grand Prix e Liga Mundial de vôlei, 21% Copa América de Basquete
ATLETISMO- COMEÇA A TEMPORADA PARA FABIANA
A partir desta terça-feira, nossa saltadora com vara Fabiana Murer começa uma série de competições indoor na Europa. O objetivo é quebrar o recorde sul-americano de 4,70 e se preparar para a temporada em pista aberta e para o mundial de atletismo, na metade do ano. A primeira de 5 competições será na Suécia.
HANDEBOL- FIM DE MUNDIAL
No mundial masculino, em que o Brasil terminou em 21° entre 24 seleções, o título ficou com a França, que bateu a dona da casa Croácia por 24 a 19 na grande final. A França já havia conquistado o título olímpico no ano passado. Vamos esperar que a seleção brasileira possa contar com os jogadores que atuam na Europa, nas próximas competições importantes do calendário internacional.
BOXE- DESAFIO BRASIL X ITÁLIA EM MARÇO
A seleção brasileira de boxe olímpico irá disputar dois desafios contra a equipe italiana de boxe olímpico. Os combates acontecerão nos dias 6 e 8 de março nas cidades de Milão e Ferrara. O evento faz parte do “Tour de Milão 2009”, no qual os italianos convidam seis equipes de relevancia nos diversos continentes, em datas distintas, com objetivo de realizarem intercâmbio esportivo. Os italianos pagarão as despesas.
Assinar:
Postagens (Atom)