Busque no Blog - Esporte Olímpico Brasileiro

domingo, 27 de fevereiro de 2011

VELA- DEFINIDA EQUIPE OLÍMPICA BRASILEIRA PARA 2011


Terminou em Santa Catarina a Semana de Vela que definiu os integrantes brasileiros em classes olímpicas para disputar as competições internacionais em 2011. As maiores novidades foram Adriana Kostiw  no lugar de Odile Ginaid na classe Laser Radial e Bruno Fontes  no lugar de Eduardo Couto na Laser Standard. Na classe RS:X vitória dos favoritos Ricardo Winick, o Bimba e Patrícia Freitas. Na classe Star,  Robert Scheidt/ Bruno Prada venceram com duas regatas de antecedência os rivais Torber Grael/ Marcelo Ferreira. Na Finn, outra conquista tranquila com Jorginho Zarif. Na classe 470 após disputa acirrada Fernanda Oliveira/ Ana Barbachan ( foto) superaram Martine Grael/ Isabel Swan. No masculino da 470, vitória de Fábio Pillar e Gustavo Thiesen. Na 49er nenhuma surpresa: vitória de André Fonseca e Marco Grael. Na Match Race garantiu vaga a tripulação formada Juliana Mota, Marina Jardim e Larissa Juk . Os velejadores do Brasil terão a oportunidade de classificar as classes para a Olimpíada de Londres no Mundial de Perth, na Australia, em dezembro. Para chegar bem preparados ao evento que reúne todas as classes do calendário olímpico, os atletas classificados participarão de  das competições internacionais da temporada.

RESULTADO DA ENQUETE- QUEM SÃO OS PIORES DIRIGENTES DO ESPORTE OLÍMPICO BRASILEIRO
Roberto Gesta- atletismo- 47 %
Carlos Nunes- basquete e Manoel Luis- handebol- 36%
Ricardo Mesquita- levantamento de peso e Coaracy Nunes- natação 26%
Carlos Luis- Vela- 21%


POLO-AQUÁTICO- BRASIL LEVA VAGA, MAS PERDE FINAL PARA CUBA
Na final da Copa Uana, que reuniu Brasil, Cuba e Argentina, nossa seleção feminina perdeu para Cuba por 9 a 8. Na fase de classificação o Brasil havia vencido por 10 a 7, garantindo vaga no mundial de Esportes Aquáticos. As cubanas também participarão

PENTATLO- YANE SE COMPLICA NO FINAL  E TERMINA EM 8º NOS EUA
A brasileira Yane Marques conquistou 5.048 pontos e acabou na 8º colocação na primeira prova da Copa do Mundo de Pentatlo Moderno da temporada de 2011 disputada na Califórnia, Estados Unidos. A vencedora foi a francesa Amelie Caze com 5.284 pontos. Na prova, que reuniu as 36 atletas mais bem classificadas na quinta entre as 58 pentatletas inscritas, Yane foi 11º na esgrima, 7º na natação e 6º no hipismo.  Com os resultados Yane largou para a decisão do evento combinado ( corrida/tiro de 3.000 metros ) em 2º lugar, atrás apenas da francesa Amelie Caze que venceu a competição. Mas Yane foi perdendo posições na hora decisiva, sendo a 21º no combinado. As outras brasileiras que disputaram a final: Priscilla Oliveira  em 25º e Larissa Lellys em 30º

JUDÔ- MAIS 3 BRONZES NA EUROPA
No final do girou europeu, o judô brasileiro conseguiu mais 3 bronzes. Na República Tcheca, Maria Suellen e Taciana Lima foram as medalhistas, na disputa feminina. Os homens lutaram em Varsóvia e mais uma vez o destaque foi Rafael Silva. Foi a terceira medalha consecutiva dele.


TÊNIS DE MESA NO ESPORTE INTERATIVO
Mais uma novidade na Rede Esporte Interativo. O canal  que já transmite as principais competições de judô, transmitirá as principais competições envolvendo brasileiros no tênis de mesa, como o Campeonato Brasileiro da modalidade e um programa semanal, com estreia marcada para março. Lembrando que dá para assistir o Esporte Interativo pela Internet.


TRIATLO- BRASIL VENCE SUL-AMERICANO
O Brasil dominou o Campeonato Sul-Americano de Triatlo no Equador. Vitórias tanto no masculino com Diogo Sclebin e feminino com Pamela Oliveira



ATLETISMO- FABIO GOMES BATE RECORDE SUL-AMERICANO
Fábio Gomes bateu o recorde sul-americano do salto com vara, com a marca de 5,80 m, durante o Festival de Salto com Vara da Federação Paulista de Atletismo, realizado em São Caetano do Sul.  Ele melhorou o seu próprio recorde, que era de 5,77 m, desde 2007, e ratificou o índice para o Mundial de Daegu, na Coréia do Sul, em agosto.

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

VELA- SEMANA OLÍMPICA EM FASE DECISIVA


Termina neste domingo a Semana Brasileira de Vela em Santa Catarina, que estará definindo os representantes do Brasil em cada classe olímpica para o ano de 2011. Na Star, Robert Scheidt e Bruno Prada, abriram vantagem de 5 pontos sobre os principais rivais Torben Grael e Marcelo Ferreira. Os atuais vice-campeões olímpicos venceram 5 das seis regatas disputadas até agora. Na classe Finn, Jorginho Zarif, de apenas 19 anos lidera com folga e pode garantir vaga nesta sexta-feira. Outro que lidera com folga é Ricardo Winicki, o Bimba ( foto), na classe RS:X.  No feminino da RS:X a favorita Patrícia Freitas está na frente. Uma das disputas mais emocionantes acontece na Laser. Bruno Fontes tem apenas 2 pontos de vantagem para Adrion Santos. Na Laser Radial Adriana Kostiw abriu 3 pontos sobre Odile Ginaid. Na 470, Martine Grael/ Isabel Swan lideram, mas com apenas 2 pontos de vantagem para Fernanda Oliveira/ Ana Barbachan. Na 49er liderança tranquila para André Fonseca e Marco Grael


POLO-AQUÁTICO- BRASIL X CUBA VALE VAGA NO MUNDIAL
A seleção feminina está jogando um pré-mundial no clube Paineiras em São Paulo. No primeiro jogo contra a Argentina, vitória tranquila por 12 a 5. Nesta sexta-feira o adversário será Cuba, que nos tirou o bronze no Pan 2007. Se vencer, o Brasil já garante vaga no mundial de Esportes Aquáticos. O empate dá a vaga para Cuba, que venceu a Argentina por 15 a 7. Mesmo se perder, o Brasil poderá se classificar ao mundial, jogando novamente contra a Argentina no sábado.


CICLISMO BMX:  COPA INTERNACIONAL EM PAULÍNIA
Neste final de semana acontece em Paulínia, a Copa Internacional de BMX valendo pontos para o ranking olímpico, que classificará atletas para a Olimpíada de 2012. Renato Rezende é a maior esperança de bom resultado para o Brasil.


JUDÔ- ÚLTIMA PARADA NA EUROPA

A seleção brasileira de judo segue para o último compromisso no Circuito Mundial antes do retorno ao Brasil neste começo de temporada. A equipe feminina lutará, neste final de semana, a Copa do Mundo de Praga, República Tcheca, enquanto os rapazes disputam a Copa do Mundo de Varsóvia, na Polônia.  O Brasil será representado por Taciana Lima (48kg), Andressa Fernandes (52kg), Ketleyn Quadros (57kg), Rafaela Silva (57kg) , Mariana Silva (63kg), Camila Minakawa (63kg), Maria Portela (70kg), Maria Suellen Altheman (+78kg), Felipe Kitadai (60kg), Breno Alves (60kg), Alex Pombo (66kg), Marcelo Contini (73kg), Victor Penalber (73kg), Nacif Elias (81kg), Leonardo Leite (100kg), Rafael Silva (+100k) e David Moura (+100kg).

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

ENTREVISTA DA SEMANA- DIOGO SILVA- TAEKWONDO



Ele foi o responsável pelo primeiro ouro do Brasil no Pan 2007. Antes, havia sido 4º colocado na Olimpíada 2004. Era o grande nome do taekwondo brasileiro, mas sem apoio financeiro e com problemas com a Confederação da modalidade, acabou ficando fora da Olimpíada de 2008. Agora, em nova fase, já conseguiu uma medalha de bronze no último final de semana no US Open dos EUA. Diogo Silva respondeu a 5 PERGUNTAS deste blog

1- Diogo, você apareceu como um grande ídolo brasileiro no Pan 2007 e depois não conseguiu vaga na Olimpíada 2008. Como você analisa sua carreira de 2007 até agora?

Em 4 anos o corpo muda,sua forma de pensar também. Vejo que alcancei outros títulos importantes como a Universiade em 2009. Me formei na marinha do Brasil. Hoje coordeno um grupo de atleta em São Caetano,mas a falta de patrocínio ainda acompanha minha carreira. Obtive um crescimento espiritual muito grande para poder lidar com os problemas do nosso pais.
 
2- O que mudou para você em termos de apoio e patrocínio após o Rio ter sido escolhida sede olímpica?

Hoje existe uma segregação esportiva. Estão separando esportes de elite,como futebol,volei,natação, judo de um grupo intermediário que é o meu ( taekwondo),boxe, tênis de mesa, esgrima e outros. Esse grupo intermediário sofre muito com a falta de patrocínio,investimento do governo federal,investimento de empresas. O Brasil foi escolhido como sede olímpica,mas não somos um país olímpico.
 
3- Tecnicamente, quais seus pontos positivos e no que você precisa melhorar nos treinamentos visando uma medalha olímpica?

Completo 29 anos em marco. Estou na melhor fase fisiológica  e psicológica para competicões. Eu necessito de uma boa estrutura de treinamento e financiamento a longo prazo. Preciso também de uma equipe  de marketing para alcançar meus objetivos.
 
4- O bronze olímpico da Natalia Falavignia ajudou a divulgar o taekwondo e aumentar o número de praticantes?

Não, porque o brasileiro não admira bronze. Brasileiro só gosta de ouro. Mas com a soma da medalha olímpica, medalhas no Pan e mundiais, além de outros destaques que estão surgindo como Marcio Wenceslau e Katia Arakaki,  o taekwondo vem galgando seu espaço.
 

5- Como você está fisicamente hoje e quais competições pretende disputar em 2011?

 Estou me sentindo muito bem. Organizo meus treinos e meu desempenho vem melhorando. Minhas  metas para 2011 são medalhar nos Jogos Militares do Brasil e classificar para Londres 2012. Em segundo plano vem o mundial e os Jogos Pan-Americanos.

domingo, 20 de fevereiro de 2011

JUDÔ- RAFAELA E RAFAEL SÃO MEDALHISTAS NA ALEMANHA


O Brasil faturou duas medalhas no Grand Prix de Dusseldorf na Alemanha. O grande destaque foi Rafaela Silva, 18 anos, peso leve,  que há algum tempo não conseguiu um bom resultado. Ela foi ouro batendo simplesmente a campeã olímpica Giulia Quintavalle, da Itália e a campeã mundial Kaori Matsumoto, do Japão. A outra medalha veio com  Rafael Silva, bronze na categoria pesado. Ele havia sido ouro na semana passada na Hungria e só perdeu na Alemanha para o campeão olímpico e mundial Keiji Suzuki do Japão. Leonardo Leite, no meio-pesado, terminou em 5o lugar. O Brasil encerrou em sexto lugar no quadro de medalhas.  Até o momento, o Brasil já conquistou 12 medalhas nesta temporada (2 ouros, 5 pratas, 5 bronzes) em eventos da Federação Internacional de Judô, todos qualificatórios para Londres 2012. O próximo compromisso da Seleção Brasileira Sênior de Judô é o Campeonato Pan-Americano, no primeiro final de semana de abril, em Guadalajara, também valendo pontos para o ranking mundial.




TAEKWONDO-  BRASIL OBTÉM 4 MEDALHAS NO US OPEN
Nosso taekwondo também fez bonito no final de semana. No US Open, um dos principais torneios da temporada, o Brasil levou um ouro e 3 bronzes: Marcio Wenceslau foi ouro. Diogo Silva, Luis Ricardo Nascimento e Leonardo Gomes conquistaram o bronze.

SALTOS ORNAMENTAIS- CESAR CASTRO É BRONZE NA ESPANHA
Nosso melhor saltador Cesar Castro, conseguiu mais um bom resultado internacional. Ele foi bronze no trampolim de 3 metros do Grand Prix de Madri, primeira etapa do circuito da FINA. O vencedor foi o ucraniano Illya Kvasha. Outro brasileiro, Ian Matos não chegou as semifinais. Quem também não chegou as semifinais foi Hugo Parisi na plataforma. Foi o segundo pódio de Cesar Castro. No fim de janeiro ele conseguiu o 2º lugar em disputa na Inglaterra.


LUTA- BRASIL CONQUISTA UM OURO E UM BRONZE EM CUBA
No tradicional  Torneio Granma e Cerro Pelado em Cuba, Gilda Maria, categoria 72 Kg estilo livre  conquistou a inédita medalha de ouro na competição.  Já na greco romana, categoria 96kg, Davi Albino foi medalha de bronze


VELA- SELETIVA DEFINE SELEÇÃO PARA 2011
Começa nesta segunda-feira a seletiva olímpica que definirá a equipe brasileira de vela que competirá nos principais eventos internacionais, visando a classificação para a Olimpíada de 2012.  A disputa será em Santa Catarina. Os vencedores de cada classe olímpica receberão apoio da Confederação Brasileira de Vela e Motor durante todo ano. Grandes disputas estão previstas. Na classe 470, Fernanda Oliveira/ Ana Barbachan x Isabel Swan/ MArtine Grael. Na Star, Torben Grael/ Marcelo Ferreira x Robert Scheidt/ Bruno Prada. Na Laser, Bruno Fontes x Eduardo Couto.
pesado



RESULTADO DA ENQUETE?
Você acha correta a decisão de Cesar Cielo em treinar no Brasil?
85% sim, 15% não


ATLETISMO- ROGÉRIO BISPO É BRONZE NA INGLATERRA
Rogério Bispo conquistou neste sábado a medalha de bronze no salto em distância do Birmingham Grand Prix, na Inglaterra, com a marca de 7,77 m. O vencedor da prova, disputada em pista coberta, foi o sueco Michael Torneus, com 7,97 m. Já no salto com vara, Fábio Gomes foi 5º colocado. Fabiana Murer cancelou participação no Meeting de Bydgoszcz, na Polônia por causa de uma contusão nas costas.

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

OLIMPÍADA 2012- CRONOGRAMA OFICIAL DIVULGADO


O Comitê Organizador de Londres para os Jogos Olímpicos  de 2012 anunciou  o cronograma completo dos 19 dias de competições, incluindo data, hora e locais das provas. A Olimpíada vai começar no dia 27 de julho de 2012 e terminar no dia 12 de agosto. Antes da cerimonia de abertura, como tem acontecido nas últimas Olimpíadas, o futebol terá início. As mulheres jogam dia 25/07 e os homens 26/07. A decisão do tênis acontecerá em 3 de agosto em Wimbledon.  A final masculina de 100 metros de atletismo está prevista para 5 de agosto. O dia 4 de agosto é considerado o "supersábado" dos Jogos por reunir o maior número de competições. A seleção brasileira de futebol masculino terá a chance de conquistar o sonhado ouro olímpico no dia 11 de agosto, na final que será disputada em Wembley. No basquete, a final feminina será disputada em 11/08 e a masculina no dia seguinte.  As finais e semifinais da natação  voltam a ser disputadas no período da tarde do horário local.  As finais de ginástica também recuperaram em Londres seu horário tradicional, começando às 16h30, no caso das provas individuais e de equipe, e às 14h as finais por aparelhos.  As primeiras medalhas serão entregues em 28 de julho de 2012 no halterofilismo feminino, tiro masculino e feminino e no ciclismo de estrada masculino. Em 19 dias de competição, serão entregues 302 medalhas em 26 esportes. Londres terá dois esportes a mais em relação a Pequim. Foram acrescentadas as disputas do boxe feminino e das duplas mistas de tênis.


SALTOS ORNAMENTAIS- BRASILEIROS COMPETEM NA ESPANHA
A partir desta sexta-feira Cesar Castro,  Hugo Parisi e Ian Matos competem na primeira etapa do Grand Prix 2011 em Madri, Espanha. Cesar é o melhor saltador brasileiro e pode sonhar com medalha.
JUDÔ- GRAND PRIX DE DUSSELDORF
Sem os principais judocas ( Sarah Menezes, Tiago Camilo e Leandro Guilheiro), o Brasil compete neste fim de semana no Grand Prix de Dusseldorf, Alemanha. A equipe será formada por: Taciana Lima (48kg), Erika Miranda (52kg), Andressa Fernandes (52kg), Ketleyn Quadros (57kg), Rafaela Silva (57kg), Mariana Silva (63kg), Camila Minakawa (63kg), Maria Portela (70kg), Maria Suellen Altheman (+78kg), Felipe Kitadai (60kg), Breno Alves (60kg), Leandro Cunha (66kg), Alex Pombo (66kg), Marcelo Contini (73kg), Victor Penalber (73kg), Nacif Elias (81kg), Leonardo Leite (100kg), Rafael Silva (+100kg) e David Moura (+100kg).






JUDÔ- LUCIANO CORREA PARA POR 3 MESES
O meio-pesado Luciano Correa, campeão mundial em 2007  passou por uma cirurgia para recompor os ligamentos do ombro. Ele sofreu uma queda sobre o ombro esquerdo na semifinal da Copa do Mundo de Budapeste, no último domingo. A previsão de retorno é de 3 meses. Luciano ocupa o oitavo lugar no ranking mundial. Para o Campeonato Pan-Americano em abril, em Guadalajara/MEX, o titular do Brasil no meio-pesado será Leonardo Leite.


FLUMINENSE OLÍMPICO
Depois de anunciar Natalia Falavigna do taekwondo, o Fluminense contratou Julio Almeida, o melhor atirador brasileiro, mas que ainda não tem vaga olímpica. Outros nomes importantes que competem pelo Flu são o judoca Flavio Canto e o nadador Kaio Marcio






CICLISMO BMX- TORNEIO DE CÓRDOBA
O ciclismo BXM brasileiro disputa neste fim de semana na Argentina o Torneio de Córdoba valendo pontos para o ranking olímpico. Na categoria adulta competem pelo Brasil: Renato Resende ( principal nome da modalidade), Edson Carvalho, Daniel Brito, Rodrigo Silva, Guilherme Krause e Naiara Silva

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

ENTREVISTA DA SEMANA: MIGUEL ÂNGELO DA LUZ




Ele é um dos técnicos  mais vitoriosos do basquete feminino do Brasil. Campeão mundial em 1994 e medalha de prata na Olimpíada de 1996. Na enquete feita por este blog antes da escolha de Enio Vecchi, foi o mais votado para reassumir a seleção feminina. Miguel Ângelo da Luz respondeu a 5 PERGUNTAS DA SEMANA


1- Você chegou a ser consultado sobre uma possível volta ao comando técnico da seleção feminina, antes da escolha do Enio Vecchi? O que achou da escolha?

Não fui consultado pela CBB, somente pelos órgãos de imprensa. Em relação a escolha do Enio, achei totalmente normal, pois passei pelo mesmo processo.


2- Porque você deixou a seleção feminina ao final da Olimpíada de 1996?

A comissão técnica pediu ao presidente  da CCB na época,  que fossemos exclusivos da seleção, para  que conseguissemos dar continuidade ao trabalho e ajudar na base do basquete feminino brasileiro.  A resposta foi negativa e então achamos melhor seguir nosso rumos.

3- Qual o seu grau de relacionamento com Hortência, que foi sua jogadora e agora é dirigente?

Meu relacionamento é normal como tenho com qualquer atleta que dirigi.

4- O que o basquete feminino mais necessita neste momento?

Precisa de um maior investimento, pois o basquete feminino conseguiu ótimos resultados nas competições internacionais nos últimos anos e nunca foi visto com bons olhos.


5- Você já dirigiu equipes masculinas e femininas. Qual será a principal dificuldade que o Enio Vecchi enfrentará no feminino

Primeiro será vencer a desconfiança das atletas. Depois será conseguir unir o grupo.

domingo, 13 de fevereiro de 2011

JUDÔ- MEDALHAS NA EUROPA: RAFAEL SILVA É OURO


Nas duas etapas do Circuito Mundial disputadas nesse final de semana o Brasil conquistou 5 medalhas: os homens disputaram na Hungira. O ouro  veio com Rafael Silva no peso pesado. Felipe Kitadai ( 60kg) foi bronze. As mulheres lutaram na Aústria e trouxeram 3 pratas: Erika Miranda (52kg), Ketleyn Quadros (57kg) e Maria Portela (70kg). A notícia ruim foi a contusão de Luciano Correa na semifinal. A boa notícia foi a boa participação da nossa medalhista olímpica  Ketleyn Quadros que teve um 2010 para esquecer. A equipe segue em treinamento na Áustria e na Hungria até o fim da semana. Nos dias 19 e 20, o Brasil disputa o Grand Prix de Dusseldorf, a próxima etapa do ranking mundial.


FUTEBOL- HOMENS TAMBÉM ESTÃO EM LONDRES
Nosso futebol estará representado em mais uma Olimpíada, tanto pelas mulheres como pelos homens. A seleção masculina venceu o Sul-Americano Sub-20 que dava duas vagas olímpicas. No último jogo a maior goleada: 6 a 0 no Uruguai. Foram 9 jogos com 7 vitórias, 1 empate e 1 derrota. Desde os primeiros jogos o Brasil mostrou que tinha uma seleção muito superior as demais da América. Os uruguais ficaram com a outra vaga. Na Olimpíada a competição é Sub-23 e ainda é possível escalar 3 jogadores acima de 23 anos. Assim, apenas 4 ou 5 dessa seleção Sub-20 restarão para a Olimpíada. Quem mais tem chances na minha opinião: o goleiro Gabriel, o lateral Alecssandro, o volante Casemiro, o meia Lucas e o atacante Neymar. Nomes como Sandro, Ganso, Giuliano, Philipe Coutinho entarão para a disputa olímpica. Somente daqui a um ano, inclusive com a definição dos representantes europeus e africanos, poderemos analisar as chances do Brasil conquistar o inédito ouro. Além do futebol, o Brasil está classificado também no tiro esportivo com Filipe Fuzaro e Ana Ferrão e no hipismo, equipe de saltos.

RESULTADO DA ENQUETE
O que você acha da cobertura da imprensa brasileira em relação aos esportes olímpicos?
46% péssima, 20% excelente, 13% regular, 13% ruim, 6% boa


ATLETISMO- FABIANA CONTUNDIDA FICA FORA DO PÓDIO
Fabiana Murer enfrentou Yelena Isinbayeva pela primeira vez após o retorno da russa as pistas,   no Meeting Samsung Pole Vault Stars, realizado em Donetsk, na Ucrânia, e organizado pelo lendário Sergei Bubka.
O Meeting é considerado uma grande festa para o salto com vara, já que os saltos são intercalados entre homens e mulheres, e cada atleta pode escolher uma música para saltar. A russa foi a vencedora com 4m85. Fabiana com dores nas costas decepcionou e não passou de 4m60. No masculino Fabio Gomes não passou da primeira altura

TÊNIS- DUPLA BRASILEIRA LEVA MAIS UM TÍTULO
A dupla brasileira Marcelo Melo e Bruno Soares conquistou  o título do Brasil Open – Bahia 2011 batendo os espanhóis Pablo Andujar e Daniel Gimeno-Traver na decisão por 2 sets a 0, parciais de 7/6(4) 6/3. Campeã do ATP de Santiago no último domingo, a parceria número 14 do mundo chegou à segunda conquista consecutiva na temporada.

REMO- INDEFINIÇÃO QUANTO A CLASSIFICAÇÃO OLÍMPICA
A Federação Internacional da Modalidade  ainda não fixou data e local para a Regata de Classificação Olímpica da área latino-americana. Uma hipótese é que ela aconteça no México, aproveitando os Jogos Pan-Americanos, o que desagrada aos países sul-americanos, devido à altitude. No  último Campeonato Sul-Americano, realizado no Chile, este país lançou sua candidatura para sediar o evento, que aconteceria na raia de Curauma, vizinha a Valparaiso.Se essa candidatura for aceita, a regata seria em dezembro.

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

ATLETISMO- FABIANA X ISINBAYEVA



Depois de quase um ano afastada das competições por decisão pessoal, a russa Yelena Isinbayeva, bicampeã olímpica e dona de 27 recordes mundiais do salto com vara, está de volta. No último domingo, ela venceu o Russian Winter Meeting com 4,81 m, melhor marca do ano. Neste sábado ela enfrenta a brasileira Fabiana Murer em Donetsk, na Ucrânia, no Sansung Pole Vault Stars, competição organizada pelo mito do salto com vara Sergei Bubka.

FUTEBOL-  BRASIL 99,9 % em LONDRES
Com 3 vitórias em 4 jogos no hexagonal final ( contra Chile, Colombia e Equador) e apenas uma derrota para a Argentina ( graças ao Felipemelada do zagueiro Juan) o Brasil está com 99,9% da vaga para a Olimpíada. Na madrugada de sábado para domingo enfrenta o Uruguai, já classificado. O Brasil está em 2º na classificação com 9 pontos. A única seleção que pode nos alcançar é a Argentina com 6. Mas os argentinos terão que vencer a Colombia , torcer por uma derrota do Brasil e ainda tirar um saldo de 6 gols a nosso favor. Praticamente impossível. Para ficar com o título,  o Brasil precisa vencer o Uruguai, o que acho totalmente possível. O Brasil, mesmo sem ter uma seleção brilhante, mostrou ser a melhor da competição. Só perdeu da Argentina porque jogou 84 minutos com um a menos devido ao descontrole emocional do zagueiro expulso. Mesmo assim dominou a partida e perdeu várias chances. 

CICLISMO- MURILO FISCHER VENCE PROVA NA ESPANHA
Murilo Fischer continua sendo o melhor ciclista brasileiro. Ele conseguiu uma importante vitória nesta quinta-feira, sendo o melhor ciclista do Troféu Magaluf-Palmanova, realizada na Espanha. Foi  último evento da Semana de Mallorca de ciclismo. A disputa durou 4 horas.

TÊNIS DE MESA- DEFINIDA EQUIPE PARA LATINO-AMERICANO
Já estão definidos os nomes dos atletas que representarão o Brasil na Copa Latino Americana de Tênis de Mesa, que será realizada entre 18 e 20 de março  no Maracanãzinho, no Rio de Janeiro. A equipe masculina será formada por Gustavo Tsuboi (vaga obtida pelo desempenho em 2010), Hugo Hoyama e Cazuo Matsumoto ( classificados na seletiva nacional). Já a Seleção Feminina será composta pela experiente Ligia Silva ( convocada pelo técnico), Caroline Kumahara (15 anos) e Jessica Yamada (classificadas na seletiva).

HANDEBOL- MUNDIAL AMEAÇADO
O Brasil foi escolhido há 2 anos, sede do mundial de handebol feminino de 2011 em dezembro. Faltando 9 meses, estamos ameaçados de fazer um grande fiasco. A principio o mundial seria em Santa Catarina. Mas uma das principais cidades do estado, Joinvile, que tem um bom ginásio, desistiu de sediar o mundial para organizar Olimpíadas Estudantis. INACREDITÁVEL.  Descobriram também, que outras cidades como Brusque, Blumenau e Itajai não tem rede hoteleira capaz de atender ao evento. INACREDITÁVEL DE NOVO. Agora, existe a possibilidade de Santa Catarina sediar junto com outro estado que seria Curitiba. Quando anunciaram Santa Catarina como sede eu estranhei bastante. Estou acostumado a ver mundiais no Rio ou São Paulo, principalmente de um esporte muito praticado no mundo todo que é o handebol. Se eu fosse dirigente da Federação Internacional de Handebol tirava logo o mundial do Brasil e punha num país europeu acostumado com grandes competições. E nos escolheram como sede de uma Olimpíada. INACREDITÁVEL.
 Veja mais em
http://milporcento.blogspot.com/2011/02/mais-um-presente-ao-handebol-brasileiro.html

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

ENTREVISTA : HUGO HOYAMA



Olá amigos leitores. Quarta-feira é dia de entrevista com um grande nome do nosso esporte olímpico. Esta semana HUGO HOYAMA, nosso maior medalhista de ouro em Panamericanos com 9 medalhas. Em maio, Hugo completará 41 ANOS e se prepara para seu 7º Pan. Ganhou uma das vagas na seletiva nacional. O grande ídolo do tenis de mesa brasileiro nas últimas duas décadas respondeu a 5 PERGUNTAS



1- Que motivação você tem para continuar buscando se manter na seleção? Quantas horas você treina por dia?



A minha motivação é a de poder representar bem o nosso País, treinando todos
os dias pelo menos 4 horas. Mas a maior motivação mesmo, é a de poder dar alegrias
aos meus pais, que me apoiam desde pequeno, e ver o sorriso deles em cada conquista. É maravilhoso!



2- O que a idade trouxe de prejuízo e de benefício para sua carreira?



Prejuízo nenhum, pois mesmo com a idade "avançada" para um atleta, sempre cuidei do meu físico. Essa idade me ajudou na parte da experiência para conquistar muitas vitórias com isso.



3- Existe alguma movimento de atletas ou de confederações para "
limitar" o número de atletas chineses que são "naturalizados" por
diversos países?



Parece que agora há um limite de idade para se naturalizar um atleta, mas independente disso,
temos que continuar treinado forte para poder superá-los de qualquer maneira.

4- Depois que o Rio foi definido como sede da Olimpíada o que mudou
para um atleta como você? Mais apoio, patrocinios ou nada mudou?



Infelizmente ainda não. Patrocínio continua sendo difícil de se conseguir, mas espero que este
ano seja diferente, e que até o Rio 2016, a maioria dos atletas possam contar com mais ajuda
dos patrocinadores e do governo também

5-Apesar de alguns bons resultados do Brasil nas categorias de base,
a seleção adulta continua com os mesmos nomes há anos. Você acredita
que isso poderá mudar nos próximos anos, principalmente com a entrada
do Danilo Toma?



Espero que sim, essa nova geração ainda precisa aprender muito, mas estão no caminho
certo.

domingo, 6 de fevereiro de 2011

JUDÔ- BRASIL CONQUISTA 3 MEDALHAS EM PARIS


Num dos eventos mais tradicionais do judô mundial o Brasil manteve sua tradição de medalhas e ficou com uma prata e 2 bronzes. No quadro de medalhas ficamos em 9º lugar com uma prata e 2 bronzes. O Japão, como sempre, ficou em 1º com 5 ouros, 2 pratas e 3 bronzes. A França veio a seguir com 5 ouros, 1 prata e 6 bronzes. A prata brasileira veio com Tiago Camilo. Ele venceu todas as 4 lutas até a final por ippon. Na final, caiu também por ippon diante do japones Daiki Nishiyama. Em dezembro, Tiago já havia sido prata no Grand Slam de Tókio mostrando que está voltando a velha forma que lhe deu duas medalhas olímpicas. Mayra Aguiar foi bronze também colecionando 3 ippons até cair diante de Audrey Tcheumeu por yuko, na semifinal. O outro bronze veio no sábado com a nossa judoca número 1, Sarah Menezes. Foi o quarto bronze seguido em 4 competições de alto nível disputadas. Sarah ficará um período afastada para cuidar de uma lesão. Outros brasileiros também foram bem: Luciano Correa venceu duas lutas, Daniel Hernandes, Leandro Cunha e Erica Miranda uma.  Parabéns ao nosso judô



FUTEBOL- JUAN ARRUINA TIME E BRASIL PERDE DA ARGENTINA
A seleção sub-20 sofreu a primeira derrota no Pré-Olímpico do Peru: 2 a 1 para a Argentina. Logo aos 6 minutos o zagueiro Juan deu uma cotovelada em um argentino dentro da área. Penalti, expulsão e gol da Argentina. Mesmo com um a menos o Brasil dominou o jogo e chegou ao empate no segundo tempo com William. Mas numa jogada brilhante do único craque argentino, Iturbe, o Brasil conheceu sua primeira derrota na competição. A situação agora é a seguinte: o Brasil terá mais 2 jogos contra Equador e Uruguai. Precisa vencer um e empatar o outro para garantir a vaga olímpica. A classificação do campeonato: Uruguai 7, Brasil e Argentina 6, Equador 5, Colombia 1, Chile 0

ATLETISMO- FABIANA DEIXA ESCAPAR MAIS UM OURO
Fabiana Murer era favorita na prova do salto com vara da Sparkassen Cup, em Stuttgart, na Alemanha, porém, falhou na estratégia e foi superada pela alemã Silke Spiegelburg. Fabiana  não quis saltar 4m70 e passou diretamente para a altura de 4m76. Porém não obteve sucesso nas 3 tentativas, enquanto a alemã saltou 4m70, ficando com o ouro.  Dia 12 de fevereiro Fabiana enfrenta a russa  Yelena Isinbayeva no Pole Vault Stars.

RESULTADO DA ENQUETE?
 Você acha que a seleção masculina de futebol conseguirá a vaga para a Olimpíada no Sul-Americano do Peru?
75% sim, 25% não


HÓQUEI NA GRAMA- BRASIL FORA DO PAN
Nossa seleção masculina enfrentou Cuba em playoff valendo a última vaga no Pan de Guadalajara. Mesmo jogando em casa nossa seleção perdeu os 2 jogos, mostrando que precisa evoluir muito tecnicamente para sonhar em disputar em igualdade contra outras seleções do continente.


TENIS- TÍTULO DE DUPLAS EM SANTIAGO
A dupla formada pelos mineiros Bruno Soares e Marcelo Melo obteve  a sua primeira conquista na temporada e a segunda da parceria ao vencer a parceria do polonês Lukasz Kubot com o austríaco Oliver Marach por 2 sets a 0, na final  do Torneio de Santiago, no Chile.

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

JUDÔ- GRAND SLAM DE PARIS


Sem nossa principal estrela, Leandro Guilheiro, o  Brasil disputa neste fim de semana o Grand Slam de Paris, primeiro evento desta categoria na temporada e que conta pontos para o ranking mundial e olímpico da modalidade. O Brasil será representado por Sarah Menezes (48kg), Erika Miranda ( foto- 52kg), Mayra Aguiar (78kg), Leandro Cunha (66kg), Tiago Camilo (81kg), Luciano Corrêa (100kg) e Daniel Hernandes (+100kg). Em 2010, Leandro Guilheiro foi ouro e Tiago Camilo bronze em Paris. Para este ano as maiores apostas de medalha para o Brasil ficam concentradas no trio feminino: Sarah Menezes, Erika Miranda e Mayra Aguiar.
 A janela de classificação para as Olimpíadas de Londres vai até 30 de abril de 2012.

FUTEBOL- PRÓXIMO DA VAGA
A seleção brasileira Sub-20 venceu a segunda no hexagonal final Pré-Olímpico que irá apontar dois classificados para a Olímpiada: 2 a 0 na Colombia. Na estréia, 5 a 1 no Chile. O Brasil lidera com 6 pontos, seguido por Uruguai e Equador com 4, Argentina 3, Chile e Colombia 0. Domingo o Brasil pega a Argentina as 23 horas. Uma nova vitória praticamente garantirá o Brasil em Londres 2012.

HÓQUEI NA GRAMA- LONGE DO PAN
A seleção masculina está realizando um play-off contra Cuba valendo a última vaga nos Jogos Panamericanos. Mesmo jogando em casa, o nível da seleção brasileira continua muito fraco. No primeiro jogo, derrota por 7 a 1. Neste sábado haverá nova partida. O Brasil precisa vencer para provocar um terceiro jogo no domingo.
TAEKWONDO- RANKING MUNDIAL
Segundo ranking divulgado esta semana pela  WTF a brasileira Katia Arakari aparece em 4º lugar na categoria até 46kg. Natalia Falavigna é 7º até 73kg. Marcio Wenceslau é o melhor entre os homens em 6º até 58kg

VÔLEI DE PRAIA- CLASSIFICAÇÃO PARA LONDRES 2012
A Federação Internacional de Vôlei definiu que a classificação olímpica do vôlei de praia contará os 12 melhores resultados no circuito mundial entre 01/01/2011 e 17/06/2012. O Brasil tem grande tradição no esporte tendo desde a Olimpíada de 1996 classificado duas duplas tanto no masculino como no feminino.


PENTATLO- BRASIL PARTICIPARÁ DA ETAPA DOS EUA DA COPA DO MUNDO
O Brasil vai enviar 8 atletas para a primeira etapa da Copa do Mundo de Pentatlo Moderno de 2011 que será realizada em Palm Springs, Califórnia, Estados Unidos, no final de fevereiro. No feminino competirão Yane Marques, Larissa Lellys e as jovens Mariana Laporte e Priscilla Oliveira. No masculino estarão em ação Daniel Santos, Luis Magno, Danilo Fagundes e William Muinhos. Trinta países já confirmaram a participação na prova de abertura da Copa do Mundo , estando inscritos 87 homens e 62 mulheres. A classificação feminina será dia 24 de fevereiro e a dos homens no dia seguinte. A final das mulheres será dia 26 e a masculina no dia 27.

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

RETROSPECTIVA 2010- VOLEI: MASCULINO IMBATÍVEL, FEMININO COM 2 VICES


Nota em 2010-9
Nota em 2010-9



Amigo leitor. Hoje concluo a última modalidade da retrospectiva 2010. Justamente com o vôlei, a mais vitoriosa.  No masculino conquistamos o tricampeonato mundial. É impressionante o nível técnico que nossa seleção atingiu e a maturidade para ganhar títulos mesmo com novos atletas e  alguns desfalques. Bernardinho continua tirando o máximo dos atletas. De sobremesa levamos o nono título da Liga Mundial. No feminino novamente fomos vice no mundial, repetindo 2006. E perdendo para o mesmo adversário, a Rússia, que além de um bom time tem a fora de série Gamova. Mas a campanha foi boa. Só perdemos a final.O Brasil não contou com duas jogadoras contundidas: Paula Pequeno e Mari, que talvez fizessem o papel que teve Murilo no masculino. No Grand Prix o Brasil também foi vice mas a campanha principalmente na fase final não foi tão boa, com derrotas para os EUA ( campeão) e Japão.


DESTAQUE- No masculino Murillo. Grande comandante em quadra foi eleito o melhor atleta de 2010 pelo COB. No feminino Sheila, a mais regular da seleção na temporada

DECEPÇÃO- Federação Internacional de Vôlei. Fez um regulamento esdrúxulo no mundial masculino em que várias seleções perdiam para escolherem adversários. Já no mundial feminino o regulamento foi perfeito com todos os jogos sendo importantes.

POLEMICA DO ANO- O jogo da segunda fase do mundial masculino contra a Bulgária. O Brasil poupou titulares e entregou o jogo para a Bulgária, evitando cair na mesma chave de Rússia e Cuba. Como o Brasil não prejudicou a outra seleção do grupo, a Polonia, que já estava desclassificado, considerei o fato absolutamente normal

EXPECTATIVA PARA 2011-
Ano sem mundial e que o Pan não dá vaga olímpica. Confirmaremos as vagas em torneios pré-olímpicos. O masculino tentará o décimo título da Liga Mundial e no feminino veremos se Fabíola consegue se firmar como a títular na posição de levantadora.