Busque no Blog - Esporte Olímpico Brasileiro

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

ENTREVISTA DA SEMANA- DIOGO SILVA- TAEKWONDO



Ele foi o responsável pelo primeiro ouro do Brasil no Pan 2007. Antes, havia sido 4º colocado na Olimpíada 2004. Era o grande nome do taekwondo brasileiro, mas sem apoio financeiro e com problemas com a Confederação da modalidade, acabou ficando fora da Olimpíada de 2008. Agora, em nova fase, já conseguiu uma medalha de bronze no último final de semana no US Open dos EUA. Diogo Silva respondeu a 5 PERGUNTAS deste blog

1- Diogo, você apareceu como um grande ídolo brasileiro no Pan 2007 e depois não conseguiu vaga na Olimpíada 2008. Como você analisa sua carreira de 2007 até agora?

Em 4 anos o corpo muda,sua forma de pensar também. Vejo que alcancei outros títulos importantes como a Universiade em 2009. Me formei na marinha do Brasil. Hoje coordeno um grupo de atleta em São Caetano,mas a falta de patrocínio ainda acompanha minha carreira. Obtive um crescimento espiritual muito grande para poder lidar com os problemas do nosso pais.
 
2- O que mudou para você em termos de apoio e patrocínio após o Rio ter sido escolhida sede olímpica?

Hoje existe uma segregação esportiva. Estão separando esportes de elite,como futebol,volei,natação, judo de um grupo intermediário que é o meu ( taekwondo),boxe, tênis de mesa, esgrima e outros. Esse grupo intermediário sofre muito com a falta de patrocínio,investimento do governo federal,investimento de empresas. O Brasil foi escolhido como sede olímpica,mas não somos um país olímpico.
 
3- Tecnicamente, quais seus pontos positivos e no que você precisa melhorar nos treinamentos visando uma medalha olímpica?

Completo 29 anos em marco. Estou na melhor fase fisiológica  e psicológica para competicões. Eu necessito de uma boa estrutura de treinamento e financiamento a longo prazo. Preciso também de uma equipe  de marketing para alcançar meus objetivos.
 
4- O bronze olímpico da Natalia Falavignia ajudou a divulgar o taekwondo e aumentar o número de praticantes?

Não, porque o brasileiro não admira bronze. Brasileiro só gosta de ouro. Mas com a soma da medalha olímpica, medalhas no Pan e mundiais, além de outros destaques que estão surgindo como Marcio Wenceslau e Katia Arakaki,  o taekwondo vem galgando seu espaço.
 

5- Como você está fisicamente hoje e quais competições pretende disputar em 2011?

 Estou me sentindo muito bem. Organizo meus treinos e meu desempenho vem melhorando. Minhas  metas para 2011 são medalhar nos Jogos Militares do Brasil e classificar para Londres 2012. Em segundo plano vem o mundial e os Jogos Pan-Americanos.

Um comentário:

Jefferson de Oliveira disse...

Parabéns, Marcelo, pela entrevista com o Diogo Silva, lamento muito que ele e outros atletas não estejam também na grande mídia e assediados por inúmeros patrocinadores.
Assim vemos que esses campeões são verdadeiros heróis, pois enfrentam seus programas de treinos e também as dificuldades para rumar para competições mundiais mesmo sem apoio em seu país. Parabéns, Diogo, Espírito indomável sempre!
kamsa hamnida!